Esfinge fardada: Aldo Rebelo ajuda a decifrar – D.E. 30/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise de conjuntura política, hoje recebendo o ex-Ministro Aldo Rebelo, rara voz no campo progressista com interlocução nas Forças Armadas. Amazônia, imperialismo, Golpe, Lula, saídas… imperdível!
(ii) Direto da França, o antropólogo João de Athayde comenta: “O que fazer diante do Telecatch Macron-Bolsonaro?”.
(iii) O analista e militante político Claudio Pacheco passa a semana em revista.

Ler mais

ONGs: começa o expurgo. D.E. avisou – D.E. 29/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise de conjuntura política, hoje com ênfase na confirmação do verdadeiro plano de Bolsonaro para o tema “Amazônia”, revelado ontem pelo D.E.. Trata-se de uma bomba de fragmentação. Avisamos que viria aí a “Lava Jato das ONGs”. Ontem, no Senado, foi requerida a instalação do quê? Da “CPI das ONGs”! Primeira assinatura? Flavio Bolsonaro!
(ii) Eduardo Jorge Vior, direto de Buenos Aires, comenta o pedido de moratória da Argentina ao FMI e o impacto regional e geopolítico da questão Amazônica.
(iii) Mario Maestri: “A Amazônia jamais foi nossa! Foi sempre deles! E vai ser ainda mais!”.
(iv) Beto Almeida comenta a conjuntura política, com ênfase história do conflito “ambiental” do Brasil com o centro do capitalismo.

Ler mais

Bomba de fragmentação: o verdadeiro plano “Amazônia” – D.E. 28/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise de conjuntura política, hoje com ênfase na revelação do verdadeiro plano de Bolsonaro para o tema “Amazônia”. Trata-se de uma bomba de fragmentação. Estamos a testemunhar apenas a PRIMEIRA das explosões. O quem vem por aí é muuuito pior… confira.
(ii) A auditora e coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, comenta a vitória obtida ontem, com a retirada da Pauta da Câmara dos Deputados do Projeto de Lei da “securitização” – aquele que frauda todas as disciplinas de controle de gastos orçamentários transferindo, diretamente para os bancos, o caixa de arrecadação do Estado. Agora, já sem intermediários!
(iii) Fernando Leite Siqueira, ex-Presidente da Associação de Engenheiros da Petrobras (AEPET), relata a saga do Brasil na luta pelo SEU petróleo.

Ler mais

“Bolsonaro respira por aparelhos” (?) – Duplo Expresso 27/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise de conjuntura política, hoje com ênfase na “flauta mágica” da vez: a 527a vez, desde janeiro, em que o “PIGuinho vermelho” “crava” mais uma contagem regressiva para a “queda de Bolsonaro”. A quem isso serve?
(ii) Os economistas Daniel Correa e Mauricio Mulinari, do Instituto de Estudos Latino-americanos (IELA), da UFSC, comentam o atual estágio da crise econômica, que aponta para um novo choque global. Você está preparado?
(iii) Piero Leirner comenta os últimos disparos na guerra híbrida: agora de lança-chamas!

Ler mais

Guerra híbrida: saia do papel escrito para você! – D.E. de Domingo 25/ago/2019

Duplo Expresso de Domingo, com o penalista Fernando Nogueira e o especialista em segurança e tecnologia “Caos Soberano”. Na semana em que o teatro de operações da guerra híbrida literalmente se estendeu de Norte (Amazônia) a “Sul” (Rio-Niterói) do Brasil, como sair do script?

Ler mais

Suicídio de Vargas: 65 anos. Foi-se ele. Inimigos estão aqui! – Live especial 24/ago/2019

Destaques:
Romulus Maya recebe o jornalista Beto Almeida, que comenta o aniversário, hoje (24 de agosto), do suicídio de Getúlio Vargas: 65 anos. Com depoimento de José Augusto Ribeiro, autor da biografia definitiva do maior estadista que o Brasil já teve.
Sim, História… mas mais atual do que nunca no Brasil de 2019.
Naquele dia 24 de agosto de 1954 foi-se Getúlio. Seus inimigos, contudo, então repelidos por uma década com aquele gesto dramático, ficaram.
Pior: estão, hoje, no poder!

