“Kakay” comenta carteirada de Moro para cima do TFR-1: extradição – ilegal! – de luso-brasileiro

Participação do criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, o “Kakay”, no Duplo Expresso de 30/abr/2018.
Kakay esclareceu questão interessantíssima, fora a questão dramática de se Constituição vale ou não. Questão interessantíssima: o indivíduo ter primeiro iniciado o processo (de extradição de Portugal para o Brasil) como português naturalizado, depois juntado os documentos para ter reconhecida a sua nacionalidade portuguesa originária – ter também recorrido, com sucesso, ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos contra o pedido de Moro – e permitir essa discussão, que transcende o Direito e hoje adentra a esfera política: saber se a sociedade brasileira – a classe política inclusive – tem a garantia da Constituição diante do avanço de determinados magistrados (leia-se: Sergio Moro).

Ler mais

“Direito ao ponto” #5 – “delações premiadas”

Nesta semana, Maria Eduarda Freire trata do instituto da delação premiada. Desde a sua origem nas Ordenações Filipinas, até a completa degeneração – de si e, por meio dela, do próprio processo penal brasileiro como um todo – no país da Lava Jato.  Assim como na “Deforma trabalhista”, agora também no processo penal prevalece “o negociado sobre o legislado”. I.e., o “negociado” (?) com um MPF abandidado, que não hesita em praticar, ele mesmo, extorsão mediante sequestro. Usando, para tanto, poder de Estado!

Ler mais

Se depender de traição, Nobel da Paz irá para… Temer!

São muitos os exemplos de que o Nobel da Paz é, e sempre foi, um “prêmio” usado para legitimar os interesses ocidentais. Tentar agora a dispersão da luta por Lula, implorando migalhas de uma Noruega que foi o primeiro país a roubar o nosso Pré-Sal, significa ignorar a importância da pressão nas ruas, greves e outros protestos, em terreno brasileiro, pelos brasileiros e para os brasileiros.

Ler mais

Ladislau Dowbor – “As empresas já não têm para quem vender porque estrangularam a capacidade de compra da população”

“As empresas já não têm para quem vender porque estrangularam a capacidade de compra da população, 61 milhões dos brasileiros estão, como se chama, negativados, com o nome sujo, não estão conseguindo pagar o que já compraram quanto mais comprar coisa nova, você estrangulou a capacidade de compra da população, as empresas não tem pra quem vender, e se elas vão para o banco, o banco estrangula mais”

Ler mais

Por que a Europa teme as “Novas Rotas da Seda” patrocinadas pela China

A “Iniciativa Cinturões e Estradas”, para Pequim, tem tudo a ver com geopolítica, mas principalmente com projeção geoeconômica – incluindo a promoção de novos padrões e normas globais de comércio que podem não ser exatamente as praticadas pela União Europeia. E isso nos leva ao coração da matéria, que não se lê no relatório interno da Comissão Europeia vazado: a intersecção entre a “Iniciativa Cinturão e Estrada” e outra, a “Made in China: 2025”.
Pequim está dedicada a se tornar um dos líderes globais no campo da alta tecnologia em menos de sete anos. “Made in China: 2025” identificou 10 setores – incluindo Inteligência Artificial, robótica, aeroespaço, carros e navios e estaleiros verdes – como prioritários.

Ler mais

TSE – A urna eletrônica é segura, “la garantía soy yo”

O Duplo Expresso dá início, a partir deste texto, a um processo permanente de vigília dos passos do TSE e de tudo que esteja relacionado ao processo eleitoral brasileiro. Contamos com o apoio de todos com informações, críticas e sugestões. Entendemos que somente assim estaremos a contribuir para o fortalecimento da democracia.

Ler mais

“Quo Wadihs” – mais um engodo mirando Gleisi Hoffmann

Comentários sobre a tentativa de afastar Lula de lideranças, amigos e correligionários passa por mais um consenso fabricado. Desta vez, isso ocorre contra o exercício da livre advocacia.
Atenção: não há que se confundir eventual “vedação” (sic) à Senadora Gleisi Hoffmann utilizar a procuração outorgada por Lula para defendê-lo na ação penal do triplex – “vedação” grafada deliberadamente entre aspas, posto que no mínimo “controversa” – com a bizarra (aqui, sim, sem aspas) PROIBIÇÃO INAUDITA ALTERA PARTE EX OFFICIO* de a Senadora ser constituída advogada do Presidente Lula para qualquer (outro!) fim. É sofisma atrás de sofisma.
– Senadora Gleisi Hoffmann, não se deixe enganar por “interpretações” (sic) veiculadas na mídia engajada. Ou, no caso, até mesmo por conselheiros “jurídicos” (?) “de casa” (?). Aliás, seriam esses os mesmos “bons conselheiros” que afirmaram, no Sindicado em São Bernardo, que “em prisão preventiva não cabe habeas corpus por 81 dias”?! Hmmm… de fato “bons conselheiros”… mas para quem?

