Debate: Desconstruir Bolsonaro é politizar o cidadão enganado

Dentro da minha proposta de promover o debate, fiz as devidas provocações numa entrevista que considero útil para este propósito, respeitando o contraditório, para que possamos ampliar este debate tão necessário sobre a política do nosso país. A filósofa Marcia Cavalcante fala neste vídeo sobre o dicionário “Desbolsonário de bolso”. São 50 páginas que tentam desconstruir os verbetes recentes que ocupam o tempo das pessoas com insanidades que ganharam força inicialmente nas redes sociais, mas depois ocuparam todos os espaços de debate.

Ler mais

A importância da regulação do preço do óleo diesel

É fundamental que haja uma regulação de preços de derivados básicos no País. Não faz sentido que, no caso dos derivados produzidos com óleo extraído no Brasil, a Petrobras pratique ou receba com base em preços de paridade de importação, como ocorre no caso do óleo diesel.

Ler mais

Duplo Expresso 17/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 17/04, os seguintes destaques:
– O antropólogo Piero Leirner comenta os últimos disparos na guerra híbrida
– O especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo Paulo César Ribeiro Lima fala sobre: “A importância da regulação do preço do diesel”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 16/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 16/04, os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e Presidente do Centro de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques comenta: “Honduras: Os condenados da terra na América Central”
– A arquiteta PhD em Administração de Empresas Patrícia Vauquier fala sobre o incêndio na Catedral de Notre Dame
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 15/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 15/04, os seguintes destaques:
– O cientista político Felipe Quintas comenta: “A necessidade das estatais estratégicas para o bem-estar social no Brasil”
– O militante popular Vina Guerrero fala sobre: “O incêndio na Favela do Cimento e a relação das militâncias”
– Romulus Maya, Carlos Krebs e Patrícia Vauquier fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso Domingo 14/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso deste domingo, 14/04, o seguinte destaque:
– Romulus Maya, Patrícia Vauquier o jurista Luiz Moreira fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

O Eterno Carnaval – Os Poderes Comandando as Farsas

Além do habitual diversionismo, esta Operação, que muito corretamente deverá ficar para a história como “Nos braços do Tio Sam”, também está expondo uma briga de quadrilhas por dinheiro e poder (ou também correrá sexo, para a trinca mágica das motivações?). Como escrevi recentemente, estamos procurando a oposição.E a contrarreforma da previdência, de interesse unicamente bancário, talvez tenha um aumento de custo no Congresso renovado.

Ler mais

Análise da informação sobre a privatização da TAG

A Petrobras afronta decisão cautelar do Ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da ADI 5624 MC/DF, com a informação, em 5 de abril de 2019, que, no âmbito do processo competitivo de desinvestimento de 90% da participação na Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG), o grupo ENGIE, conjuntamente com o fundo canadense Caisse de Dépôt et Placement du Québec (CDPQ), apresentou a melhor proposta, representando um Valor da Empresa de R$ 35,1 bilhões para 100% da TAG, na data base de dezembro de 2017.

Ler mais

Nacionalismo é o caminho da unidade nacional e reconstrução pós-guerra híbrida

O elo para acabar com a estratégia do entretenimento da “direita” e da “esquerda”, aquela bobagem da “civilização contra a barbárie”, é o nacionalismo. O eleitor arrependido de Bolsonaro ou o militante de esquerda que está cansado das micaretas e cirandas precisam dialogar sem intermediários. Precisamos construir um autêntico movimento nacionalista (sem xenofobia), capaz de colocar o Brasil dos (e para os) Brasileiros acima de todos os outros interesses. Temos um país rico e estamos a testemunhar uma rendição que inclui as Forças Armadas na condição vergonhosa de “porteiro de puteiro”. Precisamos resgatar o Brasil e construir uma sociedade consciente das suas responsabilidades em relação ao próprio futuro e ao futuro do nosso país.

