Expresso da Meia-Noite: Caderno Semanal
Por Ricardo Guerra
Caros Expressonautas,
A 28° edição do Caderno Semanal do Expresso da Meia-noite (período de 28.10 a 04.11.2020) já está liberada. Peguem seus assentos, aproveitem a leitura e façam uma excelente viagem.
O segundo capítulo da série “O Doleiro” (parceria entre o Duplo Expresso e a Gazeta Revolucionária) já está disponível e pode ser acessado nas redes sociais através dos seguintes links: https://t.me/duploexpresso/7338; https://duploexpresso.com/?p=115893; youtube.com/playlist.
O Expresso da Meia-noite reitera a necessidade de um esforço coletivo para a divulgação da série e a ampliação do engajamento na campanha financeira. Deste esforço depende a continuidade do projeto: o Brasil precisa saber a verdade!
O link para contribuição é https://vakinha.com.br/vaquinha/doleiro.
Dentre os outros assuntos comentados e debatidos no grupo do Duplo Expresso no Telegram na corrente semana, destacaram-se:
- A continuidade da mobilização no grupo em torno da discussão sobre a proposta de Independência do Banco Central e da polêmica sobre o tema Operações Compromissadas vs. Depósitos Voluntários a prazo no Banco Central, esta última relacionada ao Projeto de Lei 3877/2020 já debatido e bastante comentado nas duas últimas edições do nosso Caderno Semanal. Na perspectiva de jogar luzes sobre essas questões o Duplo Expresso promoveu um debate com a presença de conceituados economistas e do Ex-Senador Roberto Requião e o Expresso da Meia-noite contribuiu publicando um texto elucidativo sobre o tema em seu Caderno Mensal. O programa comandado por Romulus Maya já teve mais de 30 mil visualizações e recebeu mais de 3 mil curtidas na plataforma youtube.
- Os Expressonautas, engajados (como sempre) e atentos as pautas importantes para o destino do Brasil, comentaram: “O tecnicismo dos economistas foi suplantado pelo pé no chão do Senador Requião… ele trouxe à baila, com simplicidade, didática, garra e experiência, esclarecimentos e pensamentos estratégicos para a soberania nacional… brilhante… um intransigente defensor do Brasil e do desenvolvimento do nosso povo… esse debate valeu por milhares livros de economia”.
- Ainda sobre esse assunto, ressaltou-se que as questões relacionadas às contas públicas são muito confusas. “Política fiscal, taxas de juros, controle de inflação, política monetária, etc… tudo isso sempre é apresentado através de formas que são difíceis para o público leigo entender… eu até acho que compreendi, mas para mim ficou claro que essa mudança com os depósitos remunerados, trata-se de uma medida menos ruim… mas, ainda assim, é um mecanismo de manutenção da atual política… não se pode dar todo esse poder aos bancos privados… precisamos de uma ruptura do sistema para poder promover desenvolvimento nacional… essa é a defesa do Requião… a fala dele joga por terra toda essa discussão entre Operações Compromissadas vs. Depósitos Voluntários”.
- Os Expressonautas comentaram sobre a falsa polêmica em torno da vacinação obrigatória, a cismogênese do momento. A situação foi identificada como mais uma jogada da direita para continuar com o domínio da situação política, agora capitalizando a polarização entre “facções” internas. E mais uma vez a esquerda se encontra encurralada: “além de não conseguir (ter ou recuperar) o domínio da situação, ainda fica de fora dos debates e das narrativas dos fatos políticos mais importantes”, assim foi sintetizada essa questão.
- Sobre o uso da pandemia para desviar o foco da população da agenda que realmente lhe interessa, que é a entrega do Patrimônio Nacional, os Expressonautas descreveram a postura de Bolsonaro da seguinte forma: “vassalo do imperialismo… além da falta de sensibilidade e traços humanos mínimos na sua personalidade, a sua imbecilidade é tamanha que não lhe permite perceber, nem ao menos a falta que as vidas que ele tanto despreza fará – também – para a geração de riqueza para o Brasil… cada morte, mesmo sob o abjeto olhar desumano que ele tem, representa a perda de capital e de capacidade de gerar renda… desprezível como ser humano… canalha enquanto gestor”.
