Diários da Pandemia: uma caixa de supermercado

Por uma caixa de uma grande rede de supermercados.

[10/04/ 2020, 16:34]

Boa tarde!

Quem me conhece e trabalha comigo sabe da minha postura diante da empresa.

Até porque conheço os direitos do empregador e do trabalhador. E até porque quando entrei na empresa fui informada sobre as regras e as normas da empresa. E tento cumprir da melhor maneira possível.

Nunca assinei advertência ou suspensão , quando vou para o meu setor de trabalho, que sou operadora de caixa trato os clientes com respeito e educação , e nem sempre sou tratada da mesma forma!

Sendo que ultimamente tem acontecido coisas que tem me deixado bem pensativa e desmotivada. Reconheço que no ramo de trabalhamos, supermercados, não podemos parar. Até porque a população depende de alimentos. Sim as portas tem que ficar abertas, sim!

Porém eu trabalho numa empresa de porte grande uma das maiores redes de supermercado do Rio de Janeiro. Não trabalho em mercadinho de bairro !

Eu só questiono que os nossos empregadores, tenham mais zelo e mais preocupação com a vida dos “colaboradores” que estão de frente, que somos nós. Também temos família nos esperando. E não estamos imune a esta pandemia.

A empresa tem médico do trabalho, beleza. Porém eu acho que quando o funcionário é encaminhado para ir passar por uma avaliação pelo médico da empresa, os profissionais da saúde teriam que ter mais cautela ao examinar os funcionários.

Eu reconheço que tem muitos funcionário que até aproveitam dessa situação para pegar atestado. Porém isso são a minoria, porque a maioria tá doente mesmo, mal mesmo. Alguns até trabalhando doentes!

Qual é o tipo de avaliação que é feita para dizer que o funcionário tá apto ao retorno do trabalho. Pois lá não é feito um raio-x , não é feito um exame de sangue, não é feita uma tomografia.

Qual é a certeza que esse funcionário não contraiu o vírus? Pois nem o teste foi feito ?

Nisso o funcionário e obrigada a retornar ao trabalho ainda doente, sem saber o certo o que ele tem. Se é um simples resfriado ou se está infectado. A pessoa volta ao trabalho sem a certeza de nada, só pedindo a Deus que seja apenas um resfriado e que logo melhore!

Como não adoecer se as lojas os clientes estão fazendo aglomeração. Lojas lotadas. Muitos idosos, crianças. Eles não respeitam nada. E não existe limite de cliente para entrar na loja!

Querem comprar, estamos a disposição para servi. Porém da forma que as lojas se encontram, ou a gente adoece fisicamente ou adoece psicologicamente !

Talvez esse post venha a  me trazer consequência, mas é preciso falar. E a minha vida quem governa é Deus, e a porta só fecha quando Deus permite !

 

[10/04/ 2020, 02:00]

Estamos sim ficando doentes, psicologicamente, sem a certeza de nada. Só pedindo a Deus que nos livre de todo mal.

Estamos trabalhando com o nosso psicológico acelerado. Estamos doentes de medo, doentes da alma, a cabeça cheia de preocupação, de ver todos os dias um colega nosso de trabalho sendo afastado.

E a gente com medo de estar infectado e levar essa doenças para nossos familiares. Tamos sim exaustos e sobrecarregados, pois muitos dos nossos colegas estão afastados e os poucos que estão ficando estão sobrecarregados.

Quando chega no término do serviço o que queremos é chegar em casa e dizer “mais um dia vencido”.

Eu só queria que existisse normas e regras para atender os clientes com mais segurança para nós!

E sei que isso é capaz. É só estipular a quantidade certa de clientes que pode entrar na loja. Da forma que se encontra fica muito difícil.

Não tenho nada a esconder. A opinião é minha. Muitos vão se sentir incomodados com o que eu estou postando. E talvez até role algumas perseguição comigo .

Mais no andar da carruagem, o que vier para mim é lucro. Só não posso me calar com todas essas coisas que estão acontecendo e me fazendo mal!

 

[10/04/ 2020, 02:33]

A gente só vale enquanto estamos servindo nossos patrões. Morreu, coloca outro no lugar. Hoje acabo de perder um colega de trabalho por causa desse coronavírus.

Pior é o colega ir ao médico, pegar os 14 dias de isolamento, a empresa manda ele ir na matriz, passar pelo médico do trabalho prá ver se realmente está doente. Eles acham que estamos lá de brincadeira, só pode!

O caso tá sério e nenhuma providência tá sendo tomada para nos proteger. Estamos ali cumprindo o nosso trabalho, mas sem proteção e cuidado nenhum. Somente Deus nos guardando.

Os clientes fazendo aglomeração, sem respeitar a faixa de distância. Muitos dos nossos colegas trabalhando doentes. E outros que são afastados para ficar no isolamento em casa, são obrigados pelo médico da empresa a retornar ao trabalho, sem antes fazer um teste para vê que não são positivo!

A questão não é trabalhar. Temos o compromisso de servir os clientes, mas tem que haver mais seguranças para nós trabalhadores, que estamos de frente.

A quantidade de clientes dentro do supermercado fazendo aglomeração é surreal. Eles não respeitam faixas e nem quantidade de pessoas no local. Teria que ter um limite certo de clientes dentro da loja. Iam entrando aos poucos. E não fazer o que está acontecendo!

E a nossa vida e a vida dos nossos familiares, não serve de nada? Será que vai ter que morrer mais funcionários para tomarem uma providência?

Algo tem que ser feito!

Queremos trabalhar, mas com segurança. Sem ter que ficar pensando que talvez seremos a próxima vítima!

Muitos funcionários doentes por conta de aglomeração de cliente

Será isso mesmo que somos só números?

Sinto muito pela morte do colega que morreu por conta da covid19, mesmo assim ainda vejo o povo achando que é brincadeira!

Descanse em paz meu amigo da filial da Barra da Tijuca .

E nós que lute!

.

ver também:

Enraizados no Morro Agudo (RJ)

Movimento Unificado dos Camelôs (RJ)

MST: Terra Prometida

KM 32: na profundidade da Periferia

Frente CDD: Cidade de Deus (RJ)

Pandemia e periferia

*

*

*

Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube:
https://www.youtube.com/DuploExpresso

Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Duplo Expresso no VK: https://vk.com/id450682799

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.