Expresso da Meia-Noite: Caderno Semanal

Por Ricardo Guerra

Caros Expressonautas,

A 28° edição do Caderno Semanal do Expresso da Meia-noite (período de 28.10 a 04.11.2020) já está liberada. Peguem seus assentos, aproveitem a leitura e façam uma excelente viagem.

O segundo capítulo da série “O Doleiro” (parceria entre o Duplo Expresso e a Gazeta Revolucionária)  já está disponível e pode ser acessado nas redes sociais através dos seguintes links: https://t.me/duploexpresso/7338; https://duploexpresso.com/?p=115893; youtube.com/playlist.

O Expresso da Meia-noite reitera a necessidade de um esforço coletivo para a divulgação da série e a ampliação do engajamento na campanha financeira. Deste esforço depende a continuidade do projeto: o Brasil precisa saber a verdade!

O link para contribuição é https://vakinha.com.br/vaquinha/doleiro.

Dentre os outros assuntos comentados e debatidos no grupo do Duplo Expresso no Telegram na corrente semana, destacaram-se:

  • A continuidade da mobilização no grupo em torno da discussão sobre a proposta de Independência do Banco Central e da polêmica sobre o tema Operações Compromissadas vs. Depósitos Voluntários a prazo no Banco Central, esta última relacionada ao Projeto de Lei 3877/2020 já debatido e bastante comentado nas duas últimas edições do nosso Caderno Semanal. Na perspectiva de jogar luzes sobre essas questões o Duplo Expresso promoveu um debate com a presença de conceituados economistas e do Ex-Senador Roberto Requião e o Expresso da Meia-noite contribuiu publicando um texto elucidativo sobre o tema em seu Caderno Mensal. O programa comandado por Romulus Maya já teve mais de 30 mil visualizações e recebeu mais de 3 mil curtidas na plataforma youtube.
  • Os Expressonautas, engajados (como sempre) e atentos as pautas importantes para o destino do Brasil, comentaram: “O tecnicismo dos economistas foi suplantado pelo pé no chão do Senador Requião… ele trouxe à baila, com simplicidade, didática, garra e experiência, esclarecimentos e pensamentos estratégicos para a soberania nacional… brilhante… um intransigente defensor do Brasil e do desenvolvimento do nosso povo… esse debate valeu por milhares livros de economia”.
  • Ainda sobre esse assunto, ressaltou-se que as questões relacionadas às contas públicas são muito confusas. “Política fiscal,  taxas de juros,  controle de inflação,  política monetária,  etc…  tudo isso sempre é apresentado através de formas que são difíceis para o público leigo entender… eu até acho que compreendi,  mas para mim ficou claro que essa mudança com os depósitos remunerados, trata-se de uma medida menos ruim… mas, ainda assim, é um mecanismo de manutenção da atual política… não se pode dar todo esse poder aos bancos privados… precisamos de uma ruptura do sistema para poder promover desenvolvimento nacional… essa é a defesa do Requião… a fala dele joga por terra toda essa discussão entre Operações Compromissadas vs. Depósitos Voluntários”.
  • Os Expressonautas comentaram sobre a falsa polêmica em torno da vacinação obrigatória, a cismogênese do momento. A situação foi identificada como mais uma jogada  da direita para continuar com o domínio da situação política, agora capitalizando a polarização entre “facções” internas. E mais uma vez a esquerda se encontra encurralada: “além de não conseguir (ter ou recuperar) o domínio da situação, ainda fica de fora dos debates e das narrativas dos fatos políticos mais importantes”, assim foi sintetizada essa questão.
  • Sobre o uso da pandemia para desviar o foco da população da agenda que realmente lhe interessa, que é a entrega do Patrimônio Nacional, os Expressonautas descreveram a postura de Bolsonaro da seguinte forma: “vassalo do imperialismo… além da falta de sensibilidade e traços humanos mínimos  na sua personalidade, a sua imbecilidade é tamanha que não lhe permite perceber, nem ao menos a falta que as vidas que ele tanto despreza fará – também – para a geração de riqueza para o Brasil… cada morte, mesmo sob o abjeto olhar desumano que ele tem, representa a perda de capital e de capacidade de gerar renda… desprezível como ser humano… canalha enquanto gestor”.
  • Num impactante debate sobre a escravidão, foi lembrado no grupo que, desde a proclamação da República, se tenta colocar uma pedra sobre o tema escravidão – como se a questão tivesse ficado morta no passado, junto com o Império. “Um processo forçado de amnésia nacional … visando fazer as pessoas acreditarem que não se tem nenhuma ou qualquer obrigação de compensação histórica com os descendentes dos que foram explorados no extremo do abuso… que é o trabalho escravo… nem ao menos receberam medidas compensatórias… incluindo terras para lavoura de sobrevivência aos libertos… no fundo, todo o país deu uma bela rasteira neles”, foram alguns dos inscisivos comentários.
  • “Pirataria dos tempos atuais”, anunciaram os Expressonautas ao compartilharem a notícia de que os EUA venderam um milhão de barris de petróleo “confiscados” da Venezuela. E, por falar em EUA, comentou-se: “a autonomia do Banco Central pautada para o dia 03.11.2020 no Senado e a imprensa brasileira totalmente voltada para as eleições americanas, que pouco ou nada mudarão a realidade brasileira… o país se dividiu entre os ‘especialistas em direito criminal’, comentando e lacrando sobre “um caso de estupro extemporâneo” (uma sofisticada operação de manipulação político-sócio-comunicacional plantada exatamente para criar distração)… e os ‘especialistas em eleições dos Estados Unidos’… como vira latas olhando o frango na padaria”. “E o BANCO CENTRAL, hein??”, perguntou Romulus Maya.
  • Em mais um CQD do D.E. (como era de se esperar) o Senado aprovou a independência do Banco Central!@cirogomes ‘vai pra rua quebrar tudo’? E o Haddad? Vai deixar de publicar na Folha por uma semana, em ‘sutil repúdio contrario sensu’? Cadê o Lula, hein? O Boulos tá ocupado, em campanha, né, coitado? E a Marina? Bem, essa, pelo menos, nunca escondeu ser a favor!!”, comentou Romulus Maya que, estupefato, ainda questionou o Ciro: “não convenceu nem seu próprio irmão? Cid Gomes faltou? Num plenário… VIRTUAL?” Por fim, Romulus arrematou dizendo: “… sim, Independência do Banco Central consta do ‘Umbrella Deal!’ Ou seja, @mangabeiraunger – Ministro de Lula e prefaciante de Ciro – é MTO a favor!”.
  • Os Expressonautas resumiram toda essa questão envolvendo a independência do BC e as distrações criadas em torno desse contexto, da seguinte forma: “o bombardeio semiótico está a todo vapor para a distração das massas e passar boi, passar boiada… Romulus e a comunidade D.E. deram outro xeque mate na lacrolândia no caso do estupro… pauta criada pelo Intercept no dia da votação da Independência do BC… a aliança Banqueiros/Generais/Juízes /Mídia ficará exposta por seus golpes e crimes contra o povo… referendo revogatório já!”.
  • E no apagar das luzes para o fechamento deste caderno compartilhou-se a notícia de que o Ministério Público denunciou Flávio Bolsonaro por organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro e apropriação indébita: denúncia que envolve o seu ex-assessor Fabrício Queiroz e outras 15 pessoas. Romulus Maya fez conjecturas sobre essa denúncia e o seu “momento”, e lembrou: “no geral, dossiê bom é dossiê guardado. Administrado. Operado”. Um Expressonauta então comentou: “será que vão tirar o capitão pra colocar um general?”. Enquanto outro pontuou, são muitas gavetas, com muitos dossiês e muitas chaves”. Vamos ter que aguardar um pouco mais para entender o desfecho.

