Chico Pinheiro – a Globo! – e a facilidade de manipular militontos

Por Romulus Maya, para o Duplo Expresso
Publicado 9/abr/2018 – 21:20
Atualizado 11/abr/2018 – 2:28 (ver final)

  • Alvo perfeito para manipulação e para cair vítima da tática da pinça na batalha da comunicação (explicada no final): o incrível desespero da “militôncia” – não apenas hoje… isso vem de longe – para se agarrar a qualquer “grife” – da direita – (alegadamente) lhe dando razão. E depois quem tem “complexo de vira-lata” é (só) a classe-média “coxinha”, sabe…

 

  • Subtexto – nem tão “sub” assim: “desmobilizem-se… estamos muito melhor agora – com Lula preso – do que estávamos antes com ele solto. A cadeia lá em Curitiba, na verdade, é um santuário… Lula que é bobo de ter resistido tanto, até aqui, em ir pra lá fazer um mero… ahn… ‘retiro espiritual’, sabe…

 

  • As células no PT entreguistas – do Brasil e agora, literalmente, de Lula – sempre viverem do peleguismo político-social. Ou seja, da capacidade de vender ao capital, ao longo do tempo, a rica mercadoria de impedir levantes. Em suma, traficam as nossas esperanças. A nossa luta. Contra (gordo) pagamento, é claro.

 

  • Em vez de tentarem negar a realidade e reclamar do alerta, aceitem – ou melhor, façam algo a respeito: a vida de Lula está, sim, em risco!

*

48h depois de a Presidenta nacional do PT, Senadora Gleisi Hoffmann, convocar sem meias palavras boicote total à Rede Globo, a “militôncia” – desesperada para se agarrar a qualquer coisa (qualquer coisa mesmo!) – faz viralizar na bolha vermelha áudio “vazado” (entre aspas mesmo) de apresentador de telejornal da… Rede Globo!

Incrível?

Mas é verdade…

Nunca tive nenhuma razão para antipatizar com Chico Pinheiro. Na realidade, sempre me foi até mesmo figura simpática. Temos amigos em comum que só dizem coisas bacanas sobre ele. Em verdade, posso dizer que o “conheço” desde a barriga da minha mãe! Isso porque, nos primeiros anos de casados, meus pais foram morar em Belo Horizonte, seguindo transferência do meu pai. Foi lá na capital mineira que minha mãe ficou grávida de mim. Concebido nas Minas Gerais, portanto, sou carioca apenas por uma semana: dias antes do parto, o jovem casal voltou pro Rio de Janeiro natal. Mas… adivinhem quem era o vizinho de porta de nós “três” – e síndico do prédio no Sion, BH? Ele mesmo: Chico Pinheiro, então jovem apresentador do telejornal local da Rede Globo.

No entanto…

Vamos combinar?

(1) Apresentador da Globo/ substituto de William Bonner no Jornal Nacional (!);

(2) Criticando cobertura da Globonews (!), emprestando solidariedade a Lula;

(3) Que não vem ao Twitter ao longo de todo o dia desmentir a autoria do áudio “vazado” ou “se retratar”;

(4) A Rede Globo faz que não houve nada;

(5) Eixos da tal mensagem “tocante”:
(A) “Eles” agora não têm mais nada a fazer, contra Lula ou contra nós – oi?!
(B) “Ele precisa sair, sim, MAS NA HORA QUE FOR A HORA” – oi?! (2)
(C) “(que Lula) mantenha a calma, a sabedoria divina, para ficar quieto onde ele está” – oi?! (3)
(D) “Se a gente pensar bem” (!), Lula está melhor onde está, na cadeia (!), do que em todos os lugares onde dormiu na infância pobre, nos braços de sua mãe (!) – oi?! (4)
(E) “Deixa quieto um tempo pra ver o que é que eles vão fazer” – oi?! (5)
(F) “A direita não tem o que fazer” – oi?! (6)
(G) “Lula está bem guardado, está protegido” – oi?! (7)
(H) “Ele não está preso, está solto”, porque “ele é uma ideia” – Ah, beleza então… – Oi?! (8)
(I) “Vai ser difícil ‘eles’ dormirem a partir de agora” – Oi?! (9)
(J) “Estou num posto difícil (imagino… ¬¬), mas tenho perspectiva histórica”. Oi?! (10)
Ou seja, dane-se o presente porque, daqui a uns 15 mil anos, “nós” (?) vamos vencer…
Melhor que isso só se citasse Jesus Cristo e falasse que o Reino Dele não é o deste mundo!
Ah, bom… ufa!

