#oDoleiro (S01E01 – PT): “memórias do saque”

#oDoleiro (S01E01 – PT): “memórias do saque”

Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/doleiro
Patreon: https://www.patreon.com/doleiro

Espalhe nas Redes:

#oDoleiro (S01E01 – PT): “memórias do saque”

#oDoleiro (S01E01 – PT): “memórias do saque”

Posted by Romulus Maya on Sunday, October 25, 2020

 

 

 


 

Telegram: https://t.me/duploexpresso/7338

 

#oDoleiro (S01E01 – ESP): “memorias del saqueo”

 

#oDoleiro (S01E01 – ENG): “a history of plunder”

*

*

*

O Doleiro – Capítulo 1 – A outra História do Brasil

A história do Brasil é a história do saque, da corrupção institucionalizada e do massacre da maioria da população.

Você tem o direito de conhecer a verdade!

Milhões de páginas têm sido escritas de pura mentira!

Sempre mentiram para nós!

Para ocultar os interesses das classes dominantes!

Neste primeiro capítulo da série O Doleiro, iremos fazer um breve percurso no Brasil real. O Brasil dos negros e pobres que constituem a maioria esmagadora da população.

Durante os primeiros 200 anos do Brasil-Colônia, foram assassinados mais de quatro milhões de indígenas dos quase seis milhões que habitavam o Brasil. Deles, restam hoje apenas algumas centenas de milhares.

Negros escravos

Com o auge do ciclo da cana de açúcar, o Brasil se tornou o país ao qual mais chegaram negros escravizados trazidos da África; quase cinco milhões, ou 15 vezes mais dos que os que foram levados aos Estados Unidos.

Imigrantes e escravos libertos

No século XIX, ocorreu o esgotamento do ciclo econômico da cana de açúcar. Os escravos, que tinham sido usados como carne de canhão durante a Guerra do Paraguai (1864 – 1870), obtiveram a liberdade decretada pela Lei Áurea da Princesa Isabel em 1888.

Na realidade, o novo ciclo econômico do café precisava de mão de obra mais especializada.

A construção do Brasil moderno, industrial

A nascente burguesia brasileira estava bem pouco preocupada com a situação da população e muito preocupada com seus lucros. Por esse motivo, não investiu na educação dos escravos e promoveu a imigração de estrangeiros europeus e japoneses, uma mão de obra qualificada.

O Brasil das contradições

A maioria dos negros nem sequer tinha para onde ir. Eles continuaram como escravos semi-disfarçados, nas grandes fazendas, ou passaram a se amontoar nas favelas do Rio de Janeiro e das grandes cidades brasileiras.

Temos aqui um dos principais fatores que deram origem à brutalidade das contradições sociais no Brasil.

O Brasil e a América Latina tinham pouco de pacíficos e pacatos

A historiografia brasileira é uma das mais manipuladas no mundo.

Quase nada se diz sobre as mais de 70 revoluções e revoltas que têm acontecido no Brasil.

O brasileiro não está nem perto de ser o homem “pacato” ou “cordial” que as classes dominantes tentam nos apresentar.

A história oficial nos mostra um Brasil onde nunca aconteceu nada. Um país de quase idiotas, de vagabundos acomodados, onde o protótipo seria o personagem de Walt Disney, Zé Carioca.

Querem nos convencer de que somos um povo de malandros que só pensa em carnaval, futebol e sexo.

As classes dominantes precisam desmoralizar a população porque no Brasil a pobreza é escandalosa. As favelas e as periferias pobres são um barril de pólvora. E, cada dia, fica pior.

Kennedy

Durante o Governo de John F. Kennedy, os Estados Unidos impulsionaram a chamada “Aliança para o Progresso”.

O objetivo era realizar alguns investimentos em obras de infraestrutura e gerar um certo desenvolvimento controlado na América Latina, para poder controlar as revoluções e revoltas, que tinham como base social as contradições que vinham se acumulando havia muitos séculos.

Fidel

A Revolução Cubana de 1959 representou um duro golpe contra os interesses dos Estados Unidos. Pôs fim ao paraíso da máfia e das grandes empresas norte-americanas.

Aconteceu a pouco mais de 150 quilômetros de Miami.

CIA e golpes de estado; Guerra do Vietnã. Guerras na América Central

Os Estados Unidos promoveram enorme repressão contra os povos latino-americanos.

Impuseram ditaduras ferozes dignas de fazer inveja ao próprio Adolf Hitler.

A ebulição das contradições sociais levou à ascensão do movimento operário a partir da segunda metade da década de 1950.

O contexto na América Latina e no mundo era de confrontos, revoluções e guerras.

O suicídio de Getúlio Vargas em 1954 adiou por dez anos o golpe militar.

Os primeiros anos da década de 1960 foram tão agitados no Brasil que aconteceram até greves de soldados e sargentos, e de marinheiros e cabos, cujas assembleias eram realizadas na sede dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro.

As classes dominantes estavam apavoradas com os “homens pacatos e cordiais”.

A Ditadura Militar, que durou 21 anos, de 1964 a 1985, foi mais “leve” que as ditaduras do Chile e da Argentina, nas quais os assassinatos, torturas e até bombardeios de fábricas fariam o próprio Hitler ruborizar.

O número de desaparecidos políticos no Brasil foi de pouco mais de mil, de acordo com a Comissão da Verdade, mas os generais mataram mais de 9.000 indígenas para facilitar a apropriação das suas terras. Isso nem sequer entra na contabilidade.

A dívida pública disparou de US$ 4 bilhões para US$ 60 bilhões em 1985, enquanto a inflação foi às nuvens.

A classe operária que se formava com o chamado “Milagre Brasileiro” chegou a ovacionar o General Garrastazu Médici em 1970, quando o partido da ditadura, Arena, venceu o MDB (o partido consentido) de lavada.

Em 1974, sob a pressão gerada pela crise mundial, a situação se inverteu.

O movimento de massas começou a reagir em 1978, quando reapareceu em cena o movimento metalúrgico que tinha sido esmagado em 1968.

Entre 1981 e 1983, mais de 1.500 sindicatos vinculados à Ditadura Militar foram retomados da máfia sindical por parte das oposições operárias classistas, o que levou à formação da CUT.

0 Golpe de estado no Brasil e na América Latina

As classes dominantes sempre se valeram de todos os métodos que julgaram necessários para manter seus privilégios. Promovendo genocídios ou condenando à fome a maioria da população.

Mas o “pacato” povo brasileiro tem sempre encontrado o caminho da luta.

Há vários anos, os Estados Unidos impõem a destruição das indústrias que foram colocadas de pé no Brasil após a Segunda Guerra Mundial, quando aconteceu um ápice de desenvolvimento, em razão do enfraquecimento do imperialismo norte-americano que estava focado em controlar as revoluções na Europa, surgidas a partir da desestabilização provocada pela Guerra.

 Não Perca

No próximo capítulo, apresentaremos o maior caso de corrupção do Brasil, conhecido como “Escândalo do Banestado”.

Dele participaram todos os setores das classes dominantes e seus serviçais.

Por esse motivo, tem se estendido uma cortina de ferro para ocultá-lo, para divulgar que todos os brasileiros seríamos corruptos, enquanto, na verdade, os ricaços entregaram meio Brasil aos abutres capitalistas estrangeiros.

Esta história deve ser conhecida porque agora querem levar a outra metade do Brasil.

Querem nos matar de fome para continuarem a viver muito bem.

Você tem o direito de conhecer a verdade!

Pelos nossos filhos e o futuro da nação brasileira!

*

*

*

Os que nos atacam:

Aqui, aqui, aqui e aqui, a ficha dos que nos atacam, na figura de Leonardo Attuch “Dantas Nahas”, levantada por, entre outros, Paulo Henrique Amorim — e estranhamente deletada de seu site após a sua morte.

DOSSIÊ LEONARDO ATTUCH – VOL. 1: SUPOSTO LARANJA DE DANIEL DANTAS, REFÉM DA JURISTOCRACIA “VIRA A CASACA” 180 GRAUS….

Posted by Romulus Maya on Tuesday, August 11, 2020

 

 

 

 

*

O que temem:

FINALMENTE: baixe as CC5 do Banestado, depois de quase 30 anos!

