Samuel Gomes aponta os caminhos para o próximo governo popular

Da redação do Duplo Expresso

Trecho da participação do advogado e comentarista do Duplo Expresso Samuel Gomes do dia 25 de abril de 2018.

 

Transcrição do conteúdo do vídeo

Três tarefas se colocam inevitavelmente para um próximo governo popular, nenhum candidato, nenhuma força política que não se comprometa com eles pode ter o apoio do povo brasileiro.

Combate à concentração da mídia – isso tem que ser combatido e tem que criar instrumentos estatais e regionais e micro-regionais e de bairro para que a realidade se apresente como ela é porque o que nós temos hoje é uma construção artificial da realidade. A realidade é o que a Globo diz. Se a pessoa não conhece a realidade, não tem como atuar. Nós precisamos dar ao povo brasileiro o direito de saber o que é que está acontecendo.

Segundo lugar, Judiciário e Ministério Público – o setor punitivo do Estado tem que ter um papel coadjuvante, acessório, instrumental, jamais pode ser o grande poder do Estado, de jeito nenhum. Essas corporações tem que ser colocadas no seu devido lugar.

E terceiro, evidentemente, o rentismo – o Brasil tem que produzir, a ética tem que ser a ética de que é justo receber o dinheiro pelo seu trabalho, e quem não puder trabalhar, é ético, é dever de todos nós que podemos trabalhar fazer com que essa pessoa viva. Trabalhar é uma posição conjuntural, agora comer, ter casa, não morrer de frio, não passar fome é um direito de cada pessoa. É uma espécie de uma ética cristã na verdade, é a própria ética cristã que nós temos que restabelecer no Brasil.

Transcritora Camila Govedice

 

Samuel Gomes é advogado, assessor parlamentar e comentarista de assuntos institucionais do Duplo Expresso

Acha o nosso trabalho importante? Reforce a nossa causa em apenas 2 segundos: apoie a sua divulgação tornando-se um Patrono do Duplo Expresso

Facebook Comments