Fim do Golpe (em 5min): Lula no ar – na Globo!

Sem pânico: temos 5 minutos. No horário eleitoral a Globo terá que passar, nem que por 5 minutos, o programa do PT. 5 minutos onde se pode mostrar: Moro de black-tie ganhando prêmios em dólar nos EUA; STF livrando tucanos; as famílias dos procuradores, todas ligadas à ditadura; os elos da filha de Fachin com a JBS, de Barroso com a Globo, etc.; e, principalmente, a farsa do triplex. Em apenas uma semana de exibição o dólar vai disparar. Ao contrário do que o senso-comum jornalístico está falando, a insegurança jurídica não é de Lula, mas do Judiciário. Comemoremos (na tragédia): quem, afinal de contas, produz nosso material de campanha é o próprio Judiciário!

Ler mais

Duplo Expresso 16/mai/2018

Destaques:
– A arquiteta e mestra em Engenharia Civil Patrícia Vauquier comenta: “Como as elites fabricam a teoria econômica que lhes convém”
– O Procurador da República Celso Três e o advogado Samuel Gomes falam sobre: “Corporativismo e politização: como tornar o MPF republicano”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Guerra e paz pós-eleição: Alckmin é Peru, Ciro é México. Lula será o quê?

“Grande México”? Todas as forças progressistas brasileiras admitem que não há saída fora da reindustrialização do país. A campanha de Ciro Gomes é a mais enfática neste aspecto. Mas seus economistas não falam de propostas sociais. Alguns já chegaram a dizer que a política lulista de aumento do salário mínimo era um problema! Se não queremos empurrar o custo da necessária modernização da economia sobre o povo, teremos de enfrentar a reação dos rentistas. Ciro Gomes vai comprar essa briga? Ou fará como no México, fazendo o povo pagar?

Ler mais

Duplo Expresso 15/mai/2018

Destaques:
– O especialista em Minas e Energia, PHD em Engenharia na área do petróleo, Paulo César Ribeiro Lima comenta: “A falsa necessidade de privatização da Eletrobras”
– O jurista Luiz Moreira fala sobre: “Governabilidade: depois do golpe do ‘impeachment’ sem crime, deveria o presidente poder – também – dissolver o Parlamento (como na França e em Portugal)?”
– O doutor em Economia Gustavo Galvão comenta: “Projeto para o Brasil: nem o ‘grande Peru’ do PSDB, nem o ‘grande México’ de Ciro Gomes”.
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Lula e o povo contra o resto

É vergonhoso o esforço de algumas pessoas para justificar o abandono da luta por justiça e democracia. O povo dá sinais claros de que não reconhece a justiça brasileira como digna de julgar Lula, pois a parcialidade é escancarada. A justiça brasileira tem “bandidos de estimação” e, não satisfeita, forja crimes para condenar os seus desafetos.

Ler mais

Argentina com o pires na mão

O que impressionou na análise do comentarista do Duplo Expresso foi a possibilidade de ouvirmos com riqueza de detalhes os elementos da grave crise na qual o Presidente Macri, em menos de um mandato de quatro anos, mergulhou o país. Pior, foi possível entender, para o nosso lamento, que o Brasil segue invariavelmente destino semelhante. Um cenário de rendição ao FMI e de redução do país à condição de mero exportador de commodities.

Ler mais

Duplo Expresso 14/mai/2018

Destaques:
– João Vicente Goulart comenta: “‘Ditabranda’ – Quem eram os autorizados diretamente por Geisel e Figueiredo”
– O economista Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo fala sobre: “China vs. Brasil: onde foi que perdemos o bonde?”
– O arquiteto e comentarista de design e empatia Carlos Krebs comenta: “Alguns filmes para gostar de Arquitetura”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

5 filmes para curtir Arquitetura

Que tal uma pausa na correria política que atravessa nossas vidas? Um respiro através da meditação cinematográfica! A cidade é uma representação da nossa organização política, e vê-la na tela é o enquadramento da Arquitetura em movimento.

Ler mais

A falsa necessidade de Privatização da ELETROBRAS

Em suma, criou-se no Brasil a falsa necessidade de privatização da Eletrobrás e suas subsidiárias para, aparentemente, fazer com que um patrimônio, com valor da ordem de R$ 300 bilhões, gere lucros privados. Nesse processo, o Estado receberia irrisórios R$ 12,2 bilhões e os consumidores brasileiros seriam os geradores dos lucros privados, a partir do aumento da tarifa de energia elétrica.

Ler mais

Barroso – Viciado e Guloso

Este ministro “viciado e guloso” é o mesmo que critica, num discurso moralista, nazifascista e Global (da Globo), as prisões especiais e o foro “privilegiado”. Que nada mais é do que a repetição do exercício de exclusão do povo, ao demonizar os políticos e a política. Também neste caso, Barroso assume que é “guloso”, pois o foro privilegiado e prisão especial que critica nos políticos, quer só para ele.

