“Hacker de Taubaté”: vem golpe aí? – Duplo Expresso 16/jul/2019

Destaques:
— Romulus Maya aponta a possibilidade de novos C.Q.D.s do Duplo Expresso nesta semana, quando a “operação em pinça” do PIG junto ao “PIGuinho vermelho” é mais uma vez acionada para fazer um esquenta para a possível prisão de um “hacker de Taubaté” — e mesmo uma investida “contra” Glenn Greenwald.
— Nildo Ouriques: “a dialética da crise brasileira”.
— Thais Moya e o olhar que decifra o subtexto por trás do noticiário político.
— Piero Leirner comenta os últimos disparos na guerra híbrida.

Ler mais

Duplo Expresso 25/jun/2019

Destaques:
– Nildo Ouriques: a polêmica do Intercept/ Duplo Expresso; mais “Honduras arde”.
– Thais Moya decifra o subtexto do atual cenário político, com ênfase no esvaziamento do balão Glenn Greenwald.
– Piero Leirner e os últimos disparos na guerra híbrida. Ênfase na leitura dos impactos das últimas rodadas da perspectiva militar.

Ler mais

Duplo Expresso 18/jun/2019

Destaques:
– Romulus Maya comenta as reações ao artigo-bomba “Explosivo: a viagem – secreta – de Dilma à Rússia, em meio à “#VazaJato”!” (link: https://duploexpresso.com/?p=105834): recibos passados à sua viralização ontem; e confirmação – espetacular – no fim do dia.
– Nildo Ouriques: «Mexico: as opções de Lopes Obrador diante do Império».
– Thais Moya decifra o subtexto da “VazaJato”.
– Piero Leirner e os últimos disparos na “guerra híbrida”.

Ler mais

Exclusivo: a manipulação do Intercept para proteger Moro & Dallagnol

Exclusivo: a manipulação do Intercept para proteger Moro & Dallagnol
Prefácio por Romulus Maya:

Exclusivo: batom na cueca! O malabarismo “editorial” do Intercept para induzir leitores a erro na tentativa de proteger Moro & Dallagnol, principais suspeitos de serem os vazadores dos diálogos, tirando-os do foco. Editores Glenn Greenwald e Leandro Demori devem explicações.
Se foi Dallagnol, ou Moro, esses não passam de peões sem efetiva relevância; “serviçais” do imperialismo. Mas o que “Rei e Rainha do vazamento” (a saber, Deep State norte-americano) querem operar no tabuleiro politico brasileiro, e, ainda mais importante, mundial?
Quando experientes e calejadas lideranças esquerdistas fazem coro à narrativa que serve, na prática, aos interesses do Deep State (“ataque russo ao governo e às instituições brasileiras”), significa que são ingênuas e despreparadas ou que estariam convenientemente fazendo jogo-duplo para emplacar um roteiro acordado e ensaiado?
E nós? Seremos apenas telespectadores boçais desse grande “Big Brother Brasil”? Ou, na verdade, de um “Big Brother… America”? Bem, Glenn Greenwald — e seu “mecenas”, o “polêmico” multi-bilionário Pierre Omidyar –, certamente, sabem a resposta para essa pergunta.

Ler mais

Duplo Expresso 13/jun/2019

O antropólogo Piero Leirner, a doutora em Sociologia Thais Moya e o advogado internacionalista Romulus Maya comentam sobre: “Hackeamento, vazamento, Telegram, Omidyar, falcões, pombos, Vaza-jato, Lula, o PT, Greenwald, Moro, Deltan e outros quetais”. Auxílio, remoto (?), de Pepe Escobar.

Ler mais

Duplo Expresso 12/jun/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 12/06, os seguintes destaques:
– A doutora em Sociologia Thais Moya comenta: “Vaza-jato ‘para inglês ver’: considerações sobre o uso político dos vazamentos”
– O veterano do petróleo e analista político Rubem Gonzalez questiona: “Vaza-jato: O que não vai sair do CU-rador do Glenn?”
Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

O baile dos tribunais e do PT Jurídico: Entenda por que Lula não vai sair da prisão

Todo mundo quer o “Lula Livre”, até quem precisa dele preso. Nesse texto, você percorrerá o histórico recente que resultou no misterioso parecer do MPF que acenou positivamente para um regime semiaberto (ou domiciliar) para Lula, com intuito de constatar que os tribunais envolvidos agem em conjunto, com ajuda de agentes políticos externos, para gerenciar os lucros do sequestro do ex-presidente.

