A Esquerda e a Reconstrução do País

A ESQUERDA E A RECONSTRUÇÃO DO PAÍS
Luiz Carlos de Oliveira e Silva

O governo Bolsonaro é composto por várias vertentes… Do ponto de vista dos interesses da plutocracia, algumas destas vertentes são “polêmicas”, enquanto outras (a da agenda neoliberal, por exemplo) são apoiadas unanimemente.

2. A vertente “consensual” é a da agenda neoliberal, cuja implantação tem no comando Paulo Guedes e os presidentes da Câmara e do Senado, com o respaldo da grande mídia.

3. Dentre as vertentes “polêmicas”, temos as da “superestrutura” e as da “base”. Na “superestrutura” temos as vertentes dos aloprados “ministros olavistas” e a do “gabinete do ódio” sob a orientação dos filhos Bolsonaro. Na “base”, temos as vertentes dos pastores neopentecostais e seus rebanhos, e a base bolsonarista-de-raiz que volta e meia sai às ruas, com o apoio do presidente, para pedir o “fechamento do Congresso e do STF”.

4. (A vertente da tutela militar – nunca criticada de público, mas também nunca apoiada ostensivamente pela plutocracia – segue “positiva e operante”, ainda que com discrição nas últimas semanas, para qualquer eventualidade, se é que vocês me entendem…)

5. O governo Bolsonaro vive da conjugação – às vezes funcional, às vezes disfuncional – de suas vertentes constitutivas. Bolsonaro, inseguro como ele só, não quer abrir mão de qualquer uma das vertentes de seu governo por medo de ver todo o edifício ruir…

6. Ele faz a sua parte, a única parte para a qual ele tem competência: manter coesas e com o moral elevado as bases do bolsonarismo. E como negar que ele vem se saindo bem nesta tarefa? Senão, vejamos… Deu no jornal: “Datafolha aponta que 56% dos eleitores de Bolsonaro aprovam atuação do presidente contra coronavírus; 26% reprovam”.

7. Se somarmos os 56% de “ótimo/bom” com os 26% de “regular” temos um espantoso número de 82% de eleitores de Bolsonaro que consideram as abjetas as atitudes do presidente diante da crise corretas ou desculpáveis.

8. O bolsonarismo é um fenômeno social que vem dando mostras de enorme resiliência, não importando o que diga e o que faça Bolsonaro. Contudo, na crise, o bolsonarismo-de-raiz pode ficar isolado socialmente e a sobre a vertente Paulo Guedes pode se abater um descrédito velozmente crescente. Mas este possível isolamento e descrédito só terão implicações progressistas caso a esquerda se apresente ao povo brasileiro como uma alternativa de poder.

9. É hora, estou convencido, de a esquerda apresentar um programa consistente e alternativo ao neoliberalismo em curso e às medidas de meia-sola que estão sendo propostas para o enfrentamento da crise. (Com a expressão “programa consistente e alternativo” quero dizer que as questões de fundo da economia e da política têm que estar presentes, sem meias-palavras…)

10. A esquerda tem que deixar de pensar só em eleições e mostrar que tem condições de liderar a reconstrução do país que se fará necessária em breve. A hora é esta! Caso contrário, ela perderá a razão de existir…

 

CURSO DE INTRODUÇÃO À FILOSOFIA ONLINE
Luiz Carlos de Oliveira e Silva

1. Somando os meus esforços aos de muitos outros, vou promover, durante a quarentena, cursos online gratuitos, pelo sistema “vídeo ao vivo” do Facebook.

2. As aulas, com duas horas de duração, serão aos domingos, às terças e às quintas-feiras, sempre às 18:30 horas.

3. Os vídeos ficarão armazenados e disponíveis para consulta posterior em minha página do Facebook.

4. O curso será uma introdução à filosofia a partir da leitura comentada da “Apologia de Sócrates”, de Platão.

5. No campo dos comentários, seguem a tradução do texto de Platão com o qual trabalharemos e um material de apoio.

RESUMO
Curso online e gratuito
Uma introdução à filosofia a partir da leitura comentada da “Apologia de Sócrates”, de Platão
Domingos, terças e quintas-feiras
Das 18:30 hs às 20:30 hs

Luiz Carlos de Oliveira e Silva, professor de filosofia

Outras publicações:

A Crise se anuncia bruta

Especulação acerca do pós-pandemia

Por um Programa Nacionalista claramente Anti-Neoliberal

*

*

*

Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube:
https://www.youtube.com/DuploExpresso

Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Duplo Expresso no VK: https://vk.com/id450682799

Acha importante o nosso trabalho? Fácil - clique no botão abaixo para apoiá-lo:

Facebook Comments