Companheiro Dirceu, o Brasil não pode hibernar 6 anos

Colocado em xeque com a constatação cabal da mentira empregada para induzir Lula a erro em São Bernardo, o círculo de traidores no PT tenta capitalizar a entrevista de José Dirceu à Folha de S. Paulo para a sua causa. Erra quem supõe poder haver alguma censura da parte do Duplo Expresso a tais colocações – públicas e publicadas – de José Dirceu. Em vez disso, apenas solidariedade e compreensão. Mas que em nenhum momento diminuem a revolta diante de exercícios de coerção perpetrados por quem passou a ter o poder de vida e morte – política e civil – no Brasil.

Ler mais

De retorno à antiga Idade Moderna e o contemporâneo retorno aos tempos antigos

Sebastianismo é crer na volta redentora de um líder que foi dado por desaparecido.
Defender um Lula livre e concorrendo à presidência em eleições transparentes, é consciência política e resistência, não sebastianismo, posto que Lula é vivo, provou que fez e que poderá fazer ainda mais. “Sebastianizar” a figura de Lula é o que a Globo tenta perpetrar, tentando transformar em mero mito folclórico, a força e o carisma de um líder popular que é uma real possibilidade de mudança.

Ler mais

Duplo Expresso 20/abr/2018

Destaques:
– O antropólogo, doutorando em Antropologia Social e Cultural no Instituto “As perspectivas para as minorias e movimentos sociais caso o golpe prossiga”.
– O advogado Rubens Rodrigues Francisco comenta: “Sabedoria do povo grita: ‘Juiz ladrão”.
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Operando contra o país: o papel do Banco Central no Golpe de 2016

– Inimigo “externo”: o Brasil tem ao redor de 450 bilhões de dólares não declarados no exterior, operando ciclicamente contra si. Essa massa de dinheiro se comporta como investidor “estrangeiro”: ganha quando o Brasil perde, pois realiza lucros em dólares e não em reais.
– Mas, diferentemente do investidor estrangeiro verdadeiro, opera em um mercado que bem conhece. Inclusive contando com informação privilegiada para se posicionar. Quando não com operações estruturadas sob medida por seus sócios no poder, possibilitando ganhos ainda maiores, em mecanismo de dupla alavanca.
– E quem são os verdadeiros donos de tanto dinheiro não declarado no exterior? Trata-se de recursos, em sua maioria, de origem ilícita. Cuja origem remonta ao modo de operar pós-instituição da correção monetária, no Regime Militar.

Ler mais

Duplo Expresso 19/abr/2018

Destaques:
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta a atualidade política do Brasil e do Mundo.
– O Deputado Federal do PT-RJ Celso Pansera comenta: : “A frente na luta política para a libertação de Lula e do povo”.
– A jornalista e comentarista de política Niobe Cunha fala sobre: “A desobediência civil para restauração da ordem perdida”.
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Jessé Souza ao Duplo Expresso: “razões para defendermos Lula”

O Duplo Expresso tem a honra de publicar vídeo gravado com exclusividade pelo sociólogo Jessé Souza para o site.
Nele, Jessé aponta para o fato de que defender Lula é defender a visibilidade dos pobres – para além daqueles representados em movimentos organizados de trabalhadores e sociais. Ou seja, os miseráveis. E ainda aqueles que vêm sendo precarizados a passos largos, rumo à mesma miséria.

Ler mais

Duplo Expresso 18/abr/2018

Destaques:
– A arquiteta mestra em Engenharia Civil e doutoranda em Administração de Empresas comenta: “Por que Macron mergulhou com Trump contra a Síria?”
– O jurista Luiz Moreira e o advogado Samuel Gomes falam sobre: “Libertar Lula é emancipar o povo da ditadura judicial”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

“GloBosfera” ameaça com “horror” para empurrar Haddad-Ciro – e enterrar (literalmente?) Lula