E a presente edição finaliza com mais um interessante e reflexivo diálogo estabelecido entre Expressonautas: “Enquanto distraídos acompanham as eleições nos EUA… a boiada foi passando e foi eleito o nosso “4º poder”! Autonomia do Banco Central! Estamos ferrados!… Ops! 5º poder, o 4º é a mídia. ops! 5º poder… eita o Ministério Público já é o 4º…. Então é o 6º… e os Militares, o 7º? Dá pra considerar assim?… Socorro!…é muito cacique… qual é o lugar do povo?”

Um forte abraço e até a próxima edição!

____________________________________

Siga o Duplo Expresso em várias plataformas:

Canal do DE no Telegram

Grupo de discussão no Telegram

Canal Duplo Expresso no YouTube

Romulus Maya no Twitter

Duplo Expresso no Twitter

Romulus Maya no Facebook

Duplo Expresso no Facebook

Romulus Maya no Linkedin

Romulus Maya no Mastodon

Grupo da Página do DE no Facebook

Romulus Maya no Instagram

Romulus Maya no VK

Duplo Expresso no Twitch

Áudios do programa no Soundcloud

Áudios no Spotify

Áudios na Rádio Expressa

Link para doação pelo Patreon

Link para doação pela Vakinha

https://twitter.com/romulusmaya

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.