Bolsonaro e seu “reposicionamento de marca”

Por Luiz Carlos de Oliveira e Silva*

  1. A dar crédito às pesquisas do Datafolha, a base de apoio popular de Bolsonaro, apesar de tudo e de todos, continua firme e forte, sem oscilação.
  2. São incríveis 33% de “ótimo/bom”, o que é coisa pra caramba diante da crise, da performance medíocre do presidente, e do verdadeiro massacre que ele vem sofrendo, levado a cabo principalmente pelo Grupo Globo.
  3. Contudo, Bolsonaro – ao perceber que a plutocracia já arruma a cena para o ritual de sacrifício do bode-na-sala que ele nunca deixou de ser – está procurando se “reinventar”.
  4. Com isto, ele dá sinais de que estaria se distanciando da “alopragem” que lhe conferiu fortuna eleitoral, para se aproximar de um bom-senso-de-ocasião, porque seguro morreu de velho, né?
  5. Para o lugar do aloprado olavista Weintraub, Bolsonaro nomeou um privatista com modos à mesa – e, ainda por cima, preto! – do jeitinho que a GloboNews ama de paixão.
  6. No lugar dos fogos de artifício das bravatas golpistas, no cercadinho dos insanos, temos agora, nos salões palacianos, serenos chamamentos à paz, tudo muito bem ensaiado em seções de “mídia training”.
  7. Este “reposicionamento de marca” irá abalar o prestígio de Bolsonaro nos seus 33% de renitentes? Irá jogar água na fervura das investigações contra ele, seus filhos e indústria de “notícias falsas”? Comoverá o Grupo Globo e a plutocracia a ponto de eles suspenderem os preparativos para a imolação do bode-na-sala?
  8. Para cada uma destas perguntas, eu não tenho respostas, tenho palpites… Uma coisa me parece certa: nos livraremos, pelo menos por ora, da histeria dos que viam ameaça de autogolpe em tudo.
  9. Com o “reposicionamento de marca”, dentre outras coisas, perde sentido a tal “frente antifascista”. Ufa!!!
  10. Espero que no lugar da histeria antifascista tenhamos uma discussão acerca de um programa mínimo que possa tirar os setores antibolsonarista da desorientação em que se encontram.


    Ouça o artigo no player abaixo e na Rádio Expressa:

PS:

  1. Na estratégia de Bolsonaro que chamei de “reposicionamento de marca”, Humberto Jorge Farias, colaborador da redação do Duplo Expresso, chamou a minha atenção para um fato importante que me escapara: o investimento daqui para frente em propaganda das “realizações” do governo.
  2. Humberto fez uma pesquisa nas redes sociais e constatou que a máquina bolsonarista na Internet – que vivia exclusivamente da intriga, dos assassinatos de reputação e da superexcitação ideológica – já vem trabalhando nesta direção, como comprova a massiva divulgação que fizeram da inauguração, com a presença de Bolsonaro, do último e menor trecho (com jeitão de que se tratava da obra toda) da transposição que leva águas do rio São Francisco para o Ceará.
  3. Até os “cães hidrófobos” do bolsonarismo estão se adaptando aos novos tempos…”

*Luis Carlos de Oliveira e Silva é professor de filosofia.

____

Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube: https://www.youtube.com/DuploExpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/romulo-brillo-02b91058/
Romulus Maya no Mastodon: https://mastodon.social/@romulusmaya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Romulus Maya no VK: https://vk.com/id450682799
Duplo Expresso no Twitch: https://www.twitch.tv/duploexpresso
Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Áudios no Spotify:
https://open.spotify.com/show/5b0tFixIMV0k4hYoY1jdXi?si=xcruagWnRcKEwuf04e1i0g
Áudios na Rádio Expressa: https://t.me/radioexpressa
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347

 

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.