Prisão de Bannon expõe o “Rato Rei”: o que muda no jogo? – D.E.21/ago/2020

Destaques:

Diretamente da Suíça, Romulus Maya, Editor-chefe do Duplo Expresso, recebe Piero Leirner, ‘o’ cara da “guerra híbrida”, para destrinchar as várias camadas de implicações dos recentes movimentos no tabuleiro de xadrez global, com ênfase no “teatro” brasileiro.
Alejandro Acosta estende a análise para o âmbito regional, trazendo as últimas sobre a Bolívia e a Venezuela.
Na abertura, um time de primeira da economia, nacional-desenvolvimentista, decifrando a jogatina no cassino das finanças: André Roncaglia, Uallace Moreira e Gabriel Cassiano.
Bônus: Cassiano, Vice-Presidente do PDT em SP traz, em primeira mão, os bastidores do affair Marcio França em SP!
Imperdível.

*

Minutagem: links — diretos — para cada seção, com redirecionamento para a respectiva minutagem no vídeo

00:00:0000:27:53 Introdução feita por RM (Gabriel Cassiano (“GC”) traz com exclusividade os bastidores do “affair” Márcio França, na disputa pela prefeitura de SP; Pepe Escobar se junta ao timaço do Duplo Expresso; novas conexões Messer-Banon-Trump-Netanyahu; “ninguém solta o rabo de ninguém”, o “Rato-Rei”; Pepe Escobar quer falar de #DarioMesser, não se furta do seu papel de jornalista e de cidadão brasileiro.

00:27:5500:43:20 Apresentação dos convidados; GC faz um “teaser” do “affair” M. França, a disputa global vinculada com a disputa local; RM fala de Ricardo Cappelli (PCdoB/ Flavio Dino), que nunca vincula a disputa global com a local; Uallace Moreira (“UM”) fala das tentativas de deslegitimar os modelos alternativos de desenvolvimento, comparando Coreia do Sul com o BR; Uallace Moreira cita as sanções dos EUA à China;

00:43:2401:00:10 RM fala do sequestro jurídico-comercial pelo Império, o caso “Alstom”; GC fala da “ingenuidade” dos pensadores em achar que BR tem independência; “o PDT não tem chance de se aliar com o PT em 2020/2022”; GC fala do papel da Bielorrússia no “Great Chessboard”; “teaser” da “Sara Winter”; GC comenta as sanções dos EUA sobre a China; papel da China na retomada da economia global.

01:00:1001:10:28 A “lacrada” de Elias Jabbour; a intrigada de Juliano Medeiros com Fatorelli; DE alerta Glauber Braga sobre lei do ”Patriot Act Tabajara”; Vídeo da campanha do PT em 1998: “ratos”;

01:10:3001:18:26 UM fala do papel do dólar na economia; paralelo entre BRICS e MERCOSUL; RM fala do papel dos tratado bilaterais de investimento como “novo pacto colonial”; UM cita o fortalecimento da produção de chips na China; RM fala de Belarus: não há chance de prosperar a Revolução Colorida da vez, segundo fonte local na alta hierarquia do Estado: “a KGB resolve”.

01:18:2901:32:08 UM explica o New Deal sul-coreano; a situação da economia sul-coreana pós pandemia; UM propõe uma reflexão no BR sobre esse modelo de desenvolvimento; relação entre Coreia do Sul e Japão; UM faz crítica à PEC DO TETO, não tem nenhum paralelo no mundo; RM “alfineta” Attuch e Monica de Bolle;

01:32:101:41:08 UM continua a sua crítica da PEC do TETO na educação, e diz que é preciso criar creches e não VOUCHER; o Brasil está perto do colapso;

01:41:1101:57:06 RM critica o discurso udenista classe média de Tereza Cruvinel querendo colocar o PT contra o auxílio emergencial (!); paralelo com o México do PRI e com a Bahia de Waldir Pires nos anos 1980; GC “assina em baixo” os comentário de UM sobre a PEC do TETO, “desce o pau” em quem a aprovou ; GC afirma que não há democracia no BR, e fala das falácias das reformas; RM faz uma digressão sobre a “Odisseia”; UM encerra sua participação.

