“E daí”, “esquerda”? – D.E. 30/abr/2020

Destaques:
(i) Diretamente de Berna, Suíça, Romulus Maya, Editor-chefe do Duplo Expresso, atualiza o expressonauta sobre a conjuntura. “E daí”, “esquerda”?
*
(i) De algum ponto (deliberadamente) não identificado da América Latina, Alejandro Acosta, uruguaio editor da Gazeta Revolucionária, comenta: “Coronavírus: os chilenos, obrigados a trabalhar, retomam os protestos”.
*
(iii) De Portugal, o historiador Mario Maestri lança a sua navalha, afiadíssima, sobre a política brasileira. Hoje com o tema: “O covid-19 apenas revela a cara brutal do Brasil capitalista”.
*
(iv) De São Paulo, a socióloga Angelica Lovatto, Professora da UNESP, comenta: “Poxa, não era pra usar máscara, pelo menos? Que nada: o peleguismo mostra toda a sua cara feia no ‘Ato do Primeiro de Maio'”.
*
Imperdível!

Ler mais

Na ponta: religiosos constatam disparada em enterros – D.E. 29/abr/2020

Destaques:
Diretamente de Berna, Suíça, Romulus Maya, Editor-chefe do Duplo Expresso, recebe (i) o Pastor Ariovaldo Ramos; (ii) a Mãe de Santo Rosiane Rodrigues; (iii) o Rabino Gilberto Ventura; (iv) Dom Luiz Carlos Eccel (Bispo Emérito); e (iv) a terapeuta Lou Judice.
Duplo Expresso — especial — carregado, mais do que “apenas” de diálogo inter-religioso, de convergência das respectivas comunidades na luta contra a pandemia e o drama social por ela (tão) exacerbado.
Mais: para além dos coveiros, que dão o alerta pedindo a proteção do sigilo, são os religiosos — atuando na ponta — que constatam a disparada no número de enterros.
Lembremos: foram também religiosos que, durante a Ditadura Militar, colheram os depoimentos do “Tortura Nunca Mais”, preservados — fora do país — no Conselho Mundial de Igrejas, em Genebra.
Mais uma vez o Brasil, em dura quadra da sua História, recorre aos sacerdotes. Isto é, àqueles com coragem. Nem que, “apenas”, pelo direito à memória. E à verdade histórica. 
Imperdível!

Ler mais

(Bio-) Guerra Híbrida: onde há fumaça há fogo? – D.E. 28/abr/2020

Destaques:
(i) Diretamente de Berna, Suíça, Romulus Maya, Editor-chefe do Duplo Expresso, atualiza o expressonauta sobre a conjuntura. 
*
(ii) De Santa Catarina, o economista Nildo Ouriques, do IELA-UFSC e da RB/PSOL, comenta: “Esquerda e direita: moral e politica”.
*
(iii) De São Paulo, Piero Leirner, antropólogo da UFSCar, o nosso “Professor Doutor Titular de Guerra Híbrida”, comenta os últimos disparos nesse conflito.
*
Imperdível!

Ler mais

C.0.R.0.N.A.: mitos e verdades – D.E. 27/abr/2020

Destaques:
(i) Diretamente de Berna, Suíça, Romulus Maya, Editor-chefe do Duplo Expresso, atualiza o expressonauta sobre a conjuntura. Moro ficou na semana passada da História?
*
(ii) De São Paulo, o infectologista Marcelo Naveira, consultor da OMS, traça panorama atual da pandemia no Brasil e no mundo, destacando mitos e verdades sobre o coronavírus.
*
(iii)  Do Rio Grande do Sul, Wendel Pinheiro, membro do Diretório Nacional do PDT, comenta a conjuntura política, dias depois de o seu partido ter apresentado pedido de impeachment de Jair Bolsonaro.
*
Imperdível!

