O significado da Organização de Cooperação de Xangai no mundo atual

Existem hoje no mundo dois tipos de instituições. As que defendem e fazem de tudo para preservar o sistema atual, capitalista financeiro, militarizado e unipolar. E as outras, que estão no campo que venho chamando de resistência, ou seja, defendem a multipolaridade do mundo, alternativas à hegemonia do dólar como moeda única de comércio internacional e alternativas para a chamada financeirização do capital. Ainda que nem todas defendam o socialismo como melhor alternativa a esse sistema. Venho escrevendo sobre isso há tempos. Quero aqui tratar em maiores detalhes o significado e o papel da Organização de Cooperação de Xangai.

Ler mais

Duplo Expresso 31/jan/2019

Destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan comenta: “O papel do Clube Bilderberg hoje no mundo”
– O politólogo e analista internacional Eduardo J. Vior fala sobre: “Consequências econômicas e geopolíticas regionais do conflito venezuelano”
– Carlos Krebs e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Rompimento de Barragens no Brasil

Possivelmente o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, localizada em Brumadinho (MG), seja aquele com o maior número de mortes até hoje no setor da mineração mundial. Os desastres de Mariana e, agora, Brumadinho, mostram a face mais perversa do descaso das autoridades públicas e dos agentes privados, gerando a perda de vidas humanas, a destruição de ecossistemas, o soterramento de comunidades e unidades operacionais e a desorganização social e econômica da região e do Brasil. Esses desastres trazem a público a discussão sobre a segurança das barragens no País. Mas, infelizmente, foca-se mais no jogo de interesses políticos do que no natural campo do domínio técnico e científico. O responsável pelo debate ser dessa forma tem nome e sobrenome composto: empresa privada transnacional.

Ler mais

Duplo Expresso 30/jan/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 30/01, os seguintes destaques:
– A arquiteta PhD em Administração de Empresas Patrícia Vauquier comenta: “O que é estratégico deve ser público”
– O especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo Paulo César R. Lima fala sobre: “O rompimento da barragem de rejeitos da Vale”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

“O que a Venezuela aprendeu, o povo não esquecerá”

Nesta entrevista (traduzida pelo Coletivo Vila Mandinga), o ativista dos direitos humanos Antônio Plessmann fala sobre a construção do protagonismo popular levada a efeito com a ascensão de Chávez. Para ele, um dos grandes legados foi a transformação dos pobres em agentes políticos. O socialismo venezuelano tratou de incutir política e civismo nas massas, tornando o povo a base de sustentação do país.
Como exemplo, ele cita que, a partir de 2014, enquanto a Direita concentrou-se nos problemas estruturais dentro da classe política e na encenação de protestos violentos, Maduro promoveu a capilarização da política através do acesso à alimentação pelos Comitês Locais de Abastecimento e Produção – CLAPs.

Ler mais

Duplo Expresso 29/jan/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 29/01, os seguintes destaques:
– O presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC Nildo Ouriques comenta: “Desafios da Revolução Democrática Bolivariana”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “Como será a nova esquerda?”

– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

(Paulo) ?Pimenta? no rabo dele mesmo: quem ri por último?

A verdade chegou primeiro no Duplo Expresso – de novo! Avisamos que o Deputado Paulo Pimenta, inexplicavelmente reconduzido à Liderança do PT na Câmara, tinha o rabo preso. Que era, por isso, mais um refém da Juristocracia.
Daí o acordo que celebrou com a Lava Jato, junto com Wadih Damous, para trair Lula. Fingia defendê-lo, mas enterrava qualquer iniciativa que pudesse, de fato, ajudar a desmascarar Sergio Moro.
Agora, um ano depois – quando o farsante já perdeu a utilidade para o Golpe –, seus “esquema$” começam a vir à tona. Anotem: é só o começo…

Ler mais

E essa Estrela Solitária, Hein?

Quando queremos conquistar algo, primeiro vendemos a nossa imagem de bem-sucedidos. Depois do feito atingido, rebaixamos o outro para que, na sua suposta insignificância, perceba o outro, o nosso valor. Assim, mostramos apenas as nossas qualidades, principalmente o poder, mesmo que esse seja limitado. Mas o importante é que só a gente saiba disso. Impedimos que os outros também possam encontrar meios para encontrar a sua autovalorização, o seu autoconhecimento.

Ler mais

Duplo Expresso 28/jan/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 28/01, os seguintes destaques:
– A geógrafa, Dra em Biogeografia especializada em Manejo de Unidades de Conservação e licenciamento ambiental de grandes obras Kátia Mazzei fala sobre: “Brumadinho: Brasil jogado na lama”
– O cientista político Felipe Quitas cometa: “Entre o Brasil Grande e o Brazil Colônia: contradições do governo Bolsonaro”

– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Falso dilema ambiental – Uma luz sobre essa questão central

Este artigo é a abertura de um debate. A partir de um comentário/texto publicado pelo Duplo Expresso há alguns dias, a doutora em Biogeografia (USP) e pesquisadora do Instituto de Botânica de São Paulo – Katia Mazzei – sentiu-se compelida a propor uma réplica. Com isso, iniciou-se uma discussão sobre a questão apresentada pelo cientista político Felipe Quintas do “falso dilema ambiental e infigenista”. Qual a melhor resposta para a sustentabilidade dos ricos biomas nacionais? Como transformar a abundante riqueza em fonte de desenvolvimento para o nosso país?

