Alm. Otto, SSN e Odebrecht – comentário ref. post “MILITARES – sorriso de Monalisa”

(Comentário aos posts: “


MILITARES – sorriso de Monalisa


” e “


Brasil não terá intervenção militar, diz comandante do Exército


“)

Por junior50:



Alm. Otto, SSN e Odebrecht

A imprensa cobre muito mal estes assuntos, confunde mais que explica, e comete muitas abobrinhas, como :

1. ” O governo escolheu a Odebrecht sem licitação para a construção do estaleiro e dos submarinos “

Afirmação errada em todos os sentidos, quem selecionou a ODT foi a França (DCNS), considerada por eles a única empresa com experiência na area ( construção e reforma da Base do Mocanguê, sede da ForSub ), e que se comprometeu a replicar o estaleiro/base da “Ilê de Longue”, em menor escala, no Brasil.

2. SSN/PNM ( Submarino Nuclear/ Programa Nuclear da Marinha ) : Apesar dos contingenciamentos o programa esta evoluindo, o LABGENE, local onde será montado o “reator piloto + sistemas” ( quando se constrói um SSN, replica-se em terra antes, todas as instalações “quentes” para analise, certificação, acompanhamento, antes do 2o a ser instalado no SSN ), esta dentro do cronograma atualizado, tanto que já foi entregue o simulador de reator , montado pela empresa francesa Corys, com especificações e softwares produzidos pela MB. A certificação deste reator-piloto está agendada para 2018/2019, pela CNEN e AIEA ( é necessária a certificação internacional ).

3. ” Os americanos não querem o SSN ” : Papo furado, até já auxiliaram ARAMAR, no sentido de cumprimento pela MB das determinações ambientais referentes a instalações militares ( ISO – MilStd – Nuclear Plants ), além de treinar o pessoal do CFN que faz a segurança de ARAMAR hoje, e futuramente de Itaguaí ( Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Quimica e Radiológica do CFN ), na USMC CBRN Defense School ( Fort Leonard Wood/Minnesota ).

4. Almirante Otto : Uma coisa é uma coisa, outra coisa, outra coisa – As ações da Eletronuclear , onde esta o rolo do Alm. Otto, são relativas a área civil, além de uma disputa entre europeus, americanos/japoneses e russos, quanto ao fornecimento de reatores série 1000, já quanto ao PNM, apesar do histórico excepcional do Almirante Otto neste sentido, ele já estava fora faz tempo, muito tempo, portanto não se deve confundir Eletronuclear com o PNM/SSN.

P.S. : O “coronel de congonhas” não existiu.

Facebook Comments

Romulus Maya

Advogado internacionalista. 12 anos exilado do Brasil. Conta na SUÍÇA, sim, mas não numerada e sem numerário! Co-apresentador do @duploexpresso e blogueiro.

Romulus Maya tem 1734 posts e contando. Ver todos os posts de Romulus Maya