O conforto dos oprimidos

Pelos Professores Edi Silva e Leandro Francisco de Paula  (Edi Silva é expressonauta e ambos estão em greve contra a demissão de 30 mil trabalhadores no setor da Educação no Paraná)*.

*Após essa publicação ter sido agendada, recebemos a informação quanto a suspensão da greve e a adoção de outras formas de luta pelos professores. Reforçamos nossa solidariedade aos trabalhadores em Educação no Paraná: Força!

Professor Edi Silva

Entramos no sétimo dia de greve de fome (#grevedefome) – oficialmente começa a contar a partir das 10h30, com nossa saída triunfal da ALEP, apesar de nossa última refeição ter acontecido às 8h e no meu caso como crudívoro, foram 2 maçãs da Turma da Mônica.

Como de costume acordei às 4h30 da manhã (4h39 para ser mais exato), apesar da falta de alimentação, minha mente torna-se cada vez mais clara, minha conexão com o Divino Superior cada vez mais forte, pois é d’Ele que vem a minha força e vigor, e de meus companheiros de luta remanescentes do grupo 47, somos agora 10, parafraseando Hemingway, mais importante do que a própria guerra é quem está com você na trincheira.

E como em toda guerra, tivemos baixas: companheiros e companheiras não menos valorosos, não menos importantes, pois motivos severos os fizeram deixar o nosso convívio, como a bravíssima @Prof Luzenaide. Saímos da ALEP em 39 voluntários, dos 76 valorosos que a ocuparam, e o número cresceu quando estávamos aqui fora já iniciando a nossa greve de fome.

Temos um foco e objetivo baseados na vida de nossos colegas, pois além da possibilidade da perda de 30.000 empregos, também há a possibilidade de mais de 270.000 pessoas infectadas pela Covid-19 no pior momento da pandemia aqui no Paraná. As autoridades responsáveis, mais que estar ignorando, estão atuando como verdadeiros genocidas, levando para o “abatedouro” os candidatos inscritos, pela opressão e medo de ficarem sem o sustento digno que só o trabalho propicia.

Infelizmente, não temos a cobertura da mídia que está sendo calçada em dinheiro pelo Estado opressor, que nada mostra sobre a nossa greve de fome (uma lástima vergonhosa), Estado esse que se mostra cada vez mais fascista, retirando direitos dos seus contribuintes, nos transformando em indigentes com contratos de trabalho e CPF, retirando principalmente a dignidade e o respeito por essa profissão que tem formado médicos e doutores da Lei, bem como absolutamente todas as demais profissões pelo mundo. Até mesmo o analfabeto sonha em aprender a reconhecer os símbolos das páginas dos jornais, revistas, outdoors, etc, e para esse fim se faz necessário um(a) professor(a).

*Como pode um governo fazer de tudo para desmerecer e incitar o ódio por professores?

*Como podem os pais, que estão sentindo na pele como é ficar o dia todo com seus amados/as rebentos/as e ainda ter que levar a estes conhecimentos que os preparem para o mundo e para a realização de seus sonhos profissionais, preferirem apoiar ao governo que está retirando a liberdade de suas famílias?*

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor” (Paulo Freire).

Acusam o gênio da educação, já falecido, Paulo Freire, de ser a educação vigente no Brasil, e nem sabem que ela é utilizada nos países de primeiro mundo, como Finlândia, Bélgica, Nova Zelândia, etc. Quem nos dera ter uma educação freireana no Brasil, talvez não tivéssemos esse medo da liberdade e de assumirmos o protagonismo da própria história!

*Confortável SQN*

Bem, já faz 9 dias que estou longe do conforto de minha casa, que eu chamo de lar, onde deixei minha cama, minhas roupas, meu chuveiro, minha alimentação edênica (que me preparou para esses dias de fome e que permite ajudar muita gente a recuperar a saúde), a família e a Amy Winehouse (minha *cão*panheira que me adotou na rua em 2009 e vive comigo desde então, sorte que posso contar com minha irmã amada para cuidar dela enquanto estou fora!

Essa greve de fome está preparando cada um dos 10 remanescentes e aos outros também, nos mostrando que todo luxo é supérfluo. Me faz pensar que minha condição é  ainda, mesmo atual, superior a de nossos irmãos que moram na rua, os moradores de rua, pois temos colchões e cobertores e ainda que o frio de Curitiba continue dilacerando, encontramos abrigo sobre a marquise do Palácio Iguaçu (nosso lar nos últimos 7 dias) e temos uma equipe para nos socorrer em casos graves.

Já são 7 dias que eu, um professor de arte que ama lecionar, tenho consumido apenas água, e junto com meus companheiros de luta me pergunto:

*como pode um governo não ter solidariedade com o maior ato de protesto pacífico que um ser humano pode executar?*

A única resposta que encontrei é que esse governo é facínora e genocida, assassino em sua natureza.

Lembrando que o Ratinho Jr, é o chefe e comandante deste assassínio programado, iniciado em dezembro de 2019 com a demissão injustificada de 500 profissionais com PSS (PSS se refere a profissionais admitidos através de um tipo específico de contratação) rompendo acordo com o Sindicato. Usando como algoz o empresário paulista e despreparado Renato Feder.

Lembro os ensinamentos creditados a Alexandre “O Grande”, o maior estadista da história, para quem sabe orientar governantes, políticos e todo ser soberbo:

  • Eu quero que os melhores médicos carreguem meu caixão, para mostrar que eles não têm poder nenhum sobre a morte.
  • Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros, para que todos possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui ficam.
  • Eu quero que minhas mãos fiquem para fora do caixão, de modo que as pessoas possam ver que viemos com as mãos vazias, e de mãos vazias voltamos.

