América Latina e a Revolução negada: da Colômbia ao Brasil

“Se eu avançar, sigam-me. Se me detenho, empurrem-me. Se eu os trair, matem-me. Se me matarem, vinguem-me.”

Jorge Eliécer Gaitán

as raízes da violência na Colômbia remontam ao assassinato de Gaitán, líder do Partido Liberal, candidato favorito às eleições de 1950 e assassinado em 09/04/1948.

a multidão em fúria desencadeou o Bogotazo. o presumido assassino de Gaitán foi linchado, seu cadáver arrastado pelas ruas até ser crucificado em frente ao palácio presidencial, que  foi cercado e esteve a ponto de ser tomado.

seguiu-se  o período conhecido como La Violencia, entre 1946 e 1957 estimam-se 300 mil mortos, 800 mil feridos e 1 milhão de refugiados, estabelecendo desde então o padrão para a luta de classes na Colômbia.

Gaitán chegou mesmo a prever as consequências de seu assassinato: “A oligarquia não me mata, pois sabe que se o faz, o país se arruína e as águas demorarão cinquenta anos em regressar a seu nível normal.”

a execução de Gaitán é também a sentença de morte para a Revolução Democrática Burguesa na periferia latino-americana do Capitalismo.

liberais, sociais-democratas e reformistas vivem assombrados por este fantasma.

as condições específicas das formações sociais na América Latina impedem a emergência de uma burguesia nacional, condenando ao fracasso qualquer aliança supostamente pactuada com uma fração de classe sem qualquer existência concreta.

para nosotros nunca houve opção: a emancipação da América Latina se dará através de uma Guerra de Independência, tendo como perspectiva uma Revolução Popular Socialista.

ou jamais se dará… seremos sempre neo-colônias semi-escravocratas.

nos levantes recentes do Equador e Chile, qual a relevância de Bachelet e Rafael Correa? qual a participação efetiva de Evo Morales na luta contra o golpe na Bolívia? após 15 anos a Frente ampla é derrotada no Uruguai, sem ter implementado qualquer mudança estrutural.

e Lula no Brasil, qual seu protagonismo desde o Golpe de 2016?

se o projeto neoliberal no Chile se estrutura sobre a exportação de cobre, e na Colômbia sob a égide do narcotráfico, no Brasil está se erguendo com base no petróleo e na mineração.

como seria o Pacto de Ralito à la Brasil?

se na Colômbia foi o acordo sigiloso entre as milícias, narcotraficantes e políticos profissionais, dando luz à para-política e tendo como missão irrenunciável a “refundação a pátria”, como seria no Brasil?

qual o projeto de Brasil em curso?

a matriz é o neoliberalismo ditatorial de Pinochet petrificado constitucionalmente: tudo privatizado (inclusive água e mar) e as FFAA e os carabineros ungidos com privilégios excepcionais para agirem como fiel guarda pretoriana.

o modelo atual de implementação é o estado narco-terrorista da Colômbia, cujo fundamento constitucional foi redigido em inglês nos EUA: o Plan Colombia.

atualmente a Colômbia recebe a terceira maior “ajuda militar” bancada pelos EUA, superada apenas pela destinada a Israel e Egito. o efetivo do Exército colombiano é de cerca de 500.000 homens, maior do que o brasileiro mesmo com uma população 5 vezes menor.

os colombianos podem ter o direito de viver em paz com cerca de 45% do território do país coberto por minas? com milhões de refugiados internos, quantidade só comparável ao Congo? de cada 100 sindicalistas assassinado no mundo, 51 são colombianos.

por toda parte vemos o colapso e a falência de um imperialismo decadente, sob a égide do poder dos EUA. ao invés de algum novo New Deal ou Plano Marshall, a política da terra arrasada e da selvagem expropriação.

só pela guerra sem fim é possível sustentar a hegemonia do Dólar, e só a hegemonia do Dólar pode financiar a guerra sem fim.

a linha de frente das grandes mobilizações populares sempre será a juventude. foi assim no Brasil quando inesperadamente o movimento estudantil retomou as ruas em 1977, precedendo o ressurgimento do movimento sindical em 1978.

foi assim também em Junho de 2013.

as antigas lideranças políticas brasileiras estão esgotadas e seu modelo falido. a Direita muito bem sabe disto, daí seu investimento em renovação com Kim Kataguiri, Fernando Hollyday, Tabata Amaral.

e à Esquerda, o que vemos? há algo?

deixem que os mortos enterrem seus mortos. as novas lideranças sempre são engendradas pelas novas lutas. não é o povo quem faz a Revolução, é a Revolução quem cria seu povo.

tanto Bolsonaro, Paulo Guedes e Gal. Heleno quanto uma esquerda fossilizada pelo burocratismo e fisiologismo, todos compartilham o mesmo pesadelo: o movimento autônomo das massas.

e para conjurá-lo brandem a mesma ameaça: o fechamento do regime e o banho de sangue.

mas desde sempre o sangue de nosotros segue jorrando pelas veias abertas da América Latina.

a História da América Latina tem sido a exasperante repetição de um mesmo padrão, invariavelmente fracassado e levando a enorme sacrifícios – principalmente para o grosso da população, os mais pobres.

uma classe dominante inapetente e incompetente de se mover para além da cômoda condição de sócia subordinada e minoritária do Imperialismo, abdicando de qualquer autonomia e projeção de poder internacional.

uma Esquerda incapaz de superar a ilusão de uma impossível conciliação com a classe dominante, tampouco da viabilidade do vanguardismo armado dissociado do movimento de massas.

a História da América Latina, a nossa História, é a de uma Revolução negada: tanto a Revolução Democrática Burguesa quanto a Revolução Popular Socialista.

referência:

“Guerra e Paz na Colômbia em perspectiva histórica” – Fábio Luis Barbosa dos Santos

vídeo: Colômbia – 2019: #21N

https://www.youtube.com/watch?v=wONZnvGLd0Y

vídeo: Colômbia – 2019: Que Viva El Paro!

https://www.youtube.com/watch?v=OIIUKbYFDIk

vídeo: Colômbia – 2019: El Paro Sigue

https://www.youtube.com/watch?v=NE7Vf8mM_hk&t=3s

 

arkx é um nickname presente na Internet desde seus tempos primevos, na época dos BBS antes da Web. algumas poucas vezes arkx é nosotros, mas sempre não é um autor.

.

anteriormente em Hy-Brazil:

os Generais e o Beco sem Saída.

uma Contra-Revolução permamente.

do momento Geisel ao momento Chávez.

.

*

*

*

Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube: https://www.youtube.com/DuploExpresso

Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Duplo Expresso no VK: https://vk.com/id450682799
Duplo Expresso no Twitch: https://www.twitch.tv/duploexpresso
Duplo Expresso no Spotify:
https://open.spotify.com/show/5b0tFixIMV0k4hYoY1jdXi?si=xcruagWnRcKEwuf04e1i0g

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.