Expresso da Meia-Noite / Caderno Semanal

Por Ricardo Guerra

Caros Expressonautas,

Esta é a 14° edição do nosso Caderno Semanal (período de 23 a 29.07 de 2020). O embarque está liberado. Aproveitem a viagem. 

O Caso Banestado e a revelação feita pelo D.E. sobre o relatório com os nomes dos envolvidos nesse escândalo continuam repercutindo. O músico BNegão fez uma importante divulgação através de sua arte e mandou o freestyle “se liguem no Banestado”. Enquanto isso, Pepe Escobar escreveu um artigo sobre o assunto e o caso ganhou o mundo: “Panfletagem comunicacional 3.0… populariza massivamente” comentou um Expressonauta sobre a iniciativa de BNegão. “Eu achei bacana o Pepe colocar os créditos da reportagem citando o Romulus… isso foi muito significativo… ele honra nosso país” asseverou outro.

E dentre os assuntos discutidos durante a semana, destacam-se:

  • Um debate sobre voto nulo que rendeu uma interessante discussão e gerou os seguintes comentários: “voto nulo é mais complexo do que se pode supor inicialmente… é preciso compreender que ele representa um ato de protesto… mas não podemos esquecer que os defensores do golpe militar e os isentões de plantão querem oportunamente defender essa ideia como forma de facilitar a eleição de canalhas… usam esse discurso para confundir as pessoas e tentar afastá-las da questão política.” Essa é uma questão complexa e o debate está aberto. 
  • A postura do presidente e do seu governo frente a pandemia do coronavírus continua a causar indignação no Expressonauta. Lembrou-se que poderíamos estar em situação menos grave e mais alentadora se tivessem sido adotadas medidas racionais e apoiadas por critérios científicos para o combate da doença, assim, não estaríamos diante de um quadro tão assustador com o número de 90 mil mortes e 2 milhões e meio de casos confirmados, como hoje temos no País.
  • Apesar do momento delicado e da falta de gerência do governo federal, uma centelha de esperança surge com o compartilhamento da notícia que a vacina russa está prevista para lançamento no próximo mês de agosto e que uma empresa chinesa está produzindo uma vacina semelhante em parceria com o Instituto Butantan no Brasil. A fase de teste da vacina sino/brasileira contra a covid-19 iniciou esta semana e sua aplicação na população deve acontecer a partir de janeiro de 2021.
  • Comentou-se a aprovação do novo Fundeb: uma importante vitória para a educação no nosso País.
  • Voltou-se a debater sobre programas de distribuição de renda e a euforia em torno da da defesa da Renda Mínima, considerada, por alguns, muito importante neste momento de pandemia, mas que a longo prazo pode apresentar aspectos discutíveis, principalmente no que se refere ao fato do trabalhador continuar fora do circuito produtivo e sem poder de barganha reivindicativa. “Mas isso depende de outras políticas complementares que o governo precisa adotar. Sem integrar projetos e outros programas, como a reconversão industrial, a economia solidária e políticas de pleno emprego, a coisa não funciona”, ponderou um Expressonauta.
  • Destacou-se, então, que o Programa Bolsa Família evoluiu com o passar dos anos para se transformar num programa de inclusão produtiva através do Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico), com as pessoas sendo incluídas em programas de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Foi feita uma vinculação desse debate ao Banestadoleaks, defendendo-se a ideia de que parte dos recursos para bancar essas iniciativas podem vir do dinheiro fruto de evasão de divisas e sonegação fiscal: “não custa tentar!”
  • Em mais um C.Q.D. do D.E., conforme Romulus vem alertando, “todo mundo está sendo chantageado” e (só agora) o Brasil descobre a Dossiê-cracia. O procurador geral da República afirmou que a força-tarefa da lava-jato tem dados de 38 mil pessoas, que, segundo ele, formam um acervo maior que o do Ministério Público Federal e com 50 mil documentos que estão invisíveis à corregedoria-geral do MPF. “Está na hora de corrigir os rumos para que o lavajatismo não perdure” afirmou o procurador. Espirituoso o Expressonauta assinalou: “enquanto eu dormia o Brasil pegava fogo…e o esgoto estourou!”.
  • E uma frase contundente destacou-se como um soco na cara da nossa sociedade e mais um convite à reflexão: “as pessoas aceitam que os ricos fiquem mais ricos, independente de qualquer coisa, mas se indignam contra um trabalhador lutando por seus direitos e emprego”.

O nosso Caderno Semanal encerra com um comentário de um Expressonauta sobre o Duplo Expresso: “O D.E. é um espaço de análise e identificação de fatos. A defesa que faz é de uma política soberana e que observe os interesses da população brasileira!”.

Um forte abraço e até a próxima semana!

Convocação para ajudar a digitar o relatório das CC5 do Banestado

Links diretos para arquivos torrent dos 3 volumes do dossiê Banestado:

Vol. I – https://archive.org/download/banestado-cc-5-volume-i/banestado-cc-5-volume-i_archive.torrent

Vol. II – https://archive.org/download/banestado-cc-5-volume-ii/banestado-cc-5-volume-ii_archive.torrent

Vol. III – https://archive.org/download/banestado-cc-5-volume-iii/banestado-cc-5-volume-iii_archive.torrent

_____

Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube: https://www.youtube.com/DuploExpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/romulo-brillo-02b91058/
Romulus Maya no Mastodon: https://mastodon.social/@romulusmaya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Romulus Maya no VK: https://vk.com/id450682799
Duplo Expresso no Twitch: https://www.twitch.tv/duploexpresso
Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Áudios no Spotify:
https://open.spotify.com/show/5b0tFixIMV0k4hYoY1jdXi?si=xcruagWnRcKEwuf04e1i0g
Áudios na Rádio Expressa: https://t.me/radioexpressa
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347

 

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.