Haddad, nu, leva Lula à forca: “problema é jurídico. Não político. Sou advogado” (!)
Por Romulus Maya, para o Duplo Expresso
O Duplo Expresso acabou de registrar uma importante vitória nesta semana: o constrangimento e as cobranças gerados por artigo anterior trazendo pesadas críticas e questionamentos sobre a atuação dos advogados de defesa de Lula fez com que esses plantassem notinha na Folha de S. Paulo dando conta de que “consideravam” desistir de recurso – desastrado – que permitiria que o STF declarasse o ex-Presidente inelegível já na semana que vem. Para além de plantar notinha, esperamos que isso já tenha sido feito. Ainda mais com a possibilidade de tal medida requerer a outorga de procuração específica de Lula.
Já já teremos a resposta. Mas, caso o STF logre, ao fim e ao cabo, declarar a inelegibilidade de Lula já nos próximos dias numa “questão prejudicial”, aproveitando-se da barbeiragem da defesa abrindo tal possibilidade, as dúvidas sobre a atuação da mesma serão elevadas ao quadrado.
*
Mudando de assunto…
(mas, na verdade, não!)
Na frente – que deveria ser – política, ontem tanto Gleisi Hoffmann, até outro dia contrária ao Plano B, como o próprio, Fernando Haddad, visitaram Lula. O vídeo que gravaram logo na sequência (mais adiante), falando diretamente à militância no Acampamento Marisa Letícia, é extremamente revelador. Dois elementos são de especial relevância analítica.
O primeiro é a dificuldade que a cúpula do PT terá para vender às bases o Plano B. Pronunciando-se em nota – escrita – apenas dois dias antes, Gleisi mostrara – de forma cristalina – que já estaria aberta, sim, ao Plano B. Fez isso quando, diante da revolta das bases, tentava defender os termos do acordo (ruim) que a direção do PT fechou com o PSB:
É uma estratégia nacional resgatar aliança com o PSB, um partido em disputa. No Nordeste e Norte apoiarão Lula…
… ou quem Lula Indicar.
Pois eis que, diante do coro da militância acampada em Curitiba, que em recado claro gritava “não tem Plano B/ no primeiro turno/ é Lula do PT”, Gleisi volta atrás.
E responde:
“Não tem Plano B; é Lula; nós vamos levar até as últimas consequências”.
Pois é…
Uma coisa é escrever nota. Em gabinete. Outra coisa é se dirigir, olho no olho, às bases. Mais que isso, ter de ouvir a resposta das mesmas.
O constrangimento é ainda maior ao vermos que, ao seu lado durante essa fala (ao som desse coro), está o próprio Plano B preferencial: Fernando Haddad. Certamente a militância, que não é idiota, dirigia-se também aos ouvidos do ex-Prefeito de São Paulo.
Mostrando toda a sua inabilidade política (e até ausência de sagacidade), Haddad deixa escapar, em poucas palavras, a estratégia – até aqui muito bem-sucedida – daqueles que, junto com o Golpe (i.e., a sua facção mais ostensiva), tramaram a degola de Lula de dentro do PT:
– O tal “PT jurídico” (apud Prof. Luiz Moreira).
Aquele de José Eduardo Cardozo e… C.I.A.
Pois eis Haddad, e o PT jurídico, tirando a própria roupa – e mostrando as vergonhas – em público ontem:
“O problema desta eleição não é político, porque o povo já sabe o que quer. Em todas as pesquisas de opinião, quando Lula não ganha no primeiro turno, ganha em qualquer cenário de segundo turno. Então qual é o problema? Não é político. O problema é jurídico. E por isso que nós toda hora estamos vindo aqui. Emídio (de Souza) é advogado, eu sou advogado, Gleisi é advogada, (Luiz Eduardo) Greenhalgh é advogado, Doutor (Luiz Fernando Casagrande) Pereira, que está aqui conosco, é especialista em direito eleitoral. Todo mundo sabendo que o lado de lá tá querendo impedir o registro da candidatura Lula. E o lado de cá está se valendo da Lei e da jurisprudência. Ou seja, do entendimento dos tribunais até aqui, para garantir a candidatura do Lula”.
*
Agora vai…
(pra forca!)
*
*
*
P.S.: no Peru o pessoal já entendeu…
Msm coisa no BR. Enfrentamento de Judiciário q exorbitou seu mandato constitucional e corrompido é incontornável p/BR voltar a ser governável. P/quem quer q seja. Em vez de usar @LulaOficial como ariete, nossa melhor arma, @ptbrasil-lagartixa tenta deixar rabo e sair fugido ? pic.twitter.com/WLnQzGWNjd
— Romulus Maya (@romulusmaya) August 4, 2018

*
*
*



Facebook Comments