Museu ABBA inaugura nova exposição

Por Carlos Krebs, para o Duplo Expresso

O grupo ícone do pop formado por Anni-Frid “Frida” Lyngstad, Benny Andersson, Björn Ulvaeus e Agnetha Fältskog (daí o nome ABBA), ativo entre 1972 e 1982, já atingiu a incrível marca de 380 milhões de álbuns vendidos em todo mundo.

ABBA The Museum por © Michael Ochs Archives

Passaram-se 36 anos desde que o modelo de exportação musical mais bem sucedido da Suécia parou de tocar junto, mas atualmente suas músicas são ouvidas como nunca antes. O Museu ABBA comemora seu 5º aniversário em 2018 e está marcando a ocasião abrindo uma nova exposição interativa com 15 novas atrações.

Sketch da Exposição por © divulgação ABBA The Museum (2018)

A nova exposição no Museu ABBA começa com um filme produzido por Jonas Åkerlund (recordista de sete prêmios no MTV Video Music Awards em 1998, e que dirigiu o icônico videoclipe “Telephone”, reunindo Lady Gaga e Beyonce, em 2010), com material dos projetos pessoais dos quatro membros desde 1982 até os dias atuais. As várias atrações incluem a exibição do Musical “Chess” (onde os visitantes podem tentar conduzir a Orquestra Sinfônica de Gotemburgo em uma experiência interativa da partitura de Chess ou One Night in Bangkok), a exibição do Musical “Mamma Mia!” (onde os visitantes podem virtualmente ajudar Donna a pintar uma porta e janelas venezianadas), e a tela do BAO (onde os visitantes podem dançar ao som da Benny Anderssons Orkester que será projetado na parede). A exposição também conta com exibições especiais dedicadas às carreiras e projetos solo dos quatro membros depois de 1982, com videoclipes, performances ao vivo e entrevistas gravadas recentemente.

Segundo Ingmarie Halling, Diretora Criativa e Curadora do Museu ABBA:

Nós retratamos os musicais, álbuns solo e filmes por meio de técnicas analógicas e digitais. No verdadeiro estilo do Museu ABBA, nós criamos cenários imaginativos e contamos a história com uma interatividade excitante.

Para Mattias Tengblad, diretor executivo e CEO do Grupo Museu ABBA na POP House Stockholm:

Algumas músicas nunca morrem; multiplicam-se. Essa é a melhor maneira de “sintetizar” a nova exposição interativa, que será um complemento importante para as atrações existentes no Museu ABBA. A sensação do pop que foi o ABBA continua sendo uma fonte inesgotável de inspiração musical, e é justo que tenhamos uma exposição permanente dedicada aos feitos internacionais dos membros da banda. Esta exposição proporcionará um enorme impulso, não só para o museu em si, mas para todo o Djurgården como uma atração turística em Stockholm. Receberei com entusiasmo visitantes de todos os cantos do mundo no Museu ABBA a partir de 8 de maio de 2018.

Sing along with Kalle Moraeus 2 por © Katla Studios_ZAP PR

 

 

 

 

 

 

 

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.