Ler mais

Por Lula, Provitimas e Duplo Expresso vão ao STF

Como vocês já sabem, fiz duas peças de “Amicus Curiae” em favor do Lula. Uma no TRF4 e outra no STF. De “amigo” dessa corte, a peça só tem o nome. Não tem jeito mais fácil de fazer inimigos no Judiciário do que expor a corrupção e sujeira que lá há. Mas o que eu queria com isso? Descubra lendo o texto. Mas seja rápido; o tempo não para…

Ler mais

Eu, Tu, Nós: Civilização

Há três fontes que nos impedem o alcance da tão sonhada felicidade, que são: as forças da natureza (furacões, terremotos, maremotos, etc); a fragilidade de nosso corpo (adoecemos e morremos); e, a insuficiência das normas que regem as nossas relações com os outros (família, Estado e sociedade).

Ler mais

Putin, empossado, prepara-se para a Guerra Fria 2.0

Espera-se que imediatamente depois da posse, na 2ª-feira, o presidente Vladimir Putin anuncie um novo governo. E há uma bomba a caminho. O novo gabinete está concebido como uma Stavka: quer dizer, como gabinete de guerra.
No contexto da interminável saga do Russiagate, sanções cada vez mais duras impostas pelos EUA, a encenação conhecida como ‘caso Skripal’ (a qual, por falar dela, sumiu completamente do ciclo de notícias em todo o ocidente), e a grave escalada na Síria – que contrasta com o esforço que fazem Rússia-Irã-Turquia num processo de paz em Astana – eis a opção, pode-se dizer inevitável, preferida pelo Kremlin.

Ler mais

Quando não será a Lava Jato um “valhacouto de torturadores”?

Eles andam por aí, com seus butins de caça, caçando pessoas. A dor de ter a sua dignidade inapelavelmente rasgada pelas garras do sistema de justiça é de uma violência tão excessivamente tétrica e brutal que nada é capaz de definir o que é ser ferido por tamanha dor. É a dor de ter a sua vida barbarizada por promotores e juízes sanguinários, pelos dedos apontados em riste de uma sociedade sem rosto, sedenta por um bode expiatório, e uma mídia linchadora de reputações que “mata” em vida. É um matadouro.

Ler mais

O Memorando, os Generais e o Acobertamento de Assassinatos por parte dos EUA

Março de 1973. O recém empossado presidente Geisel recebe três generais assessores que lhe informam sobre a execução sumária de 104 pessoas no Centro de Informações do Exército – CIE durante o governo Médici. Depois, o grupo pede autorização para continuar com esses assassinatos no governo que iniciava. Geisel mostra desconforto e pede um tempo para responder. No dia seguinte, Geisel sinaliza a Figueiredo para seguir adiante, mas com duas condições: (1) Que “apenas subversivos perigosos” deveriam ser executados. (2) Que o CIE não mataria ninguém sem que o próprio Figueiredo – representando o Planalto –, aprovasse, analisando caso a caso.

Ler mais

Duplo Expresso 11/mai/2018

Destaques:
– O politólogo e analista internacional argentino, Eduardo J. Vior, doutor em Ciências Sociais na Alemanha e doutor em Sociologia pela Universidade do Paraná, comenta: “A crise na Argentina”
– O antropólogo João de Athayde fala sobre: “Reflexões sobre a escravidão nos 130 anos da abolição”
– O advogado Rubens Rodrigues Francisco comenta: “É de batalhas que se vive a vida. Tente outra vez”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Você deve entender por que Kadhafi era odiado pelo Ocidente

O continente africano sempre teve seu desenvolvimento impedido pelos sucessivos danos causados pelas potências colonizadoras. O ex-líder líbio Muammar Kadhafi ousou desafiar a ordem colocada como “natural”, propondo a criação de um banco africano e uma moeda própria que valeria para os “ESTADOS UNIDOS DE ÁFRICA”.

Ler mais

“Direito ao ponto” #6 – “Foro ‘privilegiado’ e o avanço do STF”

Nesta semana, Maria Eduarda Freire trata do mais recente episódio em que o STF reescreve a Constituição, sem competência para tanto. Desta vez, para aumentar ainda mais o cerco da Juristocracia aos Poderes Políticos, representantes – eleitos – da soberania popular, restringindo o alcance da sua garantia constitucional ao foro por prerrogativa de função, erroneamente chamado (de maneira interessada) de “foro privilegiado”.

Ler mais

Duplo Expresso 10/mai/2018

Destaques:
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta a atualidade política do Brasil e do mundo.
– O sociólogo, cientista político e arabista Lejeune Mirhan fala sobre: “Eleição no Líbano e a mudança do cenário político e estratégico do Oriente Médio”.
– A jornalista Niobe Cunha comenta: “Alô! Alô! Terezinha: eu vim para confundir, não para explicar”.
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Lula retribui fidelidade e sai em defesa de Gleisi – D.E. avisou!

