Bolsonaro não é o nosso pior problema

Por Luiz Carlos de Oliveira e Silva

  1. Bolsonaro não é o nosso pior problema… O nosso pior problema é a agenda de desmanche da “herança Vargas” e da Constituição de 1988, e de medidas que implicam o fechamento do regime.
  2. A implantação desta agenda unifica a plutocracia e está em curso, em ritmo diferenciado, deste Collor, sem ter jamais encontrado descontinuidade em nenhum dos governos que lhe sucederam.
  3. A implantação desta agenda é o “fascismo” real… Bolsonaro e seus aloprados “apenas” produzem o nevoeiro que visa esconder o que está em realmente em movimento.
  4. Ou ainda, Bolsonaro é o “bode na sala” que a plutocracia está disposta a “sacrificar” no altar de seus interesses, desde que a agenda citada siga em frente.
  5. A proposta de “frente ampla”, limitada ao “Fora Bolsonaro”, significa que a plutocracia aceita entregar a cabeça do boçal e o campo progressista aceita “naturalizar” as reformas regressivas já implantada.
  6. Manobra semelhante a esta aconteceu com a famigerada “Carta aos brasileiros”, quando Lula e PT aceitaram “naturalizar” as reformas levadas a cabo nos governos Collor e FHC, em troca de não hostilidade por parte da plutocracia.
  7. Bolsonaro é um cão que ladra sem condições de morder à vera. Ele é um anacronismo, sonha com o fascismo à moda antiga, sonho este que não encontra acolhida na plutocracia, com as exceções que justificam a regra.
  8. Os empresários que estão com ele são tão toscos quanto ele… Fato é, me parece, que sem apoio importante da plutocracia, não há fascismo à moda antiga que vingue…
  9. O perigo não está aí, no “fascismo bolsonarista”. Perigo mesmo é o “fascismo” de novo tipo – que resultará, com Bolsonaro ou sem ele – da implantação da agenda em curso. Este “fascismo” de novo tipo, sem tanques nas ruas, sem fechamento do Congresso e STF, este sim, unifica a plutocracia.
  10. Por estas razões, eu considero a “frente ampla” limitada ao “Fora Bolsonaro” – como quer a plutocracia e setores “colaboracionistas” do campo progressista – uma empulhação: a plutocracia entrega a cabeça do boçal e nós aceitamos como “naturais” as reformas regressivas já implantadas.

Ouça o artigo no player abaixo e na Rádio Expressa:

 

Em tempo:

Os fogos de artifício do golpe bolsonarista

  1. Aloprados do bolsonarismo atiraram fogos de artifícios contra o prédio do STF aos gritos de que aquilo era uma mensagem que as autoridades precisavam entender.
  1. Pelo jeito, as autoridades da PGR e do STF entenderam bem a mensagem…
  1. Tudo não passa de fogos de artifícios, e os pirotécnicos estão indo em cana.
  1. O golpe dos aloprados deu chabu, mas o verdadeiro “golpe” está sendo implantado, dentro da lei, por um conjunto de medidas de fechamento do regime já aprovadas, desde Dilma, e um outro em trâmite no Congresso.
  1. Os fogos de artifício dos aloprados do bolsonarismo servem para criar a fumaça que esconde as movimentações em prol do fechamento legal do regime em curso.

Luiz Carlos de Oliveira e Silva, professor de filosofia

_____

Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube: https://www.youtube.com/DuploExpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/romulo-brillo-02b91058/
Romulus Maya no Mastodon: https://mastodon.social/@romulusmaya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Romulus Maya no VK: https://vk.com/id450682799
Duplo Expresso no Twitch: https://www.twitch.tv/duploexpresso
Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Áudios no Spotify:
https://open.spotify.com/show/5b0tFixIMV0k4hYoY1jdXi?si=xcruagWnRcKEwuf04e1i0g
Áudios na Rádio Expressa: https://t.me/radioexpressa
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.