Retrospectiva do Duplo Expresso é “a novidade” nas outras publicações

Por Wellington Calasans, para o Duplo Expresso

retrospectiva
substantivo feminino
1. exposição em que se apresentam as obras de um artista, de uma escola, de uma época, com perspectiva histórica, mostrando a respectiva evolução.“o museu fez uma r. da obra de Lasar Segall”
2. relato de uma série de acontecimentos decorridos durante certo período; retrospecto, retrospecção.“em dezembro, a emissora fará uma r. dos principais acontecimentos jornalísticos do ano”

Origem
⊙ ETIM fem.substv. de retrospectivo

É preciso ser didático para explicar o objetivo deste post. Por isso, nada mais justo do que recorrer a um dicionário para definir de maneira incontestável a palavra “retrospectiva”.

Quem acompanha o Duplo Expresso sabe que entre os nossos desafios está a superação de uma perversa, preconceituosa e – em alguns casos – criminosa perseguição contra a nossa página, através de sabotagens infinitas contra o nosso trabalho.

Desde carta aberta de deputados e comparsas, passando por ligações ou abordagens que beiram o assédio para que alguns nomes não participem das nossas transmissões online, o Duplo Expresso tem o esforço dobrado de mostrar o que é e lutar para provar que não é o que os inimigos dizem por aí.

Nos últimos dias, no entanto, percebemos que o nosso trabalho tem sido facilitado. Enquanto preparamos tranquilamente a retrospectiva 2018 (quando celebraremos onze meses de Duplo Expresso), temos testemunhado que há por aí “um museu de grandes novidades” com a – tardia e inválida – descoberta de que Lula deveria ter ido para uma Embaixada e agora (somente agora?) a divulgação de que o “Laranja Podre do PT” (Zé Cardozo) foi o artífice da prisão injusta de Lula.

Cazuza também cantaria “eu vejo o futuro repetir o passado” se fosse ler as novidades das outras publicações, mas – assim como o Duplo Expresso – ele já estava ciente de que “o tempo não para”.

Quando eu chamei Zé Cardozo de “O Rasputin dos Trópicos”, o fiz com os detalhes. No momento em que este traidor convenceu Lula a se entregar com o falso argumento de que “não caberia HC caso fosse decretada a prisão preventiva”, a nossa página denunciou a patranha.

Nós sabíamos que mais de três dezenas de advogados calaram diante da mentira do “Laranja Podre”. Ficamos indignados quando vimos que transformaram em notícia a foto de Lula indo para as mãos dos carrascos da Lava Jato.

Como na política não existem coincidências, a foto é do filho de Carol Proner – que é a mesma advogada que ficou famosa como namorada de Chico Buarque e que fez um livro com artigos de terceiros sobre a previsibilidade da condenação de Lula.

Recentemente, em seu depoimento Lula chegou a mencionar que uma famosa advogada do Rio de Janeiro teria dito a ele que aquela acusação não se sustentaria por três dias. Será que foi ela?

O Duplo Expresso trouxe de volta os depoimentos de Gleisi, Lula, João Pedro Stedile e da Monja Coen num post que teve como título “Vídeo-bomba: o passo a passo da traição a Lula – e ao Brasil – dentro do PT”. Ali já estava um bom resumo da traição.

Como sabemos que esse “delay” das outras publicações apenas ratifica o apelido “Globosfera” que demos a elas, não vamos esperar pedidos de desculpas dos detratores que, inutilmente, dedicam boa parte do tempo a falar mentiras sobre o nosso trabalho.

Por isso, quando vemos Emir Sader dizer que “ninguém disse que Lula deveria ter ido para uma Embaixada” ou o Conversa Afiada (dando eco à Carta Capital) citar hoje (somente hoje?) que Zé Cardozo foi o responsável pela mentira que levou Lula para a cadeia, temos a certeza de que estamos no caminho certo. A nossa retrospectiva é a novidade dos outros.

Para não ficarmos aqui apenas comentando “o furo de reportagem” deles, em rápida reunião de emergência, eu e Romulus Maya (colega que divide comigo a responsabilidade de editor desta página) decidimos que agora é o momento de cobrarmos de Gleisi Hoffmann a expulsão imediata do “Laranja Podre”. Tem mais nomes, mas já seria um grande gesto de respeito a Lula, família Lula da Silva, militantes do partido e eleitores de Lula (de Lula!).

Humildemente, no Duplo Expresso – A verdade chega primeiro!

 

Facebook Comments

Romulus Maya

Advogado internacionalista. 12 anos exilado do Brasil. Conta na SUÍÇA, sim, mas não numerada e sem numerário! Co-apresentador do @duploexpresso e blogueiro.

Romulus Maya tem 1734 posts e contando. Ver todos os posts de Romulus Maya