Churchill, a luta contra o inimigo maior e uma cláusula pétrea

Em meio à Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill, então Primeiro Ministro do Reino Unido, não hesitou um instante em apoiar Stalin e a União Soviética, quando a Rússia foi invadida pela Alemanha, durante a Operação Barbarossa.

Churchill, é bom lembrar, tinha verdadeira ojeriza ao comunismo. Algo reiterado no discurso transmitido pela BBC, em 22 de junho de 1941, no qual informava à população britânica da invasão alemã e explicava os motivos que o levaram a apoiar a Rússia:
“Não há ninguém que tenha sido um oponente mais constante do comunismo do que tenho sido nos últimos vinte e cinco anos. Não negarei uma palavra sequer do que disse a respeito disso. Mas tudo isso vira pó ante o espetáculo que agora se descortina.”[1]

Ler mais

Um Golpe bem britânico – e outro bem brasileiro

“A Very British Coup” (Um Golpe Bem Britânico) de Chris Mullin, um ex-político inglês do Partido Trabalhista, foi originalmente publicado em 1982. Mais tarde, o livro foi transformado numa minissérie homônima, inicialmente transmitida pelo canal inglês Channel 4, em 1988. Além de ter sido exibida em mais de 30 países, a minissérie foi premiadíssima, conquistando alguns prêmios BAFTA e um Emmy.

Ler mais

Temer – mais Lula – e o inimigo (comum) a neutralizar: Barroso!

O – verdadeiro – alvo: Barroso tenta fazer Temer refém, através da prisão de seus dois operadores, para virar votos no STF em favor da prisão de Lula. O inimigo de Barroso é a política. Toda ela. Pouco se lhe dá – no longo prazo – se oligárquica ou popular, sujinha ou cheirosa. O projeto é a substituição da democracia, o governo da maioria, pela “noocracia à brasileira”, o governo de um triunvirato não eleito: finança internacional (mais Deep State americano), cartel midiático brasileiro e, como operadores de campo, os “juristocratas”.

Ler mais

Oi?! Manifestoche “de esquerda” defende porrada da PM em professor e ataca Duplo Expresso

“Setoristas” do Duplo Expresso na militância profissional atacam novamente. Depois de defenderem a bola nas costas de Lula do “Plano B” e de servirem de tropa de choque de papagaios de pirata que não usam seus mandatos para defender Lula para além do gogó, agora defendem porrada da PM/MG em professor de escola pública em greve. Com “esquerda” (sic) assim, quem precisa de direita!

Ler mais

Duplo Expresso 29/mar/2018

Destaques:
– A jornalista e comentarista de política Niobe Cunha comenta: “A culpa do estupro é sempre a minisaia: sobre plantio e colheitas”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães fala sobre: “Fim da hipocrisia: EUA rasgam fantasia do ‘multilateralismo”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Tiros e inocentes: “a Constituição não é uma sugestão”

No momento em que se pode discutir aquilo que é indiscutível (as bases que fundamentam a própria sociedade), então é melhor admitir que não deu certo e partir para a ruptura institucional com todos os riscos disso decorrentes. A possibilidade de piorar não é pequena. Aliás, diria que, mais que possível, é probabilíssimo. O tempora o mores.

Ler mais

PM de Minas espanca e atira com balas de borracha nos professores em greve

A cidade de Igarapé, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, virou palco de guerra na tarde desta quarta-feira (28). Policiais Militares agrediram professores, em greve desde o dia 8 de março, que protestavam pelo cumprimento do acordo firmado entre o Governador Fernando Pimentel e o SINDUTE – Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais.

Ler mais

“Direito ao ponto” #1 – permitiremos que “lavem a jato” a Constituição?

Estreia da nova colaboradora do Duplo Expresso, a graduanda em direito Maria Eduarda Freire, engajada na luta contra a meganhagem e pela restauração do Estado de Direito.
“Permitiremos que ‘lavem a jato’ nossos direitos e garantias individuais? Que ‘lavem a jato’ a Constituição?