*

– Subtexto – nem tão “sub” assim:

“Desmobilizem-se… estamos muito melhor agora – com Lula preso – do que estávamos antes com ele solto. Sim, porque agora a direita não pode mais fazer nada contra ele ou nós (?!). Em vez de tomarem a iniciativa, esperem para ver o que (mais!!) eles fazem. A cadeia lá em Curitiba, na verdade, é um santuário… Lula que é bobo de ter resistido tanto, até aqui, em ir pra lá fazer um mero… ahn… ‘retiro espiritual’, sabe…
Se for sábio, Lula ficará lá quieto aproveitando esse descanso, de sua vida tão dura, que Sergio Moro acaba de lhe proporcionar. Quem sabe agora poderá, finalmente, prantear Dona Marisa como se deve?
E você, se realmente gosta de Lula, deixe ele quieto lá, em vez de tocar fogo no país para soltá-lo… como você pode ser tão egoísta? E não querer o ‘verdadeiro’ bem de Lula?!
Ei você, cirandeiro de esquerda, vamos terminar cantando uma música?
Fala sério: mais efetivo que uma rodinha tocando uma canção folk num luau na praia só mesmo essa tal campanha para mandar cartinhas de amor para Lula – sem sair, minimamente, da sua rotina.
Certo?
Afinal, ‘greve geral’ é coisa criada pela direita para desmoralizar a esquerda, jogando-a contra homens e mulheres ‘de bem’, da classe média, atrasando-os no seu caminho para produzir a verdadeira riqueza deste país e pagar os altos impostos que o sustentam!”

*

Vejam por si mesmos:

*

Desabafo:
É duro estar aqui há mais de dois anos fazendo meta-análise do noticiário e expondo o subtexto diariamente, tudo para ensinar a identificar manipulações (não necessariamente tão grosseiras quanto essa!), para ver amigo próximo compartilhar o seguinte:

 

Sim, sem surpresa, quem corre em socorro do diversionismo plantado da vez é o DCM. O mesmo site que não apenas participou da blitzkrieg contra o Duplo Expresso patrocinada pelos “Deputados Guerreiros” (sic) – contra o interesse de Lula! – como o que combina publicação com o site ‘O Antagonista’ – “republicando” (?) matéria deles… ANTES MESMO de eles próprios a publicarem!

 

Não é incrível?

Sim, é…

Mas incrível mesmo é o desespero da “militôncia” – não apenas hoje… isso vem de longe – para se agarrar a qualquer “grife” – da direita – (alegadamente) lhe dando razão.

E depois quem tem “complexo de vira-lata” é a classe-média “coxinha”…

Aff…

Peraí… hmmm… eu disse “classe média”? Isso deve explicar alguma coisa, não? Seja da bolha azul, da vermelha ou da branca, ao fim e ao cabo obedece aos mesmos códigos.

Certo?

Orgulho eu tenho é de contatos devidamente vacinados, velhos observadores que são da política e da economia nacionais:

 

Pois é… e você, proto-cirandeiro, ajudando o Chico Pinheiro, a Globo e os infiltrados da GloBosfera a retomar o controle das coisas…

Mais um contato sagaz:

 

Sim, Renato Rovai, da Revista Forum, também entrou – é claro – na blitzkrieg contra o Duplo Expresso, ora…

Vejam, aliás, o meu pedido de direito de resposta, nunca respondido:

 

E a foto, hein?

Mais um chacal…

Publica necrológio em vida, mas…

– … coloca no perfil a foto com o “morto” – em sua homenagem!

Revoltante é pouco!

Mas voltemos ao Chico Pinheiro e a Rede Globo…

Sequer a facilidade com que tal “conteúdo” viralizou em redes sociais AMERICANAS – em tempos de Cambridge Analytica! – chamou a atenção de pessoas doidas para apertar “compartilhar” e, assim, eximirem-se logo de sua dívida com Lula – e com o Brasil.

Sim: apertar “compartilhar” para, assim, mudar o destino de Lula!

E do Brasil!

E do mundo!

Quer dizer…

Para ficar totalmente sem culpa só falta mandar a cartinha para Lula, tá?

Com obrigação de fazer selfie na agência dos correios, ok?

Aliás… já criaram uma hashtag para a campanha de compartilhamento das selfies nos correios?

Que tal com um bis:

 

#AjudeMercadoRifeLula

 

#RedeGloboDoBem

 

#LulaJáTáLivrePô

 

#CirandaDosRemetentes

 

#RemessaDosCirandeiros

 

Para fechar, tenho que concordar com a produtora Camila Govedice que, já sem paciência, tomou pau da “militôncia”, cujo álibi para inação – sem nenhuma clemência – resolveu destruir hoje:

 

Resposta:

 

Sim, claro…

Mas por que não fazemos o movimento de forma ecológica e mandamos apenas emails, hein?

Ou pedimos para facilitarem ainda mais e criarem um grupo no whatsapp?

Ou uma singela petição no Avaaz??

“Toda forma de luta vale a pena”, sim…

Eu, inclusive, comecei hoje uma gincana para ver quem consegue subir pro YouTube o – arroto! – mais longo falando #LulaLivre, sabe…

Agora vai!

Depois de sair pela 3ª vez de grupo – “Cartas para Lula” – em que fora seguidamente colocada e recolocada alheiamente à sua vontade, Camila manda a real:

*

Como disse outro dia:

(depois de muitos suspiros…)

O interminável trabalho de meta-análise/ “Caneta desmanipuladora DA ‘ESQUERDA’ (aspas)”: tento aqui, desde o início, mais do que dar o peixe ensinar a pescar. Ou seja, mostrar como eu capto o subtexto para que os leitores aprendam a fazer essa operação por eles mesmos. Mas, no caso, mais uma vez tive que dar o peixe, levantando as perguntas que para mim são óbvias sobre a “matéria” sobre o histórico vídeo de Lula em Chapecó e a escolha “editorial” de como ilustrá-la.

Repito a leitora, que ainda parece depender de eu entregar – a cada “notícia” – o peixe, em vez de pescar. Aliás peixe aqui cortado em postas, com espinhas retiradas, marinado no limão por 24h e temperado com um toque de flor de sal ao final. Só faltou me voluntariar para fazer também a mastigação e fornecer os meus próprios sucos gástricos para a digestão alheia.

*

Olha, depois dessa – i.e., de mais essa! – quem precisa se agarrar em qualquer coisa para manter as esperanças sou eu!

Quer dizer…

Tenho em que – ou melhor: em quem – me agarrar já:

(1) Lula!

(2) o Brasil!

(3) os pobres!

(4) A parcela dos sindicalistas – agora e sempre na retaguarda de Lula – e dos movimentos sociais que tentaram puxar greve geral e bloqueios por todo o país desde a decretação da prisão – e foram sabotados pela pelegada de sempre.

Aliás, por falar em pelegada de sempre…

As células no PT entreguistas – do Brasil e agora, literalmente, de Lula! – sempre viverem do peleguismo político-social. Ou seja, da capacidade de vender ao capital, ao longo do tempo, a rica mercadoria de impedir levantes. Em suma, traficam as nossas esperanças! A nossa luta! Contra (gordo) pagamento, é claro.

O que terá sido oferecido a José Eduardo Martins Cardozo, Aloizio Mercadante e Fernando Haddad para demoverem o Presidente Lula da decisão taxativa de resistir, usando a fake news tosca – ou seria fake law? – dando conta de que não caberia habeas corpus em (suposta) prisão preventiva ameaçada (!) por Sergio Moro – i.e., “ameaçada” segundo alegação dos próprios, que aparentemente têm canais muito bem azeitados com o outro lado…

(“outro lado”?!)

*

Estava escrito na parede, Profeta Daniel. Antes mesmo da estreia do filme!

