“Cria cuervos y te sacaran los ojos”: Bolsonaro cassado no STF é bom?


“Cría cuervos y te sacarán los ojos”: Bolsonaro cassado no STF é bom?



Por Romulus, Zeca & Aroeira
– Todos ficamos animados e torcendo pela hipótese de Bolsonaro ser condenado pelo STF e, assim, não poder ser candidato a Presidente, certo?

– Errado!
– Como diz o ditado espanhol, “cría cuervos y te sacarán los ojos”.



Não existe lawfare “do bem”:



– Ou tem Estado de Direito ou não tem…



– Ou tem democracia ou…

– … ~juristocracia~ !


*
Zeca:
Romulus:



… e parece que o “pessoal” continua me mandando uns “recados” de “fora da Matrix”…



Todos detestamos o Bolsonaro pessoal (“pessoa física”) e politicamente (“pessoa jurídica”), certo?
– Certíssimo.



Todos ficamos chocados – e arrasados! – de vê-lo como segundo colocado nas pesquisas eleitorais espontâneas na disputa para a Presidência, certo?
– Certíssimo. (2)



Por isso, todos ficamos animados e torcendo pela hipótese de ele ser condenado pelo STF e, assim, não poder ser candidato, certo?





– Errado!
Muito errado…



Como diz o ditado espanhol, “cría cuervos y te sacarán los ojos”.



Ou seja: como adiantado nos tuítes acima, não existe lawfare “do bem”.



– Ou tem Estado de Direito ou não tem.



– Ou tem democracia ou…

– … ~juristocracia~ !


Onde, em vez do povo, quem escolhe quem pode ser Presidente é o Judiciário.


Na verdade, o conjunto das corporações da “Casta Jurídica” do Estado.



E mais: ninguém quer votar no Bolsonaro “pessoa física”…



(aparentemente nem mesmo o filho dele, não é verdade?)



Votariam no Bob Esponja se ele representasse o pensamento fascista na sociedade brasileira…



Não sejamos tolos: não é difícil arranjar (outro…) Bob Esponja…
Ora, sequer adianta “matar o mensageiro” se a mensagem continua inoculada e fermentando no caldo de cultura da sociedade brasileira!



E mais (2): o impedimento de uma candidatura de Bolsonaro pela via judicial interessa ~a quem~ ?

– À esquerda, com quem ele não tem nenhuma interseção no eleitorado?

– Ou ao mesmo grupo político-midiático-institucional que – olha a digital! – busca impedir a candidatura de Lula pelo mesmo método?


*





*

Atualização: a nobreza e a (falta de) malandragem


*


*
Piero: pra mim isso aqui é muito mais assustador…
Piero: Quanto ao artigo, concordo. Só não acho que há outro tipo com condições de catalisar esse tipo de veneração, agora. Veja bem: ele foi militar, expulso do EB por quebrar a hierarquia (depois absolvido pelo STM), e hoje é convidado para ir à Aman. A Aman não é pouca coisa na vida militar: provavelmente ela está para o exército como hollywood está para o cinema americano. Isso que a gente vê no vídeo são alguns cadetes, não é toda turma; mas, mesmo assim, para ele estar lá, tem que ter sido convidado pelo comando da Aman. Então, cá entre nós, tem o aval da cadeia de comando toda.

Maria: Acho que Romulus está “republicanamente” (e estrategicamente) certo. Mas concordo com o Piero que o episódio da AMAN é apavorante. Viúvas de 64, generais de pijama e a “gayzada” enrustida que venera o “mito”, além de uma pequena burguesia atavicamente conservadora que defende “a família” e os reacionários evangélicos de todo tipo – é uma coisa. Outra muito diferente é a corporação portadora legítima de armamento de guerra homenageá-lo através da AMAN e portanto, como Piero enfatiza com razão, com o aval de toda a cadeia de comando. Esse não é um ator político qualquer e no momento ninguém além de Bolsonaro tem o poder de catalisar sua adesão. A própria história dele é significativa – e insubstituível – mostrando por onde deve ter-se dado a “conversão” das FFAA que as manteve imóveis diante do processo de cassação do poder democrático legítimo desse país.
Romulus conclui o post falando dos “aristocratas” que falam do alto do seu saber em Estado democrático de direito” e daqueles a quem falta “malandragem” pra ver que sempre se pode dar um “jeitinho” de dar um golpe e fingir que “as instituições continuam funcionando normalmente”. Pois eu acho que de ambos os lados se continua a pensar como se Maquiavel nunca tivesse existido, e nem o velho Karl que explicava a relação entre infraestrutura econômico-social e “superestruturas jurídico-políticas”… Querer impor uma discussão “ética” separada da lógica das relações de poder dá nisso. Quer pensar ética em relação ao poder? Leia a 2a. parte do Príncipe. São horríveis conselhos “maquiavélicos”? Só pros moralistas de plantão. Eles levam em conta precisamente as relações intersubjetivas na per-cep-ção das relações de poder. Não basta o Bolsonaro “ser” um bandido fascista, se “parece” aos olhos dos seus adeptos combater os bandidos para defender a família. Não adianta Lula “ser” o melhor presidente que o Brasil já teve se agora “parece” aos olhos dos manipulados pela mídia o chefe de quadrilha que quebrou o país. Não há “ética” absoluta nem “Direito” que dê jeito nisso que vocês chamam de “dissonância cognitiva” e que eu chamo de “ideologia” em ação, segundo suas regras próprias de funcionamento.

