Expresso da Meia-Noite / Caderno Semanal

Por Ricardo Guerra

Caros Expressonautas,

Esta é a 12° edição do nosso Caderno Semanal (período de 09 a 16.07 de 2020). Embarque garantido. Uma boa viagem a todos.

O CC5gate e o maior escândalo de corrupção de todos os tempos (ligando Lava Jato e Bane$tado) continuam sendo os assuntos mais debatidos e comentados no grupo do D.E. no Telegram. 

Dentre as discussões estabelecidas nesta semana:

  • Mais um programa histórico, desta vez com a presença do advogado de Lula (Cristiano Zanin), debatendo a solicitação dos documentos originais da Odebrecht na Suíça, foi assistido ao vivo  por mais de 3 mil pessoas e teve mais de 40 mil visualizações no YouTube. Os Expressonautas externaram apoio ao esforço e a combatividade de Romulus Maya para que esses documentos fossem solicitados, e renovaram a esperança na conquista da Soberania do País e da liberdade para o Povo Brasileiro. “Lula, precisa brigar de verdade: não pode aceitar que joguem seu legado, a história de uma vida, no lixo…todos estamos na torcida e pressão, junto com Requião, para que ele (Lula) pegue os documentos e divulgue para todo o País”,  comentaram os Expressonautas.
  • Os esforços e a mobilização para a divulgação dos documentos BANESTADO-CC5-VOLUME-I; BANESTADO-CC5-VOLUME-IIBANESTADO-CC5-VOLUME-III foram renovados.
  • Sobre a covid-19, apesar de estudos indicarem que a taxa de disseminação da doença tende a um processo de estabilização em grande parte das capitais e regiões metropolitanas do Brasil, há uma tendência de aumento da contaminação geral nas cidades do interior e em alguns centros urbanos, principalmente no sul do País. No entanto, mesmo nas regiões nas quais as condições parecem mais estáveis, a situação ainda exige bastante atenção, sendo ressaltado que estabilização não significa declínio no número de casos. Destacou-se, mais uma vez, a importância da ação da maior parte dos governadores estaduais frente ao problema, em contraposição ao descaso do governo central, cujo Ministério da Saúde completou dois meses (na presente semana) sem titular a frente da pasta.
  • As rusgas entre Gilmar Mendes e os militares foram identificadas como mais uma peça  diversionista para manter o Cidadão Brasileiro refém de uma falsa polarização judiciário x militares. E o jogo do “quem irá nos salvar?” foi debatido, sendo pontuado que o objetivo desta encenação é reforçar a ideia, que já vem sendo martelada há algum tempo, de que a institucionalidade ainda funciona no Brasil e, assim, desmobilizar a organização popular e arrefecer seu ímpeto para a luta revolucionária.
  • Nesse contexto, discutiu-se as características das denominadas “esquerda eleitoreira’’ e ‘’esquerda revolucionária’’. Lembrou-se que, na sua versão eleitoreira, a esquerda se perde em discursos inócuos e vinculados a pautas não combativas e de vanguarda, portanto, que não educam e não dão consciência sobre os verdadeiros inimigos do Povo Brasileiro e do Brasil, como “o rentismo, o neoliberalismo, o capitalismo, o capital transnacional, os banqueiros, o entreguismo e os lacaios traidores dos interesses nacionais”’. Voltou-se a discutir a importância de se retornar às bases e a necessidade de uma organização política revolucionária.
  • Debateu-se a forma como as FFAA vêm aparelhando o Estado e a eficiência do trabalho de inculcação ideológica que fazem na sociedade, disseminando como verdade uma auto-caracterização, na qual se vendem como competentes e tecnicamente preparados, para “justificar” a completa tomada que têm feito da área administrativa do governo. Como diz Piero Leirner: “o sistema está sendo reinicializado em modo de segurança e formatado para funcionar em modo silencioso, sem a necessidade que os militares apareçam como vem acontecendo agora”.
  • Discutiu-se o suposto “perdão” que a Globo reivindicou para o PT, assim como a proposta de um jornalista para que o partido também perdoe a emissora, visando viabilizar a retirada de Bolsonaro do poder. Essa discussão originou o seguinte comentário: “com o capital não se negocia ou perdoa… o que a Globo quer é o compromisso do silêncio do PT e de toda esquerda frente à população”.
  • E, logo após a divulgação pelo Duplo Expresso dos documentos originais das contas CC5 do Caso Banestado, o Canal no YouTube atingiu 50 mil inscritos, causando bastante alegria e muita comemoração entre os Expressonautas. 

O nosso Caderno Semanal finaliza destacando um sonho revelado por um Expressonauta: “ver o D.E. com 30 milhões de inscritos e o povo debatendo os assuntos tratados nas lives…aprendendo a definir suas prioridades”.

Um forte abraço e até a próxima edição!

_____

Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube: https://www.youtube.com/DuploExpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/romulo-brillo-02b91058/
Romulus Maya no Mastodon: https://mastodon.social/@romulusmaya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Romulus Maya no VK: https://vk.com/id450682799
Duplo Expresso no Twitch: https://www.twitch.tv/duploexpresso
Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Áudios no Spotify:
https://open.spotify.com/show/5b0tFixIMV0k4hYoY1jdXi?si=xcruagWnRcKEwuf04e1i0g
Áudios na Rádio Expressa: https://t.me/radioexpressa
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.