Expresso da Meia-Noite: Caderno Semanal

Por Ricardo Guerra

Caros Expressonautas,

A 26° edição do Caderno Semanal do Expresso da Meia-noite (período de 15 a 21.10 de 2020) já está circulando. Aproveitem a leitura e façam uma excelente viagem.

Uma semana intensa, com grandes realizações, marcou o lançamento mundial da série “O Doleiro”.  Uma parceria entre o Duplo Expresso e a Gazeta Revolucionária viabilizou a possibilidade de realização do projeto – a primeira Série Brasileira para as redes sociais (contada em 12 capítulos e em 3 línguas) – detalhando o maior escândalo de corrupção do Brasil de todos os tempos: “O Caso Banestado”.

O Capítulo I será lançado sexta-feira 23.10.2020 e a colaboração de todos para a divulgação e a campanha financeira é fundamental (link para contribuição https://vakinha.com.br/vaquinha/doleiro). Não esqueça de escrever o seu nome completo na doação, dessa forma você, caro/cara Expressonauta, terá a oportunidade de ficar imortalizado/a nos créditos da Série.

Dentre os outros assuntos que estiveram em pauta nos debates estabelecidos no grupo do Duplo Expresso no Telegram essa semana, destacaram-se:

  • O “Umbrella Deal” (Acordo Guarda-Chuva detalhado por Romulus Maya no artigo “A casa caiu”) e o #UmbrellaDeal… eleitoral, com a fala de Protógenes Queiroz revelando o esquema de fraude na urna eletrônica, continuaram sendo os assuntos mais debatidos e comentados no grupo. Romulus Maya (RM) postou (via Twitter) um histórico-literário-jornalístico no qual revela as ligações entre Daniel Dantas e Mangabeibeira Unger, no entreguismo e no sangramento do Povo brasileiro, desde o passado. “Herdeiros das Capitanias Hereditárias… para eles o Brasil é somente uma grande ‘Capitania Hereditária’… acho que por isso se julgam no direito de negociar os Recursos do País” foram alguns dos comentários.
  • Em continuidade a esse assunto, os Expressonautas compartilharam material contundente sobre a possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas (em debate sobre segurança na votação eletrônica na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e em conferência de hackers realizada nos EUA).  Com a possibilidade desse tipo de fraude, os Expressonautas ainda ressaltaram que as pesquisas eleitorais podem ser usadas para preparar a opinião pública para os resultados fraudados e lembraram a publicação feita por RM, quanto ao absurdo do TSE estar testando a possibilidade de voto via celular e computador.
  • Enquanto isso, a juristocracia, no exercício da sua parte no contexto da sinergia com o os militares (que realmente estão por trás e comandam o atual governo), decidiu promover grande barulho na opinião pública afastando (por 90 dias) o senador Chico Rodrigues, pego com dinheiro escondido no seu “cofre” anatômico. Romulus Maya chamou atenção para  a necessidade de se construir uma massa crítica maior na sociedade e o imperioso questionamento que deve ser feito sobre esse precedente posto, com esse inconcebível afastamento. Ressaltou-se, então, a importância de se debater o fato de que, no momento em que todo mundo fica falando do dinheiro encontrado em curiosa parte anatômica do senador, o País está sendo saqueado e personalidades políticas e de outras  instâncias públicas e empresariais, de livre acordo ou chantageadas, estão entregando o Patrimônio estatal e financeiro do País.
  • E, ao discutir o avanço da agenda de destruição do Patrimônio Nacional por parte do (des)governo Bolsonaro, os Expressonautas compartilharam importante material relacionando atividades e situações comprometedoras em favor do capital contra os interesses do Brasil e contra a possibilidade de recuperação da economia e de desenvolvimento Soberano Nacional. O caso do PL 3877/2020 apresentado hoje (21.10.2020) no Senado, já com anúncio de votação em Plenário para esta quinta-feira, gerou forte reação.