Ler mais

Os Fora da Lei “no velho oeste brasileiro”

Segundo dados do IBGE, hoje, no país, temos mais de 14,2 milhões de trabalhadores desempregados. A Lava Jato contribuiu diretamente para esses 14,2 milhões de brasileiros na miséria, através da autopromoção midiática e narcisismo de Juízes, delegados, promotores e procuradores, que destruíram a economia nacional e nossas grandes empresas com competitividade internacional, protegidos pela estabilidade de seus empregos, e pela blindagem corporativa, portanto, conformam o instrumento perfeito para a imposição dos interesses antinacionais do capital financeiro internacional.

Ler mais

Robotização é desemprego? Não (necessariamente!): tecnologia é problema político, não econômico

Não há relação direta entre a taxa de crescimento da produtividade e o desemprego. Portanto, não faz sentido, em princípio, temer pela perda de empregos. Os problemas relacionados ao rápido avanço da produtividade não são econômicos, mas políticos. Se gera concentração de poder político, pode gerar problemas sociais – e até mesmo militares – gravíssimos.
Entre 1945 e 1980, os trabalhadores contaram com a colaboração dos governos porque as elites temiam o alastramento do comunismo. Hoje, as elites não têm nenhum medo de deixar milhões desempregados passando fome, mas bovinamente entretidos com redes sociais, fake news, futebol, TV, etc.
O medo de revolução faz milagres. Mas se a tecnologia afastar o risco da insubordinação à tirania e à desigualdade, ela pode ser realmente um grande desafio para os anseios de liberdade, igualdade e fraternidade.

Ler mais

Norte, Sul e um único caminho: a Paz

O certo é que Kim Jong Un e Moon Jae-in precisam melhorar o entrosamento para que juntos consigam cumprir as promessas anunciadas na sexta-feira (27 de abril) que incluem também a redução progressiva de armas, cessar atos hostis, transformar a fronteira fortificada em zona de paz e buscar negociações multilaterais com outros países, incluindo os Estados Unidos.

Ler mais

Amizade colorida Trump-Macron vira amor-bandido

Na França, bem ou mal, encontraram esse Macron Rotschild & Brigite-mídia. No Brasil, a bankerada&CIA tentou inventar Aécim, o pré-eleito. Mas acabaram tendo de se conformar com Temer, cuja manutenção no poder já custou à bankerada anglo-sionista no Brasil: um Congresso, vários juízes, vários procuradores, vários TRFs e 1 STF COM TUDO inteirinhos e uma RedeBlogo, que se autodestruíram no processo de destruir Lula e a democracia liberal no Brasil. E para quê?!

Ler mais

Luiz Moreira: “Todo o sistema jurídico brasileiro foi montado para excluir o povo”

O programa Duplo Expresso do dia 18 de abril de 2018 recebeu como convidado o jurista Luiz Moreira. Em uma entrevista que contou com a importante intervenção do nosso comentarista, o advogado Samuel Gomes, Moreira expôs as vísceras de um sistema judicial que sequestrou a política. Confira a transcrição da íntegra e também assista aos principais momentos nos dois vídeos a seguir.

Ler mais

Bidimbo! – Sistemas de Escrita Africanos

Este texto é um furto. Na verdade, um assalto consentido, uma vez que o professor Spírito Santo permitiu esta transposição de seu blog para cá, no Duplo Expresso. Trata-se de um pequeno tesouro. Um baú de letras, símbolos e alfabetos alforriados. Um resgate sobre uma fração da imensa história africana que costuma chegar ao outro lado do Atlântico com muito pouco fôlego.

Ler mais

Samuel Gomes aponta os caminhos para o próximo governo popular

Três tarefas se colocam inevitavelmente para um próximo governo popular, nenhum candidato, nenhuma força política que não se comprometa com eles pode ter o apoio do povo brasileiro. Combate à concentração da mídia, delimitação do poder do Judiciário de do Ministério Público e combate ao rentismo.

Ler mais

Duplo Expresso 26/abr/2018

Destaques:
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães fala sobre: “A nova ofensiva da finança internacional: o setor bancário brasileiro”
– A jornalista e comentarista de política Niobe Cunha comenta: “O crescimento orgânico da defesa de Lula nas ruas”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Lula é o Negro do Brasil

“É negro revoltado? É negro atrevido? Então chicote nele, e no pelourinho!” Também coloque os outros negros e pobres trabalhadores e a população em geral em torno, para assistir a punição exemplar a quem ousar querer afrontar o sistema que os oprime e os mantêm na ignorância.
E o povão lá em baixo, vendo as chibatadas, tremendo e temendo ser o próximo – então é melhor ficar quieto – e ao mesmo tempo ir se acostumando a tomar gosto em ver o sangue jorrar, porque esse é o circo gratuito que te oferecem, o fantástico que te é imposto.

