Expresso da Meia-Noite / Caderno Semanal

Por Ricardo Guerra

 

Caros Expressonautas,

É um enorme prazer recebê-los para o embarque na nona edição do nosso Caderno Semanal (período de 18 a 24.06 de 2020). Desejo a todos uma boa viagem. 

A semana foi marcada por notícias estarrecedoras:  

“Isso precisa ser denunciado exaustivamente! A morte não espera”. Reagiram os Expressonautas.

  • Lamentou-se o fato do presidente questionar os dados das secretarias estaduais e incentivar invasão de hospitais, fazendo uso de questões sérias para fins diversionistas, enquanto a maioria dos governadores vêm tentando tomar medidas assertivas e agir em acordo com as determinações da OMS. Foi comentado que os absurdos cometidos pelo governo central, desacreditando a ciência e a atuação dos profissionais de saúde, têm atrapalhado as ações locais e prejudicado as possibilidades de avanços no combate e controle da pandemia. Discutiu-se, então, a necessidade de parar de comentar os disparates que o presidente propositadamente fala com intuito de distrair a atenção da população e ressaltou-se a importância de se criar uma pauta própria, que nesse momento precisa gravitar em torno da grave situação que estamos vivendo com essa pandemia.   
  • Está cada vez mais clara para os Expressonautas, a relação entre a mídia tradicional (Partido da Imprensa Golpista – PIG) e a questão do sequestro de pauta em consonância com parcela substancial da mídia alternativa de esquerda (Piguinho Vermelho), pernas de uma mesma pinça que dá sustentação ao golpe e atua pelo projeto clandestino (em curso) de fechamento do regime no Brasil e entrega das nossas Riquezas e Soberania. Na semana passada a pauta foi a prisão de Sara Winter, com ênfase em enquadrá-la como terrorista, abrindo perspectivas para o surgimento no Congresso Nacional, de leis absurdas contra a liberdade da população. Agora, a prisão do Queiroz, revelando (de forma bem pensada) fotos com cartaz do AI-5, toma conta das mídias, intensificando a pauta diversionista e começando a preparar o descarte de Bolsonaro. Um comentário em referência ao aporte de dinheiro do governo a empresa do advogado de Bolsonaro, deu um tom de humor tragicômico aos debates: “ele foi enGranado”. Assim, enquanto pensamos que Bolsonaro é o nosso pior problema, eles vão concluindo o desmanche da herança de Vargas e da Constituição de 1988.
  • Chamou atenção o movimento em defesa da prorrogação do pagamento do auxílio emergencial no Congresso Nacional, após o presidente anunciar o veto a sua continuação. Rodrigo Maia (presidente da câmara dos deputados) defendeu a prorrogação do pagamento do benefício, desde que vinculada ao corte no salário do funcionalismo público. O grupo se mobilizou pela manutenção do auxílio sem imposição de contrapartidas, principalmente porque lesa, como sempre, o bolso do trabalhador. Certeiro, o Expressonauta pontuou: “O cara vem comandando os destinos da maldade, ajudou a passar a “de’forma” da previdência e a acabar com a CLT, e fica querendo fazer pose de bonzinho?”.
  • Divulgou-se a campanha pela continuidade da manutenção da renda básica emergencial até dezembro e ressaltou-se que é preciso, mais do que isso, defender a Lei de renda básica vitalícia e não apenas a sua manutenção na atual condição de auxílio emergencial. 
  • Uma crítica ao terrorismo econômico que o governo faz acerca do auxílio emergencial desmascarou o mito que o país irá quebrar em virtude do pagamento desse benefício. Dados organizados por Maria Lúcia Fattorelli (Auditoria Cidadã da Dívida) indicam que o Brasil tem  4 trilhões de reais distribuídos entre as Reservas Internacionais, a Conta Única do Tesouro Nacional e o Caixa do Banco Central, dos quais Paulo Guedes deu, sem nenhuma contestação, R$40.000.000.000 para os bancos no final de 2019, mas agora se nega a socorrer o Povo que está passando necessidades. Pontuou-se que a utilização de R$82.000.000.000 destas reservas, além de salvar vidas, ajudaria a alavancar a economia.
  • No bojo dessa discussão sobre o desenvolvimento econômico e os cuidados com a população neste período de crise, houve um caloroso debate sobre os modelos e estratégias econômicas a serem contrapostos ao liberalismo (principal responsável pela atual crise). Foram debatidas ideias relacionadas ao marxismo ortodoxo, o New deal, o Keynesianismo e o modelo keynesiano, na sua forma mais radical, que preconiza que o governo pode sempre gastar o que for necessário para acabar com o desemprego e a pobreza, sem risco de causar inflação – as Finanças Funcionais
  • Discutiu-se, ainda, a crise de representatividade dos partidos políticos e a necessidade de se propor mudanças estatutárias na sua organização, visando viabilizar o aumento do engajamento popular e impedir a ditadura intrapartidária e a captura das estruturas de tomada de decisão. Nesse sentido, lembrou-se a estrutura organizacional do PT dos anos 80 e até, quem sabe, a formação de um partido político a partir do DE.

E, assim, chegamos ao final desta edição, lembrando que a ação dos representantes do imperialismo no nosso País, no sentido de entregar Nossas Riquezas e destruir Nossa Soberania, não pode ficar impune, sob o risco de se atingir um ponto de difícil retorno. É preciso envidar reação: “Até quando iremos suportar esse império que nos destroem os sonhos, roubam a dignidade do Nosso Povo e aniquilam todas as perspectivas de Soberania da Nossa Nação?

Até a próxima semana e um forte abraço!

_______

Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube: https://www.youtube.com/DuploExpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/romulo-brillo-02b91058/
Romulus Maya no Mastodon: https://mastodon.social/@romulusmaya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Romulus Maya no VK: https://vk.com/id450682799
Duplo Expresso no Twitch: https://www.twitch.tv/duploexpresso
Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Áudios no Spotify:
https://open.spotify.com/show/5b0tFixIMV0k4hYoY1jdXi?si=xcruagWnRcKEwuf04e1i0g
Áudios na Rádio Expressa: https://t.me/radioexpressa
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347

 

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.