Humildemente, Duplo Expresso seguirá exemplo da Rádio BBC na Europa ocupada por nazistas

Por “Domingos Vandenberghe”
(pseudônimo – com cujo respeito o Duplo Expresso se compromete solenemente!)
Professor de Economia de uma Universidade Federal

Caro Romulus,

Comecei a acompanhá-lo nos tempos em que você era publicado por Luis Nassif, no GGN (passado “subitamente” esquecido pelo próprio nesta semana). Com muita tristeza, vi as barbaridades que fizeram com você nos últimos dias. Fiquei consternado e preocupado hoje quando você demonstrou, no Programa Duplo Expresso, estar desestimulado, refletindo sobre o significado do que está fazendo e sobre os próximos passos.

A luta de vocês em defesa de Lula e do Estado de Direito esbarrou em  barreiras inesperadas nas últimas semanas, especialmente nos últimos dias, depois da publicação do documento do Min da Justiça. Sua frustração é compreensível, ainda mais diante de tanto esforço e sacrifício nos últimos meses.

Mas note que seu trabalho, em parceria com Wellington, Camila, Rubens e os demais colaboradores e entrevistados, continua a ser muito importante. Para a defesa de Lula e para a resistência democrática, mas não apenas. A fala de Rubens hoje de manhã, no programa, resumiu muito bem: vocês estão colaborando para que todos nós possamos nos municiar de informações e argumentos que nos serão úteis nas próximas eleições, e mesmo fora do período eleitoral – nas palavras do Rubens, seremos “multiplicadores” de tudo o que extraímos do Duplo Expresso. (Quando se sentir desestimulado, ouça novamente a fala do Rubens: ele foi muito feliz na formulação).

O trabalho de vocês tem uma qualidade que não se encontra em nenhum outro meio de comunicação. Não é retórica vazia minha, não. É impressionante o quanto se aprende a cada programa e a cada texto publicado no blog. Vocês estão informando muito bem as pessoas, estão politizando muita gente, abrindo nossos olhos sobre situações e personagens, motivando progressistas a lutarem, mas de uma forma mais inteligente, com visão, com estratégia, com mais realismo.

Você, em particular, tem capacidades de análise e de expressão muito acima da média. São brilhantes suas intervenções, Romulus. Se Lula é um patrimônio do povo brasileiro, como você frequentemente nos relembra, neste momento você também é. A resistência precisa da sua mente trabalhando a pleno vapor!

Provavelmente esta tentativa recente de te abalar não será a última. Não se deixe abalar. Muita gente prosseguirá fielmente com vocês! Gostei muito da imagem que você sugeriu hoje como metáfora, da rádio BBC sendo ouvido na Europa ocupada na Guerra. Excelente: é isto mesmo!

Não sei que importância tem uma mensagem de incentivo como esta. Mas espero que ajude de alguma forma.

Um forte abraço,

“Domingos Vandenberghe”

*

Resposta:

Caro “Domingos”,

Muito obrigado!

Não se preocupe: desânimo comigo dura menos de 24h. Só preciso ficar offline, abraçar as cachorras e zera tudo! rs

Já tô pronto pra outra tendo feito exatamente isso nesta sexta-feira. Mas, de fato, vou descansar neste fim de semana.

Pergunta: você se incomodaria de esse seu texto ser publicado no blog? Crê que poderia causar embaraços? Espero que não!

Grande abraço e muito obrigado pela confiança e pelo apoio,

“Romulus Maya”
(que sempre respeitará o pedido de resguardo com o uso de pseudônimo)

*

*

*

Compartilhe:

*

Esperança?

Facebook Comments

Romulus Maya

Advogado internacionalista. 12 anos exilado do Brasil. Conta na SUÍÇA, sim, mas não numerada e sem numerário! Co-apresentador do @duploexpresso e blogueiro.

Romulus Maya tem 1734 posts e contando. Ver todos os posts de Romulus Maya