Ler mais

Duplo Expresso 28/mar/2018

Destaques:
– A arquiteta mestra em Engenharia Civil e doutoranda em Administração de Empresas, Patrícia Vauquier, fala sobre: “Lição para o PT: como Hollande e Macron destruíram o Partido Socialista francês”
– O especialista em políticas energéticas, Roberto Araújo, comenta a situação atual deste setor no Brasil.
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Infiltração, “Plano B”, Macron e Haddad – Pepe Escobar no Duplo Expresso

Trecho da entrevista com o jornalista Pepe Escobar no Duplo Expresso desta manhã.
Romulus Maya: “eles chegaram muito perto. Era só inviabilizar Lula e acenar – falsamente! – com a sua liberdade em troca de usar o ‘dedazo’ para indicar o dauphin, o ‘príncipe herdeiro’. E aí, para além de o Golpe seguir, Haddad destruiria o PT por dentro, divorciando-o de forma definitiva das suas bases. Para muito além de 2018!”

Ler mais

O que Lula realmente falou

Depois da interpretação da partícula “se” no Twitter de Lula, o Duplo Expresso apresenta algumas notas de uma publicação estrangeira (HispanTV, do Irã!!!), totalmente fiel ao discurso de Lula, sem filtros, com tradução livre do espanhol para o português. Fazemos isso para deixar muito claro que quem está de fora tem visão privilegiada.

Ler mais

Papagaios de pirata: mas e a defesa em Brasília de Lula, hein?

Como explicar critério “editorial” que leva à escolha de foto com deputado – e não Lula! – em primeiro plano (!) para ilustrar notícia histórica? Inclusive com o rosto de Lula cortado em parte? Quem está ao centro? E quem foi colocado na condição de figurante de luxo?

Ler mais

De Getúlio a Lula – O trabalhismo que constrói a Nação

A história vai juntando suas peças essenciais e vai traçando sua teia. Tal como Fidel Castro resgatou dialeticamente José Marti e Hugo Chávez recuperou historicamente a Simon Bolívar, o gesto de Lula vai recuperando o Fio da História, com Vargas, Jango e Brizola, cabendo às novas gerações a imprescindível construção da mais que sagrada unidade popular. Seja qual for a forma em que ela se materialize.

Ler mais

“Jogo pesado” – membro da Executiva do PT sobre articulação (moribunda!) do “Plano B”

O Duplo Expresso seguirá dando nome aos bois. Falando o que as pessoas precisam ouvir, em vez de o que querem ouvir. Por óbvio, verdades inconvenientes não desaparecem pela sua simples negação. Mais uma vez: não somos assessoria de comunicação nem de políticos individuais nem de partidos. Somos independentes. Aliás, independência e emancipação: o mesmo por que o Brasil – e os seus pobres – anseiam. E por isso nos bateremos. Todos juntos com Lula. “Até as últimas consequências”.

Ler mais

Samuel Pinheiro Guimarães – “Novas frentes do ataque à soberania brasileira”

Eu acho que a luta é a mesma sempre no Brasil. Preciso lembrar disso. Nós tivemos uma pequena interrupção no domínio das classes hegemônicas do Brasil, no processo político. Uma pequena interrupção de oito anos, na realidade. Na realidade, oito anos. E isso foi muito ressentido e as classes hegemônicas se articularam desde o início, aliás desde o início da carreira do presidente Lula, para destruí-lo.

Ler mais

Eduardo Cunha (clandestino!): o elo entre “Plano B”, de bola nas costas (de Lula!), e Sergio Moro

Atendendo a pedidos, o registro da canastrice de Sergio Cabral na sua “chegada” – (mal) roteirizada – ao Paraná:
(garantido contra censura por Vladimir “76%!” Putin)

Ler mais

Lula livre: chocalho da jararaca coloca “juizecos” nos seus devidos lugares

60 mil pessoas vendo o julgamento ao vivo no youtube!
Vuvuzela tocando durante todo o julgamento!
STF cercado pela massa, fazendo-se ouvir: “Lula de A a Z!”
Coisas que só Lula provoca!
Como não amar esse homem, Brasil??

Ler mais