Ler mais

Duplo Expresso 12/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 12/04, os seguintes destaques:
– O artista visual e ativista político Sama comenta: “Nosso ódio será vossa herança!”
– O antropólogo João de Athayde fala sobre: “Panepistemio: a universidade é a reunião de todas os conhecimentos – e o ministro está reprovado”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 11/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 11/04, os seguintes destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan comenta: “As eleições em Israel: Netanyahú formará seu quinto governo?”
– O politólogo e analista internacional Eduardo J. Vior fala sobre: “Nova comissão do Peronismo pode trazer novo fôlego à resistência anti-imperialista na região?”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta a atualidade política do Brasil e do mundo.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 10/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 10/04, os seguintes destaques:
– O professor, advogado e mestre em Filosofia do Direito Samuel Gomes comenta: “Alcântara, o ministro cosmonauta e o crime de responsabilidade”
– O especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo Paulo César Ribeiro Lima fala sobre: “A ilegal venda da TAG”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Alcântara, o ministro astronauta e o crime de responsabilidade

A interpretação sistemática do artigo 5⁰ da Constituição Federal conduz à conclusão de que ministro mentir (prestar informação falsa) perante uma Comissão do Senado Federal (no caso, perante duas Comissões em reunião conjunta) é crime de responsabilidade.
Para tanto, convido os brasileiros que amam o Brasil a resistir a mais um ato de clara violação dos interesses nacionais, de violação da soberania popular e violação das prerrogativas do Congresso Nacional. Não devemos, nesta hora, fazer cara de paisagem. Que a cidadania se levante, que a Nação se ponha de pé!

Ler mais

Duplo Expresso 09/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 09/04, os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e Presidente do Centro de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques comenta: “Os caminhos para a América Latina”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “Avaliação da Jornada Lula Livre e Pesquisa Datafolha: “um museu de grandes novidades”
– O antropólogo Piero Leirner comenta: “Os últimos disparos da Guerra Híbrida”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

A importância da extensão da plataforma continental na exploração do Pré-Sal

A necessidade de se criar uma verificação independente por um grupo de especialistas na delimitação do espaço estatal da plataforma continental além das 200 milhas marítimas – ao contrário de um simples ato unilateral do Estado – deve-se a dois fatores: (i) a complexidade dos critérios científicos e tecnológicos contidos no artigo 76; e (ii) o leito do mar, os fundos marinhos e o subsolo além dos limites da jurisdição nacional que foram declarados pela CNUDM como “patrimônio comum da humanidade”.

Ler mais

A mentira e a escravidão, os males do Brasil são

A enorme dificuldade em defender o consórcio dos interesses, reunidos para conquistar o Governo do Brasil, e a absoluta ausência de planos, projetos, programas que possibilitem solucionar os verdadeiros problemas nacionais, obrigam esta diversificada aglomeração, o “Governo Bolsonaro”, a se apegar nos discursos eleitoreiros e a construir fantasmas, perseguir inimigos que nem existem. Vamos tratar de  verdadeiros e grandes problemas nacionais.

Ler mais

Duplo Expresso 08/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 08/04, os seguintes destaques:
– O cientista político Felipe Quintas comenta: “O papel adequado da política social em um país subdesenvolvido como o Brasil”
– O militante popular Vinicius Guerrero fala sobre: “O incêndio na Favela do Cimento e a relação das militâncias”
– Romulus Maya, Carlos Krebs e Patrícia Vauquier fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso Domingo 07/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso deste domingo, 07/04, o seguinte destaque:
– Wellington Calasans, Romulus Maya e a arquiteta PhD em Administração de Empresas Patrícia Vauquier falam sobre: “1 ano da prisão de Lula”

Ler mais

O Tempo e a Mecânica Quântica em Mim

(…)Na internet, ficava procurando algum site que pudesse me passar alguma informação que não fosse falsa, sem encontrar… As caravanas do Lula ainda eram um alento, e nunca deixei de procurar por algo que fosse jornalístico de fato. Do outro lado (e literalmente do outro lado), Romulus Maia e Wellington Calasans tentavam passar essa informação que eu precisava. Um mandando artigos para o GGN e o outro para o Cafezinho, segundo informação deles mesmos, a priori.Então eles tentavam se colocar na imprensa alternativa e eu buscava essa informação elaborada por eles, até que em 2018, os conheci já com a criação do Duplo Expresso, li um dos artigos do Romulus e gostei muito da forma como foi escrito. Parecia um filme, muito bem elaborado e com vários flashbacks.