Hoje vem o próprio Lula, em carta endereçada a Gleisi, defende-la dos ataques perpetrados pelos articuladores do “Plano B”. Ao reafirmar expressamente a sua candidatura pela boca da Senadora – i.e., mais uma vez – o Presidente prestigia a mesma, ratificando, para além de qualquer dúvida, a sua condição de única porta-voz e representante daquele que foi sequestrado pelo Golpe.
Para nossa surpresa, contudo, somos obrigados a registrar como fonte da nova carta de Lula a Gleisi a mais notória “agro-jornalista” – aquela que vive de plantar “notinhas” – em atividade no PIG, o Partido da Imprensa Golpista: Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo. Ora, trata-se da a plataforma preferencial para o lançamento dos seguidos balões de ensaio que tentam fazer o (pobre do) “Plano B” acontecer!
Oremos para que tenha sido tão somente um pequeno lapso, a ser tributado, quem sabe, aos tantos anos de convivência entre o sapo – o PT – e o escorpião – o PIG.
*
ATUALIZAÇÃO: “quem não chora não mama” – depois da cobrança do Duplo Expresso aqui neste artigo, a carta foi finalmente (re-!)publicada no perfil oficial de Lula no Facebook. Confira.

Ler mais

Alô! Alô! Terezinha: Eu vim para confundir e não para explicar

Alô, Alô, Terezinha! Vocês querem bacalhau? Qual será o bordão que ajudará a entender o momento político brasileiro atual? “Quem não se comunica se trumbica”, ensinaria o Velho Guerreiro. O mesmo que disse que estava ali para confundir, não para explicar. Há falta de respostas objetivas e claras por parte da imprensa para as nossas dúvidas, mas parece que ela só comunica os interesses do diversionismo.

Ler mais

“Plano B” nervoso: a base – e Gleisi – impedem sabotagem a Lula

Atualizado em 9/mai/2018 – 13:23
O fato de Gleisi e a base terem fechado questão em torno da candidatura de Lula forçou os apoiadores do “Plano B” – na política e na “GloBosfera” – a saírem do armário. É evidente que todos, por conveniência político-eleitoral, queriam poder seguir dizendo, ad eternum, que “lutaram” pela candidatura de Lula, mas… “não deu”. Acreditavam que seria fácil dobrar o Presidente com a prisão.
Na verdade, o apoio a Lula em vez de arrefecer só faz é crescer. Com isso, o binômio Gleisi-Lula segue tendo em suas mãos a última cartada para tentarmos derrotar o Golpe nesta geração política: colocar em xeque o projeto de eleições fraudulentas – em que o Golpe deseja escalar os times… hmmm… “adversários” (aspas!), à direita e à “esquerda” (novas aspas!).
Paradoxalmente, quanto mais os partidários do “Plano B” veem-se forçados a expor – já agora, mais de 3 meses antes do registro das candidaturas – a sabotagem que vinham fazendo (até aqui insidiosamente) a Lula, mais dependentes ficam do “dedazo” do ex-Presidente para levarem a indicação do PT. Isso porque mais se queimam com as bases fieis a Lula. Que ironia!

Ler mais

Duplo Expresso 9/mai/2018

Destaques:
– A arquiteta mestra em Engenharia Civil Patrícia Vauquier comenta: “Um ano de Emmanuel Macron: o tamanho do golpe”
– O jornalista e integrante do Diretório Nacional do PDT Osvaldo Maneschy e o advogado Samuel Gomes falam sobre: “Voto impresso: nosso único comprovante”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Amaldiçoados fazedores de guerras 

Entre os ataques dos EUA à Síria em abril e os recentes desenvolvimentos na Península Coreana, estamos de algum modo sendo entorpecidos pela a ladainha da busca, pelo Império, de uma nova guerra a ser iniciada.
Vejamos em que pé estamos, e tentemos sondar as possibilidades sobre para onde estamos indo. Honestamente, tentar adivinhar o que passa pela cabeça desses psicopatas promotores obsessivos de guerras é tarefa que se aproxima, por definição, de um exercício de futilidade.

Ler mais

Um ano de Emmanuel Macron: O tamanho do golpe

Emmanuel Macron era o candidato que se dizia “ao mesmo tempo, nem de direita nem de esquerda“. Ao contrário de Temer, ascendeu ao poder eleito pelo povo francês. Mas, assim como Temer, tem o Congresso em suas mãos. Qual o tamanho do golpe após o primeiro ano do novo presidente?

Ler mais

Duplo Expresso 8/mai/2018

Destaques:
– O especialista em Minas e Energia e PHD em Engenharia na área do petróleo, Paulo César Ribeiro Lima fala sobre: “Royalties do Pré-sal e o empobrecimento do Nordeste”
– O doutor em Economia Gustavo Galvão comenta: “O sangramento político dos royalties do petróleo”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais