Comícios – Amigos de Lula Livre: vamos organizar comícios pedindo Libertação de Lula?

Por Hélio Silveira, para o Duplo Expresso

Fatos espontâneos a favor de Lula Livre já acontecem manifestações tímidas e esparsas sem organização e divulgação adequada.

1 – Fabiano Leitão, um motorista de aplicativo e músico da noite brasilense se destaca por seu protesto isolado e criativo. Toca o “Lula lá”, em seu trompete ao fundo, em noticiários das TVs. Seu som foi ouvido 7 vezes na programação da Globo e 2 na Record. Ele já tocou na porta da PF de Curitiba para o Presidente Lula, na frente do STF, nos mercados municipais de BH e de Curitiba. Ele diz que se surpreendeu com a aceitação e participação dos populares, em particular em Curitiba. Sente-se satisfeito com seus objetivos: introduzir e manter Lula na pauta dos noticiários, protestar nas TVs através da música e animar a militância.

2 – No imbróglio do domingo 08/07, 11 governadores do Norte/Nordeste e Minas se manifestaram a favor de Lula Livre!

Por que não organizar atos institucionais/políticos e convocar participantes a favor de Lula?

O imbróglio do dia 08/07 consolidou a muitos, em especial, aos duvidosos, a percepção da perseguição e prisão política de Lula! Internacionalmente isto já é um fato real!
Para os mais nacionalistas, é clara situação de “lawfare”. Semelhante ao ocorrido em Honduras/Paraguai só para lembrar casos recentes.
Percebe-se pelos índices crescentes de Lula nas pesquisas, a inclusão de novos indignados mesmo daqueles que ainda tinham dúvidas da culpabilidade de Lula. Pelas pesquisas Lula já ganharia no 1° turno, então estamos falando em maioria.
Percebe-se claramente uma percepção que os populares já estão ansiosos por manifestação e que a fraca participação popular em atos recentes tem sido por falta de uma mais forte organização/convocação político-partidária.
Exemplo: atos que ocorrem durante o dia, já afasta populares pelo fato de se exporem publicamente às ações repressivas da polícia e o medo do desemprego.

Então, não tem jeito? Existe desejo de participação, mas não há eventos!

Tem jeito, sim!
A história recente nos mostrou um exemplo concreto – os comícios das “Diretas Já”. Começou, na Boca Maldita em Curitiba (que ironia, hein?), em janeiro de 84, cerca de 40 mil compareceram e gritaram “Diretas, já” sob o comando do radialista Claudio Ribeiro. Terminou, na Av. Presidente Vargas no Rio de Janeiro, em abril de 84 sob o comando do Governador Brizola, cerca de 1 milhão respondiam ao chamado de “Diretas, Já!” do locutor oficial Osmar Santos. Os eventos contaram com a organização principal (logística e financeira) dos Governadores e mais: Partidos PT/PDT/PC do B/PCB e das organizações sociais/Centrais únicas/entidades universitárias/estudantis

E agora?

Dado que 11 governadores se manifestaram, em 08/07, a favor de Lula Livre por que não poderiam patrocinar e organizar o evento “AMIGOS DE LULA LIVRE” aos moldes do “Diretas já”? Não se ganharia bastante tempo de organização? Sindicato de São Bernardo de onde Lula saiu para ser preso, faria também seu evento dentro do Cronograma Oficial. Resumindo toda a modelagem da organização/convocação seguiria a logística dos “Diretas já”. Além da participação das entidades citadas, contariam com a participação de artistas que já se manifestaram por Lula.

Evento Certo?

Sim, a partir dos dados da pesquisa CUT/VOX POPOLI, divulgada hoje (26/07) uma grande probabilidade de sucesso caso seja bem organizado pois Lula lidera e ganharia no 1° turno com 41% contra 29% da soma dos outros candidatos e foi considerado por 48% como o melhor presidente do Brasil.

Sim, contarão com a participação de militantes e eleitores a partir do desejo reprimido de participar em eventos pró-Lula, em que estejam regularmente protegidos pelas polícias estaduais. É importante que os eventos sejam realizados após o horário de trabalho. Existe alguma dúvida que este evento já está no inconsciente coletivo da maioria do povo brasileiro, bastando materializá-lo?

Sim, por ser ano eleitoral, governadores, governadores candidatos à reeleição, candidatos a deputados federais, candidatos a deputados estaduais e seus correligionários desejarão participar.

Sim, pela participação de artistas e músicos adeptos de Lula, eles sempre abrilhantam incrementam mais ainda a participação popular além de dar cara de festa bem do povo brasileiro

Resumindo: Gostaríamos que o Senador Requião, como amigo incondicional de Lula, por sua responsabilidade republicana densidade política e penetração em quase todas as siglas fosse o Coordenador da iniciativa. Por sua experiência e sua respeitabilidade ele transita pelos atalhos da política. Isto é necessário pela proximidade do calendário eleitoral. Seria relevante que as datas dos eventos fossem bem próximas um do outro. Isto é facilitado pelo fato que cada governador fará um evento que apesar da mesma temática são isolados per si. Quanto mais junto maior seria o efeito como densidade política.
Por último, mas não menos relevante que por grata homenagem, Fabiano Leitão com seu trompete tocaria nos eventos!

Assinado: Amigos de Lula Livre!

*Hélio Silveira é Economista aposentado do BNDES

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.