Ler mais

Manual “secreto”: como a internet levou – e mantém – Bolsonaro no poder

A palavra chave aqui é desorientação e sobrecarga cognitiva. A sobrecarga se deve às característica da moderna sociedade da informação e seus múltiplos estímulos comunicacionais. A cesura se dá não propriamente pela ocultação definitiva de conteúdos relevantes mas por um bombardeio de saturação à atenção do indivíduo com conteúdos irrelevantes/ manipuladores. Some a isso um Bolsonaro “mitando” em contraponto a uma esquerda “lacrando” nas redes sociais em temas morais, a coleta, o processamento e o uso de big data para sequestrar — e moldar — o “debate” político e você tem parte da receita de bolo que explica o Brasil atual. E que nos possibilita pensar uma reação.

Ler mais

Internet elegeu Bolsonaro e “Amazônia” vai mante-lo lá – Duplo Expresso 23/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase nos últimos desdobramentos da semana em que a “guerra híbrida” bombou no Brasil (e além), com o abate do sequestrador no Rio e “Amazônia em chamas”, com Bolsonaro e Emmanuel Macron um levantando a bola para o outro cortar, num falso duelo. Os dois contra você, brasileiro!
(ii) O jornalista Beto Almeida faz reflexão sobre o aniversário do suicídio de Vargas.
(iii) O especialista em segurança e tecnologia “Caos Soberano” comenta o seu artigo “Manual “secreto”: como a internet levou – e mantém – Bolsonaro no poder”, publicado nesta manhã no D.E..
(iv) O analista e ativista político Claudio Pacheco passa a semana em revista.

Ler mais

Lava Jato rompe “pactos secretos” e prepara grande armação. Para cima de quem?

Em suma: vem aí uma grande armação em Curitiba.
Palavras-chave: “Braskem”, “pastas secretas” – retroativas (!) – com nomes de “recebedores de propina” (sic), Guido Mantega – alguém ao mesmo tempo “do PT” mas também “ex-Ministro da Fazenda” (bancos/ compra de informação privilegiada).
Há, portanto, dois alvos potenciais bastante óbvios: PT (Lula?) e bancos.
Haverá outros?
Quais nomes entrarão, retroativamente!, nas tais “pastas secretas” (sic)?
Armação da grossa, minha gente!

Ler mais

Lava Jato rompe acordo oculto com o PT. Por quê? – Duplo Expresso 22/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase nos últimos desdobramentos em Curitiba, onde a Lava Jato rompe velhos acordos, ocultos, com a Odebrecht e com o PT, indo agora atrás de Mauricio Ferro (cunhado de Marcelo e genro de Emilio Odebrecht) e de Guido Mantega, respectivamente. Por quê?
(ii) Thais Moya e o olhar holístico que ajuda a decifrar o subtexto do noticiário político.
(iii) Mario Maestri: “A carta de Lula, a versão do 247, a correção do PCO e os vinte e três porquinhos”.
(iv) Rubem Gonzalez chega entrando de sola.

Ler mais

Alerta: como a esquerda vai perpetuar a direita no poder – Duplo Expresso 21/ago/2019

(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje perguntando se a esquerda brasileira pode, de fato, chamar a si mesma de “força popular”. No dia seguinte ao incidente na Ponte Rio-Niterói, o abismo entre certas lideranças de esquerda e o povo mostra a armadilha política do (ultra) vanguardismo. Assim, não vai nem com eleição mas tampouco com revolução: milícia popular, “revolucionária”, de… meia dúzia?
(ii) Nildo Ouriques: “Esquerda latinoamericana: entre o passado heroico e o presente miserável”.
(iii) Piero Leirner e os últimos disparos na guerra híbrida: coisa de sniper!

Ler mais

“Bin Laden” de Niterói: uma hipótese… híbrida!

Poderia se tratar de um novo “Adélio”, traído no desfecho final, para — desta vez — queimar o arquivo. Afinal, outro “maluco” (apenas) “internado perpetuamente” pelo Judiciário — nesse caso — pegaria mal…
Sendo verdadeiro ou não o incidente, há uma grande operação de comunicação sendo tocada em cima, com direito a grade de programação sendo derrubada pela manhã em canais de TV.
Fosse o caso de conspiração, poderia se tratar não de um “sombra” (pária da comunidade de segurança) queimado — o sequestrador supostamente trabalhava como vigilante — , mas até mesmo de um P2 fazendo uma encenação.
Impressionam as “coincidências”.
Mas, para além disso, as contradições: flagramos a Globo mudando de versão. Com prints!
Confira.

Ler mais

Noruega: a “esquerda” mendiga e a nossa indigência – Duplo Expresso 20/ago/2019

(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase na seguinte constatação: quando a bandeira de “esquerda” é “lutar” para MENDIGAR R$ 300 milhões (note: de Reais) da Noruega — em que essa, eco-imperialista, determina a sua destinação — em vez de lutar (sem aspas) para a mesma Noruega não roubar grande parte dos US$ 20 TRILHÕES (note: de dólares) do NOSSO Pré-sal, você percebe q não temos esquerda.‬ A questão ambiental é tanto mais complexa quando notamos que Bolsonaro mais uma vez age contra o Brasil — e mesmo os seus interesses agro-exportadores — quando dá (deliberadamente?) a desculpa para sofrermos retaliações comerciais.
(ii) Felipe Quintas e a urgência e prioridades de um projeto nacional.
(iii) Rubem Gonzalez chega entrando de sola.

Ler mais

Luiz Moreira disseca a “ordem jurídica” (sic) do Golpe — D.E. de Domingo 18/ago/2019

Logo mais, às 16h, Romulus Maya recebe o constitucionalista, professor e ex-Membro do CNMP Luiz Moreira no Duplo Expresso de Domingo, para discutir a conjuntura jurídica e política. Próximo PGR, VazaJato, esgarçamento das instituições, Lei de Abuso de Autoridade, “Patriot Act” Tabajara e caminhos para a reversão do atual quadro serão alguns dos temas abordados. Imperdível: logo mais, às 16h, horário de Brasília. Até lá!

Ler mais

Vodu de Bolsonaro para fechar o Regime: “Lei Cancellier” (Conclusão)

Nesta segunda parte, o Professor de Direito Penal e Processo Penal Fernando Nogueira Martins Jr. explica, passo a passo, como os contrabandos na redação daquilo que deveria ser a “Lei de Abuso de Autoridade” lograram fazer com que o seu texto final valesse menos que… o papel em que está escrito! Em particular, as “contribuições” dos notórios Randolfe Rodrigues & Simone Tebet (lobistas-reféns da Lava Jato no Senado), bem como as do também notório Aécio Neves (outro refém da Juristocracia), para dentro dos Artigos 1o e 3o. Indo além, Nogueira Martins demonstra como a mutação do texto e o seu “exótico” processo de tramitação nas duas Casas do Congresso — bem como a sua pronta apropriação, político-midiática, pelos binômios direita/ “esquerda” (?) e PIG/ PIGuinho vermelho — levam à conclusão de que estamos diante da mais perfeita tradução do conceito de “guerra híbrida” no campo do Direito. Imperdível!

Ler mais

O vodu de Bolsonaro para fechar o Regime: “Lei Cancellier” (Parte 1)

O dia em que (o craque) Renan Calheiros mostrou à República — e a Lula — seus colhões, digo, mostrou como um HOMEM — de Estado, no caso — responde a golpe do Judiciário. Infelizmente — para o ex-Presidente e também para o Brasil — no meio do caminho tinha um (emasculador) “PT Jurídico”…

Ler mais

Guerra híbrida se intensifica: “Lei Cancellier” (sic) – Duplo Expresso 16/ago/2019

Destaques:
(i) Fernando Nogueira Martins Jr., professor de direito penal e processo penal, & Romulus Maya comentam o vazio da suposta “Lei de abuso de autoridade”. Como diria Bismarck, “leis são como salsichas. É melhor não ver como elas são feitas”.
(ii) O analista político e ativista Claudio Pacheco passa a semana em revista.

Ler mais

Bomba: fraude na “Lei de abuso de autoridade”! — é a guerra híbrida, estúpido!

