Expresso da Meia-Noite: Caderno Semanal
Por Ricardo Guerra
Caros Expressonautas,
Apresento a 32° edição do Caderno Semanal do Expresso da Meia-noite (período de 25.11 a 02.12.2020) em tom de despedida. Esta será a nossa última edição da versão semanal no ano de 2020. Continuaremos a apresentar a versão mensal do nosso caderno e, em 2021, retomaremos as atividades, quem sabe com novos projetos?
Externo aqui a minha felicidade de ter sido o responsável por promover esse encontro todas as semanas, desde o final de abril. Agradeço a Expressonauta Saravá por ter acreditado em mim e na possibilidade do projeto e Romulus por tê-lo acolhido e aberto o espaço para a sua realização. A todos os Expressonautas, meu muito obrigado pela participação e pelo apoio e, é claro pelo alto nível dos debates, postagens e discussões no supergrupo do D.E. no Telegram, sobre os quais é realizada minha curadoria.
O drama continua: passadas as eleições, governos estaduais e municipais “só agora percebem” a persistência na alta de casos e de internações em decorrência da covid-19 e medidas de restrição à circulação das pessoas são preparadas para as próximas semanas. Comentou-se a falta de sensibilidade com as vítimas, o descaso com a situação e a forma como as informações sobre a pandemia são manipuladas, de acordo com os interesses. Um Expressonauta usou da ironia de José Simão – em publicação no Twitter – para abordar a questão: “cloroquina está associada a distúrbios mentais, diz Anvisa européia”… Então tá explicado o comportamento desses governantes que desconsideram a gravidade do problema e sugerem que a cloroquina é a solução.
Dentre os demais assuntos comentados, compartilhados e debatidos durante a semana, destacaram-se:
- A intensa ebulição política na América Latina, em decorrência da insatisfação social das políticas ultraliberais adotadas na região e o seu agravamento com a pandemia. O Expresso da Meia-Noite publicou esta semana, em seu Caderno Mensal, importante artigo sobre a necessidade de unificação da luta dos povos Latino-Americanos contra o imperialismo. O artigo foi traduzido para o Espanhol e publicado também, diretamente no site do Duplo Expresso:“¡Si se puede!”, foi a principal reação.
- Outro artigo publicado no site do D.E. escrito por professores em luta pela Educação no Estado do Paraná, um deles um Expressonauta, gerou o seguinte comentário: “Obviamente que a continuidade no desmantelamento da estrutura da educação – já agonizante – é um dos principais objetivos dos mercenários transnacionais… segue aquela máxima: “povo ignorante, é massa de manobra… e com o pretexto da pandemia, as ações predatórias se intensificam…como por exemplo, a aplicação ao pé da letra do trabalho intermitente”.
- Em mais um CQD do @duploexpresso, tão previsível, nas palavras de Romulus Maya: “Perdemos, mas ganhamos… como assim?… em 2018 foi falado a mesma coisa em relação ao Haddad… e hoje vemos a força nacional que ele representa… hehe… o embrião da “new left” sempre esteve dentro do psol do Nildo?… será que a “Revolução Brasileira” vai prosperar nesse ambiente?… não é a toa que os institutos não realizaram e/ou não divulgaram as pesquisas de boca de urna para não dar margem para dúvidas e questionamentos… enquanto isso, o Brasil segue importando avião e vendendo soja e feijão, importando máquina de ressonância magnética e vendendo sapato e Paulo Guedes dizendo que os dois tipos de produção são iguais”, foram os comentários.
- No lastro desse comentário sobre produção, compartilhou-se um interessante material sobre produtividade do trabalho, a superexploração dos trabalhadores e o atraso tecnológico no Brasil, um país meramente produtor de commodities. O texto ainda chama atenção para o fato de que o nosso desenvolvimento está atrelado a questão da soberania e a importância da opção nuclear como salvaguarda da Nação, da mesma forma que destacamos na fala de Romulus Maya (via Twitter) na edição anterior do nosso caderno.
- E a piada da semana ficou por conta da seguinte notícia: “Moro é contratado por consultoria que representa a Odebrecht, alvo dele na Laja Jato. E não bastasse isso, Bolsonaro veio a público defender aumento de tarifas de luz e, em discurso alinhado com a mídia corporativa, começou a ensaiar uma tentativa de utilizar o cenário para propor privatizações e concessões como saída para o problema, sendo essa, exatamente ao contrário do que se está sugerindo, a raiz do problema.
- O sexto capítulo da websérie “O Doleiro” foi divulgado nas redes sociais e o Expressonauta, que tanto tem colaborado com a viabilização e divulgação do projeto, pode acessá-lo assim como aos capítulos anteriores, nos seguintes links: https://t.me/duploexpresso/7338; https://duploexpresso.com/?p=115893; https://duploexpresso.com/?p=115971; https://duploexpresso.com/?p=116074; https://duploexpresso.com/?p=116348; https://duploexpresso.com/?p=116349; https://www.youtube.com/playlist?list=PL05dG0glVqRm7EdjsVK5Iv5h1BBo-qVAi. Os links para contribuição com o projeto são: https://vakinha.com.br/vaquinha/doleiro e https://www.patreon.com/doleiro.
- Cabe ressaltar a importância do engajamento do Expressonauta para a continuidade da websérie. Já conseguimos arrecadar no Vakinha R$ 21.390,00, mas a meta é de R$ 50 mil. Contamos com cada um de vocês. Divulguem o máximo que puderem, e, se possível, contribuam: o Brasil precisa conhecer a verdade! Parabéns a Gazeta Revolucionária e ao Duplo Expresso por esse fabuloso trabalho, ao som da fantástica trilha sonora do BNegão.
- E “depois do caos, vem a solução de ordem”. Exército anuncia criação do Sistema Militar de Defesa Cibernética e que irá conduzir ações de proteção, exploração e ataques cibernéticos em proveito da Defesa Nacional. Pois é – depois do ‘caos’ (fabricado) vem ‘solução de ordem’, não é Romulus Maya? “Uma das primeiras lições que aprendi no D.E., com Romulus e Piero, ainda no período de campanha eleitoral de 2018. Bolso falava uma coisa, Mourão vinha com outra oposta e vice-versa. Na sequência, a solução de ordem. Era assim, tem sido assim”, comentou uma Expressonauta. Enquanto outro replicou: “putz… domínio completo… com lista McCarthy Tabajara e tudo (rsrs).
A presente edição finaliza com mais uma interessante reflexão feita pelos Expressonautas: “a nossa elite militar que tem sua origem remota na Coroa Portuguesa, se vende desde Alcácer Quibir… só precisa saber se entregam para Espanha, França, Holanda ou Inglaterra ou quem estiver no comando… teve uma parcial recuperação da altivez com os Braganças, mas já subiram ao poder aceitando concessões… a instituição garantidora de tudo é, e sempre será, o Exército. Não existe território político sem um Exército… mas, dado tudo o que aconteceu na nossa história, parece que esses garantidores possuem interesses distópicos quanto a nacionalidade e nosso espaço geopolítico… o que é nação e pátria para eles?… serem subservientes e corretores de vendas de armamentos norte-americanos?… e o bem comum?… não parece haver entre eles, elementos que galvanizem o que se entende por interesse Nacional”.
Um forte abraço!
__________________
Siga o Duplo Expresso em várias plataformas:
Grupo de discussão no Telegram
Canal Duplo Expresso no YouTube
Grupo da Página do DE no Facebook



Facebook Comments