Expresso da Meia-Noite: Caderno Semanal

Por Ricardo Guerra

Caros Expressonautas,

Já está em circulação a 29° edição do Caderno Semanal do Expresso da Meia-noite (período de 05 a 11.11.2020). A todos uma boa leitura.

A divulgação do terceiro capítulo da série “O Doleiro” (parceria entre o Duplo Expresso e a Gazeta Revolucionária) causou excelente repercussão no grupo do Duplo Expresso no Telegram. O capítulo 3, assim como os demais capítulos, podem ser acessados nas redes sociais através dos seguintes links: https://t.me/duploexpresso/7338; https://duploexpresso.com/?p=115893; https://duploexpresso.com/?p=115971; https://www.youtube.com/playlist?list=PL05dG0glVqRm7EdjsVK5Iv5h1BBo-qVAi.

O Brasil precisa conhecer a verdade e o Expresso da Meia-noite reforça a importância do engajamento do Expressonauta na campanha financeira (para a continuidade do projeto) e também no empenho para a divulgação da série. O link para contribuição é https://vakinha.com.br/vaquinha/doleiro.

Dos demais assuntos comentados e debatidos nesta semana no grupo D.E. no Telegram, destacaram-se:

  • A notícia de que o Brasil, que chegou a ser a sexta maior economia global em 2011,  deve deixar o ranking das dez principais  economias do mundo – sob o (des)governo Bolsonaro – não causou espanto aos Expreonautas, mas gerou comentários de indignação no grupo. O País será ultrapassado por Coreia do Sul, Canadá e Rússia e deve cair para o 12º lugar no referido ranking. “Quem vai passar o Brasil? A Coreia do Sul!”, comentou Uallace Moreira, colaborador e comentarista do Duplo Expresso. “Sabe o que a Coreia do Sul tem? Projeto Nacional de Desenvolvimento, com política industrial. “No Brasil, abdicamos de projeto”, finalizou o economista.
  • Os Expressonautas destacaram que os bolsonaristas, com as dificuldades que têm para compreender questões complexas, sem argumentos, vão querer colocar a culpa na esquerda pela derrocada na economia e não vão conseguir ou querer enxergar o fracasso que é esse governo: “eles fazem confusão sobre dados econômicos, repetem informações falsas plantadas na imprensa e não admitem estar errados… acham que os EUA é seu país e colocam a mão no peito ao ver a estátua da liberdade!… acreditam no fim da corrupção e que a economia está bombando, mesmo quando as notícias provam o contrário”.
  • E enquanto um apagão no estado do Amapá deixou cerca de 700 mil pessoas sem energia por mais de uma semana, Bolsonaro foi a Santa Catarina para formatura de cadetes da PM e não moveu qualquer esforço para resolver a trágica situação no estado do extremo norte do País. Ao mesmo tempo, um crime era cometido contra o povo paranaense: a empresa estatal Copel Telecom foi vendida ao fundo de investimentos Bordeaux de Nelson Tanure por 2,4 bilhões. A estatal Eletrobras é que vai consertar o problema para a empresa privatizada responsável pelo fornecimento de energia no Amapá – a espanhola Isolux – e os Expressonautas reagiram cobrando a apuração das autoridades e a responsabilidade de todos os fatos e ressaltaram que a concessão deve ser cassada  imediatamente e que a Eletronorte assuma o comando da subestação no Amapá.
  • Sobre essa questão, ainda se comentou que o ministro da energia elogiou o sistema e considerou “fatalidade” um estado federativo ficar tanto tempo sem fornecimento de energia e achou normal ser dado um prazo de mais de quinze dias para que seja restabelecida a situação. Por outro lado, uma reportagem com a informação de que o presidente do Senado – Davi Alcolumbre – disse que vai exigir, junto à Agência Nacional de Energia Elétrica, uma investigação quanto a responsabilidade da empresa Isolux e que ele defende que a Eletronorte assuma o comando da subestação no Amapá, foi muito bem recebida no grupo. “O futuro da Eletronorte pode estar nas mãos do Legislativo, já que a intenção da equipe econômica do Governo Federal é privatizar a Eletrobras: que o senador mobilize o Congresso Nacional para barrar esse projeto”, finaliza a matéria.