*

A primeira parcela do pagamento a Haddad já veio: notinha plantada no Painel – da Folha, claro!

Diante do mais que evidente protagonismo de Gleisi Hoffmann na defesa – quase visceral – de Lula e na sua assunção incontestável como única porta-voz do Presidente – antes de fato e, agora, até de direito – que tal plantar fake news desmentindo o claro distanciamento – até físico – que Lula impôs a Haddad em cima do palanque no sábado?

 

Claro…

Afinal, porta-voz a gente vê e pode conferir, né…

Já esses tais “diálogos com partidos”… ¬¬

 

Gozado…

Sabem quem, além de Gleisi, também é advogado e não só não deu as caras em Curitiba como tampouco foi contemplado com a confiança de Lula para se tornar seu representante legal?

Ele mesmo:

*

Repeteco:

 

Ai, como queria pegar na rua o traidor que, tal qual Tessio de “O Poderoso Chefão”, prometeu a Lula que, não apenas o julgamento das ADCs no Plenário do Supremo correrá exatamente como desejamos já na próxima quarta 11/4, mas também que, diferentemente do que vem ocorrendo desde o ano passado (!), desta vez o trio Fachin/ Carmen Lúcia/ Barroso correrá para pautar ação que tanto nos interessa: o – novo – HC de Lula! Afinal, para todos eles, “apequenar a Corte”/ “ouvir o clamor da sociedade” hão de se ter tornado, de repente, coisas do passado. Milagre – atrasado – de Páscoa talvez. Vai saber.

*

Para fechar:

– Em vez de tentarem negar a realidade e reclamar do alerta, aceitem – ou melhor, façam algo a respeito: a vida de Lula está, sim, em risco.

 

 

– Imaginem a combinação de imunossupressores e depressivos na sua comida mais radiação?
A CIA tem um enorme inventário de maldades, mas para isso sequer precisar-se-ia de algo muito sofisticado: basta colocar um aparelho de Raio-X ligado do outro lado da parede, por exemplo.
E voilà: “o câncer do pobre Lula voltou, minha gente… também… com as defesas tão enfraquecidas diante da depressão profunda em que caiu confrontado – num 3x3m – com o seu triste fim…”

 

– “União na esquerda” APENAS com quem, de verdade, quer Lula vivo, fora da cadeia e candidato à Presidência da República!

– Quem está no Plano B, montado na plataforma “Lula mandelizado”, para dar voto e depois morrer, está do outro lado!

*

Mastigado e digerido o suficiente?

Regurgitei direitinho desta vez?

*

*

*

ATUALIZAÇÃO: aparentemente ainda não:

*

*

*

ATUALIZAÇÃO 10/abr/2018 (1): e “agentes da CIA”, “infiltrado”, “cizânia”, “cabo anselmo”, “quinta coluna” era o Duplo Expresso, né… nada como um dia depois do outro…

Aliás, nem precisou de muito… 48h!

 

Sutileza zero: o “pós-Lula”!

 

(…)

Ponto 5 – os dilemas de Ciro

A questão é (Ciro) chegar ao 2º turno. E Ciro anda criando problemas de graça para sua candidatura.

Tempos atrás, teve oportunidade de fechar uma dobradinha com Fernando Haddad – este, de vice.

 

[Romulus Maya – falso: desmentido por Lindbergh, Gleisi, e Lula no aniversário de 38 anos do PT. Com direito, inclusive, a constrangimento público de Haddad, que na semana seguinte plantou na Folha “notinha” dando conta de que por conta da hostilidade a ele no PT estaria considerando ir para outro partido]

 

Seria o time dos sonhos para as esquerdas e os desenvolvimentistas.

 

[RM: hahaha
Time dos sonhos do autor, na verdade]

 

Para fora, Ciro fazendo política e recompondo a base de aliança para garantir a governabilidade. Para dentro, Haddad suprindo um dos grandes problemas de Ciro: a FALTA DE PACIÊNCIA COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS E OS SINDICATOS.