*Agradecimentos*

À minha família quero dizer que estou bem com a Graça de Deus, e sigo firme no meu propósito.

Aos companheiros de trincheira, quero agradecer pela força e pelo foco, por nos apoiarmos uns aos outros. Também quero lembrar as palavras do profeta Paulo de Tarso:

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28)

Aos amigos preocupados comigo, estou muito bem e ciente de todas as possibilidades. Luta é luta e deixá-la no meio nunca foi uma opção para mim e tenho companheiros aqui que pensam como eu!

*Repúdio*

Aos deputados da base aliada e ao governador deixo o meu repúdio a sua ganância e vaidade, não importando que ao privatizar a educação excluam o povo mais pobre, que assim como foi comigo, só podem almejar ascensão na riqueza que o conhecimento oriundo dos professores pode lhe trazer.

*Conclusão*

Estamos aqui lutando como Gandhi e com fé de não ter que passar o Natal com 30 mil colegas desempregados. Até as “tias” da merenda e da limpeza serão demitidas. Crueldade do Ratinho Jr.

*

*

Professor Leandro Francisco de Paula

Estamos em 10 pessoas aqui na frente do Palácio Iguaçu em greve de fome neste final de sétimo dia. Hoje recebemos boas vibrações e luzes de muitas pessoas que dizem estar com fome de justiça.

“A experiência aqui está sendo única. Vivemos uma espécie de Big Brother da dor. Levarei isso para o resto da minha vida”.

Há pessoas de todo o tipo aqui. Vou dar minhas impressões sobre esses guerreiros e guerreiras.

Começarei pelos que conheço menos, mas nem por isso os admiro pouco. Vou em progressão até os que mais conheço.

Egnaldo parece ser uma pessoa de muita fé. Além de cantar muito bem, é sério e responsável. Ama sua família e estava mais preocupado com sua mãe que com ele mesmo durante a greve de fome.

Eliane Figura é uma mulher de garra. Que força! Se o macho escroto ofende, ela responde à altura. Não tem medo de ninguém. Um exemplo feminino.

Fabiano é uma pessoa muito amigável. Perdeu alguns quilos e tem enfrentado com tudo essa greve de fome. Pessoa muito simples, não parece ter maldade no coração. Tem uma estrela no peito.

Elio é líder. Dá para ver que ele tem essa vontade de mudança. É uma pessoa muito conhecida entre os professores temporários do Paraná (PSS). Ele tem noção da luta.

Taís é guerreira. Sempre está em todos os movimentos. Tem uma postura muito correta, ética e justa. É vegetariana e feminista. A esquerda é seu único caminho.

Isabel se mostrou puro coração. Muito tímida, quando conversa com a gente mostra toda a sua clareza de pensamento e coerência. Uma pessoa amável.

Hermes é o meu presidente. A bondade em pessoa. Sabedoria deveria ser o seu sobrenome. Apesar de que leão também o define. Um verdadeiro exemplo de ser humano. Um líder entre líderes.

Edi é nosso renascentista. De inteligência acima do normal, acaba sempre pensando fora da caixa. Também não pára nunca, por ser hiperativo, e é o rei da treta. Tem um conhecimento sobre diversos assuntos e leva sua vida por meio da fé. Um grande amigo.

Clau é meu padrinho. Um cara excepcional e com quem aprendo todos os dias e admiro muito. Ele é também um líder entre líderes e levanta bandeiras com uma energia que contagia. É muito engraçado e mesmo quando está com energia mais baixa, sempre tem a lucidez necessária para enfrentar os desafios e solucionar problemas imediatos.

Tivemos por aqui também pessoas maravilhosas. A doce pedagoga Adriana. A aposentada e querida Rosângela. O valente Daniel. A incrível Lu, que nos fez muita falta aqui com todo o seu companheirismo. Evandro, rapaz muito tranquilo. Regis, que é cheio de amor. Jhony, inteligentíssimo e muito divertido. Meire, serena. Márcia, dedicada e lúcida. Sheila, nossa musa cheia de bondade no coração e que emana somente vibrações positivas. E também minha linda esposa, Dani, que é só potência, coragem e sagacidade. A mulher perfeita pra mim.

Foram tantos outros que não tive tempo de conhecer direito e que a memória não ajuda, por conta do cansaço e da falta de alimentação. Porém, essa greve de fome ficará para a história da luta pelo emprego no Paraná.

Aqui só tem gente de força.

Combatentes de primeira linha. Tenho orgulho de estar com todas essas pessoas no front. Todos e todas são trabalhadores/as da educação. Mestres que levarei para o resto da vida em minha mente, nesta experiência limítrofe em busca do que é certo.

#FomeDeJustiça

__________________

Siga o Duplo Expresso em várias plataformas:

Canal do DE no Telegram

Grupo de discussão no Telegram

Canal Duplo Expresso no YouTube

Romulus Maya no Twitter

Duplo Expresso no Twitter

Romulus Maya no Facebook

Duplo Expresso no Facebook

Romulus Maya no Linkedin

Romulus Maya no Mastodon

Grupo da Página do DE no Facebook

Romulus Maya no Instagram

Romulus Maya no VK

Duplo Expresso no Twitch

Áudios do programa no Soundcloud

Áudios no Spotify

Áudios na Rádio Expressa

Link para doação pelo Patreon

Link para doação pela Vakinha

https://twitter.com/romulusmaya

 

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.