Duplo Expresso 27/fev/2019

Áudio:

*

Links sugeridos:

Sobre o grupo de extrema-direita Centelha Nativista, da qual o antropólogo Piero Leirner mencionara “…Foi nessa época que um grupo mais radical, o ‘Centelha Nativista’, apareceu no meio dos paraquedistas. Sua proposta era radicalizar a repressão contra a esquerda revolucionária (curiosamente, eles é que inventaram o brado ‘Brasil, acima de tudo!’)”, viu-se uma sequência de fatos e presonagens interessantes:

  1. No blog do cel Fernando Montenegro, falando sobre a ação do sequestro do embaixador estadunidense Charles Burke Elbrick em 4 de setembro de 1969, pela ALN e MR-8, em “de onde vem o slogan ‘Brasil acima de tudo'”;
  2. Sobre o cel Kurt Pessek, membro deste grupo de “quase proscritos” nas FFAA, uma pequena nota no canto inferior esquerdo da pág. 6, do Jornal do Brasil de 2 de janeiro de 1981;
  3. O mesmo cel Kurt Pessek é lembrado pelo jornalista Wilson Ibiapina quando de seu falecimento, em texto de 6 de fevereiro de 2013, quando o autor lembrava que ele era um militar Assistente-secretário do Chefe do Gabinete Militar e membro do Gabinete da Chefia Militar no governo Geisel, mas que teria sofrido um “rebaixamento” para funções burocráticas quando o gen. João Figueiredo assumiu a presidência. O mais interessante do texto é o planejamento feito por este coronel para a eventualidade do gen. Newton Cruz tentar algo contra o provável presidente eleito Tancredo Neves, ainda em 1984. O Plano previa um deslocamento Brasília – Uberlândia – Porto Alegre, onde Tancredo seria protegido pelo gen. Leônidas Pires Gonçalves.
  4. O mesmo gen. Leônidas Pires Gonçalves foi o responsável pela abertura do processo que investigava as ações clandestinas e terroristas do então capitão Bolsonaro contra a caserna, em 1987. Há uma matéria que tangencia a questão apresentada por Rubens Valente na Folha de São Paulo em 15 de maio de 2017, e outra (bem mais contundente), apresentada por Julinho Bittencourt na Revista Fórum do mesmo dia.
  5. Se você quiser saber um pouco mais sobre a história do “Brasil acima de tudo” e do “Centelha Nativista”, descarregue e leia o pequeno artigo do cel. Cláudio Tavares Casali (Pqdt 46.363 – 88/1).

Para quem quiser pesquisar ou ler números antigos de jornais, revistas e periódicos no Brasil, aqui está a Biblioteca Nacional Digital.

Reportagem da BBC | Brasil “Aposentados na cadeia: os idosos japoneses que se esforçam para serem presos”, de 1º de fevereiro de 2019.

Livro “A Vingança de Gaia”, de James Lovelock (2006)

Filme “Síndrome da China”, de James Bridges (1979). Trata-se de um filme de ficção científica sobre um acidente nuclear e que foi lançado 12 dias antes do acidente nuclear (real) em Three Mile Island, na Pensilvânia, EUA (28/3/1979). Um dos temores aventados pelo filme era o de que o material radioativo da usina derreteria tudo o que encontrasse, atravessando o centro da Terra e chegando até a China (origem do nome do filme). A questão da segurança nas usinas nucleares era (e é) fato. Chegar à China era (e é) pura ficção. Não há como chegar ao núcleo líquido (magma) devido às altíssimas pressões da própria crosta terrestre. E, ainda que a crosta fosse ultrapassada, não haveria como atravessar todo o planeta, pois qualquer coisa que chega ao núcleo líquido acaba sendo derretida. 

Sobre o Banco de Baterias da empresa Tesla, na Austrália. O relatório do Operador do Mercado de Energia da Austrália.

*

Vídeo:


Watch live video from duploexpresso on www.twitch.tv

 

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no programa Duplo Expresso desta terça-feira, 26/02, os seguintes destaques:

– A arquiteta e PhD em administração de empresas Patrícia Vauquier fala sobre: “A farsa do sistema tarifário de energia como ‘motor’ do investimento para as empresas (privadas) do setor elétrico”

– O especialista na área de Minas e Energia, e PhD na área de Engenharia de Petróleo Paulo César Lima, comentando: “Segue o desinvestimento: A criminosa venda de 90% da participação na TAG – Transportadora Associada de Gás”

– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

 

Na fanpage do Duplo Expresso e na página duploexpresso.com

#LulaVivo
#LulaLivre
#LulaValeALuta
#ReferendoRevogatório
#ReconstruçãoNacional
#SoberaniaNacional
#DarioMesser
#CadeCunha
#MoroNaCadeia
#GloboPropineira
#FimDaMeganhagem

Programação do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/joinchat/GOxnBRLORaIl09qkS2rKsw
Canal Duplo Expresso no YouTube: https://www.youtube.com/DuploExpresso
Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/expresso-da-manha
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Duplo Expresso no VK: https://vk.com/duploexpresso1
Duplo Expresso no Instagram: https://www.instagram.com/duploexpresso/

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.