Rio: Razões para o voto nulo

Por Luiz Carlos de Oliveira e Silva

  1. Votarei nulo neste domingo porque a escolha por Paes – e as razões alegadas para isto – me parecem equivocadas, como me parecem equivocadas muitas das razões apresentadas para justificar o voto nulo. Começarei pelas razões apresentadas para justificar o voto nulo para, em seguida, apresentar a crítica aos argumentos em favor do voto em Paes. As minhas razões para o voto nulo aparecem a partir dessa crítica.
  2. Quanto ao voto nulo, há os que negam o voto em Paes pelas mesmas razões que negam o voto em Boulos, o que me parece um equívoco de viés ultraesquerdista. Há também os que votarão nulo para preservar a pureza de suas biografias, o que me parece uma bobagem de viés narcisista. Entre estes dois polos, há diversos bons argumentos, mas nenhum – de que eu tenha conhecimento – atinge o cerne da questão, tal como eu vejo as coisas.
  3. Os que, no campo progressista, irão votar em Paes alegam que a derrota de Crivella – por ser ele quem é, e por ser ele o candidato de Bolsonaro no Rio – justifica o voto. Para estes, Paes é um mal menor diante de tudo que representa Crivella. O busílis da questão reside, segundo penso, exatamente neste ponto.
  4. Desde já digo que não considero Crivella mais nocivo do que Paes, e explico, em seguida, o porquê. E digo mais: para mim, quem considera que a derrota de Crivella justifica o voto em Paes está “capturado” pela armadilha ideológica que a plutocracia armou para “naturalizar” a política de desmanche do Estado e dos direitos sociais que vem sendo implantada desde Collor.
  5. Essa armadilha ideológica quer nos convencer – maliciosamente – de que Bolsonaro, e tipos como Crivella, são os nossos maiores inimigos. Isto é falso! O maior inimigo dos nossos interesses nacionais, populares e democráticos é exatamente a política de desmanche do Estado e dos direitos sociais que vem sendo implantada desde Collor, com seu entreguismo e com o seu fechamento velado do regime a reboque.
  6. A armadilha ideológica toma corpo na tão propalada “frente contra Bolsonaro”. Considero esta frente um equívoco porque Bolsonaro, repito, não é o nosso maior problema. Ele é, ao fim e ao cabo, o bufão que ocupou o centro da cena para desviar a atenção do distinto público, enquanto o desmanche do Estado e dos direitos sociais seguia em frente, ainda que, às vezes, aos trancos e barrancos, para o desgosto de Paulo Guedes.
  7. Deve-se a isto o fato de que toda e qualquer frente que não estiver comprometida com a denúncia do desmanche e com a revogação das “reformas” estará – independentemente da intenção de quem quer que seja – a serviço: (a) da “naturalização” do estrago já feito, e (b) da continuidade da implantação da agenda regressiva.
  8. Dizer que Crivella é mais nocivo do que Paes é o mesmo que dizer que Damares é mais nociva do que Paulo Guedes, o que dá demonstração de má compreensão da conjuntura. (Isto significa dizer que votar em Paes para derrotar Crivella teria o mesmo sentido que votar em Paulo Guedes para derrotar Damares.)
  9. Bolsonaro (e Crivella e Damares e demais “aloprados”) é o bode que a plutocracia pôs na nossa sala para facilitar o avanço das “reformas”. Tudo indica que a plutocracia já está disposta a sacrificar no altar dos seus interesses o bode da sala. Tudo indica que já chegou a hora de os “aloprados” voltarem para a insignificância onde sempre se moveram, para abrir espaço para o retorno dos velhos profissionais de sempre do Centrão, cuja agenda é a do desmanche e não outra qualquer.
  10. No Rio, Crivella é um “aloprado” que já se tornou disfuncional, enquanto Paes é um lídimo representante do Centrão. Como dizer, diante disto, que a derrota de Crivella justifica o voto em Paes? Digo alto e bom som: Paes e Paulo Guedes são mais nocivos do que Bolsonaro, Damares, Crivella et caterva. É por isto que eu votarei nulo no domingo.

_______________

Siga o Duplo Expresso em várias plataformas:

Canal do DE no Telegram

Grupo de discussão no Telegram

Canal Duplo Expresso no YouTube

Romulus Maya no Twitter

Duplo Expresso no Twitter

Romulus Maya no Facebook

Duplo Expresso no Facebook

Romulus Maya no Linkedin

Romulus Maya no Mastodon

Grupo da Página do DE no Facebook

Romulus Maya no Instagram

Romulus Maya no VK

Duplo Expresso no Twitch

Áudios do programa no Soundcloud

Áudios no Spotify

Áudios na Rádio Expressa

Link para doação pelo Patreon

Link para doação pela Vakinha

https://twitter.com/romulusmaya

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.