- Num impactante debate sobre a escravidão, foi lembrado no grupo que, desde a proclamação da República, se tenta colocar uma pedra sobre o tema escravidão – como se a questão tivesse ficado morta no passado, junto com o Império. “Um processo forçado de amnésia nacional … visando fazer as pessoas acreditarem que não se tem nenhuma ou qualquer obrigação de compensação histórica com os descendentes dos que foram explorados no extremo do abuso… que é o trabalho escravo… nem ao menos receberam medidas compensatórias… incluindo terras para lavoura de sobrevivência aos libertos… no fundo, todo o país deu uma bela rasteira neles”, foram alguns dos inscisivos comentários.
- “Pirataria dos tempos atuais”, anunciaram os Expressonautas ao compartilharem a notícia de que os EUA venderam um milhão de barris de petróleo “confiscados” da Venezuela. E, por falar em EUA, comentou-se: “a autonomia do Banco Central pautada para o dia 03.11.2020 no Senado e a imprensa brasileira totalmente voltada para as eleições americanas, que pouco ou nada mudarão a realidade brasileira… o país se dividiu entre os ‘especialistas em direito criminal’, comentando e lacrando sobre “um caso de estupro extemporâneo” (uma sofisticada operação de manipulação político-sócio-comunicacional plantada exatamente para criar distração)… e os ‘especialistas em eleições dos Estados Unidos’… como vira latas olhando o frango na padaria”. “E o BANCO CENTRAL, hein??”, perguntou Romulus Maya.
- Em mais um CQD do D.E. (como era de se esperar) o Senado aprovou a independência do Banco Central! “@cirogomes ‘vai pra rua quebrar tudo’? E o Haddad? Vai deixar de publicar na Folha por uma semana, em ‘sutil repúdio contrario sensu’? Cadê o Lula, hein? O Boulos tá ocupado, em campanha, né, coitado? E a Marina? Bem, essa, pelo menos, nunca escondeu ser a favor!!”, comentou Romulus Maya que, estupefato, ainda questionou o Ciro: “não convenceu nem seu próprio irmão? Cid Gomes faltou? Num plenário… VIRTUAL?” Por fim, Romulus arrematou dizendo: “… sim, Independência do Banco Central consta do ‘Umbrella Deal!’ Ou seja, @mangabeiraunger – Ministro de Lula e prefaciante de Ciro – é MTO a favor!”.
- Os Expressonautas resumiram toda essa questão envolvendo a independência do BC e as distrações criadas em torno desse contexto, da seguinte forma: “o bombardeio semiótico está a todo vapor para a distração das massas e passar boi, passar boiada… Romulus e a comunidade D.E. deram outro xeque mate na lacrolândia no caso do estupro… pauta criada pelo Intercept no dia da votação da Independência do BC… a aliança Banqueiros/Generais/Juízes /Mídia ficará exposta por seus golpes e crimes contra o povo… referendo revogatório já!”.
- E no apagar das luzes para o fechamento deste caderno compartilhou-se a notícia de que o Ministério Público denunciou Flávio Bolsonaro por organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro e apropriação indébita: denúncia que envolve o seu ex-assessor Fabrício Queiroz e outras 15 pessoas. Romulus Maya fez conjecturas sobre essa denúncia e o seu “momento”, e lembrou: “no geral, dossiê bom é dossiê guardado. Administrado. Operado”. Um Expressonauta então comentou: “será que vão tirar o capitão pra colocar um general?”. Enquanto outro pontuou, são muitas gavetas, com muitos dossiês e muitas chaves”. Vamos ter que aguardar um pouco mais para entender o desfecho.
E a presente edição finaliza com mais um interessante e reflexivo diálogo estabelecido entre Expressonautas: “Enquanto distraídos acompanham as eleições nos EUA… a boiada foi passando e foi eleito o nosso “4º poder”! Autonomia do Banco Central! Estamos ferrados!… Ops! 5º poder, o 4º é a mídia. ops! 5º poder… eita o Ministério Público já é o 4º…. Então é o 6º… e os Militares, o 7º? Dá pra considerar assim?… Socorro!…é muito cacique… qual é o lugar do povo?”
Um forte abraço e até a próxima edição!
____________________________________
Siga o Duplo Expresso em várias plataformas:
Grupo de discussão no Telegram
Canal Duplo Expresso no YouTube
Grupo da Página do DE no Facebook
Facebook Comments