*

Atualização 10/3: a tentação perfeccionista e do “despotismo esclarecido”
Zeca: Curioso para ver isto funcionar, em um Estado em que cada vez mais os juízes julgam com a bíblia nas mãos…

(http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/tse-estuda-bloquear-influencia-de-igrejas-nas-eleicoes/)

Romulus: Gente, mais uma vez a gente entra na discussão do “jeitinho” ~juristocrático~ para resolver desfuncionalidades da democracia.
Sei não…
No caso, é o medo do consórcio PSDB-Casta Jurídica-Mídia de o “baixo clero” cansar do papel secundário em majoritária e lançar candidatura autônoma. Talvez com o…
– … Bolsonaro! (PSC, né…)
Para sair daí e pular para um “tirar a influência ~indevida~ dos movimentos sociais, sindicatos, etc. nas eleições” é um pulo!
<<Temos de resistir à tentação do perfeccionismo e do despotismo esclarecido… porque cada um tem uma “sociedade perfeita” pra chamar de sua. E, por incrível que pareça (!), NENHUMA é igual à outra…>>
Giselle: No caso é pior: é apenas o mau caratismo “esclarecido”!

Da Wikipedia:




*

“Curtir e não curtir ao mesmo tempo”: filho de esquerda, pai tucano




*   *   *

Achou meu estilo “esquisito”? “Caótico”?

– Pois você não está só! Clique na imagem e chore as suas mágoas:

(http://www.romulusbr.com/2016/12/que-poa-e-essa-vol-2-metalinguagem.html)

(http://jornalggn.com.br/blog/romulus/que-p-e-essa-ora-essa-p-e-romulus-por-o-proprio)

*

(i) Acompanhe-me aqui no blog: assine aí embaixo para receber novos posts por email!

https://lh3.googleusercontent.com/J5GR6RTZJ7pt1pkG0gIEZkqS9Zh-YP0epXqEy8zXOX1yTFAFV4RPbrk0-t08q7O9Qw7eoSaGDjC0sLzVIAhmSRv7WRvhjB6GyUxfdW0l5YjXCQhlSDhyzGjtlRx7IQtH3DlI7us

*

(ii) No Facebook:

https://lh6.googleusercontent.com/7qDhkW7kt2VUdiKDI7Fb_MN6iBzhKh3WZ6JCcpDBiYwZlfGfQirNKx1CBirbVf02S02piZuC2TquQXACfNszK5U8iHFvOAKYKh73ZzA4RA9tV3smMzTDDaGZETShHSC5D6NNJuc

*

(iii) No Twitter:

https://lh5.googleusercontent.com/qdEvmS27_bnYauukZLgaQDwCoxsttlV9VlEkqxpaB4I2K3FR7wn2l3ftcP5HcuT_8FJL2eyAhfYt7gKttSTt-v-ZyjVpxrnGRwpmzcQmWwPZqlQ2UZdD67AiWb_605U9S6S69fE

*

(iv) E também no GGN, onde os posts são republicados:

https://lh5.googleusercontent.com/YHvaoddoegv9hVMP9ntNrtER6BwiamTqYUvBA6fRMAkOwiSD0kq-3SrfOIIEVWRzPfs-H8FJ6NWFqesjopT4-XaxupwOQcB-vlaYQqsyP6_0B7zQ8JIC3FsvWTsCj15DXoNj3Uc

*

Quando perguntei, uma deputada suíça se definiu em um jantar como “uma esquerdista que sabe fazer conta”. Poucas palavras que dizem bastante coisa. Adotei para mim também.

Facebook Comments

Romulus Maya

Advogado internacionalista. 12 anos exilado do Brasil. Conta na SUÍÇA, sim, mas não numerada e sem numerário! Co-apresentador do @duploexpresso e blogueiro.

Romulus Maya tem 1734 posts e contando. Ver todos os posts de Romulus Maya