Expresso da Meia-Noite / Caderno Semanal

Por Ricardo Guerra

Caros Expressonautas,

Até parece que foi ontem que tudo começou, mas chegamos a décima edição do nosso Caderno Semanal (período de 25.06 a 01.07 de 2020). Agradecemos a Romulus Maya por acolher o nosso projeto e a todos que, direta ou indiretamente, contribuem para que todas as semanas seja viabilizada nossa publicação. Um agradecimento especial aos Expressonautas UmCrcra, que fez a ilustração das imagens e faz a publicação no site do Duplo Expresso todas as semanas, e nossa querida Saravá, que incentivou a organizar e implementar a ideia do Expresso da Meia-Noite e trabalha, horas e horas com afinco, revisando comigo cada edição.

Desejo a todos uma boa leitura e que façam excelentes reflexões. 

 

Ka-booom! A semana começou com uma pauta bomba e Romulus Maya revelando os segredos das CC5 do Banestado e expondo os pilantras que contribuem para o fechamento das “torneiras” dos brasileiros:                                                                                                                                         

  • O Caso Banestado, acordo que encobriu a remessa de divisas ao exterior (através das contas CC5), entrega do patrimônio nacional e enriquecimento ilícito de indivíduos e que abarca, também, personalidades públicas e políticos, além de grandes corporações empresariais, industriais e financeiras no governo FHC, foi o assunto mais discutido durante toda semana. Foram mais de 179 bilhões de dólares, atualmente corrigidos no valor superior a 1 trilhão de reais. A divulgação do Relatório com a lista dos nomes de quem está envolvido na maior operação de lavagem de dinheiro já vista e agora exposta pelo Duplo Expresso, ganhou #BanestadoLeaks, #CC5Gate, #Banestado, #CC5 e ocorreu uma mobilização pela sua divulgação entre os componentes do grupo.                                                                                                                                                                        
  • “Será que as tenebrosas transações relacionadas às privatizações no governo FHC, as quais foram silenciadas por anos, irão receber a atenção que merecem agora?” –  Indagaram os Expressonautas. Até o momento da atual publicação, nenhum grande espaço de representação da mídia tradicional ou alternativa havia pautado a bomba da divulgação do relatório do Delegado Celso Três pelo D.E. (aprofundado pelo Delegado Castilho) e as reveladoras explicações quanto ao laço entre Lava Jato e Bane$tado e porque Sérgio Moro é refém do doleiro Dario Messer, dos EUA e da inteligência americana. Foram exaltadas as menções feitas pelo escritor e jornalista Xico Sá (twitter.com/romulusmaya) e a jornalista Hildegard Angel, e pelos canais do Youtube do Osvaldo Bertolino, o Verdade Concreta, a Gazeta Revolucionária e o TVC-Rio, além da publicação na  página da AEPET (Associação dos Engenheiros da Petrobrás).
  • Quanto aos políticos, apenas Glauber Braga, em resposta ao questionamento de um Expressonauta via Twitter, pediu para que os documentos (BANESTADO-CC5-VOLUME-I; BANESTADO-CC5-VOLUME-IIBANESTADO-CC5-VOLUME-III) fossem enviados para sua assessoria, que ele pudesse se apropriar do assunto para divulgar. Ressaltou-se, então, a importância de intensificar a mobilização pela divulgação dos bombásticos documentos.
  • A palavra de ordem, “Ninguém solta a mão de ninguém” foi ironicamente substituída por “Ninguém solta o rabo de ninguém”, em alusão a esse escabroso acordo que envolveu políticos de direita e de esquerda, empresários, pessoas físicas, grupos de mídia e outras representações de diversos segmentos institucionais brasileiros. 
  • A publicação de um blog de esquerda, afirmando que os militares “foram usados por Bolsonaro”, causou graça entre os participantes do grupo. Mais um “CQD” do Duplo Expresso no que se refere aos blogs que compõem o Piguinho Vermelho – segunda perna da pinça que opera em favor do domínio de espectro total. A matéria foi interpretada como provável tentativa de induzir a militância de esquerda a ter esperança na luta institucional, e assim, arrefecer a força da luta revolucionária, apostando na justiça e esquecendo a sinergia que esta mantém com os militares. “Estão em acordo com Guedes (o homem da Finança) e com Bolsonaro, até a alma!”, pontuou um Expressonauta.
  • A notícia do retorno de Pepe Escobar ao D.E. movimentou positivamente o grupo, e o programa (analisando a geopolítica e a bombástica revelação da semana #BanestadoLeaks) com a participação de Nildo Ouríques, Pepe Escobar e Piero Leirner, foi assistido ao vivo por mais de três mil pessoas.
  • O avanço no desenvolvimento da vacina contra a covid-19, por um grupo Chinês, com capacidade para imunizar todas as pessoas que receberam as doses nos testes realizados, gerou um sentimento de esperança no grupo, mas também levantou um questionamento sobre os motivos do Brasil investir dinheiro no projeto da vacina Inglesa, tão atrasado e com possibilidade, reconhecida pelos próprios fabricantes, de não ter resultados satisfatórios. 
  • Um debate sobre a obra da Transposição do Rio São Francisco, apesar de identificar gargalos na sua efetiva concretização e efeitos na vida do Povo sertanejo, ressaltou a importância desse projeto para o Nordeste e o desenvolvimento integrado do País. A obra foi identificada como uma das ações de infraestrutura mais importantes da História do Brasil.
  • Debateu-se, ainda, a questão de que a campanha “todos contra Bolsonaro” não significa nada, se não for extensiva ao “fora militares, Guedes e tudo o que representa essa política neoliberal” que privatiza a água, retira direitos dos trabalhadores e entrega nossas empresas e riquezas. Ressaltou-se o fato de que o Brasil gastou 850 bilhões de reais, nos últimos 30 meses, para pagar juros da dívida com os bancos, mas o atual governo fica inventando desculpas para não investir os 700 bilhões que são necessários para universalizar a rede de saneamento para todos os Brasileiros. Lembrou-se também, que o País perdeu 7,8 milhões de empregos em relação ao último trimestre e o número de pessoas empregadas com carteira assinada caiu para o menor nível histórico, e que, pela primeira vez, temos mais pessoas em idade de trabalhar desempregadas do que ocupadas (87,6 milhões de desempregados x 85,9 milhões de ocupados).

E fechamos esta edição, trazendo, mais uma vez, comentários Expressonautas que promovem reflexões e ajudam a instigar o nosso espírito reativo – “está saindo caro demais carregar os representantes dessa elite covarde e as artimanhas que fazem para não lidar com a realidade de suas ilegalidades, a custa da miséria do Povo… A desigualdade social já passou do insuportável há tempos! E a pergunta que fica é: até quando?”.

Um forte abraço e até a próxima edição!

____

Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube: https://www.youtube.com/DuploExpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/romulo-brillo-02b91058/
Romulus Maya no Mastodon: https://mastodon.social/@romulusmaya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Romulus Maya no VK: https://vk.com/id450682799
Duplo Expresso no Twitch: https://www.twitch.tv/duploexpresso
Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Áudios no Spotify:
https://open.spotify.com/show/5b0tFixIMV0k4hYoY1jdXi?si=xcruagWnRcKEwuf04e1i0g
Áudios na Rádio Expressa: https://t.me/radioexpressa
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347

 

 

Acha importante o nosso trabalho? Fácil - clique no botão abaixo para apoiá-lo:

Facebook Comments