Poxa, ninguém tem tutano suficiente para ter desconfiado quando o próprio PSL, o partido de Bolsonaro (!), deu o quórum necessário para a votação (em vez de obstruir!), minha gente?! 
O que é que há? 
Já estão colocando LSD na água de todos os brasileiros, Jesus?! 
Dureza, hein? 

Ler mais

“Lei Cancellier” (de Taubaté!), a guerra híbrida e as fake news – Duplo Expresso 15/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase em: (a) a fake news da “aprovação da Lei Cancellier”, quando o projeto votado ontem na Câmara é outro! Sem dentes! Pior: guerra híbrida na veia!; e (b) mais um CQD do DE: começa a entrega das reservas internacionais à Finança transnacional, para que essa possa depois estourar o Real e a Bovespa.
(ii) Eduardo Jorge Vior, direto de Buenos Aires, comenta a sabotagem ao Kirchnerismo até a eleição geral, em dois meses.
(iii) Mario Maestri comenta: “Janaína, Freixo e o Copacabana Palace”.
(iv) Beto Almeida comenta as consequências da vitória do Kirchnerismo no último domingo.
(v) “Caos Soberano”, analista de segurança e tecnologia, comenta os novos furos do Golpe no rumo do fechamento do Regime.

Ler mais

“Cafofo do Osama”: EUA e Bolsonaro forjarão “atentado”? – Duplo Expresso 13/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase na plantação pela “matriz” (o FBI) de que haveria “perigosos terroristas da Al Qaeda no Brasil”. Desmontamos a farsa da vez com dados que mostram que embora o FBI alegue que os procuras “desde 2013”, a página dedicada aos mesmos foi criada há apenas… um mês!
“Coincidentemente”, logo depois da viagem de Sergio Moro aos EUA. Onde esse visitou o… FBI!
E tratou de… “terrorismo”!
Rá!
Assim não tem nem graça!
Duplo Expresso: desmontando mais uma farsa do Golpe!
(depois da “fake-ada”, do “hacker russo”, do “hacker de Araraquara”, da …).
Tudo isso para quê?
Para fechar o Regime e aprovar o “Patriot Act” Tabajara, o #PL2418não, que legaliza o monitoramento das suas mensagens privadas, no celular e nas redes sociais, pelo Exército.
(ii) Nildo Ouriques: “eleições na América Latina — lições de Guatemala e Argentina”.
(iii) Piero Leirner comenta os últimos disparos na guerra híbrida. 

Ler mais

Argentina será o grande teste – Duplo Expresso 12/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase na lavada que o kirchnerismo deu em Mauricio Macri ontem na Argentina. Na quadra atual, dá para derrotar os EUA em eleição?
(ii) Felipe Quintas e “A Farsa da ‘Desdemocratização'”.
(iii) Rubem Gonzalez chega entrando de sola. 

Ler mais

Genial (e perverso): o golpe do “golpe militar” – Duplo Expresso de Domingo 11/ago/2019

Destaques:
(i) Gilberto Bercovici, professor titular de direito econômico da USP, comenta os 100 anos da Constituição de Weimar. Uma constituição progressista que, no entanto, não impediu a ascensão do nazismo anos depois. Soa familiar?
(ii) Fernando Nogueira, professor de direito penal e processo penal da Universidade Federal de Lavras, analisa junto com Romulus Maya a sacada genial do adversário, que segue enganando incautos à esquerda e à direita: o golpe do “golpe militar”. “Renda-se ou eu atiro!” 

Ler mais

O “golpe militar”, o “sincericídio” — plantado — de Toffoli e o General tarado

Sobre a entrevista do Presidente do STF à Veja. Incrível que as “análises” limitem-se ou a reproduzir o texto ou, quando muito, sintetizar o seu conteúdo, comprando-o – e, mais importante, vendendo-o – pelo valor de face.
“Toffoli, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre evitaram tanques nas ruas em abril! Estamos à beira do golpe militar mesmo, Jesus!”
Sei…
Tem coisa melhor do que dar golpe militar…
– … sem mesmo dar?
É nesse registro que se encaixa também a farsa da “transferência de Lula para o Presídio de Tremembé”.
Palavras-Chave: caos controlado; abordagem indireta; espectro total; aproximações sucessivas; dissonância cognitiva; viés de confirmação.