  • O PL 3877/2020 trata da utilização de títulos como garantia da remuneração do dinheiro que os bancos não emprestam (porque cobram juros altos demais) e conta com a benesse do Banco Central. “Em vez de parar com a remuneração da sobra de caixa dos bancos, estão legalizando essa vergonha!… essa operação tem custado centenas de bilhões de reais aos cofres públicos!… peço que retwittem e pressionem os senadores… quando é assunto de interesse do mercado $$$$ a coisa anda a jato!”, reagiram os Expressonautas.
  • Ainda sobre questões relativas ao Desenvolvimento Soberano do Brasil compartilhou-se matéria relacionada a tecnologia 5G e foi comentada a subserviência do governo Bolsonaro/Guedes aos EUA, que está estudando a possibilidade de banir a companhia chinesa Huawei das negociações para fornecer serviços e materiais para a rede 5G do Brasil. Essa notícia gerou os seguintes comentários: “deveriam negociar diretamente com os chineses para barganhar a transferência de tecnologia para as empresas brasileiras… e a Telebrás era que deveria absorver essa tecnologia… esse é um projeto imperialista desde sempre… impedir nosso desenvolvimento… e eles sempre vão encontrar alguém para fazer o serviço sujo… lembram da Marina Silva contra a construção das eclusas e canais para interligar a bacia hídrica brasileira, que Romulus citou num programa?… é parte das muitas camadas de gerações de políticos cooptados pelo império… é desalentador… parece que ninguém tem forças para romper com o domínio do norte… e o Brasil continua a ser o quintal deles”.
  • Repercutiu-se uma publicação questionando o governo por sua omissão frente a uma catástrofe da magnitude da atual pandemia e, mesmo assim, não ter encaminhado qualquer proposta concreta para (minimamente) gerir o problema, ficando ressaltada  a seguinte frase: “nesse desespero em que as pessoas se encontram, nenhuma ilusão deve restar: sempre foi ‘nós por nós’… dessa forma, a burguesia brasileira torna-se irrelevante”.
  • Em seguida, compartilhou-se uma entrevista de um psicanalista comentando como o ultraliberalismo colonizou a nossa subjetividade com seus quatro pilares fundamentais, que são articulados entre si: “a necessidade de consumo, o individualismo, o egoísmo e o conceito completamente deturpado de meritocracia. “A lógica liberal produz consumidores, não cidadãos. Do contrário, como explicar que uma pessoa que idolatra um torturador possa se tornar Presidente da República? Isso indica que essa sociedade não dá nenhum valor aos direitos humanos, foram algumas das reflexões feitas pelo psicanalista”.
  • Foi estabelecida uma mobilização em torno do movimento #600contrafome, #600peloPOVO e #pautamp1000, cujo objetivo é  pautar a Medida Provisória 1000/20, que visa de aumentar o valor das últimas parcelas do auxílio emergencial de R$ 300 para R$ 600. “O Estado possui mecanismos para regular a economia e nenhum passa pela chantagem com a miséria do povo. A questão é uma decisão política: não tem nada a ver com propostas de Ajuste Fiscal ou aprovação da Reforma Administrativa ou Privatizações. O Estado não precisa de financiamento. É imprimir moeda e pronto!” comentou-se no grupo.

E a presente edição finaliza com uma intrigante reflexão feita por um Expressonauta: “a vida prossegue! Nada é permanente! Só os ocidentais prepotentes, no vazio do seu existir, são como cegas serpentes!”.

Um forte abraço e até a próxima edição!

_______________________________

 

Siga o Duplo Expresso em várias plataformas:

Canal do DE no Telegram

Grupo de discussão no Telegram

Canal Duplo Expresso no YouTube

Romulus Maya no Twitter

Duplo Expresso no Twitter

Romulus Maya no Facebook

Duplo Expresso no Facebook

Romulus Maya no Linkedin

Romulus Maya no Mastodon

Grupo da Página do DE no Facebook

Romulus Maya no Instagram

Romulus Maya no VK

Duplo Expresso no Twitch

Áudios do programa no Soundcloud

Áudios no Spotify

Áudios na Rádio Expressa

Link para doação pelo Patreon

Link para doação pela Vakinha

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.