PRECISA-SE OPOSIÇÃO | Nação sob o Poder de um Sistema e Conclusão

Pedro Pinho conclui a trilogia de artigos onde explora a questão-chave a quem espera um contraponto ao modelo anunciado de governo: Quem é oposição no Brasil hoje? Esta parte final desenvolve a visão de que o Estado brasileiro deixou de ser manipulado por outros Estados Nacionais e foi tomado de assalto. Usando como armas a dívida e a corrupção, agora quem dá as cartas é o sistema financeiro internacional. Prometendo o sol da “liberdade”, a Banca esconde as trevas da escravidão dentro de nossa sociedade de classes. Onde encontrar um farol de Oposição para guia-nos à luz do dia?

Ler mais

Duplo Expresso 28/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 28/02, os seguintes destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan fala sobre “a divisão do mundo pelas potências imperialistas  |  Parte II de III – Conferência de Viena em 1814”
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta sobre “Venezuela, Grupo de Lima, Conselho de Segurança da ONU e a atitude do Brasil“
– O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães analisa “a atualidade política do Brasil e do mundo”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 27/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 27/02, os seguintes destaques:
– A arquiteta e PhD em administração de empresas Patrícia Vauquier fala sobre: “A farsa do sistema tarifário de energia como ‘motor’ do investimento para as empresas (privadas) do setor elétrico”
– O especialista na área de Minas e Energia, e PhD na área de Engenharia de Petróleo Paulo César Lima, comentando: “Segue o desinvestimento: A criminosa venda de 90% da participação na TAG – Transportadora Associada de Gás”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 26/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no programa Duplo Expresso desta terça-feira, 26/02, os seguintes destaques:
– O presidente do Instituto de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques comenta: “Breve histórico das intervenções gringas na América Latina”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “Como será a nova esquerda? – Parte 3: A relação histórica entre militares e a agenda socialista”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Putin, à Assembleia da Federação Russa

Pepe Escobar reflete sobre o discurso “O Estado da Nação”, do Presidente Putin à Assembleia da Federação Russa em Moscou essa semana que passou. Embora dedicado a questões do desenvolvimento social e econômico do país, Putin registou a decisão dos EUA de se retirarem do Tratado para Forças Nucleares de Alcance Intermédio, e demarcou claramente as linhas vermelhas relacionadas a consequências possíveis do movimento. Como esperado, foi direto ao ponto: “É gravíssima ameaça contra nós. Se acontecer assim, seremos forçados – repito, para salientar – seremos forçados a responder com ações espelhadas ou assimétricas.”

Ler mais

PRECISA-SE OPOSIÇÃO | Nação sob Poderes Nacionais Estrangeiros

Pedro Pinho dá sequência à trilogia de artigos que explora a questão-chave aberta com a posse do governo Bolsonaro: Quem é oposição no Brasil hoje? Após a introdução tratando do período colonial, neste artigo o autor apresenta os vínculos do Brasil-Império, passa pela Velha República e alcança a Era Vargas mostrando o movimento pendular brasileiro desde a esfera de influência britânica até a aproximação com o império estadunidense. Novamente, o foco está na compreensão entre o controle (Poder) e o executor deste (Governo), e a apresentação dos tópicos nacionalistas capazes de oferecer um contraponto à dominacão externa: soberania, cidadania, segurança e justiça.

Ler mais

Duplo Expresso 25/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 25/02, os seguintes destaques:
– O cientista político Felipe Quintas comentando: “Venezuela e a política interna brasileira”.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso de Domingo 24/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso deste domingo, 24/02, o seguinte destaque:
– Romulus Maya, Carlos Krebs, o jurista Luiz Moreira e o antropólogo Piero Leirner analisam a escalada das tensões nas fronteiras venezuelanas e a guerra de versões sobre o que é, o que seria e o que deveria ser por lá…

Ler mais

Novos Rumos da Cessão Onerosa

Os novos rumos apresentados para a Cessão Onerosa acendem o alerta. Essa proposição é uma afronta ao art. 4º da própria Lei nº 12.276/2010 e ao próprio Contrato de Cessão Onerosa, que estabelecem inequivocamente que apenas a Petrobras será a cessionária no exercício das atividades de pesquisa e lavra de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos que trata o Art. 177 da Constituição Federal. Além disso, ainda tramita outro absurdo: um Projeto de Lei que eliminaria a exigência de que a Petrobras, na condição de operadora em consórcios, realize suas contratações através de licitações públicas. Ou seja, uma sucessão de assaltos sendo legalizados nos bastidores enquanto se fica olhando e comentando o que o governo oferece como distração no palco…

