O diálogo é a nossa arma contra a ignorância

Da Redação do Duplo Expresso

O slogan do Duplo Expresso é “A verdade chega primeiro”. Quando decidimos usar a palavra “verdade”, tínhamos ciência da responsabilidade que carregaríamos. Entendemos que a verdade é algo em permanente construção.

Basta uma simples consulta no Google e será possível compreender a dimensão desta palavra.

Em uma página por exemplo, foi possível encontrar como um dos conceitos da verdade a seguinte afirmação: “Verdade é um conceito abstrato de difícil definição. O termo provém do latim veritas, e está associado à conformidade daquilo que se diz com aquilo que se pensa ou se sente”.  A mesma publicação, após diferentes conceitos apresentados, conclui que “as verdades, por fim, são expressões claras com que se repreende, se reforça ou se corrige algo ou alguém (…)”.

Dito isso, gostaríamos de abrir o debate sobre a televisão Al Jaazera. No programa Duplo Expresso da última sexta-feira (20 de abril), esta emissora árabe recebeu elogios. No contato com jornalistas e personagens da política de todo o planeta (inclusive de países árabes), Wellington Calasans e Romulus Maya sempre receberam as melhores referências sobre aquela emissora.

Como não queremos “ter aquela velha opinião formada sobre tudo”, resolvemos publicar na noite do domingo (22 de abril) um artigo (neste link) que nos foi enviado por um dos nossos comentaristas, o experiente advogado e assessor parlamentar Samuel Gomes. Nele, o militante progressista árabe e filiado ao PT, Reda Soueid, oferecia-nos uma visão completamente nova sobre a referida emissora de televisão.

Imediatamente decidimos publicar e trazer para o nosso público algo que, certamente, amplia a capacidade de enxergar as notícias e acontecimentos através de um ângulo novo e, até certa medida, surpreendente. Entedemos que o diálogo com o nosso púbilco cria espaços permanentes para os debates do nosso interesse. Acreditamos também o respeito à tradição democrática é o caminho de construção de consensos que, dentro de um ambiente de civilidade, podem nos auxiliar na construção do que sonhamos, caracterizado pela justiça, bem-estar social e oportunidades para todos.

Naquele artigo do Reda Soueid, alguns comentários foram feitos em um tom de desconfiança em relação ao nosso posicionamento sobre o assunto. Por isso, publicamos este editorial.

Queremos deixar claro que a nossa linha de trabalho tem a inquietacão como bússola. Acreditar ter “a última palavra” é erro que não queremos cometer. Acomodação não é o Norte que pretendemos seguir.

Se você tem uma visão diferente sobre a Al Jazeera, por favor, apresente nos comentários. É assim que pretendemos ratificar o nosso slogan, com o confronto de diferentes verdades.

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.