Churchill, a luta contra o inimigo maior e uma cláusula pétrea

Em meio à Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill, então Primeiro Ministro do Reino Unido, não hesitou um instante em apoiar Stalin e a União Soviética, quando a Rússia foi invadida pela Alemanha, durante a Operação Barbarossa.

Churchill, é bom lembrar, tinha verdadeira ojeriza ao comunismo. Algo reiterado no discurso transmitido pela BBC, em 22 de junho de 1941, no qual informava à população britânica da invasão alemã e explicava os motivos que o levaram a apoiar a Rússia:
“Não há ninguém que tenha sido um oponente mais constante do comunismo do que tenho sido nos últimos vinte e cinco anos. Não negarei uma palavra sequer do que disse a respeito disso. Mas tudo isso vira pó ante o espetáculo que agora se descortina.”[1]

Ler mais

Um Golpe bem britânico – e outro bem brasileiro

“A Very British Coup” (Um Golpe Bem Britânico) de Chris Mullin, um ex-político inglês do Partido Trabalhista, foi originalmente publicado em 1982. Mais tarde, o livro foi transformado numa minissérie homônima, inicialmente transmitida pelo canal inglês Channel 4, em 1988. Além de ter sido exibida em mais de 30 países, a minissérie foi premiadíssima, conquistando alguns prêmios BAFTA e um Emmy.

Ler mais

Temer – mais Lula – e o inimigo (comum) a neutralizar: Barroso!

O – verdadeiro – alvo: Barroso tenta fazer Temer refém, através da prisão de seus dois operadores, para virar votos no STF em favor da prisão de Lula. O inimigo de Barroso é a política. Toda ela. Pouco se lhe dá – no longo prazo – se oligárquica ou popular, sujinha ou cheirosa. O projeto é a substituição da democracia, o governo da maioria, pela “noocracia à brasileira”, o governo de um triunvirato não eleito: finança internacional (mais Deep State americano), cartel midiático brasileiro e, como operadores de campo, os “juristocratas”.

Ler mais

Oi?! Manifestoche “de esquerda” defende porrada da PM em professor e ataca Duplo Expresso

“Setoristas” do Duplo Expresso na militância profissional atacam novamente. Depois de defenderem a bola nas costas de Lula do “Plano B” e de servirem de tropa de choque de papagaios de pirata que não usam seus mandatos para defender Lula para além do gogó, agora defendem porrada da PM/MG em professor de escola pública em greve. Com “esquerda” (sic) assim, quem precisa de direita!

Ler mais

Duplo Expresso 29/mar/2018

Destaques:
– A jornalista e comentarista de política Niobe Cunha comenta: “A culpa do estupro é sempre a minisaia: sobre plantio e colheitas”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães fala sobre: “Fim da hipocrisia: EUA rasgam fantasia do ‘multilateralismo”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Tiros e inocentes: “a Constituição não é uma sugestão”

No momento em que se pode discutir aquilo que é indiscutível (as bases que fundamentam a própria sociedade), então é melhor admitir que não deu certo e partir para a ruptura institucional com todos os riscos disso decorrentes. A possibilidade de piorar não é pequena. Aliás, diria que, mais que possível, é probabilíssimo. O tempora o mores.

Ler mais

PM de Minas espanca e atira com balas de borracha nos professores em greve

A cidade de Igarapé, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, virou palco de guerra na tarde desta quarta-feira (28). Policiais Militares agrediram professores, em greve desde o dia 8 de março, que protestavam pelo cumprimento do acordo firmado entre o Governador Fernando Pimentel e o SINDUTE – Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais.

Ler mais

Duplo Expresso 28/mar/2018

Destaques:
– A arquiteta mestra em Engenharia Civil e doutoranda em Administração de Empresas, Patrícia Vauquier, fala sobre: “Lição para o PT: como Hollande e Macron destruíram o Partido Socialista francês”
– O especialista em políticas energéticas, Roberto Araújo, comenta a situação atual deste setor no Brasil.
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 27/mar/2018

Destaques:
– O professor universitário e comentarista de política internacional na imprensa angolana, Paulo Gamba, comenta: “A importância da lealdade partidária”
– O Doutor em Economia Gustavo Galvão fala sobre: “A geopolítica das moedas e o neocolonialismo”
– O Padre Julio Lancellotti comenta: “Por que ajudar o pobre é uma ameaça?”