Ler mais

Uma Reflexão sobre a Energia como Política Pública

Esse artigo faz parte da série de questões que foram explicitadas pelos Coletes Amarelos na França. O estopim da manifestação foi justamente o aumento de um imposto sobre a energia. A problemática apresentada pelos dois documentários franceses é a mesma encontrada no contexto brasileiro: Especificamente sobre a questão da perda da soberania com a privatização da energia. Assim, esse artigo apresenta uma discussão sobre a importância do setor energético de qualquer país, seja a França ou o Brasil.

Ler mais

Duplo Expresso 22/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 22/02, os seguintes destaques:
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta sobre “Venezuela: as implicações internacionais da crise e a luta pelo poder nos EUA“.
– O PhD em Antropologia João de Athayde e a PhD em Administração de Empresas Patrícia Vauquier analisam “Coletes Amarelos: a luta pelo domínio do discurso na França – o que ocorre entre governo, mídia e população”.
– O artista visual e ativista político Sama fala sobre “o regresso ao complexo Planeta dos Ex-Macacos”.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

O Papel do Islã na Geopolítica Mundial

Não é possível entender em maior profundidade a região do Oriente Médio sem falarmos sobre a religião islâmica. Da mesma forma como do judaísmo e do cristianismo. Se é correto afirmar que, com o advento do cristianismo, criou-se uma nova aliança (política e religiosa), sem que se desprezasse o judaísmo anterior, o Islã também não rompeu com as religiões anteriores, a que chamamos de mosaicas (de Moisés) ou abraâmicas (de Abraão) no caso do judaísmo e nem as cristãs. Pretendo neste trabalho apresentar um panorama geral sobre essa grande religião, desde o seu surgimento, suas correntes internas e seu papel hoje na geopolítica mundial.

Ler mais

Duplo Expresso 21/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 21/02, os seguintes destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan fala sobre “a divisão do mundo pelas potências imperialistas | Parte I de III – A Paz de Westfália”.
– O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães analisa “a atualidade política do Brasil e do mundo”.
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta sobre “Venezuela: as implicações internacionais da crise e a luta pelo poder nos EUA“.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 20/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 20/02, os seguintes destaques:
– O especialista na área de Minas e Energia, e PhD na área de Engenharia de Petróleo Paulo César Ribeiro Lima, comentando: “As novidades sobre o prometido leilão de quatro áreas da Cessão Onerosa”.
– A arquiteta e PhD em administração de empresas Patrícia Vauquier fala sobre: “Uma reflexão sobre o uso da energia como política pública dentro da estratégia de desenvolvimento nacional”.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Criminalização da LGBTfobia pelo STF

Thais Moya faz apontamentos sobre o julgamento da criminalização da LGBTfobia no STF com intuito de demonstrar as variáveis que atravessam a problemática, sem perder de vista o contexto político do Golpe. A partir da contradição entre os tempos da Política e da Teoria, e de como a sociedade absorve tais esferas, desenvolve-se o percurso que demonstra que, apesar da gravidade e urgência do combate a LGBTfobia, o mesmo não deve ser realizado inconstitucionalmente, e, pior, por meio do fortalecimento do já todo-poderoso Judiciário.

Ler mais

Duplo Expresso 19/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 19/02, os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e presidente do Instituto de Nildo Ouriques comenta: “Crise e eleições no Equador”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “Criminalização da LGBTfobia pelo STF: Uma mordida doce em fruto envenenado”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

PRECISA-SE OPOSIÇÃO | Introdução e a Nação sob o Império Português

Pedro Pinho inicia aqui outra trilogia de artigos, agora explorando a grande questão aberta após a deflagração do governo Bolsonaro: Quem é oposição no Brasil hoje? Assumindo que não tem intenção de oferecer nenhuma resposta fácil ou imediata, o autor posiciona-se sobre os aspectos históricos para indicar-nos quem é/está Governo e quem é/tem o Poder. Entendendo isso, poderemos deixar a armadilha do ideário “prafrentex” e seguir para a implementação de um modelo real de luta social. Quem sabe assim as transformações nacionais e políticas finalmente ocorram, não?