#BanestadoLeaks: o escândalo de lavagem de dinheiro no Brasil dos infernos

#BANESTADOleaks: “a lista”, finalmente! ?

 

*

Governo Dilma operando para os EUA (ver os respectivos fios no twitter):

 

 

 

*

NÃO TEM IDEIA DO QUE FOI O ESCÂNDALO DO BANESTADO?
Eis resumão fornecido por Romulus Maya no distante mês de janeiro do Ano do Senhor de 2018, em seu antigo blog:

As contas “CC5” foram criadas em 1969 pelo Banco Central para permitir a estrangeiros não residentes a movimentação de dinheiro no Brasil. Essas contas também eram o caminho para multinacionais remeterem lucros e dividendos ou internar recursos para o financiamento de suas atividades. Por dispensarem autorização prévia do BACEN, as CC5 viraram o canal ideal para a evasão de divisas e lavagem de dinheiro. A movimentação ilegal usando as CC5 somou 179 BILHÕES. De dólares! Ajustando pela inflação em dólar do período (1998-2020), o equivalente a 281 BILHÕES DE DÓLARES em valores atuais. De longe, o maior escândalo de evasão de divisas e lavagem de dinheiro de todos os tempos.

Uma vez estourado o escândalo Banestado, a operação abafa para encerrar de vez os trabalhos de investigação começou em 2001. Durante esse período, milhares de inquéritos foram abertos em todo o País. Contudo, nenhum político importante ou dirigente de grande empresa foi condenado de forma definitiva. A maioria das empresas envolvidas conseguiu negociar com a Receita Federal o pagamento de impostos devidos e, assim, encerrar os processos tributários e penais abertos contra si.

Em relação às empresas de mídia que usaram as contas CC5 para praticar evasão de divisas e lavagem de dinheiro, não se tratou apenas da Globo e dos Marinho. A quebra dos sigilos bancários revelou que o Grupo Abril fez uso frequente das contas CC5, tendo movimentado um total de 60 milhões de Reais. Já o Grupo SBT, do empresário Silvio Santos, movimentou 37,8 milhões de Reais segundo a investigação.

Se na esfera judicial o caso Banestado teve o seu fim escrito pelas mãos do juiz Sergio Moro, no Parlamento a apuração conduzida pela CPI do Banestado teve o mesmo destino. De maneira totalmente inabitual, essa Comissão Parlamentar encerrou os seus trabalhos sem sequer votar a minuta de relatório final!

Explica-se: o esquema das CC5 pegava de A a Z do sistema político, embora em proporções bastante diferentes. O maior implicado, evidentemente, era o PSDB. Afinal, desde 1994 o partido tomara conta da máquina federal bem como de várias máquinas estaduais relevantes, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Isso sem contar grandes municípios. No que tange ao PT, que acabara de chegar ao poder na esfera federal, o partido administrara até ali algumas prefeituras relevantes, como a de São Paulo, bem como os Estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Acre. Portanto, embora com graus bastante diferentes de exposição ao escândalo das CC5, ambos, PSDB e PT, acabaram atuando no sentido de enterrar, o mais breve possível, os trabalhos da investigação.

O que se viu nessa CPI foi a tentativa de se proteger os cardeais de ambos os partidos, bem como de blindar aliados citados na investigação. Por fim, registre-se que o encerramento da apuração se deu em dezembro de 2004. Já no ano seguinte, em 2005, surge o “escândalo” seguinte, o caso do “Mensalão”. Na prática, em termos editoriais, tratou-se de uma tentativa bem-sucedida da Globo de fazer “subir a pauta”, sepultando de vez o interesse em se investigar as contas CC5. Afinal, como dito acima, esse sistema fora utilizado pelos próprios irmãos Marinho para retirar dinheiro “frio” do grupo, como caixa dois, do Brasil.

(artigo completo, atualizado, aqui)

*

*

*

Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube: https://www.youtube.com/DuploExpresso

Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Duplo Expresso no VK: https://vk.com/id450682799
Duplo Expresso no Twitch: https://www.twitch.tv/duploexpresso
Duplo Expresso no Spotify:
https://open.spotify.com/show/5b0tFixIMV0k4hYoY1jdXi?si=xcruagWnRcKEwuf04e1i0g

 

 

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 73 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.