Duplo Expresso 30/abr/2019

O Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 30/04, conta com os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e Presidente do Centro de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques apresenta: “Costa Rica: paraíso centroamericano?”
– A doutora em Sociologia Thais Moya fala sobre: “Os ’não ditos’ de Lula”
– O doutor em Antropologia Piero Lairner comenta “os últimos disparos na guerra híbrida”
Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

A entrevista (e a verdade): Lula entrega-se pela segunda vez. E o Brasil?

– Diante da ausência geral de colhões, vamos lá nós do Duplo Expresso ficarmos “mal na foto”. De novo. Verdades inconvenientes. Ainda que impopulares.
– Sim, este texto é uma porrada. Não só para ler mas também para escrever, acreditem. Serve apenas para quem ousa enfrentar, na medida do possível, os seus vieses cognitivos. Realidade obriga. E o tempo urge.
– A pergunta – e a resposta – mais relevantes de toda a entrevista, garanto, é aquela em que Lula, feito refém, diz temer pelos seus filhos.
Pano rápido.

Ler mais

Utopia Brasileira

O Brasil não fez revolução alguma, jamais. Não se revoltou para conquistar a independência política. Nem para tirar da escravidão cerca de metade da sua população. Nem para implantar a industrialização burguesa. É incrível que alguém tenha medo da revolução socialista. É irônico, mas constitui uma das tragédias brasileiras: inimigos inexistentes.

Ler mais

Extra! – Haddad ganha as eleições! (na Espanha…)

Ao chegar à liderança de um PSOE humilhado nas urnas, Pedro Sánchez falava que “não é político mas sim professor universitário” (!). Chega à liderança do Partido Socialista Obreiro Espanhol na onda de demonização da política, surfando-a. E também depois, é claro, da queima geral da cúpula do partido, que traiu as suas bases e afundou o país na austeridade no governo Zapatero (poodle da Troika).
Conclusão: nessa “rave” comemorativa de hoje da esquerda (festiva) brasileira – que está, no geral, matando cachorro a grito -, fica patente mais uma vez a ignorância sobre temas internacionais.

Ler mais

Duplo Expresso 29/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 29/04, os seguintes destaques:
– O cientista político Felipe Quintas comenta: “Legislação trabalhista, cidadania e construção da Nação”
– O veterano do petróleo e analista político Rubem Gonzalez fala sobre: “Esquerda cai na real na Segurança Pública”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso Domingo 28/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso deste domingo, 28/04, o seguinte destaque:
– Wellington Calasans, Romulus Maya e Patrícia Vauquier comentam: “O que Lula disse, não disse ou deixou de dizer”

Ler mais

Somente as refinarias da Petrobras podem garantir diesel a preços justos para os caminhoneiros

Não é verdade o que informou a administração da Petrobras com relação à “rigorosa” observância da paridade internacional. O diesel no Brasil só é 13% menor que a média global por causa da reduzida carga tributária. Se a carga tributária fosse a mesma, o País do Pré-sal e do extraordinário parque de refino cobraria pelo diesel muito mais que a média global, onde quase todos os países são dependentes de petróleo ou derivados importados. Já o Brasil, é grande exportador de petróleo.
Óleo diesel e frete caros não atendem aos interesses do País. A Petrobras estatal e gerenciada com espírito público é a garantia de diesel e frete baratos, o que contribui para a competitividade da agricultura brasileira.

Ler mais

Bolsonaro e Guedes enganam caminhoneiros e tentam o desmonte sem freio com todos os brasileiros na boleia

Os caminhoneiros que tanto reclamaram (com razão) da postura pelega de sindicatos e centrais sindicais, agora são enganados pelos “representantes” (seja lá o que isso possa ser) que vendem como “excelente negociação” uma armadilha para enganar trouxa: tabela do frete vinculada ao preço do óleo diesel.

Ler mais

Duplo Expresso 26/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 26/04, os seguintes destaques:
– O artista visual e ativista político Sama e o cartunista Geuvar Oliveira comentam: “Política nos Quadrinhos”
– O antropólogo João de Athayde fala sobre: “A Dopagem Social”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

“Estou muito surpreso, estupefato…”

Benjamin Mouton, ex-arquiteto-chefe da Catedral de Notre Dame, discutiu a questão do fogo e da segurança no incêndio da última semana no ícone neogótico de Paris. A entrevista, conduzida por David Pujadas, foi transmitida ao vivo em 16 de abril de 2019 na rede de TV francesa LCI . Essa transcrição foi disponibilizada pelo coletivo Vila Mandinga, bem como a análise sobre o vídeo apresentado.

