Expresso da Meia-Noite / Caderno Semanal

Por Ricardo Guerra

 

Caros Expressonautas,

Apresento a 11° edição do nosso Caderno Semanal (período de 02 a 08.07 de 2020). Desejo a todos uma boa leitura.

O assunto mais comentado da semana foi o programa do Duplo Expresso do dia 05.07.2020, realizado logo após a bombástica divulgação, feita por Romulus Maya, da cópia do relatório original com os nomes dos envolvidos no maior escândalo de corrupção de todos os tempos (o Caso Banestado). O programa contou com a presença presença dos três protagonistas da denúncia – o então Governador do Paraná Roberto Requião, o Procurador Celso Antonio Tres e o Delegado Federal José Castilho Neto – e foi assistido (ao vivo) por mais de 4 mil pessoas, tendo, até o momento da atual publicação, quase 50 mil visualizações no YouTube.                                                                                                                                                            

  • A denúncia vem ganhando vazão e o jornalista investigativo e especialista em geopolítica Pepe Escobar, após ouvir a denúncia durante participação no programa do D.E., tem se empenhado em levar o caso aos demais programas que participa e tem proclamado a necessidade da imprensa brasileira fazer um trabalho conjunto sobre o conteúdo do relatório divulgado, para avaliar responsabilidades, consequências e repercussões. Um Expressonauta quantificou a grandeza do caso, lembrando que, na época, o Brasil tinha 37 bilhões de dólares de reserva cambial, decorrente de empréstimo no valor de 40 bilhões de dólares contraídos por FHC ao FMI, e o escândalo revelado (envolvendo as CC5 e o Banestado) moveu 180 bilhões de dólares.
  • Além de Pepe Escobar e de toda repercussão obtida na semana anterior, o  Professor José (Portal do José) elogiou o trabalho realizado pelo Duplo Expresso em uma  live com o economista e Youtuber Eduardo Moreira, e participou ao vivo (como espectador) do programa apresentado por Romulus Maya, na terça-feira (07.07.2020), onde comentou que estava acompanhando o caso para melhor se apropriar do assunto e dar ampliação ao debate. Romulus foi convidado  para participar do programa no Canal do YouTube Galãs Feios, para falar sobre essa histórica revelação, e a sua participação nesse programa foi assim definida: “Sereno, didático. Explicou e falou o que era pra ser falado sobre o CC5gate e ainda teve oportunidade de calar a boca dos caluniadores”.
  • Diferente do que tem acontecido na imprensa (ao menos na sua parcela digital e alternativa), o aumento na repercussão da divulgação do relatório do Procurador Celso Tres, entre os políticos, ainda não causou a devida ressonância que o caso exige e a divulgação dos documentos (BANESTADO-CC5-VOLUME-I; BANESTADO-CC5-VOLUME-IIBANESTADO-CC5-VOLUME-III) continua mobilizando os Expressonautas.
  • O histórico momento que estamos vivendo provocou uma sensação de esperança no grupo quanto a possibilidade de passar o Brasil a limpo e de ocorrência de um redirecionamento na organização política e social da Nação. Os Expressonautas sabem que a luta é árdua e reconhecem as dificuldades para livrar o País das garras dos representantes do imperialismo e do capital transnacional. Esse problema foi sintetizado da seguinte forma: “O efeito pinça garante, tanto a direita quanto a esquerda rentista, a eficiência do golpe a longo prazo. É preciso inaugurar, urgente, uma nova esquerda comprometida com a soberania do Brasil”.
  • Lembrou-se que alguns portais, considerados “alternativos de esquerda”, estão sempre promovendo confusão na análise que fazem da conjuntura do País, tentando vender a ideia de divergências entre STF e generais e ocultando o fato que o judiciário brasileiro atua em sinergia com os militares, operando em favor do imperialismo, e, consequentemente, contra os interesses do Brasil. “Nada pode gerar mais imobilismo do que uma leitura da realidade que enxergue no adversário um aliado”, pontuou um Expressonauta.
  • No contexto da geopolítica, a notícia que a justiça Britânica concedeu a Juan Guaidó o direito de acessar as reservas de ouro Venezuelanas, gerou o seguinte comentário: “o lado positivo disso, é que os bancos americanos e ingleses perderão a credibilidade. A confiança foi para a lata do lixo”.
  • A importância da Lei de renda básica voltou a ser debatida e mobilizou um esforço por uma “iniciativa de semeadura, independente de paixões partidárias (atuais ou anteriores à chegada ao D.E.), no sentido de combater o atual governo e suas políticas neoliberais, tão prejudiciais ao nosso Povo, e o desmanche do Estado e da Soberania Nacional.
  • Por fim, uma grata surpresa,que recebeu merecida adesão do grupo, foi o anúncio da pré-venda do livro de Piero Leirner: O Brasil no espectro de uma guerra híbrida.  A participação de Piero como comentarista do D.E., revelando os porões da política no Brasil, é muito valorizada pelo Expressonautas, e, inclusive, sugeriu-se a formação de um grupo de estudos para leitura e discussão sobre o conteúdo do livro.

A atual edição finaliza com um recado Expressonauta contra a sanha privatista neoliberal: “Estatal tem que investir no seu País e em seu Povo. Não tem de ter lucro, nem tão pouco disponibilizar ações em bolsas de valores!”

Um forte abraço e até a próxima edição!

________

Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube: https://www.youtube.com/DuploExpresso

Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Duplo Expresso no VK: https://vk.com/id450682799
Duplo Expresso no Twitch: https://www.twitch.tv/duploexpresso
Duplo Expresso no Spotify:
https://open.spotify.com/show/5b0tFixIMV0k4hYoY1jdXi?si=xcruagWnRcKEwuf04e1i0g

 

 

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.