“Dória é Comunista”

“DÓRIA É COMUNISTA”
Luiz Carlos de Oliveira e Silva

1. Os bolsonaristas estão dizendo que João Dória, logo quem, é comunista… Temos aqui uma “chave-de-leitura” para a compreensão de um aspecto importante do fenômeno do bolsonarismo.

2. “Comunista”, no léxico bolsonarista, significa: “o outro que é diferente e, por ser diferente, é um perigo potencial que precisa ser eliminado, antes que seja tarde”.

3. O “comunista” para o bolsonarismo é, por exemplo, em alguma medida, o que foi o “judeu” para os nazistas e o “trotskista” para os estalinistas: o “outro que é diferente” que precisa ser eliminado antes que ponham tudo a perder. A sociedade ideal para eles é um todo perfeitamente homogêneo, onde não cabem “diferentes”…

4. A paranoia fazia com que os nazistas vissem “conspirações judaicas” por toda a parte, e os estalinistas “conspirações trotskistas”. E isto tinha uma razão de ser: a paranoia foi um traço marcante das personalidades de Hitler e de Stálin – como é um traço marcante da personalidade de Bolsonaro – que contribuiu para dar forma e identidade ao nazismo e ao estalinismo.

5. O nazismo, o estalinismo e o bolsonarismo, como movimento social e político, por um mecanismo de identificação dos liderados com o Chefe, tomaram, em alguma medida, as características psicológicas dos seus líderes como um dos seus elementos de coesão interna e de identidade social.

6. A paranoia é um dos elementos de coesão interna imprescindíveis a movimentos como os descritos acima… Por isto, o “outro que é diferente” – isto é, o “perigo potencial” no qual se projetam todos os males existentes na humanidade – precisa ser constante identificado e implacavelmente denunciado e demonizado, para manter vivia a paranoia.

7. Em seus aspectos mais exteriores – e nem por isto, menos importantes – o nazismo, o estalinismo e o bolsonarismo expressam a personalidade delirante de seus líderes.

8. Ver o “perigo potencial” por toda a parte faz parte do enredo, mesmo que para isto seja preciso incorrer em enormidades como a de chamar o governador de São Paulo de comunista…

9. Mas que bolsonarista está ligando para enormidades?

10. O importante é manter a coesão do movimento, o sentimento de pertencimento e a sensação de que tudo faz sentido. Mesmo que a coesão e o pertencimento sejam de rebanho e o sentido delirante…

 

Luiz Carlos de Oliveira e Silva, professor de filosofia

Outras publicações:

Bolsonaro e a Ideologia

Mandetta e a caverna de Platão

Negação do Mundo

*

*

*

Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube:
https://www.youtube.com/DuploExpresso

Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Duplo Expresso no VK: https://vk.com/id450682799

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.