Rede de Solidariedade (5) – Parte 3

Por Felipe Alves

No dia 01/07/2020 realizamos, eu e minha esposa, a entrega de 25 cobertores na Região Norte de São Paulo/SP. Uma noite fria, porém com muito calor humano.

Estacionamos o carro perto da Estação Portuguesa-Tietê e entregamos uns 10 cobertores ali por perto. Paramos para conversar com Vagner, um rapaz com dificuldades para andar, que gostaria de reencontrar sua família. Pediu para transmitirmos a seguinte mensagem: a família dele mora perto de Franca. Sua mãe chama Margarida. Vagner disse que está com saudades, mas tem dificuldades de se locomover e não sabe se localizar na região.

Próxima parada: Estação Carandiru. Um lugar bem movimentado, com muitas barracas e fogueiras sob o viaduto do metrô. Felizmente, avistamos uma perua escolar entregando marmita, depois chegou um carro no mesmo local. Durante as entregas, presenciamos uma picape estacionada com algumas caixas contendo roupas e cobertores.

Encontramos com Wesley, um homem que vestia apenas uma jaqueta jeans e uma bermuda, visivelmente bêbado (talvez para compensar a falta de roupa, o que é comum). Recebeu com alegria o cobertor, pois estava montando sua barraca e poderia forrá-la por baixo, para não se deitar no chão gelado. Explicou como pretendia montar a sua pequena moradia ali. Corri até o carro e deixei uma calça e uma blusa para ele. A jaqueta outrora esquecida no carro ficou para um homem que estava sentado ao lado de uma senhora (aparentemente sua mãe). Muito simpáticos, conversei rapidamente com os dois, mas fui deselegante ao não lhes perguntar o nome.

Ouça o artigo no player abaixo e na Rádio Expressa:

 

Seguindo a ideia anterior, de buscar conexão e diálogo com as pessoas da região, abracei a ideia de uma expressonauta e gravei uma conversa com Pedro, pessoa em condição de rua, que aguardava (de muletas), segundo ele, uma vaga na rede pública de saúde para realizar uma cirurgia no pé esquerdo. Pedro topou gravar um áudio do papo, ainda que com vergonha:

– Boa noite, qual o seu nome?

– Pedro.

– Oi, Pedro. Tudo bem?

– Tudo.

– Quantos anos você tem?

– Eu tenho 42 anos.

– Você mora onde?

– Eu…realmente para morar, morar mesmo, hoje eu tô morando aqui na … zona norte.

– Zona Norte, Santana?

– É, Santana. Tenho um barraco humilde, né, que eu consegui por força e coragem, e o restante foi acrescentado por Deus … porque o homem quando esquece do principal – do nome de Deus – porque todo o ser humano fala de Deus (…) não estou aqui falando de religiões. Eu estou falando de crer nas coisas e saber como lidar com as coisas.

– Você crê em Deus?

– Eu, acima disso.

– No que você crê?

– Eu creio que Ele é o salvador da minha alma. Porque muitos falam “você deveria buscar a Igreja”. Não. A igreja somos nós.

– E o que você acha que te purifica?

– O que me purifica? Primeiro: respeito (…) tudo o que nós “fizer”, temos que fazer com prudência (…) e principalmente, nós temos que “se” lembrar de nós mesmos, porque para buscar a Deus, nós temos que buscar primeiro a si mesmo. (…)

– Para fechar, uma mensagem. Se o senhor quiser deixar uma mensagem de amor e de esperança para outras pessoas, o que você falaria?

– O que eu falaria é nunca perder a fé. A fé que eu falo é a fé que nós temos dentro do nosso coração.

Por fim, já retornando ao carro, fui abortado por Carlos Roberto, que pedia uma barraca para passar a noite com seu amigo. Informou que costumava dormir por ali e, se um dia eu retornasse, estaria esperando pela doação naquele mesmo lugar. Não consegui retornar ainda (com ou sem barraca), mas espero revê-los um dia. Faz parte do meu reencontro.

_____
Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube: https://www.youtube.com/DuploExpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/romulo-brillo-02b91058/
Romulus Maya no Mastodon: https://mastodon.social/@romulusmaya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Romulus Maya no VK: https://vk.com/id450682799
Duplo Expresso no Twitch: https://www.twitch.tv/duploexpresso
Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Áudios no Spotify:
https://open.spotify.com/show/5b0tFixIMV0k4hYoY1jdXi?si=xcruagWnRcKEwuf04e1i0g
Áudios na Rádio Expressa: https://t.me/radioexpressa
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.