Ler mais

Duplo Expresso 25/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 25/04, os seguintes destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan comenta: “Índia, história, tradições e eleições parlamentares de abril de 2019”
– O veterano do petróleo e analista político Rubem Gonzalez fala sobre: “Xadrez balístico: frieza de Putin expõe bravatas americanas”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta a atualidade política do Brasil e do mundo.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 24/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 24/04, os seguintes destaques:
– O cientista político Felipe Quintas comenta: “A esquerda brasileira na batalha das ideias”
– O especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo Paulo César Ribeiro Lima fala sobre: “A importância da Petrobras estatal para os caminhoneiros”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 23/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 23/04, os seguintes destaques:

– O PhD em Economia e presidente do Centro de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques comenta: “Brasil: a crise se aprofunda”
– O antropólogo Piero Leirner comenta: “Os últimos disparos na Guerra Híbrida”

– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Dança das Cadeiras

O pau está comendo solto no Planalto. Aliás, o pau está comendo solto em todo Brasil. Muita gente está achando que somos um país que vai para frente, mas na verdade, vamos além. Vamos para todos os lados. Geralmente correndo da polícia. Aproveitando o Sábado de Aleluia, Sama mostra que há um plano em curso para unir as esquerdo(patias), as direita(tardias) e os isentões em volta de um mesmo Judas: as instituições. Jogar pedras nelas enquanto se dança em torno das cadeiras não permite que se veja o óbvio: todas as que restam tem apenas três pernas. E avião monomotor, veículo sobre duas rodas e cadeiras com três pernas não são confiáveis…

Ler mais

99%, UNÍ-VOS! É o Filho Pródigo

José Carlos de Assis saúda o ingresso de André Lara Resende no rol dos economistas progressistas. Ou será que ALR fica com um pé no desenvolvimentismo e outro amarrado ao contracionismo? Ou seja, na conveniente posição de independência-em-cima-do-muro? A longa tradição de economistas fiscal-monetaristas servindo de vassalos aos interesses de banqueiros estaria sendo quebrada? Teria ALR percebido agora aquilo que o autor já preconizava há vinte anos? Leiam e entendam um pouco mais sobre as vantagens da aplicação das “finanças funcionais”, ao invés de uma política austera e contracionista subserviente apenas aos rentistas da dívida pública.

Ler mais

Teatro e cortina de fumaça: tem até falso “fogo amigo” para esconder a entrega do pré-sal

Enquanto liberais fingem debater Reforma da Previdência e até a Lava Jato volta ao centro do desvio de foco, o petróleo segue como a verdade escondida do verdadeiro debate.
Em mais um texto, Piero Leirner desnuda o conjunto de farsas que ocupa os noticiários e impedem que os brasileiros saibam o que realmente acontece contra o próprio país

Ler mais

Debate: Desconstruir Bolsonaro é politizar o cidadão enganado

Dentro da minha proposta de promover o debate, fiz as devidas provocações numa entrevista que considero útil para este propósito, respeitando o contraditório, para que possamos ampliar este debate tão necessário sobre a política do nosso país. A filósofa Marcia Cavalcante fala neste vídeo sobre o dicionário “Desbolsonário de bolso”. São 50 páginas que tentam desconstruir os verbetes recentes que ocupam o tempo das pessoas com insanidades que ganharam força inicialmente nas redes sociais, mas depois ocuparam todos os espaços de debate.

Ler mais

A importância da regulação do preço do óleo diesel

É fundamental que haja uma regulação de preços de derivados básicos no País. Não faz sentido que, no caso dos derivados produzidos com óleo extraído no Brasil, a Petrobras pratique ou receba com base em preços de paridade de importação, como ocorre no caso do óleo diesel.