– Colocando Ciro na berlinda Nassif em realidade joga o Coronel de Sobral-CE às feras, já que todos os que se mantêm fiéis a Lula – a maioria – encontram-se totalmente incendiados. Muy amigo, Nassif! Pinta Ciro como a hiena oportunista que ri diante da carcaça de Lula, quando na verdade, pela via retórica da contraposição a um “bom moço”, quer impulsionar o “Plano B” – Fernando Haddad. “B” de B’ola nas costas – nas costas de Lula e do povão; “B” de B’ancos; e, pior de tudo, “B” de B’astardo… do Golpe!
– Desafiando lógica que a nós resta clara – “rei posto, rei morto” – bem como todas as abundantes evidências de ser transnacional o comando do Golpe, articulistas do quilate do Professor Wanderley Guilherme dos Santos e Ricardo Cappelli limitam essa que é uma verdadeira guerra de sobrevivência do Brasil enquanto ente soberano a uma mera briga paroquial entre esquerda e direita tupiniquins.
– Círculo dos traidores no PT: mais uma vez “a verdade chegou primeiro”, via Duplo Expresso. O recibo – agressivo – passado pela tropa de choque do grão-mestre do círculo traidor, José Eduardo Cardozo, mostra que mais uma vez acertamos… no olho.
– A traição está exposta. A GloBosfera está nua. Em vista disso, é de se perguntar de que adianta o Senador Lindbergh Farias, ainda afastado da maioridade política, ir ao Conversa Afiada externar a sua justa indignação diante do escândalo ocorrido em São Bernardo. Apenas para vê-la canalizada por Paulo Henrique Amorim em favor de Ciro Gomes. E, incrível, em desfavor do próprio Lula! Ai ai ai…
– Dúvida: ao que visa, no jogo, Rui Costa Pimenta, do PCO? Certamente não escapa a alguém com tamanha capacidade analítica a valiosa credibilidade que o Brasil 247 – a descarada central do “Plano B” – busca auferir junto ao público de esquerda mantendo a sua presença lá.

Ler mais

Petróleo cita Mark Twain: “rumores sobre meu falecimento são ligeiramente exagerados”

O Brasil, a Costa Ocidental da África, Líbia, Venezuela e provavelmente Rússia e Irã parecem ser as únicas fontes de crescimento da produção de petróleo no mundo. Em todo o resto do planeta a produção está decrescente em função do esgotamento das reservas. Por isso, esses foram alvos recentes de guerras e golpes de estado. Tendo em vista o horror que impuseram à maioria desses países, se o povo não reagir por aqui, podemos esperar no próximo mandato presidencial uma crise muito pior do que a que estamos vendo no governo Temer.

Ler mais

Duplo Expresso 17/abr/2018

Destaques:
– O professor universitário e comentarista de política internacional na imprensa angolana, Paulo Gamba comenta: “A Síria no debate geopolítico”.
– O doutor em Economia Gustavo Galvão fala sobre: “Por que o petróleo ainda é importante para as economias”.
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

João Vicente Goulart comenta tensão na Síria – Imperialistas ferem soberania popular dos sírios

O comentarista de política às segundas-feiras do Duplo Expresso, João Vicente Goulart, comenta a tensão na Síria e a vergonhosa ação imperialista, liderada pelos EUA.
Goulart faz um paralelo entre o que acontece agora na Síria e aquilo que vimos no Iraque em 2003.

Ler mais

Samuel Gomes – Carta a um amigo petista

Excessos eventuais à parte, considero o Wellington Calasans e o Romulus Maya patriotas dedicados à defesa do Lula, da soberania popular e da soberania nacional. Não entro em polêmicas para defender ou secundar tudo o que dizem nem a forma como dizem, muito menos engulo o que alguns tiveram a pachorra de dizer no calor de conhecida refrega: segundo “informações da inteligência soviética”, ambos seriam agentes da CIA. Risível, no mínimo.

Ler mais

LULA LÁ #LulaLivre

Por Sandra Helena Souza e Victor Marques, para o Duplo Expresso

Lula é incontornável para o que resta de democracia entre nós.

Há momentos históricos convulsivos em que indivíduos encarnam o núcleo duro das amplas contradições sociais que se tem de decifrar para fazer avançar, e não retroceder, o processo de conquistas emancipatórias. Isso, por óbvio, conta com uma dose de deliberação consciente, mas também com aspectos que escapam à pura lógica.

Ler mais

Duplo Expresso de Domingo – 15/abr/2018

Destaques:
– O jurista e professor de Direito Processual Penal da UERJ e a professora de Filosofia da Unifor e membro do Instituto Latino Americano de Estudos sobre Política, Direito e Democracia, Sandra Helena Souza, falam sobre: “Razões para nunca aceitar a prisão de Lula”.

Ler mais

Ficção: ufólogos, ateus e crédulos, uma pausa para a reflexão desapegada

Se considerarmos, de acordo com as previsões de Xavier, que os países do hemisfério Sul do planeta seriam ocupados pelas grandes potências, com o aval das Nações Unidas, podemos entender que a invasão da América Latina e parte da África, liderada pelos EUA, China e os mais ricos países europeus (Noruega e Alemanha, por exemplo) apontam para o cenário do Apocalipse. Há uma tensão na Síria neste momento que pode ser a construção de uma tragédia que culmina com o uso de armas nucleares entre os envolvidos. Além da imprevisibilidade política na Coreia do Norte.

