FFAA: o Haiti é aqui
Por Piero Leirner.
Na última 3a, dia 14, esbocei um cenário, dentre os possíveis, com o Romulus Maya no Duplo Expresso.
VEJAM BEM, O QUE ESTÁ ABAIXO É UM CENÁRIO. ISSO É GUERRA HÍBRIDA, E COMO OUTRAS, OCORRE EM UM CAMPO DE INCERTEZAS.
Trata-se do seguinte, de forma resumida (é mais complicado, mas é só um cenário para se imaginar):
Bolsonaro está sendo pilhado p/ tacar fogo no circo, a ponto de que o caos fique tão absurdo que a única saída seja a tal intervenção militar.
Ontem ele falou que “o Brasil vai quebrar, vai ser o caos. Ficaremos como a Venezuela”, na CNN. Mas é Haiti.
Bolsonaro pode ter o cenário venezuelano do “bloqueio”; os militares têm o cenário haitiano da catástrofe.
Coloquei nesses termos para uma amiga hoje de manhã, que me indagou se já não existe legitimidade para os militares entrarem na cena.
Tem 2 problemas aí.
1) a lavagem cerebral foi feita, e a tropa apoia o capitão. Uma decisão dessa precisa ter um drama para ocorrer. Só as merdas que ele fala (e faz, mas aí não é percebido, pq sempre se transfere a culpa p/ alguém) não dão conta de levar a cadeia de comando toda a um ato [e se tem coisa que apavora os militares é a “dissidência”].
2) As outras instituições ou (a) precisam aceitar ou (b) precisam estar caracterizadas como as que estão causando a piora do quadro. Neste momento esta hipótese “b” está em marcha, com a culpa sendo transferida aos governadores e Congresso.
Eles querem um ambiente que seja suficientemente problemático para dar um golpe geral, mudando toda configuração do Estado.
O Covid-19 foi o cenário “ótimo” para rodar este plano…
Nesse caso, pode haver aquilo que um amigo, Coronel do Exército, chamou a atenção: as relações ficam tão degradadas e insuportáveis com os outros poderes que tem-se uma justificativa para uma “renúncia”.
MAS VEJAM QUE ISSO PODE SER UMA “PINÇA”: A TENSÃO ENTRE BOLSONARO E OS OUTROS PODERES (EM NÍVEL HORIZONTAL, COM O CONGRESSO E JUDICIÁRIO; EM NÍVEIS VERTICAIS, COM ESTADOS) TERMINA, NO FIM, COM O EQUACIONAMENTO ONDE O QUE SOBRA COMO “INTACTO”?
Quem pensou em Forças Armadas, acertou.
Algumas questões p/ pensar este quadro, diante das últimas 16 horas:
1) a troca do ministro foi acompanhada pelo discurso “sai um político entra um técnico”
2) os governadores reagiram como esperado: na Globo vários deles (incluindo o Camilo Santana,, PT-CE!) lamentaram, disseram que o Mandetta é o cara, etc.
{Dois pontos aí:
a) cismogênese Federação X Estados: mode on, e em feedback. Idem em relação ao Congresso, que reagiu com um pouco mais de cautela; não adiantou nada, Bolsonaro disse claramente na CNN que Rodrigo Maia está conduzindo o Brasil ao caos. Entrou com o pé no peito, a saúde ficou para o 5o plano;
b) enquanto isso, o resto da imprensa bombardeou a ideia de que o novo cara é “cientista” (ou melhor, “gerente”, “S3” de manual de doutrina, como muito bem colocou outro Coronel amigo). }
Ou seja, para a intenção de fato, que é queimar a ideia de política, o governo ganhou de goleada. Juntando os 2 pontos: governadores (+ Congresso) = política. Governo = “técnico”.
Note que esse foi o discurso que desde o início eles usaram para justificar o aparelhamento militar do Estado.
MAS O QUE IMPORTA AQUI? QUE A IMPRENSA ASSOCIOU MANDETTA A UM LAMENTO DOS GOVERNADORES E CONGRESSO, E ATÉ DO CARA DA OAB (que raios a OAB tem que opinar sobre isso?).
OU SEJA, O TRUQUE FUNCIONOU: MANDETTA É POLÍTICO, E BOLSONARO FOI COERENTE COM SUA POSIÇÃO.
Ou seja, tal como a cloroquina, BOLSONARO POLITIZA TUDO, E FAZ ISSO DIZENDO QUE A POLÍTICA É A DOS OUTROS.
Clássico mecanismo de “projeção + inversão”, isto é, uma baita false flag..
3) sabendo que a vaca já foi p/ o brejo, tudo que interessa agora é fabricar esses fatos, produzir manipulações da informação. Não dou uma semana para o ciclo de insanidades recomeçar.
4) o ponto é o “número mágico”. 10000? 100.000? 1 milhão? Eu acho que não há nenhum consenso, e o GSI deve estar sem prognóstico. Enquanto isso todo mundo fica na trincheira.
5) lembre-se do seguinte: o modelo é o HAITI. 1 terremoto + 1 furacão + 1 epidemia. E eles acharam que aquilo foi um “case de sucesso”. HAITI, MEUS AMIGOS.
6) Bolsonaro fala o tempo todo no problema econômico. Compreensível, mas por motivos nada triviais.
No mundo que manda e que de vez em quando aparece por Davos já se sabe bem que para rodar a máquina de impressão e drenar o $ para o sistema financeiro, é preciso reativar o parque produtivo dos países.
O movimento contrário seria possível, drenar da poupança para a produção, mas isso foi o que a gente até agora não viu acontecer. O movimento é da base, e do Estado, para o capital financeiro.
Daqui a pouco não vai mais ter lastro, nem imposto para sustentar esse movimento. Portanto essa gente sabe que se a coisa deve ser feita com cautela, é pq o cenário de “liberar geral” deve ser pior.
Aqui, como o cenário é sempre pior (quando a bolsa lá fora cai 2, aqui cai 20), os caras têm pressa. Precisam de um fôlego de uns dias para “dar mais um pouquinho” para quem andou perdendo na bolsa. Depois dane-se, entra-se com o cenário verde-oliva, dando um reset no sistema.
7) finalmente, a pérola da manhã:
Bolsonaro diz ter supostos dados de inteligência de um plano de Maia, Doria e STF contra ele
O GSI, que tem tempo para tomar chá da tarde com desembargadora, mostrando a que veio.
.
ver também:
Bolsonaro, Folha e o ‘Telecatch’
*
*
*
Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube: https://www.youtube.com/DuploExpresso
Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Duplo Expresso no VK: https://vk.com/id450682799
Facebook Comments