Expresso da Meia-Noite: Caderno Semanal
Por Ricardo Guerra
Caros Expressonautas,
Sejam muito bem vindos. A 25° edição do Caderno Semanal do Expresso da Meia-noite (período de 07 a 14.10 de 2020) já está liberada. Peguem seus assentos, aproveitem a viagem e façam uma boa leitura.
Apesar dos ataques que vem sofrendo e do boicote promovido pelo You tube, o Duplo Expresso atingiu o expressivo número de 60 mil inscritos no seu Canal vinculado a esta plataforma de compartilhamentos de vídeos. Essa importante marca foi bastante comemorada no grupo e essas foram algumas das reações: “Avante Duplo Expresso… canal de comunicação da esquerda brasileira cuja trincheira é o nacionalismo e o anti-imperialismo… Romulus Maya não permita que nada te desvie dos teus objetivos… enfrentar o Império e a finança transnacional… e lutar pela soberania do Brasil”.
Outros assuntos estiveram em debate e, dentre os compartilhamentos e comentários estabelecidos no grupo do Duplo Expresso no Telegram essa semana, destacaram-se:
- O avanço da agenda de destruição do patrimônio Nacional com o (des)governo Bolsonaro dando encaminhamento ao processo de quebra do monopólio dos Correios e a assinatura (no dia 13.10.2020) do Projeto de Lei que trata da privatização da Estatal. Indignados os Expressonautas comentaram: “é preciso lutar contra a privatização na ECT… e construir uma nova direção sindical, combativa e classista… todo apoio a Alejandro Acosta e a Gazeta Revolucionária que estão a frente deste movimento de renovação e luta no processo de organização dos trabalhadores”.
- Comentou-se a polêmica quanto a questão da soltura do criminoso conhecido pelo nome de André do Rap (ligado ao Primeiro Comando da Capital – PCC) e o telecatch estabelecido entre os ministros Marco Aurélio Mello e Luiz Fux (STF). Os Expressonautas logo perceberam que além da questão diversionista, visando distrair a população e tirar o foco das pautas que realmente interessam, como a privatização dos Correios e a Reforma Administrativa, a polêmica ainda serve para (mais uma vez) promover o embate entre esquerda e direita e tentar reforçar um falso conceito de que a esquerda é defensora de bandido e coisas desse tipo, mantendo viva a polarização que ajudou a colocar esse governo no poder: “Um teatro muito bem articulado pelos militares, que estão ditando e controlando tudo e todos no Brasil… de quebra ainda trouxeram de volta a possibilidade de pautar a prisão em segunda instância para tirar Lula de vez do jogo e dar um ar de normalidade ao funcionamento do STF”, assim foi analisada a situação.
- O Brasil ultrapassou o número de 150 mil vidas perdidas em decorrência da covid-19 e uma pesquisa – divulgada no dia 10.10.2020 – revelou que lidar com os fatores estruturais que dificultam o acesso dos pobres à saúde e a uma alimentação adequada são os fatores mais importantes para o combate à pandemia e também a outras doenças. A pesquisa ainda mostrou a importância dos cuidados com a preservação do meio ambiente para evitar que uma doença possa escapar do mundo animal e passar para os humanos, como foi o caso do ebola e do zika. Esses dados confirmam o quão irresponsável é a postura do atual governo frente ao problema e o fracasso do neoliberalismo em resolver os problemas e as principais questões da humanidade, como a fome, a desigualdade social e os aspectos ambientais.
- Sobre a Reforma Administrativa lembrou-se no grupo que trata-se de mais um projeto para beneficiar os ricos, sobretaxando os pobres e a classe trabalhadora. Ressaltou-se que, da mesma forma que foi feito com as outras reformas, vão aprovar uma proposta intermediária agora para depois aprofundar a sangria nos trabalhadores. Quanto a essa questão Uallace Moreira (colaborador do D.E.) chamou atenção para o fato de que Rodrigo Maia quer flexibilizar, ainda mais, a legislação trabalhista e declarou: “Maia é o representante máximo do mercado. Não acha pouco o que já fizeram com a reforma trabalhista?”, perguntou indignado. O grupo reagiu ressaltando que a estratégia do governo é dividir o desgaste e as pressões com o congresso para – mais facilmente – ferrar com o povo e destruir a Soberania do País.
- Enquanto isso, o TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1° Região) livrou Guedes de investigação por suposta fraude com dinheiro dos fundos de pensão. Sobre esse assunto os Expressonautas observaram que Guedes era sócio de Dantas na época da Privataria do Collor e que o fundo de Paulo Guedes ocupou o lugar do Opportunity de Daniel Dantas. Sendo lembrado, também, que o atual presidente do BNDES (Gustavo Montezano) começou a carreira no banco Opportunity – de propriedade de Daniel Dantas – e depois migrou para o BTG, o que gerou os seguintes comentários: “Quando sua gestão acabar, alguém desconfia para onde ele levará todo o conhecimento adquirido à frente desse ‘bando público’?… O BTG agora tem um especialista que passou quatro anos acumulando informações privilegiadas, escolheu seu substituto e é amigão do ministro da economia, Mansueto Almeida… ou seja, uma quadrilha tomou de assalto o poder e está altamente organizada e bem posicionada para assaltar o país”.
- Ainda sobre essa questão do saque ao patrimônio financeiro e estatal brasileiro, os Expressonautas lembraram que tudo isso tem relação com o chamado “Umbrella Deal” (Acordo Guarda-Chuva detalhado no artigo “A casa caiu “ por Romulus Maya) e ressaltaram que agora, com a divulgação do #UmbrellaDeal… eleitoral e a fala de Protógenes Queiroz revelando o esquema de fraude na urna eletrônica, a coisa tende a tomar proporções ainda mais assustadoras. Nesse contexto, Romulus Maya chamou atenção para a seguinte notícia: o TSE vai testar o voto via celular e computador – “Liberou geral!”.
E a presente edição finaliza com esse maravilhoso compartilhamento feito por um Expressonauta das belas palavras proferidas pelo Professor Darcy Ribeiro: “fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu”. A nossa luta, a luta do D.E., assim como declarou Darcy Ribeiro, é o que importa. Ainda que a vitória não venha ou demore a chegar! Desistir do Brasil, jamais!
Um forte abraço e até a próxima semana!
_________________________
Siga o Duplo Expresso em várias plataformas:
Grupo de discussão no Telegram
Canal Duplo Expresso no YouTube
Grupo da Página do DE no Facebook
Facebook Comments