Ler mais

Duplo Expresso 06/jun/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 06/06, os seguintes destaques:
– A doutora em Sociologia Thais Moya e o professsor de Processo Penal e de Direito Penal Fernando Nogueira Martins Jr. debatem: “O recurso para progressão de regime do presidente Lula”
– O veterano do petróleo e analista político Rubem Gonzalez comenta: “A esquina entre a segurança pública e a guerra híbrida”
Romulus Maya e Patrícia Vauquier fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 04/jun/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 04/06, os seguintes destaques:
– A socióloga Thais Moya segue “Decodificando a atualidade política brasileira”
– O professor livre-docente de Relações Internacionais na PUC-SP, Reginaldo Nasser fala sobre: “As grandes potências e a disputa pela periferia do sistema”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 28/mai/2019

O Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 28/05, conta com os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e Presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos Nildo Ouriques comenta: “Para onde vai a esquerda latinoamericana?”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “O que falta para os pobres irem às ruas?”
– O antropólogo Piero Leirner comenta: “Os últimos disparos na guerra híbrida”
Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Timing: a “namorada” de Lula e o roteiro do Golpe

Questão de timing: se é “relacionamento de mais de ano”, com “o conhecimento de todos”, por que justo agora sair na imprensa (conservadora + “progressista”) – com tanto destaque -, depois de “vazamento” de Bresser Pereira?
(mas com matéria já pronta em veículo da Globo (Época) respaldando tal “inconfidência” e traçando o perfil da suposta namorada?)
“Eu não sou dado a misturar vida privada com vida pública. Vejo com muita desconfiaça esses festejos… como (se fora) uma mensagem política de que Lula planejaria uma saída (iminente)” – comentário do Professor Luiz Moreira e de Romulus Maya no último Duplo Expresso de Domingo.
Mais comentário, cético, da socióloga Thais Moya e de Romulus Maya no Duplo Expresso desta manhã.

Ler mais

Duplo Expresso 21/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 21/05, os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e Presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos Nildo Ouriques comenta: “A Revolução Brasileira”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “O que fazer? – Haddad e PT-Jurídico sequestraram ‘Lula Livre’”
– O antropólogo Piero Leirner comenta: “Os últimos disparos na guerra híbrida”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Um pouco de Sociologia evitaria a falta de educação do governo Bolsonaro

Mesmo confessando não ter uma predileção pelo filósofo francês Pierre Felix Bordieu, Thais Moya faz uso do que depreendeu de seu discurso: a população trabalhadora não entra em convulsão social porque é induzida diariamente a crer que, se estudar, terá acesso ao elevador que ruma ao paraíso. Mas no Brasil, além de emperrarem o motor da máquina, querem que ela funcione com cada vez menos engrenagens e parafusos do que o mínimo necessário para admitir seu uso. E agora, há uma promessa que se ainda assim funcionar, este elevador só despencará na direção do inferno de nossas almas.

Ler mais

Duplo Expresso 15/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 15/05, os seguintes destaques:
– O especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo Paulo César Ribeiro Lima fala sobre: “A decisão da Petrobras de privatizar oito refinarias e mais a BR (Petrobras Distribuidora)”
– A doutora em Sociologia Thais Moya comenta: “Bilhetes, entrevistas e recursos judiciais: A palavra de Lula é refém de golpistas e ‘aliados’”
Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 07/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 07/05, os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e presidente do Centro de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques comenta: “Panamá: a social democracia vence a direita”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “A importância da defesa da Seguridade Social na luta contra o Golpe”
– O antropólogo Piero Leirner comenta: “Os últimos disparos na Guerra Híbrida”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso Domingo 05/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso deste domingo, 05/05, o seguinte destaque:
– Romulus Maya, Thais Moya e o jurista Luiz Moreira falam sobre: “A guerra a Zanin e o exaurimento da burocracia do PT”

Ler mais

Duplo Expresso 30/abr/2019

O Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 30/04, conta com os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e Presidente do Centro de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques apresenta: “Costa Rica: paraíso centroamericano?”
– A doutora em Sociologia Thais Moya fala sobre: “Os ’não ditos’ de Lula”
– O doutor em Antropologia Piero Lairner comenta “os últimos disparos na guerra híbrida”
Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 09/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 09/04, os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e Presidente do Centro de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques comenta: “Os caminhos para a América Latina”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “Avaliação da Jornada Lula Livre e Pesquisa Datafolha: “um museu de grandes novidades”
– O antropólogo Piero Leirner comenta: “Os últimos disparos da Guerra Híbrida”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 02/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 02/04, os seguintes destaques:
– A socióloga Thais Moya comenta: “1964: Para além dos militares, o golpe também foi planejado pela elite empresarial”
– O antropólogo Piero Leirner fala sobre: “Alguns pontos sobre a leitura militar da história”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 26/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 26/03, os seguintes destaques:
– A socióloga Thais Moya comenta: “Bolsonaro despenca e Haddad cai em desgraça: Discurso bolsonarista não convence maioria mas Esquerda finge que sim”
– O antropólogo Piero Leirner fala sobre: “Por Que Devemos Suspeitar do Dualismo Bolsonaro-Militares”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 19/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 19/03, os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e presidente do Centro de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques comenta: “Uruguai: uma análise crítica dos governos Mujica e seu legado”
– O antropólogo Piero Leirner comenta: “Cronologia da Guerra Híbrida no Brasil: o problema militar”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Amadorismo, Ingenuidade ou Cumplicidade?