Ler mais

Duplo Expresso de Domingo 27/jan/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso deste domingo, 27/01, o seguinte destaque:
– Wellington Calasans, Romulus Maya, Patrícia Vauquier e Luiz Moreira comentam: “A crise política do governo Bolsonaro”.

Ler mais

China desafia o sistema da Vestfália

Lanxin definiu as Novas Rotas da Seda, ou Iniciativa Cinturão e Estrada, como uma avenida rumo a um ‘mundo pós-vestfaliano’, no sentido de uma verdadeira integração geoeconômica da Eurásia levada a cabo por nações asiáticas. Essa é a razão chave pela qual Washington, que foi agente da implantação, em 1945, das regras internacionais ainda vigentes, tanto teme a Iniciativa Cinturão e Estrada (ICE).

Ler mais

Mourão e a revelação do enigmático “Grande Acordo Nacional”

É revoltante que tentem viabilizar como estadista um candidato a Pinochet (com direito a Paulo Guedes e “Brazilian Boys’’) que recentemente afirmou que “Uma Constituição não precisa ser feita por eleitos pelo povo”. O, ainda, vice de Jair Bolsonaro disse que a elaboração da última Constituição brasileira, de 1988, por parlamentares eleitos, “foi um erro”, e defendeu que a nova Carta deveria ser criada por “grandes juristas e constitucionalistas”. Democracia sem povo? É isso que significa ser um estadista?

Ler mais

Democracia ou Sequestro do Poder?

Começo aqui uma série de quatro artigos onde abordarei um conjunto de temas que vêm sendo omitidos, ou mesmo tratados como teorias da conspiração pela mídia corporativa, mas que estão sendo, pouco a pouco, revelados pelo movimento francês dos Gilets Jaunes (Coletes Amarelos). Este primeiro artigo traz os principais temas trazidos à tona pelo movimento. Destes, merecem destaque: a destruição dos sistemas de fornecimento de energia e transporte em prol do capital financeiro internacional, a ciência econômica atual a serviço da banca, a nova organização do trabalho e a terceirização.

Ler mais

A Arábia Saudita, protetorado dos EUA no Mundo Árabe

O país que conhecemos hoje com Arábia Saudita é, na verdade, quase toda a península arábica histórica, e é o berço da civilização árabe. Existem registros que atestam a vida continuada de povos árabes nessa região por mais de cinco mil anos. O território estimado da Arábia Saudita é da ordem de 2,1 milhões de quilômetros quadrados. É a maior compradora de armas estadunidenses. Tem um dos maiores exércitos e aviação de todos os países árabes. Pode-se dizer que esse país praticamente não tem autonomia alguma na tomada das suas decisões, pois quem determina suas ações são os Estados Unidos.

Ler mais

Duplo Expresso 25/jan/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 25/01, os seguintes destaques:
– O antropólogo João de Athayde comenta: “Hambúrgueres belgas, pseudosocialistas franceses e a Petrobras”
– O artista visual e ativista Sama fala sobre: “Sama apresenta o “Poema da Madrugada”, de sua autoria”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 24/jan/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 24/01, os seguintes destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan cometa: “O papel da Organização de Cooperação de Xangai no cenário mundial hoje”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Petrobras afronta grosseiramente decisão cautelar do ministro do STF Ricardo Lewandowski

Estão em andamento na Petrobras 32 projetos de privatização e desinvestimentos com base na “Nova Sistemática” de desinvestimentos da estatal determinada pelo Tribunal de Contas da União – TCU. Ainda em 2018, decisão cautelar proferida pelo ministro Ricardo Lewandowski determinou que não estão dispensadas de licitação as vendas de ações que representem a perda do controle acionário por parte do Estado. Parece que a atual gestão da Petrobras entende que STF seja apenas um… Subalterno Tribunal Federal. A vontade das Contas prevalecerá sobre o cumprimento da Lei?

Ler mais

Duplo Expresso 23/jan/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 23/01, os seguintes destaques:
– A advogada, especialista em Direito Civil e Processo Civil, Marília Costa comenta: “Direitos usados para vender shampoo ou a cosmetologia dos Direitos Individualistas”
– O especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo Paulo César R. Lima fala sobre: “Petrobras afronta a liminar de Lewandowski e decide privatizar TAG e as refinarias do Nordeste e Sul”

– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Direitos usados para vender shampoo

O Deus-Mercado, onipresente que é, apresenta-se das mais diversas formas. Às vezes, vem coberto sob o manto da invisibilidade que nos permite apenas sentir o peso de sua mão. Mas em outras, chega de forma mais sorrateira, mimetizando lutas por direitos da contemporaneidade, aproveitando cada “nicho”, cumprindo seu papel divino: Estar em todos os lugares e não estar em nenhum.

Ler mais

DSP – A opção de voltar ao poder pela via democrática

Quando quiseres falar da política moderna na Guiné Bissau, há um nome incontornável: Domingos Simões Pereira. Um politico jovem e bastante popular que já ocupou cargos de topo naquele país, tal como primeiro-ministro, e actualmente é o presidente do partido que já foi liderado pela “lenda” Amilcar Cabral que neste dia 20 é lembrado pelos 45 anos da sua morte por assassinato.

Ler mais

Duplo Expresso 22/jan/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 22/01, os seguintes destaques:
– A socióloga Thais Moya comenta: “As sequelas do plano B”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 21/jan/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 21/01, os seguintes destaques:
– A arquiteta PhD em Administração de Empresas Patrícia Vauquier comenta: “Novos sistemas de gestão de… pessoas?”
– O cientista político Felipe Quintas fala sobre: “A ‘caixa-preta’ do BNDES: mito e realidade”

– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso de Domingo 20/jan/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso deste domingo, 20/01, o seguinte destaque:
– Wellington Calasans, Romulus Maya e Maria Eduarda Freire comentam: “A autocracia de Bolsonaro”.

Ler mais

Poder, Governo, Informação | Parte 3 de 3

Pedro Pinho conclui a série de artigos tratando da tríade poder, governo e informação, analisando o último vértice: a riqueza na aplicação das teorias da informação. Citando diversos autores que pesquisaram e apresentaram seus trabalhos a respeito dos conceitos e usos da comunicação, ele mostra como o sistema financeiro internacional – a banca – anteviu com clareza o uso desta força como ferramenta de dominação para suas regras e intenções. Se a banca em si não é capaz de “fazer cultura”, é ela quem detém o controle sobre os meios de comunicação de massa que lhe referendam. A partir daí, sempre ficou mais fácil estender o domínio pela economia, política – o psicossocial dos povos – e dentro dos governos a partir da última década do século XX.

Ler mais

A Constituição que deve ser queimada

Hoje a Constituição serve apenas para garantir elevados salários de um poder sem voto e sem qualquer responsabilidade pelo País: o judiciário. E que se coloca acima do legislativo e do executivo, por mais ignóbeis que sejam, mas que tem a legitimidade do voto.

Ler mais

Falso dilema ambiental e indigenista ameaça o país

É preciso evitar a falsa polarização entre, de um lado, o ambientalismo/ indigenismo de santuário, defendido por ong’s financiadas por Estados e corporações imperialistas e que procura estabelecer reservas imensas justamente em áreas repletas de recursos estratégicos (minérios, água, etc.) e, de outro, a exploração selvagem e inconsequente da terra e das pessoas por oligarcas locais. Não há, na prática, oposição entre essas posições. Ambas convergem para a desestatização e o não-desenvolvimento de imensas parcelas do território (sobretudo no Norte e Centro-Oeste) e, portanto, para a miséria de sua população, o esvaziamento demográfico, o contrabando e a privatização de riquezas nacionais, a degradação ambiental, o separatismo com base no fomento a identitarismos étnicos, e a fragmentação territorial.

Ler mais

Duplo Expresso – Öppna Kanalen | #S02E01

Esse é o primeiro programa Duplo Expresso no Öppna Kanalen (canal via cabo em todos os países nórdicos) em 2019. Wellington Calasans e Romulus Maya iniciam a temporada deste ano com um panorama sobre o governo Bolsonaro e o papel da oposição para tentar barrar os absurdos que são anunciados.

Ler mais

Depois das Seis

Os humanos têm uma estranha sensação da certeza, mesmo sem saber exatamente de onde vem ou para onde vão. Sempre têm uma no coldre pronta para sacar. Mas, qual é a minha certeza absoluta? É que, apesar de passados 50 anos, as impressões de uma época de criança ainda povoam minha mente. Algo como uma fronteira ainda desconhecida do passado. Então eis que abro essa caixa para vocês. Quando menino, costumava brincar na rede sozinho e, ao fechar meus olhos, enxergava uma grande onda de energia, que enchia todos os lados. Parecia imagem de TV analógica quando sai do ar, mas só via isso com os olhos fechados.

Ler mais

Duplo Expresso 18/jan/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 18/01, os seguintes destaques:
– O antropólogo João de Athayde comenta: “A visão dos Coletes Amarelos, segundo Étienne Chouard”
– O artista visual e ativista Sama fala sobre: “As falcatruas do mercado sob a ótica do cinema”
– O economista, palestrante e escritor Eduardo Moreira comenta: “O mercado e o canto da sereia”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais