Expresso da Meia-Noite – Caderno Semanal

Por Ricardo Guerra

Caros Expressonautas,

O trem já está na estação e a oitava edição do nosso Caderno Semanal (período de 11 a 17.06 de 2020) começou a circular. Desejo a todos uma boa viagem.

  • A semana começou com mais uma estupidez do atual Presidente da República, em sua agenda diversionista, conclamando seus seguidores a invadirem hospitais, trazendo ainda mais transtornos e riscos a vida dos profissionais de saúde (tão sobrecarregados pelo dia-a-dia de suas atividades) e das pessoas internadas em busca de recuperação. “Assim, ele vai alcançando seu êxito de distrair a população e mobilizar seus seguidores, as pessoas não falam mais em desemprego e se esquecem do fracasso da sua gestão e da recuperação da economia do país”, comentaram os Expressonautas. Em ressonância ao Por que não te calas, estúpido? foi compartilhada a  carta aberta, escrita pelos membros da Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia, contra a vergonhosa e criminosa invasão estimulada por alguém que deveria estar zelando pela saúde da população e pelo bem estar do Povo e do patrimônio público.
  • Uma publicação sobre relatos de entregadores de aplicativos revelou a dura realidade de vida, a precarização do trabalho e a ausência de direitos ou qualquer forma de amparo para esses profissionais. Lamentou-se o processo de uberização da economia, os baixos salários que esses trabalhadores recebem, mesmo mediante as longas jornadas a que são submetidos, e a exposição dos mesmos aos riscos nesse momento de pandemia sem, ao menos, lhes serem disponibilizados Equipamentos de Proteção Individual. Divulgou-se, então, o movimento de greve da categoria com mobilização prevista para o próximo 1º de julho e uma frase comovente deu o tom de como é a vida desses profissionais, ficando registrada como um soco no estômago de cada um de nós: “Você imagina a tortura que é andar com fome carregando comida nas costas?”.
  • A questão da financeirização da economia e a dependência que o capitalismo no seu estágio atual tem dos bancos, reafirmou a necessidade de se lutar pela estatização do sistema financeiro e em favor do controle das remessas de lucros ao exterior. Um comentário pontuou que a insatisfação com os bancos é tanta, que é bem possível que, nos dias de hoje,  só quem goste de banco sejam os banqueiros.
  • O banimento de canais de apoiadores do Duplo Expresso e de divulgação de conteúdo político, aliado aos boicotes diários que o D.E. vem sofrendo por parte do YouTube, reforçaram o debate sobre os cuidados com segurança e a importância da necessidade de substituição de softwares, aplicativos e serviços vinculados aos interesses imperialistas norte americanos como Google, YouTube, Instagram e Facebook por outros que sejam mais confiáveis. O grupo mobilizou-se numa campanha para se inscrever nos canais dos apoiadores do D.E. que foram reabertos.
  • Sobre o fato noticiado de uma aproximação entre Putin e Bolsonaro e o estabelecimento de acordos bilaterais, visando o combate ao coronavírus e estratégias de cooperação em áreas como agricultura, energia e de projetos espaciais, houve intenso debate. Em perspectiva positiva, lembrou-se a importância da Rússia em termos geopolíticos e a necessidade do Brasil reafirmar posição nos BRICS, principalmente pensando no futuro e na possibilidade de construção de um projeto Nacionalista. Foi lembrado que “Bolsonaro não ficará para sempre” e, portanto, não podemos desmerecer a importância desse momento. Por outro lado, essa aproximação foi compreendida, por alguns, como um gesto momentâneo de alguém abandonado, mas que, “se houvesse um estalar dos dedos por parte de Trump, Bolsonaro voltaria correndo para os seus braços”. O debate finalizou destacando-se a posição de Piero Leirner (comentarista do D.E.), que, de acordo com os participantes do grupo, desvendou esse mistério, dizendo que se trata de uma ação do Deep State pra cima do Trump e relembrando a proximidade entre os militares brasileiros e o conglomerado Clinton/pentágono.
  • Debateu-se mais um equívoco da esquerda que, ao encampar o tema da  desmilitarização das polícias, vai às ruas gritando pelo fim da polícia militar, sem o devido cuidado de explicitar que a reivindicação está relacionada a forma das abordagens policiais e não a acabar com essa profissão. Uma abordagem mais adequada, poderá trazer os militares para o centro desse debate e conduzi-los à discussões sérias quanto a importância e necessidade da desmilitarização, evitando chocar a corporação e diminuindo a resistência e aversão dos mesmos ao nosso campo de luta.
  • A prisão da extremista de direita conhecida por Sara Winter foi percebida como um processo arquitetado para facilitar a legitimação do trâmite final do Projeto de Lei 1595/2019, a fim de instituir o aparato legal da repressão no novo regime político em construção. Esse PL (aqui denominado “Patriot Act Tabajara” e também conhecido por AI-5 da nova ditadura) já foi aprovado na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, sem receber posicionamento contrário da oposição. No contexto do episódio dessa prisão, surgiu um comentário quanto a percepção da violência policial como uma questão de comando, reconduzindo à reflexão sobre o movimento pelo fim da polícia militar, visto que ficou claro que a polícia só age de forma violenta quando existem ordens para isso (no caso em questão, não existiu essa ordem). 
  • Mais uma vez, a criatividade do Expressonauta veio a tona através de um comentário feito sobre o momento pelo qual o Brasil está passando: “na política, os bandidos estão se engalfinhando pelo controle do País; no campo social, as ex-querdas estão dominadas, compradas ou vendidas; e na economia, o assalto ao estado e aos direitos dos trabalhadores vai indo de vento em popa. Tudo está dominado!”

E a atual edição do nosso caderno chega ao fim, destacando uma frase dita por um Expressonauta: “As vezes acordo com aquela esperança de que tudo tenha sido apenas um pesadelo”.

Até a próxima semana e um forte abraço!

_____

Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube: https://www.youtube.com/DuploExpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/romulo-brillo-02b91058/
Romulus Maya no Mastodon: https://mastodon.social/@romulusmaya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Romulus Maya no VK: https://vk.com/id450682799
Duplo Expresso no Twitch: https://www.twitch.tv/duploexpresso
Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Áudios no Spotify:
https://open.spotify.com/show/5b0tFixIMV0k4hYoY1jdXi?si=xcruagWnRcKEwuf04e1i0g
Áudios na Rádio Expressa: https://t.me/radioexpressa
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347

Acha importante o nosso trabalho? Fácil - clique no botão abaixo para apoiá-lo:

Facebook Comments