Flagra: pesquisa eleitoral “Poder360” é um embuste!

Por Romulus Maya, para o Duplo Expresso

Hoje o site (de direita) Poder360 publica mais uma rodada das suas (supostas) “pesquisas eleitorais”. Diversos sites na Blogosfera já lançaram no passado dúvidas sobre a “metodologia”, digamos, empregada nas mesmas, bem como sobre a “leitura” apresentada dos (supostos) “resultados”.

A distorção mais flagrante é a decisão – nada científica e 100% política – de a esta altura do campeonato “não medir” a intenção de voto em Lula frente aos demais candidatos. Na verdade, acredito que tal aferição seja, sim, feita. Mas que – militância política obriga – o resultado seja sonegado ao público. E repassado apenas aos trouxas – como, p.e., gabinetes de certos parlamentares do PT! – que pagam R$ 8 mil/ mês (!) para terem acesso à área fechada do site.

Não tenho o hábito de visitar o Poder360. Por isso, em circunstâncias normais não teria tomado conhecimento dessa nova “pesquisa”. Muito menos escrito algo a respeito. Mas eis que um parlamentar me manda o link… e lá fui eu.

Já tive, mais de uma vez, a oportunidade de registrar no passado o baixo nível cultural e educacional de jornalistas dos grandes meios de comunicação brasileiros…

  • Em vez de uma aristocracia, na verdade temos no Brasil, tão somente, uma oligarquia. Composta por eternos “nouveaux riches”… de geração em geração (!).
  • A “elite” (com aspas mesmo…) brasileira é jeca e pedante.
  • Pedantismo e esnobismo não se confundem: o pedantismo é a tentativa frustrada, fraudulenta, de esnobismo. Finge-se erudição que não se tem.
  • Pois não é que os “quatrocentões” Mesquita, donos do centenário Estadão, demonstraram tudo isso mais uma vez?
  • A “cruz” nas costas do Brasil: os nossos “Tartufos”…
  • … e de província!

 

… Pois eis que o tal Fernando Rodrigues, que há décadas vive de (supostamente) “analisar” pesquisas eleitorais, hoje revela – sem querer – que não entende nada de estatística.

Mais que isso: deixa claro que não aprendeu com a “tia” no primário, sequer, regra de três!

Passemos à maravilha de “análise” (sic) do Fernando Rodrigues:

(atenção aos grifos nos prints!)

 

Anotem: do universo total de eleitores – i.e., 100% – segundo o “DataPoder” 24% votam em Lula com certeza. E 11% poderiam votar. No total, 35% do eleitorado.

Pois agora, militando pela não manutenção da candidatura de Lula, e tentando pautar a disputa interna no PT a esse respeito, Fernando Rodrigues passa à “análise” da distribuição da fração lulista do eleitorado – ou seja, (alegadamente) “35%” – entre os candidatos a Plano B.

E, aí, eis que chegamos a mais uma “maravilha” da “meritocracia” (à brasileira!):

 

“TOTAL: 53%” (!)

Repito: “TOTAL: 53%” (!!)

Sim, é isso mesmo que seus olhos mostraram a você, caro leitor do Duplo Expresso…

Em vez de:
(i) multiplicar 24% por 27% (resultado: 6,48%);
E, depois…
(ii) 11% por 26% (resultado: 2,86%);
Para então…
(iii) somar esses valores (resultado: 9,34% do eleitorado total);
Para poder, finalmente…
(iv) fazer uma regra de três e calcular a percentagem de eleitores de Lula que querem Ciro Gomes como eventual substituto (9,34/35 = x/100; x = 26,69%)…

… Fernando Rodrigues faz a mera soma algébrica (!) de “27%” (de 24%!!) com “26%” (de 11%!) para chegar ao “resultado” (kkkkkkkkk) total de “53%” (sic!).

É exatamente isso: em vez de dizer que 26,69% dos eleitores de Lula gostaria que o ex-Presidente indicasse Ciro Gomes como seu substituto em caso de impedimento, o “gênio” Rodrigues fala que são “53%” (!)

*

E tem mais: o mesmo “processo” foi empregado para “calcular” (sic) os percentuais dos demais candidatos a Plano B…

Olha que “beleza”:

 

kkkkkkkkkk

Não vou gastar meu precioso tempo calculando os percentuais corretos dos demais candidatos a Plano B. Isso só valeria a pena se as premissas – i.e., os números apresentados por esse tal “DataPoder” – fossem confiáveis. Como não são, tenho mais o que fazer. E você também, caro leitor!

Notem bem: Fernando Rodrigues sabe tanto de estatísticas e análise de pesquisa eleitoral que não reparou, sequer, que, seguindo o seu “método”, o total de eleitores lulistas passa a somar…

– … 199% (!)

kkkkkkkkkk

*

Hmmm…

Pois fico agora a me perguntar se o “erro”, tão primário, não terá sido voluntário, sabe…

Será que, driblando os seus patrocinadores, na verdade Fernando Rodrigues estaria tentando mandar uma mensagem cifrada?

E revelando que Lula, na realidade, tem o DOBRO – i.e., “199%”! – do potencial de votos que ele apresenta oficialmente? De apenas “35%” (sic)?

Ou seja, Rodrigues estaria a revelar – para os mais espertos – que o voto em Lula já beira os… 70%??

kkkkkkkkkk

*

Ai, essa “meritocracia” (à brasileira)

Em vez de aristocracia, na verdade temos no Brasil, tão somente, uma oligarquia. Composta por eternos nouveaux riches… de geração em geração (!)

Uma “elite” (entre aspas mesmo…) jeca e pedante, que finge erudição que não tem.

*

E, depois, “analfabeto” é o Lula, hein…

kkkkkkkkkk

Acha o nosso trabalho importante? Reforce a nossa causa em apenas 2 segundos: apoie a sua divulgação tornando-se um Patrono do Duplo Expresso

Facebook Comments

Romulus Maya

Advogado internacionalista. 10 anos exilado do Brasil. Conta na SUÍÇA, sim, mas não numerada e sem numerário! Co-apresentador do @duploexpresso e blogueiro.