Ler mais

Duplo Expresso 18/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 18/02, os seguintes destaques:
– A ativista política, blogueira e escritora Cibele Laura comentando: “A influência dos think tanks neoliberais elegendo políticos de todas as matizes. Eles seriam tão diferentes assim?”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Um Novo Começo

Tive uma relação bem próxima com seres de outra dimensão, ao longo de minha existência, esses seres vibram em outra frequência. Assim como nós vibramos na frequência deste paradigma, desta dimensão, eles vibram na frequência da deles. A vibração deles está numa frequência maior que a nossa. São extremamente mais adiantados em conhecimentos. Mas, a partir do nosso conhecimento, conceituamo-los como espíritos.

Ler mais

ASOFIL – Declaração pela Venezuela

Quem se preocupa e estuda as questões gerais e fundamentais relacionadas com a natureza da existência humana, com o conhecimento e a verdade, sabe melhor como se posicionar no universo em sua totalidade. Com a questão venezuelana, não poderia ser diferente.

Ler mais

Duplo Expresso 15/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 15/02, os seguintes destaques:
– O artista visual e ativista Sama fala sobre: “Um país que não produz ficção científica, é capaz de imaginar seu futuro?”

– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 14/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 14/02, os seguintes destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan comenta: “O Islã hoje no contexto geopolítico mundial”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta a atualidade política do Brasil e do mundo.
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior fala sobre: “O teatro da ‘ajuda humanitária’ e a crise na Venezuela”

– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 13/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 13/02, os seguintes destaques:
– A arquiteta PhD em Administração de Empresas Patrícia Vauquier comenta: “Como a financeirização da economia degrada a organização do trabalho”
– O especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo Paulo César Ribeiro Lima fala sobre: “As elevadas margens de distribuição e revenda de combustíveis no Brasil”

– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 12/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 12/02, os seguintes destaques:
– O presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC Nildo Ouriques comenta: “El Salvador – Da guerrilha à luta democrática”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “Como será a nova esquerda? – Parte 2: Apontamentos e reflexões sobre a história da esquerda brasileira”
– A ativista política, blogueira e escritora Cibele Laura Oliveira e a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida Maria Lúcia Fattorelli comentam: “A agenda do Banco Mundial e do FMI. A origem da debitocracia, da perda de direitos e das reformas neoliberais”

– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

“Brasil” (?) unido: “esquerda” e direita acertam entrega do filé do Pré-sal

É muito triste ver os governadores do Nordeste, supostamente nacionalistas e de esquerda, cobrarem a aprovação do PLC 78, que permite que a Petrobras venda o que recebeu praticamente de graça da União (o que a Petrobrás pagou é o que ela vai deixar de pagar de participação especial), transferir as melhores áreas do Pré-Sal para estrangeiras, licitar essas áreas com baixíssimo excedente mínimo em óleo da União, acabar com a licitações públicas no Pré-Sal, etc. Tudo em troca de esmolas.

Ler mais

Falso dilema ambiental – Uma luz sobre essa questão central (atualização)

Apresentamos uma atualização com mapas que amplificam o teor do debate aqui apresentado. Está colocado ao final. • • •

Ler mais

Duplo Expresso 11/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 11/02, os seguintes destaques:
– O cientista político Felipe Quintas comenta: “Social-democracia e desenvolvimento nacional: uma sintonia possível”

– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso de Domingo 10/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso deste domingo, 10/02, o seguinte destaque:

– O Delegado de Polícia Civil, cientista político e autor Orlando Zaccone comenta: “A militarização da segurança pública”
– O jurista Luiz Moreira fala sobre: “Receita Federal e STF”

– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Partido da Lava Jato quer a cabeça de Gilmar Mendes

Como o seu projeto já foi rechaçado por diversos renomados juristas e é também alvo de críticas de ministros do STF, como Marco Aurélio Melo e Gilmar Mendes, Moro agora quer degolar os opositores no STF. O primeiro juiz afirmou “o ‘Projeto Anticrime’ de Moro não irá melhorar os índices de criminalidade”, enquanto Moro também viu o seu projeto reprovado pelo segundo ministro que considerou como “coisa de cretino” a proposta defendida por Moro.

Ler mais