Ler mais

Duplo Expresso 13/abr/2018

Destaques:
– O advogado Rubens Rodrigues Francisco comenta: “Depois do fim”.
– O antropólogo, doutorando em Antropologia Social e Cultural no Institutos dos Mundos Africanos, João de Athayde fala sobre: “A revolta orgânica contra o arbítrio – fundamentos da autoridade e insubordinação”.
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Sabotagem impediu Lula de resistir – com STF ficando livre para descumprir promessa

– Gostemos ou não disso, a grande São Paulo não é Eldorado dos Carajás – PA. Lula, Gleisi Hoffmann, demais Senadores, Deputados, Governadores de Estado, assessores, líderes de movimentos sindicais e sociais, artistas e juristas não são militantes “sem nome” do MST. A ideia de que chegariam a invadir a sede do sindicato atirando, sob as lentes da imprensa internacional, é simplesmente ridícula – quando não mal-intencionada.
– Em quem confiar? Além de Lula, que evidentemente não tem formação jurídica, a operação de confusionismo pseudo-“jurídico” articulada por José Eduardo Cardozo logrou confundir Gleisi Hoffmann, João Pedro Stédile, do MST, e Lindbergh Farias, entre outros. Apesar do grande incômodo expressado desde ontem por – certos – apparatchik do PT com mais uma “verdade inconveniente” revelada pelo Duplo Expresso, sendo eles mais ou menos responsáveis – por ação ou omissão – pelo sucesso da operação que enredou a liderança da resistência em São Bernardo, contra vídeos e áudios (abaixo) não há argumentos.

Ler mais

Círculo dos traidores: acertados com Moro, traíras no PT enganaram e entregaram Lula

Lula foi enganado pela claque de José Eduardo Cardozo, para que desistisse de resistir e se entregasse aos seus algozes. Usaram a fake news – ou melhor: a fake law (!) – de que não poderia haver concessão de habeas corpus para Lula por 81 dias (!) caso Moro decretasse prisão preventiva em vista da sua insubmissão em São Bernardo do Campo ao “juiz” do Paraná. Mentiram para o Presidente, para derrubá-lo. Como verão ao final, em vídeo, enganaram com tal mentira até mesmo o bravo João Pedro Stédile, do MST! Que fase. Como diz o parceiro Wellington Calasans, para cobrir – e aparentemente também para fazer – política no Brasil hoje é preciso ser PhD em direito (!)

Ler mais

Duplo Expresso 11/abr/2018

Destaques:
– A arquiteta mestra em Engenharia Civil, Patrícia Vauquier fala sobre: “Em defesa de Lula, os europeus denunciam a ditadura de toga no Brasil”
– O advogado Samuel Gomes comenta: “Por que o mundo está de olho em Curitiba”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.
Nas fanpages do Duplo Expresso, Wellington Calasans e na página duploexpresso.com
Seja colaborador do Duplo Expresso:
https://www.patreon.com/duploexpresso

Ler mais

Chico Pinheiro – a Globo! – e a facilidade de manipular militontos

Atualizado 11/abr/2018 – 2:28 (ver final)
– Alvo perfeito para manipulação e para cair vítima da tática da pinça na batalha da comunicação: o incrível desespero da “militôncia” – não apenas hoje… isso vem de longe – para se agarrar a qualquer “grife” – da direita – (alegadamente) lhe dando razão. E depois quem tem “complexo de vira-lata” é (só) a classe-média “coxinha”, sabe…
– Subtexto – nem tão “sub” assim: “desmobilizem-se… estamos muit o melhor agora – com Lula preso – do que estávamos antes com ele solto. A cadeia lá em Curitiba, na verdade, é um santuário… Lula que é bobo de ter resistido tanto, até aqui, em ir pra lá fazer um mero… ahn… ‘retiro espiritual’, sabe…
– As células no PT entreguistas – do Brasil e agora, literalmente, de Lula – sempre viverem do peleguismo político-social. Ou seja, da capacidade de vender ao capital, ao longo do tempo, a rica mercadoria de impedir levantes. Em suma, traficam as nossas esperanças. A nossa luta. Contra (gordo) pagamento, é claro.
– Em vez de tentarem negar a realidade e reclamar do alerta, aceitem – ou melhor, façam algo a respeito: a vida de Lula está, sim, em risco!

Ler mais

Recortes históricos de uma tragédia em curso

A “espontânea decisão de se entregar” veio após o assassinato do primo de Lula (momentos antes de anunciada a decisão), os “conselhos” de Zé Cardozo de que “somente se entregando, Lula receberia HC”, “que não se entregando, o Moro daria uma prisão preventiva que não caberia HC” (uma mentira), as entrevistas que antecipavam para a Globo que estava em andamento “uma negociação para se entregar”, etc.

Ler mais