1:57:0702:02:40 RM pede informações do “insider” GC sobre o “affair” M. França na disputa pela prefeitura de SP; GC complementa sobre as questões econômicas; GC fala da destruição provocadas pelas reformas; digressão sobre “House of Cards”.

02:02:4102:36:50 GC fala do caso M. França, a Guerra híbrida “pousa” em SP; faz um apanhado do que aconteceu na semana e suas conexões; relata um complô PT-PSOL contra M. França; TV cultura instrumentalizada; operação de dossiê; Sara Winter e Damares Alves se unem para desmoralizar a Igreja Católica; RM chama atenção para a direita na CNBB queimando o filme da ICAR.

02:36:522:55:08 Piero Leirner fala sobre o papel de S.Winter na Guerra Híbrida, como cabeça de ponte; a “esquerda” pira com Bolsonaro “reeleito”; Bolsonaro como “o grande cabo eleitoral” neste ano?; RM menciona sinais de manipulação da urna eletrônica; Piero aponta a presença de militar à frente da CGU: dossiecracia; Zé Dirceu e o seus dossiês;

2:55:1003:03:05 RM pega Zé Dirceu na mentira, com base no sua própria autobiografia!; Requião revela os bastidores de reunião de Lula na Suíça; Piero e RM explicam como funciona a operação de dossiês (Ex: Odebrecht); o lobby da Odebrecht e o seu controle do orçamento de defesa e sua execução, antes da queda; o Exército está ocupando o vácuo da Odebrecht, na Defesa e nas obras públicas.

03:03:053:15:32 Piero comenta equívoco da narrativa de “irritação do EUA com a projeção internacional do Brasil”; RM fala como funcionou a “network” formada pelo PT/ Odebrecht na América Latina; Novidade, de dentro: Piero fala da Missão do Haiti como o Cavalo de Tróia dos EUA para virarem o sinal dos militares brasileiros; RM fala da necessidade de “tombar” o BR para o Imperialismo; Piero fala do entrelaçamento entre militares brasileiros e americanos; o papel da ENCCLA na cooptação da Juristocracia brasileira; a “dossiecracia”.

3:15:32 Piero fala do “spin” fantástico com a narrativa de “militares nacionalistas” vs. “Lula entreguista”; a reabilitação do Almirante Othon; o Plano “Murshow”;

3:17:49 – Exemplificando: o Diário do Surto

3:18:46 – Como é o discurso médio da oficialidade, eles são “racionais”? São anti-olavistas? Qual a diferença?

3:23:54 – Livro de Ali Kamel e a Biblioteca do Exército BiblEx: a relação dialética e a construção do “formador de opinião” Olavo de Carvalho pelo… Exército! O “olavismo” surgiu de Olavo? 

3:24:21 – A ingenuidade do PT

3:25:03 – Conversa sobre o dossiê constrangendo Joaquim Barbosa (violência doméstica) e a importância da não revelação de dossiês para poder opera-los.

3:28:40 – O esquema Messer é o núcleo da disputa geoestratégica global: EUA/ Israel/ Cone Sul. Lista VIP do Banestado e documentos da Odebrecht é declaração de guerra ao Deep State dos EUA.

3:31:51 – Livro de Dirceu e Mortal Kombat (“Daniel” da luta armada chama de mentiroso um certo… José Dirceu (!))

3:43:22 – “Spin” na comunicação política: como fazer uma limonada de um limão. A tentativa tosca com Dilma vs. Putin.

3:45:35 – Por que avisaram a Dilma do Golpe e ela não fez nada?

3:50:58 – Testemunho do ex Deputado Dr. Helio

3:53:13 – Ainda dá para fazer algo? É sufocante o BR atual!

3:59:33 – “Ai, vocês estão com inveja”

4:02:54 – Piero conta um segredo dos bastidores: como Berzoini, Mercadante, Cardozo e Dilma torraram votos no Senado que barrariam o impeachment. Qual era o interesse? O relato de Requião.

4:07:41 – O vazamento do áudio da Dilma com Lula sobre a visita do “Bessias”. Apuração da Carol Pires, da Revista Época, reforça que foi armação para cima de Lula!

4:15:37 – Exemplo de como exercer jornalismo sério: as perguntas que deveriam ser feitas a Lula no momento atual

4:17:21 – Tuite de Beto Almeida, do PT, sobre #OdebrechtPapers

4:18:13 – Última pergunta a Piero: o porquê das diferenças entre Lula dirigindo-se para fora e para a mídia do Brasil

4:20:22 – Lula: “Nós temos todas as condições de tirar o Bolsonaro em 2022”. Oi?!

4:24:26 – “Inusitado”: Rede do DE consegue reunir mais inteligência sobre esquema da CIA e do Mossad no Brasil, incluindo o vínculo com Sergio Moro e a Lava Jato, do que os mais de 1300 oficiais de inteligência do Gen. Heleno, o ‘Vovô-Voyeur’, no GSI. Oi?!

4:27:09 – Conclusão de Piero: o papel do Messer, o “Fio de Ariadne”.

4:32:35 – As pesquisas da Rede do DE (“Esse post é daqueles de ler, acender um cigarro e ficar olhando pro nada por muito tempo”)

4:35:03 – Só para aliviar um pouco… (Anthrax!?)

4:37:06 – Emoção a flor da pele: as renúncias de quem ousa enfrentar o Imperialismo.

4:42:35 – Prisão de Bannon expõe o “Rato Rei”: o que muda no jogo?

4:59:24 – A imprensa paraguaia dando aula à imprensa brasileira (matéria do El Independiente)

5:01:53 – Novos setores da economia brasileira indo para o buraco??

5:03:38 – Ligações perigosas: o elo Messer/ Netanyanhu/ Trump/ Bannon

5:12:31 – O que a Cristina Kirchner fez com o Caso D’Alessio é o que Lula tem que fazer com o Caso Dario Messer.

5:21:49 – Síntese: jogo barra pesada

5:29:34 – “Cris, je t’aime” <3 <3

5:32:23 – “Você vai se calar diante da até aqui – tibieza – de Lula?”

5:44:40 – Matéria sobre o advogado de Messer integrando comitiva de Eduardo Cunha em Israel

5:47:42 – A tentativa de calar a divulgação de que Eduardo Cunha não estava preso

5:53:35 – Comentando o Canal “DE-Cronologia”

6:04:31 – Voltando ao esquema barra pesada, comentário de Eduardo Jorge Vior, direto de Buenos Aires

6:14:50 – Recado de Pepe Escobar

6:15:50 – Vale a pena ver de novo: José Dirceu sente “calor” em Buenos Aires: cobrado sobre Messer e a Lista VIP do Banestado em entrevista. Ui!

6:23:38 – Qual vai ser Presidente Lula? O Sr. vai ser menos para o Brasil do que é Cristina Kirchner para a Argentina?

*

Vídeo:


 

 

*

*

*

Os que nos atacam:

Aqui, aqui, aqui e aqui, a ficha dos que nos atacam, na figura de Leonardo Attuch “Dantas Nahas”, levantada por, entre outros, Paulo Henrique Amorim — e estranhamente deletada de seu site após a sua morte.

DOSSIÊ LEONARDO ATTUCH – VOL. 1: SUPOSTO LARANJA DE DANIEL DANTAS, REFÉM DA JURISTOCRACIA “VIRA A CASACA” 180 GRAUS….

Posted by Romulus Maya on Tuesday, August 11, 2020

 

 

 

 

*

O que temem:

FINALMENTE: baixe as CC5 do Banestado, depois de quase 30 anos!

#BanestadoLeaks: o escândalo de lavagem de dinheiro no Brasil dos infernos

? #BANESTADOleaks: “a lista”, finalmente! ?

 

*

Governo Dilma operando para os EUA (ver os respectivos fios no twitter):

 

 

 

*

NÃO TEM IDEIA DO QUE FOI O ESCÂNDALO DO BANESTADO?
Eis resumão fornecido por Romulus Maya no distante mês de janeiro do Ano do Senhor de 2018, em seu antigo blog:

As contas “CC5” foram criadas em 1969 pelo Banco Central para permitir a estrangeiros não residentes a movimentação de dinheiro no Brasil. Essas contas também eram o caminho para multinacionais remeterem lucros e dividendos ou internar recursos para o financiamento de suas atividades. Por dispensarem autorização prévia do BACEN, as CC5 viraram o canal ideal para a evasão de divisas e lavagem de dinheiro. A movimentação ilegal usando as CC5 somou 179 BILHÕES. De dólares! Ajustando pela inflação em dólar do período (1998-2020), o equivalente a 281 BILHÕES DE DÓLARES em valores atuais. De longe, o maior escândalo de evasão de divisas e lavagem de dinheiro de todos os tempos.

Uma vez estourado o escândalo Banestado, a operação abafa para encerrar de vez os trabalhos de investigação começou em 2001. Durante esse período, milhares de inquéritos foram abertos em todo o País. Contudo, nenhum político importante ou dirigente de grande empresa foi condenado de forma definitiva. A maioria das empresas envolvidas conseguiu negociar com a Receita Federal o pagamento de impostos devidos e, assim, encerrar os processos tributários e penais abertos contra si.

Em relação às empresas de mídia que usaram as contas CC5 para praticar evasão de divisas e lavagem de dinheiro, não se tratou apenas da Globo e dos Marinho. A quebra dos sigilos bancários revelou que o Grupo Abril fez uso frequente das contas CC5, tendo movimentado um total de 60 milhões de Reais. Já o Grupo SBT, do empresário Silvio Santos, movimentou 37,8 milhões de Reais segundo a investigação.

Se na esfera judicial o caso Banestado teve o seu fim escrito pelas mãos do juiz Sergio Moro, no Parlamento a apuração conduzida pela CPI do Banestado teve o mesmo destino. De maneira totalmente inabitual, essa Comissão Parlamentar encerrou os seus trabalhos sem sequer votar a minuta de relatório final!

Explica-se: o esquema das CC5 pegava de A a Z do sistema político, embora em proporções bastante diferentes. O maior implicado, evidentemente, era o PSDB. Afinal, desde 1994 o partido tomara conta da máquina federal bem como de várias máquinas estaduais relevantes, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Isso sem contar grandes municípios. No que tange ao PT, que acabara de chegar ao poder na esfera federal, o partido administrara até ali algumas prefeituras relevantes, como a de São Paulo, bem como os Estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Acre. Portanto, embora com graus bastante diferentes de exposição ao escândalo das CC5, ambos, PSDB e PT, acabaram atuando no sentido de enterrar, o mais breve possível, os trabalhos da investigação.

O que se viu nessa CPI foi a tentativa de se proteger os cardeais de ambos os partidos, bem como de blindar aliados citados na investigação. Por fim, registre-se que o encerramento da apuração se deu em dezembro de 2004. Já no ano seguinte, em 2005, surge o “escândalo” seguinte, o caso do “Mensalão”. Na prática, em termos editoriais, tratou-se de uma tentativa bem-sucedida da Globo de fazer “subir a pauta”, sepultando de vez o interesse em se investigar as contas CC5. Afinal, como dito acima, esse sistema fora utilizado pelos próprios irmãos Marinho para retirar dinheiro “frio” do grupo, como caixa dois, do Brasil.

(artigo completo, atualizado, aqui)

*

*

*

Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube: https://www.youtube.com/DuploExpresso

Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Duplo Expresso no VK: https://vk.com/id450682799
Duplo Expresso no Twitch: https://www.twitch.tv/duploexpresso
Duplo Expresso no Spotify:
https://open.spotify.com/show/5b0tFixIMV0k4hYoY1jdXi?si=xcruagWnRcKEwuf04e1i0g

 

 

 

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.