“Lobisomem”: com Requião, Lula coloca faca no pescoço dos traíras (e do Golpe!)

Por Romulus Maya, para o Duplo Expresso

  • Com Requião viabilizando-se no MDB, Lula, Gleisi e os demais legitimistas no PT colocam uma faca no pescoço dos articuladores do “Plano B”: ou baixam a bola ou Lula indica como ‘o’ seu candidato… Requião!
  • Quem segura?
  • Dupla alavanca: não só se encosta o “Plano B” na parede como também o próprio Golpe. Afinal, se há alguém que os seus articuladores – estrangeiros e “brasileiros” (entre aspas) – temem mais do que Lula é o próprio Requião.
  • Ameaçados, seriam forçados a negociar com o Lula. Além da sua liberdade, teriam de permitir a alternativa: a sua própria candidatura.
  • Jogada de mestre.

*

A notícia política de maior importância das últimas 24h – sem nenhuma surpresa abafada pela ‘GloBosfera’ – foi o anúncio de que o Senador Roberto Requião apresentará o seu nome na convenção do MDB, disputando a indicação do partido no pleito presidencial com o interventor da banca na Esplanada dos Ministérios: Henrique Meireles.

 

Como informa o colega Esmael Morais, Requião já conta com o apoio da bancada do partido no Senado, de diretórios regionais emedebistas nordestinos, de Minas Gerais, Paraná, dentre outros.

Mas e a defesa desabrida que Requião vem fazendo de Lula e da sua candidatura?

Ora, a amizade e a afinidade política entre Lula e Requião contam-se às décadas.

 

Além disso, o Senador pelo Paraná é próximo de Gleisi Hoffmann e de Lindbergh Farias, seus pares no Senado que, na qualidade de dirigentes do PT, têm garantido internamente a manutenção da candidatura de Lula frente ao assanhamento do “Plano B”.

Requião e Lula tocam, mais uma vez, de ouvido?

E com “mixagem de som” da Senadora Gleisi Hoffmann?

 

(1) Disputando o MDB Requião pode, em caso de sucesso, afastar o partido do apoio à candidatura de Alckmin. Assim, além de enfraquecer a candidatura “filha legítima” do Golpe – a candidatura “B’astarda” é o “Plano B”, na vertente “FH-C” – possibilita-se mais à frente a aliança com Lula.

O Duplo Expresso, aliás, nunca escondeu sua torcida pela chapa Lula-Requião. Na verdade, nossa torcida vai além: Requião cumulando a Vice-Presidência com o Ministério das Comunicações, onde acabaria – é certo – com o monopólio da Globo.

(2) Com Requião viabilizando-se no MDB, Lula, Gleisi e os demais legitimistas no PT colocam uma faca no pescoço dos articuladores do “Plano B”: ou baixam a bola ou Lula indica como o seu candidato… Requião!

Quem segura?

*

Candidato/ Vice “lobisomem”: o terror do tal “Mercado”

Note-se que a alavanca é dupla: não só se encosta o “Plano B” na parede como também o próprio Golpe! Afinal, se há alguém que os seus articuladores – estrangeiros e “brasileiros” (entre aspas) – temem mais do que Lula é o próprio Requião. Temor, inclusive, atestado por insuspeito telegrama de diplomatas americanos na pré-campanha de 2010, vazado pelo Wikileaks em 2013.

A ameaça de indicação de Requião como ‘o’ candidato de Lula forçaria o Golpe a negociar com o ex-Presidente. Além da sua liberdade, o Golpe teria de permitir a alternativa: a sua própria candidatura. Mais que isso, Requião Vice seria a garantia de que Lula não seria acossado, desde a posse, com a ameaça de um novo golpe parlamentar.

Quando expusemos tais ideias a Requião meses atrás no Duplo Expresso, espirituoso, o Senador brincou, batizando-a de tática do “Vice lobisomem”!

Ao que respondemos: com olhos azuis, o lobisomem não seria tão assustador.

 

Ou melhor: assustaria quem, de fato, tem que assustar.

Jogada de mestre.

*

*

*

Comentamos detidamente o tema nesta manhã, no Duplo Expresso:

*

*

*

COMPARTILHE – e ajude a espetar o pescoço do “Plano B” com a ponta da faca:

*

*

*

*

Atualização: “Lobisomem vs. Vampirão”

*

*

*

Acha o nosso trabalho importante? Reforce a nossa causa em apenas 2 segundos: apoie a sua divulgação tornando-se um Patrono do Duplo Expresso

Facebook Comments

Romulus Maya

Advogado internacionalista. 10 anos exilado do Brasil. Conta na SUÍÇA, sim, mas não numerada e sem numerário! Co-apresentador do @duploexpresso e blogueiro.