 

[RM: hahaha
A falta de escrúpulos no descasamento com a realidade – facilmente aferível – é constrangedora. De fato, o “tio” ainda não se acostumou com a era da internet:

Publicamos em fevereiro:

(…)



Após jantar com Ciro, Haddad é repreendido em ato petista
22/fev/2018
Folha de S. Paulo

Senador Lindbergh Farias afirmou que o partido não blefa ao dizer que ‘eleição sem Lula não existe’

Dois dias após jantar com o pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, para discutir o futuro da esquerda brasileira, o ex-prefeito Fernando Haddad passou por constrangimento na noite desta quinta-feira (22), durante ato em comemoração aos 38 anos do PT.

Dirigentes petistas repreenderam publicamente a hipótese de busca de um plano B para o partido. Ao discursar, o líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ), afirmou que o partido não está blefando ao dizer que “eleição sem Lula não existe”.

Sem citar o nome de Haddad, Lindbergh atacou: “O pior cenário é a gente fazer o jogo da Rede Globo. Falar em plano B. Isso é bola nas costas”

[Romulus: hahaha
Obrigado, Wellington Calasans!
O Brasil fica te devendo (mais) essa:
“Plano B de… B’ola nas costas”!]

– … discursou Lindbergh, sendo congratulado pela presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR).

Chamado à mesa às pressas —após estar excluído da lista de ocupantes…

[Romulus: hahaha
Como eu amo o meu trabalho atual!
E meu pai – tucano – me pressionando para voltar a trabalhar em grande banca de advocacia!
NUN-CA!
hahaha]

— … Haddad ouviu Gleisi dizer que o ato era para reafirmação da candidatura de Lula.

[Romulus: Gleisi, sua linda!
Tá na hora de voltar ao Duplo Expresso, hein!
Tivemos a honra de abrir 2018 com a Presidenta do PT como nossa convidada, é certo…
Mas a comunidade D.Ex. já está com saudades!]

“Essa história de plano B é um enxerto daqueles que querem disseminar a confusão”, disse ela.

Haddad não discursou durante o ato.

[Romulus: hahaha
Como eu amo o meu trabalho atual! – bis]

Aliados do partido também comentaram a iniciativa ao longo da tarde.

Presidente da Central de Movimentos Populares

[Romulus: “movimentos POPULARES”!]

– … Raimundo Bonfim disse que “é uma ofensa à militância do PT e dos movimentos sociais essa aproximação com quem vive falando mal de petistas”.

“HADDAD DEVERIA GASTAR SEU TEMPO PARA MELHORAR SUA RELAÇÃO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS”, AFIRMOU.

(…)]

 

E administrando o dia a dia dos planos de governo.

COMO NEM HADDAD, MENOS AINDA CIRO, PODEM SER CONFUNDIDOS COM O PETISMO TRADICIONAL – AQUELE QUE TIRA O SONO DA CLASSE MÉDIA -, seria uma maneira de ampliar as alianças sem jogar fora o acervo precioso do lulismo.

 

[RM: até que enfim algo verdadeiro!]

 

Mas, ao que tudo indica, Ciro está abrindo mão dessa possibilidade de receber parte do legado de Lula.

Com a proliferação de candidaturas, corre o risco de não passar para o 2º. O ex-Ministro Joaquim Barbosa deverá repartir com ele a colheita da anticorrupção.

Lula está francamente contrariado com sua falta de solidariedade.

No palanque de São Bernardo, os elogios que Lula fez a Guilherme Boulos, do PSOL, apresentando-o como o novo na política, foi uma forma indireta de cutucar Ciro.

Da parte de Haddad, sua presença discreta no palco foi decisão pessoal, para não parecer estar explorando politicamente uma tragédia política, como ocorreu com os funerais de Eduardo Campos. Mas sua posição é de total acatamento do que Lula determinar. Se quiser que seja candidato a presidente, será; se quiser que se apresente como vice de Ciro, irá; se quiser que se candidate a Senador, se candidatará.

 

[RM: hahaha
O “tio” realmente ainda vive na sua coluna dos anos 90. Acha que ele e o editor de veículo impresso – comporta-se como se ainda vivesse num – ainda definem a versão final de uma narrativa. Não aprendeu mesmo – ainda… – o que é print. Vamos ajudar – de novo – a fazer inclusão digital?