Ler mais

Em primeira mão: a carta de Lula aos petroleiros

O Coordenador Nacional da Federação Única dos Petroleiros, José Maria Rangel, conhecido na luta sindical por Zé Maria, lê carta pungente enviada pelo Presidente Lula aos companheiros petroleiros. A emoção não pode ser contida quando é lembrada a ligação de Lula com a categoria, todos unidos em defesa da Petrobras, da soberania brasileira sobre as riquezas minerais do país e, grosso modo, um projeto nacional. Afinal, é essa a principal razão a motivar a perseguição política de que o ex-Presidente é vítima, culminando no cárcere de onde Lula escreve, justamente, essas linhas.

Ler mais

Geopolítica no Séc. XX: a civilização do automóvel (a gasolina!)

O fordismo, dominado pelos EUA, inventou produção e adoção em massa a custo acessível de um conjunto de tecnologias derivadas da primeira fase da revolução industrial. Estamos falando dos eletrodomésticos, o rádio, o cinema, a televisão, o automóvel e a super-urbanização, o domínio do setor terciário e, consequentemente, a libertação da mulher e a consequente ampliação da força de trabalho voltada para produção de excedente. A grande luta das políticas de desenvolvimento do século XX foi a autonomia sobre a indústria petrolífera e automobilística.

Ler mais

Bola da vez: “Plano B” atira em Gleisi… para eliminar Lula!

Atualizado 25/abr/2018 – 10:31 – Resumo audiovisual e mais sobre “agro-jornalismo” e a carteirinha da OAB de Fernando “B” Haddad. Tudo isso no final do artigo.
Os inimigos de Lula sabem que enquanto ele puder contar com a fidelidade da Senadora – e esta se mantiver numa posição de força dentro do PT – menores serão as chances de que as sucessivas tentativas de extorsão – agora já mediante sequestro (de Lula) – tenham êxito. Os ataques de que Gleisi é objeto visam a pressiona-la fora – e dentro – do PT. Flagelar o seu moral. Tudo isso para que, finalmente, sucumba e suplique ao Pai que afaste dela o cálice: a manutenção da candidatura de Lula – “até as últimas consequências” (apud Gleisi Hoffmann).

Ler mais

Duplo Expresso 25/abr/2018

Destaques:
– A arquiteta e mestra em Engenharia Civil Patrícia Vauquier comenta: “Lutar por Lula é defender a soberania energética”
– O jurista Luiz Moreira e o advogado Samuel Gomes falam sobre: “A submissão da democracia aos tribunais”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política. Comentam, em especial, o artigo: “Bola da vez: “’Plano B’ atira em Gleisi… para eliminar Lula!”

Ler mais

O Tripé do Bem: A bala de prata do próximo governante será usada?

O tripé macroeconômico perdeu a credibilidade e a utilidade. Ele funcionava como uma camisa de força que impedia os governos do PT fazerem políticas sociais e econômicas mais progressistas. Uma vez que a direita volta ao governo, a meta de superávit primário deixa de ser seguida e ninguém se importa. No governo Dilma, um milésimo de déficit a mais era motivo para os jornais entrarem em histeria, dizendo que o mundo ia acabar.

Ler mais

Duplo Expresso 24/abr/2018

Destaques:
– O advogado Rubens Francisco comenta a hipótese de julgamento de recuso de “Reclamação” de Lula pela Segunda Turma do STF, supostamente favorável.
– Reda Soueid, militante progressista árabe fala sobre: “Quem orienta o ‘terrorismo’ de Ana Amélia?”
– O doutor em Economia Gustavo Galvão comenta: “Medidas que devem ser tomadas pelo próximo presidente para tirar o Brasil da crise econômica”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

A construção da revolta – Não há pacificado que seja sempre pacífico

Foi um golpe articulado pela elite do capital financeiro e interesses internacionais do 1% mais rico que se impõem agora, sem freios, sobre os interesses vitais dos 99% da população. A economia “compra” a política e ameaça desmontar, por meio de suas próprias instituições, o Estado Democrático de Direito.

Ler mais

Duplo Expresso 23/abr/2018

Destaques:
– João Vicente Goulart comenta: “O exílio na ditadura militar X O exílio na atual ditadura da toga”.
– O arquiteto e comentarista de design e empatia Carlos Krebs comenta: ”A ‘Casa Passiva’, uma norma voluntária internacional para prédios mais eficientes”.
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Quem orienta o “terrorismo” de Ana Amélia

Maldosa! Venenosa! A senadora fascista Ana Amélia (PP-RS) parece que estava de tocaia aguardando o momento certo para destilar seu veneno contra os Árabes. Podia ser qualquer coisa dita por qualquer figura da esquerda mencionando a palavra-chave “Árabes” para dar início a algo já vinha sendo preparado e planejado antecipadamente. “Que essa exortação não tenha sido para convocar o Exército Islâmico a vir ao Brasil proteger o PT! ” – Disse Ana Amélia Lemos.

Ler mais