Ler mais

Haddad: a última pá de cal no PT

Os colaboracionistas infiltrados na oposição se comportarão do mesmo modo quando das reformas fiscal e política. Esperam retornar a uma maior integração à administração do Estado, seja ele qual for, e ao aumento das benesses correspondentes, é lógico, após o ataque geral do grande capital vergar os trabalhadores, despir de real poder as instâncias política, aniquilar a nação.
As próximas eleições devem servir para denunciar os responsáveis pelas terríveis condições de vida da população e lembrar que, sem abatê-los, não há salvação, mesmo parcial, para os ofendidos. Deve ser momento para chamar e organizar a luta contra o segundo governo golpista e a ordem ditatorial em construção, nas escolas, fábricas, associações, campos e quartéis. Deve ser o momento de organização das forças populares, em torno de um programa concreto, que tenha como mira sua emancipação social e política, no aqui, no agora, no após.

Ler mais

Você confia na Justiça Eleitoral? Sabe nada… – Duplo Expresso 9/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya e o ativista Claudio Pacheco fazem a análise da conjuntura política, passando a semana em revista.
(ii) o jornalista Osvaldo Meneschy, brizolista das antigas, joga luz sobre episódio pouco conhecido da história política brasileira recente, do qual foi testemunha ocular: a fraude na apuração em 1989 em MG que retirou Brizola de um segundo turno contra Fernando Collor. 

Ler mais

“Vocês querem bacalhau?” – Com (não) “transferência de Lula”, Previdência passou e você nem viu – Duplo Expresso 8/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase na “estranha” dinâmica de ontem no Judiciário, em que a Lava Jato levantou a bola para o STF cortar. Coincidentemente, com a plateia entretida com o espetáculo — “Lula vai ou não para presídio comum, em cela coletiva com assassinos e estupradores?” — , passou a Reforma da Previdência em segundo turno na Câmara. Fernando Nogueira Martins Jr. comenta os aspectos (supostamente) “legais” dessa última manobra do Golpe.
(ii) O analista internacional Eduardo Jorge Vior, direto de Buenos Aires, comenta: “A crise no Paraguai com a intervenção do ICIJ (Soros) pra frear o negócio da família Bolsonaro, o acordo sobre a Itaipu, e a privatização da Eletrobras”. 

Ler mais

General Heleno, o “vovô voyeur”? Como ele te desnuda na rede – Duplo Expresso 7/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase em mais um CQD do D.E.: avisamos — ainda na semana passada — que o “barbarismo” de Bolsonaro na Amazônia podia visar justamente a motivar manifestações de fora no sentido de “internacionalizar” essa parcela que representa 60% do território brasileiro, não? D.E.: a verdade continua chegando primeiro!
(ii) O jornalista Beto Almeida comenta: “Bolsonaro: o anti-Vargas”.
(iii) O especialista em segurança e tecnologia “Caos Soberano” volta ao programa para nos contar como estamos nus, nas redes, diante do General Heleno, o “vovô voyeur”. O penalista Fernando Nogueira Martins Jr. chega para completar o painel, trazendo a perspectiva jurídica — teórica e prática — destes tempos de regime de exceção mascarado sob “instituições” que seguem “funcionando normalmente” (sic).

Ler mais

Recibo: estamos pautando o AI-5 digital – Duplo Expresso 6/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política com ênfase no recibo passado para a campanha do Duplo Expresso pela exposição do — antes sorrateiro — PL 2418/2019, o AI-5 digital, ou “Patriot Act” Tabajara. Até o “DJ Paul Pepper”, Paulo Pimenta, passou recibo, diante da infinidade de cobranças onde quer que pusesse a cara. Parabéns, expressonautas!
(ii) Nildo Ouriques e a urgência da crise brasileira.
(iii) Piero Leirner comenta os últimos disparos na guerra híbrida, hoje recebendo os autores do livro “Carta no Coturno”, sobre o processo que culminou na volta dos militares ao poder, Pedro Marin e André Ortega.
Imperdível!

Ler mais