(…)

*

Bônus – que é um mega ônus: FHC!

 

  • É só eliminar “aquela turma toda”, né, FHC?

*

E, para fechar, é mais um difundindo o necrológio – em vida! – de Lula:

 

Aquele com a seguinte pérola:

“Lula sabe que já viveu muito, sabe que não lhe sobra muito tempo de vida”.

*

Precisa desenhar?

Ou precisa, mesmo, dos meus próprios sucos gástricos via regurgitação?

*

*

*

ATUALIZAÇÃO 10/abr/2018 (2): as “múltiplas personalidades” – só que não – da Globo e a “vacina”: Globo vitimiza Chico Pinheiro para credibilizar “desabafo” na esquerda

NO MESMO DIA – alô! – em que fizeram viralizar o “desabafo” de Chico Pinheiro, o jornal dos Marinho – de maneira fofa – tenta credibilizá-lo junto ao público de esquerda com “notinha” – fofa – plantada:

 

fofo!

Mas esse foi o sopro…

Do “bom policial”…

Agora passemos à mordida, do “mau policial”:

 

Pergunta:

– Como fazer alguém ganhar mais o coração da esquerda, imediatamente, do que “torná-lo” (?) alvo de Ali Kamel, hein?

*

Em tempo: adivinhem qual veículo da GloBosfera é a central do “Plano B”/ traição – sempre com espaço para Haddad/ Mercadante/ Cardozo (ilustração mais adiante); constrangeu intelectuais a assinar manifesto em favor da candidatura de Haddad – ainda em fevereiro!; tem “parceria” com DJ Paul PepperTM, que lá dá as caras dia sim, outro também, e ainda faz bico de editor; e atuou de forma virulenta e desleal na blitzkrieg contra o Duplo Expresso de março último?

*

*

*

ATUALIZAÇÃO 10/abr/2018 (3): sabíamos que ia ser difícil aguentar as rajadas de metralhadora em março… mas também sabíamos que no final a verdade prevaleceria, mais cedo ou mais tarde

 

Alvíssaras! – o tempo, o senhor da razão, e mais a incrível perseverança da comunidade do Duplo Expresso – mais um Davi contra Golias – faz a parte da militância antes capturada pela pinça (ver adiante) acordar.

À luta!

I.e., a de verdade!

*

*

*

ATUALIZAÇÃO 10/abr/2018 (4): o truque retórico – artigo de Nassif era para incensar Haddad – e não Ciro?