Ler mais

Duplo Expresso 17/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 17/04, os seguintes destaques:
– O antropólogo Piero Leirner comenta os últimos disparos na guerra híbrida
– O especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo Paulo César Ribeiro Lima fala sobre: “A importância da regulação do preço do diesel”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 16/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 16/04, os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e Presidente do Centro de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques comenta: “Honduras: Os condenados da terra na América Central”
– A arquiteta PhD em Administração de Empresas Patrícia Vauquier fala sobre o incêndio na Catedral de Notre Dame
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 15/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 15/04, os seguintes destaques:
– O cientista político Felipe Quintas comenta: “A necessidade das estatais estratégicas para o bem-estar social no Brasil”
– O militante popular Vina Guerrero fala sobre: “O incêndio na Favela do Cimento e a relação das militâncias”
– Romulus Maya, Carlos Krebs e Patrícia Vauquier fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso Domingo 14/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso deste domingo, 14/04, o seguinte destaque:
– Romulus Maya, Patrícia Vauquier o jurista Luiz Moreira fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

O Eterno Carnaval – Os Poderes Comandando as Farsas

Além do habitual diversionismo, esta Operação, que muito corretamente deverá ficar para a história como “Nos braços do Tio Sam”, também está expondo uma briga de quadrilhas por dinheiro e poder (ou também correrá sexo, para a trinca mágica das motivações?). Como escrevi recentemente, estamos procurando a oposição.E a contrarreforma da previdência, de interesse unicamente bancário, talvez tenha um aumento de custo no Congresso renovado.

Ler mais

Análise da informação sobre a privatização da TAG

A Petrobras afronta decisão cautelar do Ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da ADI 5624 MC/DF, com a informação, em 5 de abril de 2019, que, no âmbito do processo competitivo de desinvestimento de 90% da participação na Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG), o grupo ENGIE, conjuntamente com o fundo canadense Caisse de Dépôt et Placement du Québec (CDPQ), apresentou a melhor proposta, representando um Valor da Empresa de R$ 35,1 bilhões para 100% da TAG, na data base de dezembro de 2017.

Ler mais

Nacionalismo é o caminho da unidade nacional e reconstrução pós-guerra híbrida

O elo para acabar com a estratégia do entretenimento da “direita” e da “esquerda”, aquela bobagem da “civilização contra a barbárie”, é o nacionalismo. O eleitor arrependido de Bolsonaro ou o militante de esquerda que está cansado das micaretas e cirandas precisam dialogar sem intermediários. Precisamos construir um autêntico movimento nacionalista (sem xenofobia), capaz de colocar o Brasil dos (e para os) Brasileiros acima de todos os outros interesses. Temos um país rico e estamos a testemunhar uma rendição que inclui as Forças Armadas na condição vergonhosa de “porteiro de puteiro”. Precisamos resgatar o Brasil e construir uma sociedade consciente das suas responsabilidades em relação ao próprio futuro e ao futuro do nosso país.

Ler mais

Duplo Expresso 12/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 12/04, os seguintes destaques:
– O artista visual e ativista político Sama comenta: “Nosso ódio será vossa herança!”
– O antropólogo João de Athayde fala sobre: “Panepistemio: a universidade é a reunião de todas os conhecimentos – e o ministro está reprovado”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 11/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 11/04, os seguintes destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan comenta: “As eleições em Israel: Netanyahú formará seu quinto governo?”
– O politólogo e analista internacional Eduardo J. Vior fala sobre: “Nova comissão do Peronismo pode trazer novo fôlego à resistência anti-imperialista na região?”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta a atualidade política do Brasil e do mundo.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 10/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 10/04, os seguintes destaques:
– O professor, advogado e mestre em Filosofia do Direito Samuel Gomes comenta: “Alcântara, o ministro cosmonauta e o crime de responsabilidade”
– O especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo Paulo César Ribeiro Lima fala sobre: “A ilegal venda da TAG”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Alcântara, o ministro astronauta e o crime de responsabilidade

A interpretação sistemática do artigo 5⁰ da Constituição Federal conduz à conclusão de que ministro mentir (prestar informação falsa) perante uma Comissão do Senado Federal (no caso, perante duas Comissões em reunião conjunta) é crime de responsabilidade.
Para tanto, convido os brasileiros que amam o Brasil a resistir a mais um ato de clara violação dos interesses nacionais, de violação da soberania popular e violação das prerrogativas do Congresso Nacional. Não devemos, nesta hora, fazer cara de paisagem. Que a cidadania se levante, que a Nação se ponha de pé!

Ler mais