Diários da Pandemia: Movimenta Caxias (1)

Por Wesley Teixeira.

Estamos todos enfrentando esta pandemia. E temos dito que o COVID19 mata, mas a desigualdade acelera o óbito, justamente por ter impacto diferente nas camadas sociais.

Orientações como “Lavem as Mãos” se tornam muito difíceis numa região que não tem água. A Ouvidoria Pública da Defensoria RJ fez uma pesquisa e comprovou ser isto uma realidade do cotidiano das favelas.

As favelas são aglomerados urbanos tão densos que, por exemplo, S. João do Meriti tem a maior densidade demográfica da América Latina.

Muitas vezes 6,7 pessoas moram em habitações precárias com apenas um cômodo, e muitas vezes feitas de madeira.

Esta é a realidade encontrada pela Campanha de Solidariedade nas favelas.

Inicialmente estamos fazendo um atendimento emergencial, focado naquelas pessoas que trabalhavam durante o dia para terem o que comer à noite, muitas delas sem direitos trabalhistas.

Embora estejamos nos mobilizando como sociedade civil, por parte do governo a tendência é a necropolítica neoliberal. Um governo das finanças se impondo a um governo para o povo.

O Brasil segue na tendência ultraliberal, com a retirada de direitos, o aumento do desemprego, o limite dos gastos público, o desmonte do ensino público, da previdência social e do SUS, etc…

Qual o impacto disto tudo num momento de coronavírus?

Governos que chegaram ao poder através de fake news e do discurso do ódio, que só pensavam em armas como forma de gerar segurança, não dão conta de combater um vírus e gerar a seguridade social num momento como este.

O investimento público na saúde é fundamental. Termos um sistema público de saúde faz toda diferença ao enfrentar esta pandemia em comparação a outros países, no qual o sistema é privado.

Também devemos pensar na educação como setor estratégico. A universidade é um espaço para ensino, pesquisa e extensão.

Com um papel central na produção de vacinas e nas testagens, como faz a FioCruz, procurando descobrir a cura e tratamentos, baratear a produção de equipamentos, como respiradores, acelerar e diminuir o custo da produção de álcool em gel.

Aqui houve o fechamento das escolas, um  lugar onde os alunos também iam para se alimentar. Duque de Caxias tem a primeira escola da América Latina a servir merenda, a escola Armanda Álvaro Alberto.

Com o fechamento das escolas, e a proposta de ensino à distância, como ficará o caso das favelas. Muitas vezes o aluno não tem um celular, quando tem não tem Internet, computador é ainda mais difícil.

O Ensino a Distância não é um ensino que seja para todos. Defendemos que ele exista como complemento, e não como contagem de dias letivos. Além das aulas on-line é necessário aulas de reposição presenciais.

Este é um momento de ações de solidariedade e também de conscientizar a favela de que é importante ficar em casa, ter cuidados de higiene, não dar atenção às fake news.

O que vemos sendo propagado é o discurso da economia acima da vida. É um momento de reafirmar a importância do investimento público para uma sociedade mais segura, para os idosos, para as crianças, para os mais pobres.

Esta é uma doença que impacta o coletivo. Não basta o indivíduo pensar em si só.

É importante que neste momento o governo libere a renda básica cidadã. É muito importante que o governo reserve hotéis para aqueles que não podem ter isolamento social em sua própria casa.

Aqui na Baixada alguns prefeitos não decretaram a quarenta. E tem muitas igrejas funcionando.

Eu sou evangélico. E temos feito uma campanha para os evangélicos ficarem em casa.

Isto é até uma questão de prudência. Jesus nos alerta a sermos prudentes. Quando passaram as pragas pelo Egito Antigo, a orientação dada aos hebreus foi para que eles ficassem em casa, para que pudessem sobreviver aquele momento.

Ficar em casa é uma orientação que temos dado aos nossos irmãos. Porque o Templo somos nós. O Espírito habita em nós, e não em templos erguidos por mão humanas.

Isto é muito importante que seja divulgado na mídia. Temos feito todo um trabalho de conscientização nas igrejas evangélicas.

Wesley Teixeira, militante do “Movimenta Caxias”, coordenador do pré-vestibular popular “Mais Nós”, participa do Coletivo RUA (Juventude Anti-Capitalista) e do “Movimento Negro Unificado”, colaborador de mídias alternativas como “A Voz da Baixada”.

 

As cestas básicas com os ítens de higiene pessoal já foram distribuídas no Morro do Sossego, no Parque das Missões, no Beira Mar, no Morro do Sapo, na Mangueirinha, Vila Operária. Também foi servido um sopão para aqueles que estão em situação de rua, na Pça. do Pacificador, centro de Duque de Caxias (RJ).

 

Distribuição de sabonetes:

 

Carro de som percorrendo os bairros:

 

Prefeito afirma que “a cura virá das igrejas”:

 

ver também:

Diários da Pandemia: uma Rede de Solidariedade (1)

Diários da Pandemia: na linha de frente (2)

Diários da Pandemia: num condomínio de alta classe média

Diários da Pandemia: Pesquisa e Desenvolvimento na luta pela saúde

Diários da Pandemia: o Brasil não vai falir

Diários da Pandemia: na linha de frente

Diários da Pandemia: Complexo da Maré (RJ)

Diários da Pandemia: no canal do Duplo Expresso no Telegram

Diários da Pandemia: junto ao Povo da Rua no Rio de Janeiro (RJ)

Diários da Pandemia: Morro do Sossego, Duque de Caxias (RJ)

*

*

*

Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube:
https://www.youtube.com/DuploExpresso

Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Duplo Expresso no VK: https://vk.com/id450682799

 

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.