Ler mais

A Atualidade do Pensamento de Ibn Khaldun

Lejeune Mirhan faz uma síntese histórica do polímata Ibn Khaldun. Os elementos publicados neste texto reúnem dados, informações e opiniões de vários autores, enciclopédias e dicionários especializados, sobre a vida, a obra e o pensamento do eminente cientista árabe. Com séculos de antecedência, ele foi precursor de várias disciplinas científicas sociais, como a Demografia, a História Cultural, a Historiografia, a Filosofia da História, e a Sociologia. Também é considerado um dos precursores da moderna economia, antecipando conceitos utilizados por Karl Marx e Adam Smith.

Ler mais

Duplo Expresso 05/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 05/04, os seguintes destaques:
– O artista visual e ativista político Sama comenta: “A antropofagia que devorou a todos nós”
– O antropólogo João de Athayde fala sobre: “Aspectos de uma ilha-Brasil: escapando da distopia 64”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 04/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 04/04, os seguintes destaques:
– O sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan debate: “A desastrosa visita de Bolsonaro à Palestina”
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior fala sobre “A viagem de Bolsonaro a Israel”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta “a atualidade política do Brasil e do mundo”
Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 03/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 03/04, os seguintes destaques:
– A arquiteta PhD em Administração de Empresas Patrícia Vauquier fala sobre: “Paralelo entre o governo Macron e o Bolsonaro”
– O especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo Paulo César Ribeiro Lima comenta: “A importância da extensão da plataforma continental do Brasil e sua relação com o Pré-Sal”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

O Pior Diplomata do Mundo

Andre Pagliarini oferece um excelente artigo destacando como as narrativas apresentadas pelo presidente do Brasil em seus primeiros momentos no cargo são uma extensão da campanha eleitoral farsesca. Bolsonaro tomou várias decisões controversas, para, pouco depois, cancelá-las; seu vice-presidente várias vezes o desmentiu publicamente; e a primeira aparição internacional no Fórum Econômico Mundial em Davos – Suíça, foi rematado fracasso. Apesar de a mídia local dar a impressão de destacar os escândalos do regime, o projeto político mais amplo do clã Bolsonaro permanece intocado. A agenda entreguista e de atraso econômico é encoberta por diversionismos internos com grande cobertura e por um componente externo que, normalmente, pouca atenção receberia. Ele está personificado no clown catalisador da persona presidencial – Ernesto Araújo –, praticante de uma política de relações exteriores “impertinente e imprudente”.

Ler mais

Duplo Expresso 02/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 02/04, os seguintes destaques:
– A socióloga Thais Moya comenta: “1964: Para além dos militares, o golpe também foi planejado pela elite empresarial”
– O antropólogo Piero Leirner fala sobre: “Alguns pontos sobre a leitura militar da história”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Exclusivo! Primeiro-ministro da Guiné-Bissau no Duplo Expresso

Domingos Simões Pereira que já foi secretário-executivo da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e Primeiro-ministro da Guiné-Bissau (2014), destituído por um golpe (13 meses depois), é o atual presidente do PAIGC – Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, vencedor das eleições legislativas realizadas no dia 10 de março deste ano. Volta ao poder pela via democrática.

Ler mais

Duplo Expresso 01/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 01/04, os seguintes destaques:
– O cientista político Felipe Quintas comenta: “A Assessoria Econômica de Getúlio Vargas e a decolagem brasileira”
– A psiquiatra, professora aposentada da Universidade Federal de Pelotas Dorotea Kremer fala sobre: “Personalidades autoritárias: o solo fértil para o fascismo”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais