Expresso da Meia-Noite: Caderno Semanal

Por Ricardo Guerra

Caros Expressonautas,

A 21° edição do Caderno Semanal do nosso Expresso da Meia-noite (período de 10 a 16.09 de 2020) já está circulando. O embarque está liberado.

O engajamento e a combatividade contagiante do Duplo Expresso fez germinar a ideia de mais um grupo de trabalho. A novidade da semana foi a formação de uma frente de defesa da Soberania do Brasil, nas redes sociais, contando com a participação de componentes do grupo D.E. no Telegram: o D.E. no Facebook.  “Nós, deste coletivo, sonhamos um outro Brasil… não vamos apenas resistir. Vamos lutar!… a guerra é comunicacional… e é preciso que façamos isso nas redes sociais… dar vida a um Brasil Soberano e Popular”, declararam os idealizadores do movimento.                                      

Ao longo da semana importantes debates foram estabelecidos no grupo, dentre eles, destacaram-se:

  • Os Ecetistas continuam em Greve, na luta pelo emprego e pela Soberania do País, e a situação enfrentada pelo movimento foi, mais uma vez, tratada com desdém pelo governo. Paulo Guedes comparou os trabalhadores a gafanhotos que precisam ser exterminados, o que desencadeou  o seguinte comentário: “isso tudo, para entregar os correios e o Brasil aos abutres do capital transnacional”.
  • A falta de planejamento para o enfrentamento do coronavírus e o total descaso com a vida das pessoas, levou o desgoverno brasileiro a colocar o país como detentor do maior coeficiente de mortalidade por covid-19 do G20 (grupo das 20 principais economias mundiais), perfazendo 613,46 mortes por milhão de habitantes. “Um verdadeiro absurdo. Vergonhoso esse desgoverno. E ainda existe a questão da subnotificação e os atrasos (intencionais) de informações, que agrava ainda mais o problema”, Comentou-se no grupo.
  • Enquanto isso, a mídia corporativa não esconde que assumiu a lógica do governo de naturalizar a Pandemia do coronavírus, e o que é pior, essa ideia já parece estar bem disseminada no pensamento popular. “A incapacidade do neoliberalismo para enfrentar uma crise sanitária, aliada a premeditada ausência do governo no combate da doença e as falsas e dissimuladas informações que propaga, refletem no comportamento insano das pessoas, que não percebem ou fingem não perceber a gravidade da situação. Assim, as suas vidas se encontram, quase que exclusivamente, nas mãos de Deus.
  • E o telecatch da semana é a decisão do juiz Celso de Mello (STF) e a questão do depoimento de Bolsonaro, cujo o objetivo, o Expressonauta está cansado de saber: criar a falsa ideia de que as instituições estão funcionando de forma democrática no Brasil. E, assim, volta à tona o debate sobre “os salvadores do País”: a Juristocracia ou os militares (pseudos) “nacionalistas”? Na verdade, eles estão mais juntos do que nunca e sempre estiveram na mais perfeita sinergia.
  • Uma notícia causou espanto na militância de esquerda, mas não nos Expressonautas. Para satisfazer interesses de grupos religiosos, visando benefícios eleitorais, boa parte dos representantes da esquerda votaram a favor do perdão das dívidas das igrejas com o erário, contrariando o posicionamento da própria militância. Assim, ofereceram a Bolsonaro a oportunidade de jogar com a situação e ele logo se apresentou como “defensor dos interesses públicos”, informando seu veto a  essa aprovação. No entanto, ele imediatamente afirmou que nada faria se o seu veto fosse derrubado e se reuniu com Paulo Guedes para discutir novas medidas fiscais para compensar o segmento religioso caso o seu veto à anistia das dívidas permaneça.
  • Sobre essa questão do perdão às igrejas, os Expressonautas comentaram: “mais uma ‘malandragem do governo, que traz ganhos políticos para o presidente. Cria-se uma polarização, para se desviar o foco do que realmente interessa, e ainda coloca-se a esquerda em outra situação delicada e desfavorável… a fé individual é algo intocável, mas concordar com esse perdão é inadmissível e pronto… não se pode criar uma cismogênese com isso… e esquecer de debater o BanestadoLeaks e o OdebrechtPapers… assim eles vão nadando de braçadas e o País continua perdido”.
  • Em outro importante evento da semana, o Duplo Expresso lançou um novo projeto: a edição de um programa semanal com temática inter-religiosa e esotérica. O programa obteve grande receptividade por parte dos Expressonautas, que assim comentaram: “uma surpresa agradável, a volta do programa religioso nesse formato… temática necessária nos dias atuais… fundamental essa interseção entre religiosidade e política… parabéns e muito obrigado por esta oportunidade de aprendizado, crescimento e educação!”.
  • E o Expresso da Meia-Noite atingiu a marca de 500 participantes inscritos e nós agradecemos o apoio de todos, particularmente daqueles que colaboram para que as nossas publicações aconteçam: Saravá, idealizadora (junto comigo) do projeto e revisora de todas as edições; CrCrá, editor e responsável pela arte das imagens; e Romulus Maya, editor-chefe do Duplo Expresso, por nos ter aberto essa possibilidade e ter apoiado e encampado a ideia. Estamos juntos e continuaremos assim por muito tempo, dando combate ao golpe e lutando em prol dos interesses do Povo e do Desenvolvimento Soberano do Brasil. Afinal de contas, o Nacionalismo corre em nossas veias e o Trabalhismo pulsa em nossos corações!

Finalizamos a presente edição com uma interessante análise da geopolítica atual feita por um Expressonauta: “na Guerra Fria, a URSS não tinha nenhuma influência econômica no mundo, apenas ideológica. Hoje é diferente, muitos países estão ‘reféns’ da economia chinesa, inclusive os Estados Unidos.  O Brasil, nesse momento, poderia tirar vantagem da situação e ficar de fora dessa briga para sair lucrando. Mas não é isso que vai acontecer. Nunca tivemos um governo tão subalterno aos interesses norte-americanos. A nossa elite e a nossa classe média sempre foram ‘fascinados’ pelos EUA… exaltam a nossa completa perda de Soberania e vergonhosa submissão… o presidente presta continência para a bandeira norte-americana, como é que pode?”

Um forte abraço e até a próxima semana!

_________________________

Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso

Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso

Canal Duplo Expresso no YouTube: https://www.youtube.com/DuploExpresso

Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya

Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso

Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya

Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/

Romulus Maya no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/romulo-brillo-02b91058/

Romulus Maya no Mastodon: https://mastodon.social/@romulusmaya

Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/

Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/

Romulus Maya no VK: https://vk.com/id450682799

Duplo Expresso no Twitch: https://www.twitch.tv/duploexpresso

Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso

Áudios no Spotify:

https://open.spotify.com/show/5b0tFixIMV0k4hYoY1jdXi?si=xcruagWnRcKEwuf04e1i0g

Áudios na Rádio Expressa: https://t.me/radioexpressa

Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso

Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347

Facebook Comments