Avatar
Olá Romulus, creio que a sua análise foi no ponto. Só tenho um reparo a fazer. Penso que você deixou de incluir e analisar a parte mais significativa (pelo menos para mim) do texto do Nassif: a sua conclusão e que condensa a mensagem final que este movimento plano B quer passar, que posto aqui,:
“Da parte de Haddad, sua presença discreta no palco foi decisão pessoal, para não parecer estar explorando politicamente uma tragédia política, como ocorreu com os funerais de Eduardo Campos. Mas sua posição é de total acatamento do que Lula determinar. Se quiser que seja candidato a presidente, será; se quiser que se apresente como vice de Ciro, irá; se quiser que se candidate a Senador, se candidatará.” (GGN – L. Nassif).
Fiquei impressionada com esta passagem do texto, tanto do que ressalta explícito do conteúdo como o que tem aí de subliminar. Ou seja, a mensagem final é: Haddad, o Puro. Haddad, o Fiel. Haddad, o Ungido!!
Há duas manobras realizadas ao longo do texto, a meu ver: de um lado, apresenta-se Ciro como possível herdeiro, para logo depois ser descartado pela sua infidelidade e instabilidade (o que ninguém em sã consciência pode realmente discordar); de outro, e em contraste evidente, aparece em poucas linhas a apresentação do perfeito sucessor do líder carismático: aquele que é fiel e obediente. Assim, todo o destaque dado a Ciro parece-me uma estratégia para descartá-lo e, por contraste, apresentar aquele que tem o verdadeiro perfil do sucessor de Lula.
Afinal, o que a militância espera do sucessor de Lula? Alguém que não o traia, alguém que não queira ser maior do que ele, alguém que, se eleito siga – obedientemente – o programa que Lula faria, que simbolicamente tenha o corpo possuído do espírito de Lula (ou seja: um anti-Macron rsrs). Alguém que tenha a posição de “de total acatamento do que Lula determinar”!!
Mas, então, porque Lula não indicou ele no palanque? Porque ele ficou relegado? Ah, porque “foi decisão pessoal” do próprio Haddad, para não parecer estar se aproveitando politicamente da situação.
Realmente, pensam que somos burros? Alguém em sã consciência acredita que um político, em situação política legítima, tendo o futuro do país em questão, não iria tirar proveito (legítimo) político disto? Sobretudo, se autorizado pelo próprio Lula?
E a cereja do bolo, para mim, os atos-falhos (no sentido de expressar desejos, convicções e idéias inconscientes ou conscientes, mas que não se quer deixar sair à luz):
1. Se alguém é tão dedicado a acatar as decisões de Lula, como vai se recusar a seguir sua decisão em um momento crucial como aquele? Como vai contrariar a inteligência e o feeling político de Lula, que todos sabem, é da estirpe dos gênios?
2. Como se diz que ele acatará o que Lula disser, e como ser candidato a presidente é uma possibilidade apresentada, então, ele está dizendo que tem essa possibilidade de plano B? 
3. Na decisão pessoal entrou a analogia ao fator “enterro Eduardo Campo”, que chocou o povo uso político do funeral. Aqui o ato-falho ganha outra dimensão: o evento em São Bernardo não era um ato político de resistência de Lula, mas seu enterro simbólico!! Se ato político de resistência, fazer política e agir politicamente é legítimo; se enterro deve-se guardar as aparências e não agir politicamente, porque não legitimo. Ou seja, o ato-falho é tratar o ato imensurável de Lula, não como ato de resistência, mas como seu enterro. E, rei morto, rei posto.
Ou seja: esses três atos-falhos revelam o contrário daquilo que o texto procura construir: há aqui desobediência; há aqui a batalha pelo plano B; há aqui o desejo de impor um quadro pós-Lula (com o seu enterro simbólico), em que este teria significado apenas como cabo-eleitoral.
A última mensagem implícita aqui é a tentativa de transformar aquilo que é uma clara indicação de que Lula desprestigiou Haddad, na apresentação deste como o legítimo sucessor.
O jogo é pesado.
Lula Livre Já! Lula de A a Z!
  • Avatar
     
    EXCELENTE – como sempre.
    Vou subir pro texto.
    “O jogo é pesado” foi exatamente o que me disse membro da Executiva do PT quando Haddad começou o seu golpe ainda em janeiro.

*

*

*

ATUALIZAÇÃO 11/abr/2018 – A tática da pinça a partir do min 7:45:

O diversionismo da vez. Seguindo a tática da pinça, mídia de direita e de “esquerda” (entre aspas mesmo) promovem sequestro de pauta. Em vez de falar do calvário de Lula nas mãos de Moro e da CIA, da mobilização das bases para resistir (i.e., a de verdade!), incensam áudio plantado pela Rede Globo com mensagem de desmobilização.
Por quê?
(pergunta retórica, claro)

  • Extrato do Duplo Expresso de 26/mar/2018. Integralidade aqui.

*

Os “de casa”- fora DJ Paul PepperTM, claro – lá no site “de esquerda” (aspas!) que é a central do “Plano B”/ traição:

 

“Combate à corrupção (sic) será um dos legados de Dilma (graças a mim, que é o que quero realmente dizer)

*

Duplo Expresso de 10/abr/2018, comentando – com impaciência da minha parte, confesso – a nova cilada em que a “militôncia” mais uma vez caiu – em boa parte porque “quis” (inconscientemente):

*

*

*

Compartilhe:

 

 

*

*

*

Acha o nosso trabalho importante? Reforce a nossa causa em apenas 2 segundos: apoie a sua divulgação tornando-se um Patrono do Duplo Expresso

Facebook Comments

Romulus Maya

Advogado internacionalista. 10 anos exilado do Brasil. Conta na SUÍÇA, sim, mas não numerada e sem numerário! Co-apresentador do @duploexpresso e blogueiro.