Expresso da Meia-Noite – Caderno Semanal

Por Ricardo Guerra

Chegamos a sétima edição do nosso Caderno Semanal (período de 04 a 10.06 de 2020). Embarque garantido. Desejo a todos uma boa viagem e bons momentos de leitura e reflexões.

  • A semana foi marcada por calorosos debates relacionados aos atos antifascismo e pela democracia, convocados para o domingo 07.06.2020. Debateu-se o risco alertado por Piero Leirner, comentarista do Duplo Expresso, quanto a possibilidade de manipulação por parte de agentes infiltrados nas manifestações e também quanto a propagação do coronavírus no evento. Alguns Expressonautas, apesar de considerarem essas possibilidades, mantiveram posição favorável ao protesto e defenderam sua importância, ressaltando que a oportunidade de mobilização não deveria ser desperdiçada.
  • “Protestar ou não protestar?” A reflexão quanto a esse problema conduziu a uma discussão sobre a necessidade de organização de um serviço de inteligência para escapar de armadilhas desse tipo, sendo destacado que a esquerda brasileira nunca se preocupou em montar uma estrutura de inteligência para enfrentar o sistema. Um paralelo estabelecido entre o presente momento e as manifestações de 2013, sugeriu que a figura do black bloc foi substituída pelo antifa, mas o teatro da Guerra Híbrida continuou o mesmo.
  • A mobilização para os protestos foi ganhando força e organização, e, apesar das divergências, obsevou-se como positivo o fato de que lideranças de diferentes segmentos sociais apoiaram as manifestações e alertaram os manifestantes quanto aos cuidados para com a saúde e, principalmente, quanto às possíveis táticas de manipulação que podem ser usadas nesse contexto. Considerou-se que a participação das torcidas organizadas deu um tom mais proletário aos protestos, evocando a luta pela democracia, empunhando a bandeira do fora Bolsonaro/Guedes/Mourão e ecoando o grito: RECUA FASCISTA, RECUA FASCISTA!
  • Discutiu-se a importância da organização para interferir mais ativamente no Congresso Nacional, considerando que ali pulsa o coração da política brasileira. Lembrou-se que foi a pressão de setores progressistas que tornou possível conquistas como a aprovação do auxílio emergencial na pandemia. Destacou-se que a direita tem uma pauta bem definida e por ela faz forte lobby no Congresso e, portanto, nós também precisamos definir uma pauta  em defesa dos interesses do Brasil e do Povo Brasileiro.
  • O posicionamento contra bandeiras consideradas revisionistas ou reformistas do sistema capitalista foi debatido. Argumentos em favor da Lei de renda básica e do Programa bolsa família indicaram que políticas de renda movimentam o comércio local, geram desenvolvimento regional,  contribuem para o aumento salarial e concorrem para o rompimento de um ciclo permanente de reprodução da pobreza, promovendo justiça social. 
  • A informação que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) pediu ao Serviço federal de processamento de dados (Serpro) acesso aos dados e fotografias dos mais de 76 milhões de cidadãos que possuem Carteira Nacional de Habilitação, como ação vinculada ao Decreto 10.046 de 2019, revela mais um CQD do Duplo Expresso, relacionado ao Patriot Act Tabajara e a busca pela aprovação de leis para monitorar os cidadãos brasileiros. Apesar do decreto não mencionar atividades de inteligência, a solicitação da Abin acontece em momento de extrema politização nacional e levanta suspeitas quanto aos seus fins.
  • A anunciada mudança de metodologia para contabilizar números e divulgar dados referentes à covid-19 provocou reações negativas no grupo, sendo criticadas a falta de transparência e a tentativa do governo federal de ocultar dados e de repassar a responsabilidade pelos casos e mortes aos estados. Essa situação foi definida pelos Expressonautas da seguinte forma: “não é mudança de metodologia, é ocultação de cadáver!”
  • Uma publicação sobre a estatização da maior empresa do setor agroexportador da Argentina reacendeu no grupo os debates sobre Nacionalismo, Soberania e Desenvolvimento Brasileiro. 

E assim, finalizamos mais uma edição do nosso Caderno Semanal, exaltando a bandeira que unifica o nosso grupo: o Nacional Desenvolvimentismo Trabalhista. 

Forte abraço!
____
Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube: https://www.youtube.com/DuploExpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/romulo-brillo-02b91058/
Romulus Maya no Mastodon: https://mastodon.social/@romulusmaya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Romulus Maya no VK: https://vk.com/id450682799
Duplo Expresso no Twitch: https://www.twitch.tv/duploexpresso
Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Áudios no Spotify:
https://open.spotify.com/show/5b0tFixIMV0k4hYoY1jdXi?si=xcruagWnRcKEwuf04e1i0g
Áudios na Rádio Expressa: https://t.me/radioexpressa
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347

 

Acha importante o nosso trabalho? Fácil - clique no botão abaixo para apoiá-lo:

Facebook Comments