A mídia corporativa passou as últimas décadas demonizando a Esquerda, o PT e Lula. E com êxito completo. E de que forma Lula e Dilma reagiram aos ataques? Irrigar com recursos federais esse jornalismo que lhes apunhalavam serviu para estarmos no beco de hoje: o governo Bolsonaro. “cría cuervos y te sacaran los ojos!”

Ler mais

Duplo Expresso 12/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no programa Duplo Expresso desta terça-feira, 12/03, os seguintes destaques:
– O presidente do Instituto de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques comenta: “Bolívia e Socialismo Andino”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “Derrota ao quadrado: Esquerda abraça o capeta ao defender jornalismo golpista”
– O antropólogo Piero Leirner acrescenta: “Derrota ao cubo: Esquerda perdida entre a Guerra Híbrida e a Lava-Jato”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Guaidó: Presidente dele mesmo? Faltou povo, sobrou mídia

Não à toa, a grande mídia – pelo mundo – muito se esforçou para tentar ludibriar o público com enquadramentos fechados, no intuito de convencer que havia uma multidão à espera de Guaidó, no seu retorno. Justaposição de imagens, porém, desmonta toda a farsa.
Parece que as aventuras de Guaidó, patrocinadas pelo imperialismo norte-americano, que quase incendiaram as relações entre Venezuela, Colombia e Brasil, no último dia 23, revelaram para população venezuelana que o rapaz não passa de um fantoche nas mãos do Tio Sam.

Ler mais

As Verdadeiras Amarras de Lula e o Sequestro do Brasil

O que será capaz de manter a cabeça de Lula ainda altiva e centrada na sua preservação – mental, moral e política? Thais Moya declara que o afeto que ele carrega seria um indutor de seus atos e decisões nos últimos anos, ainda que, por esse mesmo sentimento, tenha negado todas as chantagens que lhe foram impostas.

Ler mais

Duplo Expresso 26/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no programa Duplo Expresso desta terça-feira, 26/02, os seguintes destaques:
– O presidente do Instituto de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques comenta: “Breve histórico das intervenções gringas na América Latina”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “Como será a nova esquerda? – Parte 3: A relação histórica entre militares e a agenda socialista”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Criminalização da LGBTfobia pelo STF

Thais Moya faz apontamentos sobre o julgamento da criminalização da LGBTfobia no STF com intuito de demonstrar as variáveis que atravessam a problemática, sem perder de vista o contexto político do Golpe. A partir da contradição entre os tempos da Política e da Teoria, e de como a sociedade absorve tais esferas, desenvolve-se o percurso que demonstra que, apesar da gravidade e urgência do combate a LGBTfobia, o mesmo não deve ser realizado inconstitucionalmente, e, pior, por meio do fortalecimento do já todo-poderoso Judiciário.

Ler mais

Duplo Expresso 12/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 12/02, os seguintes destaques:
– O presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC Nildo Ouriques comenta: “El Salvador – Da guerrilha à luta democrática”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “Como será a nova esquerda? – Parte 2: Apontamentos e reflexões sobre a história da esquerda brasileira”
– A ativista política, blogueira e escritora Cibele Laura Oliveira e a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida Maria Lúcia Fattorelli comentam: “A agenda do Banco Mundial e do FMI. A origem da debitocracia, da perda de direitos e das reformas neoliberais”

– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 05/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 05/02, os seguintes destaques:
– O presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC Nildo Ouriques comenta: “Argentina – Uma história de luta que nunca acaba”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “Como será a nova esquerda? – Parte 2: Apontamentos e reflexões sobre a história da esquerda brasileira”

– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 29/jan/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 29/01, os seguintes destaques:
– O presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC Nildo Ouriques comenta: “Desafios da Revolução Democrática Bolivariana”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “Como será a nova esquerda?”

– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais