Jessé Souza ao Duplo Expresso: “razões para defendermos Lula”

O Duplo Expresso tem a honra de publicar vídeo gravado com exclusividade pelo sociólogo Jessé Souza para o site.

Nele, Jessé aponta para o fato de que defender Lula é defender a visibilidade dos pobres – para além daqueles representados em movimentos organizados de trabalhadores e sociais. Ou seja, os miseráveis. E ainda aqueles que vêm sendo precarizados a passos largos, rumo à mesma miséria.

Por isso, é preciso combater o impulso de normalização – patrocinado pelo Golpe – da prisão arbitrária de Lula.

É graças a Lula que muitos dos pobres têm hoje a consciência de que a sua situação depende de vontade política, que vinha sendo historicamente operada em favor do seu esquecimento. Uma doença da sociedade brasileira.

Lula está sendo perseguido, internamente, por ter reduzido a distância entre as classes sociais no Brasil.

Mais: a defesa de Lula confunde-se com a luta contra o Golpe. Um Golpe que representa uma contrarrevolução, um retrocesso, visando a reestabelecer as bases escravocratas da sociedade brasileira.

Defender Lula é, portanto,  defender uma sociedade mais justa, democrática e um Brasil para todos os brasileiros.

Ao que o Duplo Expresso acrescenta: defender Lula é defender ainda o Brasil enquanto ente soberano. Capaz de tomar, dentro de suas fronteiras, decisões políticas fundamentais – tais como essa de combater suas históricas desigualdades. Não as delegando a Wall Street/ Washington D.C.

Transcrição do vídeo de Jessé Souza – “Razões para defendermos Lula”

Sabe que nós temos boas razões para defender Lula. Duas delas são as mais importantes para mim.
Primeiro: defender Lula é defender a visibilidade dos pobres brasileiros que tiveram pela primeira vez a oportunidade de não considerar a sua situação como fato natural. Muitos dos pobres no Brasil sabem hoje, graças a Lula, que a sua situação tem a ver com a vontade política. É porque tem uma vontade e uma intenção de abandono e esquecimento. O ódio ao pobre que é a verdadeira doença da sociedade brasileira. Lula está sendo perseguido por conta disso. Lula está sendo perseguido porque ele reduziu as distâncias de classes no Brasil.

O outro instante, o outro aspecto que é importante é que a defesa de Lula agora representa a defesa contra um golpe. Um golpe que significa uma contrarrevolução, um retrocesso e a volta às bases escravocratas da sociedade brasileira. Devemos defendê-lo porque isso significa a defesa de uma sociedade mais justa, democrática e um Brasil para todos os brasileiros.

 

*

*

*

*

*

*

Facebook Comments

Romulus Maya

Advogado internacionalista. 12 anos exilado do Brasil. Conta na SUÍÇA, sim, mas não numerada e sem numerário! Co-apresentador do @duploexpresso e blogueiro.

Romulus Maya tem 1734 posts e contando. Ver todos os posts de Romulus Maya