Ler mais

Facebook – O furo no olho da usura

A exigência de todos os usuários é que o acesso aos dados privados deva ser drasticamente restrito àqueles que desenvolvem serviços para a plataforma. Mas também significa, é claro, que a rede social se torna menos interessante, o que puxa o tapete da lucratividade.

Ler mais

Infiltração, “Plano B”, Macron e Haddad – Pepe Escobar no Duplo Expresso

Trecho da entrevista com o jornalista Pepe Escobar no Duplo Expresso desta manhã.
Romulus Maya: “eles chegaram muito perto. Era só inviabilizar Lula e acenar – falsamente! – com a sua liberdade em troca de usar o ‘dedazo’ para indicar o dauphin, o ‘príncipe herdeiro’. E aí, para além de o Golpe seguir, Haddad destruiria o PT por dentro, divorciando-o de forma definitiva das suas bases. Para muito além de 2018!”

Ler mais

O que Lula realmente falou

Depois da interpretação da partícula “se” no Twitter de Lula, o Duplo Expresso apresenta algumas notas de uma publicação estrangeira (HispanTV, do Irã!!!), totalmente fiel ao discurso de Lula, sem filtros, com tradução livre do espanhol para o português. Fazemos isso para deixar muito claro que quem está de fora tem visão privilegiada.

Ler mais

Duplo Expresso 26/mar/2018

Destaques:
– João Vicente Goulart comenta: “Nunca é tarde para reconhecer Getúlio”.
– Carlos Krebs fala sobre: “Papagaismo de pirata como estratégia política”.
– O jornalista Pepe Escobar fala sobre: “Como enfrentar a guerra híbrida”.

Ler mais

Duplo Expresso de Domingo

Destaques:
– O economista e escritor Ladislau Dowbor comenta: “O golpe da finança internacional no mundo”.
– O jornalista e escritor Osvaldo Bertolino fala sobre: “A perna brasileira desse golpe”.

Ler mais

De Getúlio a Lula – O trabalhismo que constrói a Nação

A história vai juntando suas peças essenciais e vai traçando sua teia. Tal como Fidel Castro resgatou dialeticamente José Marti e Hugo Chávez recuperou historicamente a Simon Bolívar, o gesto de Lula vai recuperando o Fio da História, com Vargas, Jango e Brizola, cabendo às novas gerações a imprescindível construção da mais que sagrada unidade popular. Seja qual for a forma em que ela se materialize.

Ler mais

“Jogo pesado” – membro da Executiva do PT sobre articulação (moribunda!) do “Plano B”

O Duplo Expresso seguirá dando nome aos bois. Falando o que as pessoas precisam ouvir, em vez de o que querem ouvir. Por óbvio, verdades inconvenientes não desaparecem pela sua simples negação. Mais uma vez: não somos assessoria de comunicação nem de políticos individuais nem de partidos. Somos independentes. Aliás, independência e emancipação: o mesmo por que o Brasil – e os seus pobres – anseiam. E por isso nos bateremos. Todos juntos com Lula. “Até as últimas consequências”.

Ler mais

Samuel Pinheiro Guimarães – “Novas frentes do ataque à soberania brasileira”

Eu acho que a luta é a mesma sempre no Brasil. Preciso lembrar disso. Nós tivemos uma pequena interrupção no domínio das classes hegemônicas do Brasil, no processo político. Uma pequena interrupção de oito anos, na realidade. Na realidade, oito anos. E isso foi muito ressentido e as classes hegemônicas se articularam desde o início, aliás desde o início da carreira do presidente Lula, para destruí-lo.

Ler mais

Os adversários de Lula, por Lula

A bizarra disputa de quem aparece mais ao lado de Lula nas fotos e vídeos é tão condenável quanto as articulações unilaterais, inclusive com banqueiros em New York, para a herança do espólio de um Lula vivo. E bota vivo nisso!

Ler mais

Danse 1159

Um pouco mais de um minuto de dança com Nadia Vadori-Gauthier, em sua homenagem pessoal à Marielle Franco. Paris, 17mar2018.

Ler mais

Duplo Expresso 23/mar/2018

Destaques:
– O advogado Rubens Rodrigues Francisco comenta: “Marun, Lula e o cadáver comum”.
– Wellington Calasans e Romulus Maya comentam: “Lula livre: chocalho da jararaca coloca ‘juizecos’ nos seus devidos lugares”.

Ler mais