  • Quanto a falsa polêmica em torno da vacinação obrigatória, situação identificada na última edição do nosso Caderno Semanal como mais uma cismogênese articulada pelo campo da direita para continuar com o domínio da situação política sobre a esquerda, comentou-se que a comemoração de Bolsonaro quanto ao cancelamento dos testes da vacina chinesa e o seu lastimável comentário desdenhando do aumento de casos de covid-19 – perguntando se o Brasil era um país de maricas – fazem parte do teatro de práticas diversionistas de sempre.
  • Enquanto isso, entre um espetáculo de horror e outro, o Brasil se aproxima do absurdo número de 200 mil vidas perdidas e teve um expressivo acréscimo no quantitativo de pessoas infectadas pela covid-19 nas últimas semanas, sendo que em alguns locais esse aumento de casos foi de cerca de 50% e também foram relatados casos suspeitos de reinfecção pelo novo coronavírus. “O suspeito cancelamento dos testes da vacina chinesa, oriundo de uma possível articulação política para gerar cismogênese, já foi suspenso… mas o que fica disso tudo é a  comemoração de um pilantra do cancelamento dos testes de uma vacina… e a ironia que faz com o sofrimento das pessoas, além de não tomar qualquer medida contra o problema enquanto gestor que deveria ser… não tem tamanho a podridão desse infame”, assim reagiram os Expressonautas.
  • No lastro da questão envolvendo a independência do Banco Central e as distrações criadas em torno de todo contexto entreguista, a venda de campos de Petróleo da Petrobras na Bahia, onde, segundo especialistas, o petróleo ainda era dos brasileiros, gerou bastante indignação no grupo e reforça a importância do referendo revogatório encampado pelo Ex-Senador Roberto Requião. “Será que há alguma ‘cripto-facção nacionalista’ que tenha sobrevivido aos cursos de MBA nas FFAA? Suspeito que não seja o caso”, lamentou um Expressonauta.
  • Por fim, a torcida em favor do candidato Joe Biden nas eleições norte-americanas indica o quanto as atuais forças representativas da esquerda no Brasil e na América Latina, por ignorância ou por cumplicidade, estão em dissonância com a realidade.
  • Conforme escreveu Alejandro Acosta, em brilhante artigo publicado no site do Duplo Expresso, além de não representar qualquer mudança no que se refere a sanha imperialista sobre as nossas empresas e riquezas e no avanço no processo de espoliação dos direitos do nosso Povo, os riscos, inclusive de guerras, que tal candidatura representa são imensos. “A pressão para impor a vitória do Partido Democrata foi gigantesca e isso deixa muito claro quais são os interesses daqueles que controlam os mecanismos centrais do estado norte-americano: manter e ampliar o domínio sobre o que consideram ser o seu quintal (a América Latina) e permanecer com o controle do mercado mundial, contendo e derrotando as ambições imperialistas do bloco China-Rússia e demais potências imperialistas, concluiu Alejandro”.

E a presente edição finaliza com um comentário sobre as eleições nos EUA feito por um Expressonauta: “A mudança é só na retórica. E como os ianques adoram sabujice, logo os vassalos do Itamaraty e das forças armadas estarão lá, beijando a mão e batendo continência para a bandeira estadunidense, seja para Trump seja para Biden.”

Um forte abraço e até a próxima edição!

____________________________________

Siga o Duplo Expresso em várias plataformas:

Canal do DE no Telegram

Grupo de discussão no Telegram

Canal Duplo Expresso no YouTube

Romulus Maya no Twitter

Duplo Expresso no Twitter

Romulus Maya no Facebook

Duplo Expresso no Facebook

Romulus Maya no Linkedin

Romulus Maya no Mastodon

Grupo da Página do DE no Facebook

Romulus Maya no Instagram

Romulus Maya no VK

Duplo Expresso no Twitch

Áudios do programa no Soundcloud

Áudios no Spotify

Áudios na Rádio Expressa

Link para doação pelo Patreon

Link para doação pela Vakinha

https://twitter.com/romulusmaya

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.