O calendário, o relógio e a mudança dos ventos na política brasileira

Por Wellington Calasans, para O Cafezinho

O desespero da Lava Jato e da Globo nos seus dias de agonia diante da opinião pública contrasta com a tranquilidade de Lula, sobretudo após os resultados das recentes pesquisas de opinião pública divulgadas que dão ao petista uma esmagadora vantagem na corrida presidencial 2018.

Tacla Durán e o escândalo da FIFA destruíram em poucos dias a esperança dos moralistas sem moral de que manteriam a narrativa e a pauta do debate político até o próximo ano. Nas cordas, acuados com o desmonte das próprias imagens, forjadas na mentira, tentam desesperadamente uma reação, mas usam a tática manjada de apontar o dedo para a “corrupção dos outros”.

Moro (lava Jato) e Globo escolheram o inimigo errado, Lula, e agora são devorados pela revolta popular que ajudaram a criar. O desmonte do estado social e da soberania nacional são maiores do que o discurso moralista do “combate à corrupção” que insistem em usar. O “rouba, mas faz” é resgatado por aqueles que foram enganados pela Globo. O bombardeio jurídico-midiático perdeu a força.

Quem sempre acreditou em Lula, está mais forte para lutar. Percebeu que venceu uma difícil batalha da narrativa e agora parte para o ataque aos detratores. A recente iniciativa do PT de cobrar da PGR uma ação contra a Globo por conta do escândalo da FIFA é um exemplo disso. Mostrar ao povo que a justiça e a imprensa são a mesma coisa é a mais inteligente das estratégias.

A cleptocracia no poder é engolida pela falta de propostas para o povo e a visível incapacidade de tirar o país da crise. As mentiras contadas pela Globo de que “a corrupção do PT” era o maior problema do Brasil é desnudada pelas malas de dinheiro, Tacla Durán, FIFA e parcialidade da justiça. O povo quer trabalhar, estudar e comer e isso lembra os anos recentes de Lula e Dilma.

O calendário e o relógio jogam ao lado de Lula e de todos os políticos que defendem a revogação dos atos de um governo rejeitado por 97% dos brasileiros. Lula avança na preferência da classe média com um discurso nacionalista de conciliação e de reconstrução nacional. A bipolaridade, tão necessária em uma sociedade analfabeta política, joga “a turma do atraso” no lado dos entreguistas.

Facebook Comments

Romulus Maya

Advogado internacionalista. 12 anos exilado do Brasil. Conta na SUÍÇA, sim, mas não numerada e sem numerário! Co-apresentador do @duploexpresso e blogueiro.

Romulus Maya tem 1734 posts e contando. Ver todos os posts de Romulus Maya