Ler mais

Corpos empilhados – literalmente! – D.E. 26/abr/2020

Destaques:
Diretamente de Berna, Suíça, Romulus Maya, Editor-chefe do Duplo Expresso, recebe, (i) de Brasília, o economista Gustavo Galvão (vaquinha aqui); (ii) do Rio de Janeiro, Felipe Coutinho, Presidente da AEPET, a Associação de Engenheiros da Petrobras; e (iii) de Minas Gerais, o jurista Luiz Moreira, constitucionalista, professor e ex-Conselheiro do CNMP. “Como anunciado: corpos empilhados – literalmente. E agora?”

Ler mais

Atenção: dinheiro do mundo foge para a Suíça. Crash à vista? – D.E. 24/abr/2020

Destaques:
(i) Diretamente de Berna, Suíça, Romulus Maya, Editor-chefe do Duplo Expresso, analisa a conjuntura política:
O que durou mais? A “morte do Kim Jong Un”? Ou a “demissão do Sergio Moro”?
Mais: o dinheiro do mundo segue em disparada rumo a cofres na Suíça. A Finança se prepara para um tsunami nos mercados?
Enquanto isso, droga tida como maior promessa como terapia contra o coronavírus… falha: estudo clínico determina a sua ineficácia. Ka-booom!
*
(ii) De São Paulo, centro financeiro do país, o economista e professor da FGV Paulo Gala e, do Rio de Janeiro, o geógrafo e Professor da UERJ Elias Jabbour comentam a conjuntura econômica. E apresentam curso elaborado por ambos, “O milagre da China”, a começar na semana que vem.
*
(iii) De Santa Catarina, os economistas Daniel Correa e Mauricio Mulinari, ambos do Instituto de Estudos Latino-americanos (IELA), da UFSC, e da RB/PSOL, comentam a conjuntura econômica: o segundo mergulho na crise é inevitável?
*
(iv) De algum ponto (deliberadamente) não identificado da América Latina, Alejandro Acosta, uruguaio editor da Gazeta Revolucionária, comenta: “Coronavírus: a ‘nova normalidade” na América Latina”.
*
Imperdível!

Ler mais

“Plano M(u)rsh(ow)” “dos militares”: Novidade? Bem, não e sim… – D.E. 23/abr/2020

Destaques:
(i) Diretamente de Berna, Suíça, Romulus Maya, Editor-chefe do Duplo Expresso, atualiza o expressonauta sobre a conjuntura. Qual a jogada com o “Plano M(u)rsh(ow)” “dos militares”? Novidade? Bem, não e sim…
*
(ii) De Portugal, o historiador Mario Maestri lança a sua navalha, afiadíssima, sobre a política brasileira. Hoje com o tema: “Entre Bolsonaro e o Mourão, eu fico e não abraço com o idiota perfeito”.
*
(iii) De São Paulo, a socióloga Angelica Lovatto, Professora da UNESP, continua a necessária, atual e difícil discussão sobre quais as alternativas que os trabalhadores podem gerar, a partir de seu controle social em tempos de crise aguda, com o tema: “O controle operário de uma fábrica ocupada pode impulsionar o controle operário sobre a sociedade (ainda sob o capitalismo)?”.
*
(iv) Do Rio de Janeiro, Felipe Coutinho, Presidente da AEPET, a Associação de Engenheiros da Petrobras, explica o colapso do preço do petróleo, a resposta de Trump e as perspectivas futuras para o Brasil e para o mundo.
*
Imperdível!

Ler mais

“Descobrimento”: no aniversário de 520 anos, Brasil ganha… VALA COLETIVA! – D.E. 22/abr/2020

Destaques:

(i) Diretamente de Berna, Suíça, Romulus Maya, Editor-chefe do Duplo Expresso, atualiza o expressonauta sobre a conjuntura. Na Europa, paulada: enquanto o governo francês revela que o “desconfinamento” será leeento e gradual, estudo aponta que apenas 5,7% da população já foi exposta até aqui ao vírus. Muito longe da (suposta…) “imunização de rebanho”, mas o suficiente para saturar o melhor sistema de saúde do mundo! Uma segunda onda é, portanto, inevitável? Enquanto isso, no Brasil do “confinamento tabajara”, mais um C.Q.D. (desgraçado!) do D.E.: valas — coletivas — engolem, emergencialmente, os corpos de brasileiros na Região Norte. Onde mais veremos isso?
*
(ii) De Minas Gerais, o jurista Luiz Moreira, constitucionalista, professor e ex-Conselheiro do CNMP, comenta o quadro atual. O seu Ceará natal, por exemplo, pela densidade demográfica de Fortaleza, é um dos locais com o pior prognóstico. Mas e as grandes favelas do Sudeste? Madame tem que abrir o olho: as empregadas domésticas vão e voltam de lá todo dia…
*
(iii) Do Rio de Janeiro, o Vereador Leonel Brizola Neto também comenta o quadro atual, contrapondo uma visão brizolista para a crise sanitária e social que vivemos àquela das forças cujo principal legado de “obras” e “engenharia” civil periga ser a escavação de… valões coletivos!
*
Imperdível!

Ler mais

Bolsonaro: “Mundo das Elites”e resiliência

Por Luiz Carlos de Oliveira e Silva
O fenômeno do bolsonarismo é um monstro de várias cabeças, dentre elas, a rejeição ao “mundo das elites”, experimentada por parcelas expressivas do nosso povo. Para estas, do “mundo das elites” fazem parte os políticos, os artistas, os defensores dos direitos humanos, os intelectuais, as pessoas cultas, os jornalistas, a esquerda etc.

Ler mais

Diários da Pandemia: Manaus

Por João de Oliveira, de Manaus (AM).
Em relação ao comportamento da população, ela segue indo as feiras e mercados a maioria sem máscara e sem nenhuma proteção contra o vírus.
As pessoas algumas com mascara e a maioria sem máscara um total desrespeito por parte da população sobre as medidas de prevenção.
Mesmo após a recomendação da Prefeitura de Arthur Virgilio sobre o uso de mascara a população segue inerte sobre isso.

Ler mais

Coronavírus: quem é o responsável, a quem beneficia e quem paga a conta?

Por Alejandro Acosta.
O grande capital busca refúgio nas dívidas públicas, mas com isso, os próprios mecanismos de funcionamento do capitalismo enfrentam crescentes travas para funcionar.
O papel do estado só aumenta devido às crescentes dificuldades das grandes empresas funcionarem.
Mas as gigantescas empresas que somente podem funcionar em escala planetária e com a ajuda estatal e na ponta das baionetas e buscando a guerra, simplesmente mostram que colocar 8 bilhões de pessoas em função dos privilégios de 150 grandes famílias se torna a cada dia mais insuportável.

Ler mais

(Bio-) Guerra Híbrida: o petróleo; os cadáveres – D.E. 21/abr/2020

Destaques:
(i) Diretamente de Berna, Suíça, Romulus Maya, Editor-chefe do Duplo Expresso, atualiza o expressonauta sobre a conjuntura. Enquanto a Europa vai saindo, diante do sucesso, do confinamento, corpos acumulam-se em Manaus e no restante do Brasil. Mais que óbitos evitáveis, o problema é morte indigna, desumana: sem acesso a tratamento, por vezes por sufocamento. Desumanidade, aliás, para além da morte: cadáveres mantidos em macas hospitalares, apodrecendo, por falta de espaço. Com sacos plásticos na cabeça para “diminuir” o risco biológico. E o mau cheiro! Vilipêndio de cadáver por parte do “Estado” (?) brasileiro, simplesmente. O pior de tudo: a infecção em massa de médicos e demais profissionais de saúde, sacrificando ainda mais o atendimento. Uma bola de neve, macabra.
*
(ii) De Santa Catarina, o economista Nildo Ouriques, do IELA-UFSC e da RB/PSOL, comenta: “A crise capitalista se aprofunda”.
*
(iii) De São Paulo, Piero Leirner, antropólogo da UFSCar, o nosso “Professor Doutor Titular de Guerra Híbrida”, comenta os últimos disparos nesse conflito.
*
(iv) Do Rio de Janeiro, Felipe Coutinho, Presidente da AEPET, a Associação de Engenheiros da Petrobras, explica o colapso do preço do petróleo e as perspectivas futuras para o Brasil e para o mundo.

Imperdível!

Ler mais